Analista de Mídias Sociais – Guia de Carreira

Dúvidas sobre a profissão de Analista de Mídias Sociais são muito comuns e para esclarecer as principais o Social Ninja criou este guia com diversos detalhes sobre a carreira do analista de mídias sociais. E não apenas para quem deseja ingressar na profissão, mas também para quem deseja contratar um profissional e saber detalhes sobre como um analista pode ajudar no seu negócio.

Antes de iniciar os detalhes é bom deixar claro que um analista de mídias sociais e um analista de redes sociais são considerados o mesmo profissional.

O Que Faz um Analista de Mídias Sociais?

Planejamento de Estratégia de Mídias Sociais

Toda empresa precisa de um plano de mídias sociais, onde é definida a estratégia de marketing que será adotada. O analista de mídias sociais deve apresentar seu planejamento e quais as ações serão realizadas de acordo com o perfil e os objetivos da empresa. Para isso ele faz um estudo para entender o máximo sobre o negócio e seus clientes. Depois é feito um alinhamento e o analista fica como responsável pela execução e por reportar os resultados.

Planejamento de Estratégia de Mídias Sociais

Monitoramento e Atendimento

Monitoramento e atendimento online são as principais tarefas de um analista de mídias sociais e provavelmente os principais motivos para contratação de um profissional. Isto porque cada vez mais fazer monitoramento de concorrentes e oportunidades, assim como fazer um bom atendimento online, é fundamental para ter sucesso numa estratégia de marketing digital. Estes serviços são tão importantes que existem diversas ferramentas de monitoramento somente para atender estas necessidades.

Gerenciamento de Crises

Gerenciamento de Crises

O nome soa um pouco forte, mas nem todas as crises são realmente agudas ou algo que pode acabar com seu negócio. A questão é que o consumidor de hoje em dia descobriu as redes sociais como forma de reclamação. Então deve estar pronto para atender e ouvir os seus clientes. Se conseguir fazer um bom monitoramento consegue evitar estas crises e até reverter de forma positiva para a empresa.

Produção de Conteúdo

Quando falamos de redes sociais estamos falando de relacionamento. E nada melhor para criar laços com o seu consumidor do que produzir conteúdo que ele goste! Principalmente se estiver sanando uma grande dúvida ou necessidade. Um analista de mídias sociais deve pensar em conteúdo que atenda o público-alvo e os transforme em clientes. Para conseguir produzir com maior qualidade o mesmo deve estar sempre atento a oportunidades relacionadas com o segmento de trabalho.

Gerenciamento de Campanhas

Na execução da estratégia de mídias sociais pode surgir a necessidade de o analista gerenciar anúncios para promover suas ações. As principais redes sociais possuem opções de publicidade paga, como o Facebook Ads, por exemplo. E estas ações são interessantes quando precisa alcançar um público maior ou realizar mais vendas. Portanto o profissional deve estar sempre atento às possibilidades que podem impulsionar suas ações.

Análise de Métricas

Análise de Métricas

Para medir a presença de um negócio online é preciso utilizar métricas. Então saber sobre planilhas eletrônicas e ferramentas de mensuração é bastante interessante para um analista de mídias sociais. Todo curso apresenta formas de analisar métricas, então mesmo que não seja fã de exatas verá que não é tão complicado monitorar as métricas de um negócio.

Qual o Salário de um Analista de Mídias Sociais?

Existe uma dinâmica no mercado e o salário irá depender de alguns fatores, que vão desde onde a empresa atua até o tipo de profissional que procura. A média salarial abaixo é baseada na região sudeste, que pode servir de parâmetro para as outras.

Estagiário: R$800,00 a R$1200,00.
Analista Júnior: R$1.500,00 a R$1.800,00.
Analista Pleno: R$2.000,00 a R$3.000,00.
Analista Sênior: R$3.000,00 a R$4.000,00.

Se pensar que um estagiário, mesmo sem experiência, pode ganhar na faixa de R$1.000,00 por mês verá que ser um analista de mídias sociais é bem interessante.

O Que é Preciso Para Ser um Analista de Mídias Sociais?

Como um bom relacionamento com os clientes ou consumidores é primordial, saber se comunicar e escrever corretamente é fundamental. No caso do analista de mídias sociais alguns conhecimentos podem ajudar no desenvolvimento da carreira. É o caso de ter boa capacidade analítica ou domínio de métricas. Porém, como é uma área muito ampla não é preciso dominar tudo de cara. O principal é estar motivado, pois irá aprimorando e melhorando seu trabalho constantemente.

Formação Acadêmica

Formação Acadêmica

Não é possível dizer qual a graduação é recomendada para um analista de mídias sociais. Isto porque uma estratégia de marketing digital envolve todos os setores de uma empresa, como a área de Marketing, Comercial ou TI. Assim, a questão da formação acaba sendo secundária. É interessante para o profissional buscar uma área que ele tenha mais afinidade, mas não quer dizer que isto irá determinar como será sua carreira.

Idade

Um dos pontos mais interessantes da carreira de analista de mídias sociais é que pode começar sem possuir experiência ou como estagiário. Isto faz com que a média de idade seja mais baixa. Podendo um profissional iniciar a carreira aos 18 anos de idade tranquilamente. Porém, como dito, é um trabalho que pode ser amplo e nada impede alguém que tenha graduação completa inicie uma carreira de analista de mídias sociais.

Dicas para Desenvolver sua Carreira

Dicas para Desenvolver sua Carreira

Para quem ainda não ingressou ou trabalha como analista, obviamente, a primeira dica é investir em conhecimento e fazer algum curso de mídias sociais. Depois deve seguir alguns passos para desenvolvimento de sua carreira.

Começando pelo básico, deve ser proativo e gostar de facilitar e resolver os problemas dos outros; é interessante gostar de tecnologia, pois trabalhará constantemente com ferramentas que irão automatizar seu trabalho; tenha uma ótima presença digital e seja ativo nas principais redes sociais (para não falar todas); não deixe de investir no que pode fazer você se diferenciar no mercado de trabalho, então faça novos cursos sempre que possível e tente ampliar seu networking.

Criatividade

Ser criativo em suas ações pode fazer mais diferença em redes sociais do que dominar um arsenal de ferramentas. E diferente do que muitos possam pensar uma pessoa não nasce criativa. Ela desenvolve esta capacidade com o tempo. Assim, dentro dos seus estudos e do seu trabalho tente acompanhar e investir em algo que possa pelo menos despertar alguma faísca de criatividade em você. Não tenha medo de arriscar e sugerir novidades, pois este é o primeiro passo para ser criativo em suas ações.

Mercado de Trabalho

Há pelo menos 4 anos que o mercado está aquecido e promissor para o analista de mídias sociais. Principalmente pela importância das empresas incluírem em sua estratégia de marketing digital. E como pode atuar em diversos setores e em cargos de analista ou estagiário, é constante o surgimento de oportunidades de trabalho!

Consultoria em Mídias Sociais

Mesmo com toda a importância do marketing digital e atuação nas redes sociais para impulsionar um negócio, ainda existem empresas que não perceberam ou então não tiveram como implementar uma estratégia. Isto faz com que as oportunidades de realizar uma consultoria aumentem. E como existe a flexibilidade de trabalhar em home-office e até mesmo como freelancer, pode considerar prestar este tipo de serviço. Que, aliás, é interessante para fazer networking e impulsionar sua carreira como profissional especializado.

Analista de Mídias Sociais Para Empresas

Motivos para ter um Especialista em Redes Sociais

Motivos para ter um Especialista em Redes Sociais

Já pensou em como não conseguimos ficar um dia sequer sem acessarmos pelo menos uma rede social? Imagine a grande quantidade de conteúdo produzida diariamente em redes como Facebook e Twitter. E por fim o número de consumidores em potencial que podem estar interessados em seus serviços ou produtos. Com todo este buzz gerado é preciso que sua empresa tenha um especialista em redes sociais monitorando e encontrando oportunidades. Utilizar de mídias sociais é fundamental para impulsionar sua marca e também aumentar suas vendas. Não deixe ou não perca espaço para concorrência, contrate um especialista em redes sociais para sua empresa.

Como Contratar

Se estiver pensando em contratar um profissional de mídias sociais é provável que já tenha percebido alguma oportunidade ou mesmo deficiência. Então o que deve fazer inicialmente é analisar o que pretende e quais devem ser os seus objetivos. Depois deve definir o setor em que o analista irá trabalhar e quanto poderá investir. Com estes dados e as informações que passamos na primeira parte deste post consegue traçar o perfil do funcionário que deseja. Daí é só anunciar a vaga!

Como Medir o Retorno

É bem simples analisar o retorno sobre o investimento em mídias sociais. Basta listar o que possui e quais serão as suas metas. De acordo com o seu objetivo irá se orientar pelas métricas relacionadas com o seu negócio. Veja alguns tipos de métricas que podem ser utilizadas na hora de medir o impacto e retorno em suas ações.

  • Curtidas e seguidores;
  • Vendas por conta deste canal;
  • Interações ou atendimento online (SAC 2.0);
  • Visitas no site (Blog ou Loja Virtual);

E aí, gostou deste Guia Sobre a Carreira de Analista de Mídias Sociais? Se quiser acrescentar algo, deixar sua opinião ou dúvida fique a vontade para deixar um comentário. Continue conferindo mais dicas e conteúdo sobre Social Media.

Analista de Mídias Sociais – Guia de Carreira
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