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Como Criar uma Estratégia de Geração de Leads com Social Media

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Gerar leads é imprescindível dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente para criar um relacionamento com seus clientes e possíveis compradores. E usar de social media neste momento pode ser a solução. Seja através de campanhas Ads ou mesmo através da publicação de conteúdo em seus perfis, utilizar mídias sociais pode ser uma excelente forma (inclusive barata!) de gerar leads para seu negócio.

O Desafio de Gerar Leads

Já percebeu como as páginas de nosso site parecem verdadeiras arapucas? Onde você arma e fica torcendo para que caiam e entrem nela? Nas devidas proporções, é mais ou menos isso que fazemos quando criamos uma landing page com o objetivo de gerar leads. Qualquer problema ou erro na página pode ser o suficiente para espantarmos nossos potenciais clientes. Então é preciso ter uma estratégia muito bem preparada, principalmente em termos de conteúdo e como atingir o público-alvo.

Por partes confira como pode criar sua estratégia de geração de leads utilizando suas redes sociais.

Como Criar uma Estratégia de Geração de Leads com Social Media

1. Trace sua Meta

Não existe estratégia sem objetivos. Comece definindo de quem deseja receber o cadastro, qual o público-alvo; a quantidade de leads que gostaria por dia; o que tem para oferecer em troca no cadastro; e por fim, o que irá oferecer depois que conseguir a conversão e o cliente entrar para sua lista de emails. Apesar de muito importante, este último ponto costuma ser ignorado e até esquecido por donos de sites.

2. Preparando Sua Lista de Emails

Email Marketing é assunto muito extenso e não é possível detalhar neste post (ou apenas num artigo), mas é interessante que procure informações, pois precisará de um serviço profissional para gerenciamento de listas e envio de emails. De qualquer forma, não é difícil encontrar uma ferramenta que possua integração com as principais redes sociais.

3. Plano de Ação

De acordo com suas metas e a sua estratégia é hora de definir quais canais ou redes sociais serão utilizadas. Postar conteúdo de seu blog já pode ser uma ação, porém, comprar tráfego e fazer uma campanha de Facebook Ads, por exemplo, pode ser bem mais interessante. Obviamente, na campanha de Ads terá mais controle sobre o público que irá atingir e atrair.

De qualquer forma, o principal a ser trabalhado é o conteúdo e como aborda seu público nas postagens.

Dica Ninja: Utilize linguagens, hashtags e até imagens (se possível!) diferentes em cada uma das redes. Não apenas para testar, mas também porque cada rede tem um tipo de público.

4. Arrumando a Casa

Conseguiu o mais difícil que é a atenção e visita de seu cliente, mas de nada irá adiantar se não conseguir com que o mesmo atenda seu CTA (Call To Action) e realize a conversão. Para não sofrer com abandono prepare muito bem a sua landing page, tanto layout como nos textos. Lembrando que deve incentivar a conversa e início de um relacionamento, e não tentar empurrar seu produto de qualquer forma.

Dica Ninja: Existem diversas ferramentas específicas para construção de landing pages. Utilizar uma pode ser a solução para ganhar tempo e ainda conseguir um design profissional e testado.

5. Otimizando sua Landing Page

Antes de construir sua página entenda seu processo de vendas ou conversão, para que o layout conduza o visitante à ação. Se dominar este fluxo é provável que consiga otimizar suas páginas.

6. Mensuração

Nada disso teria sentido se não acompanhar suas métricas. Utilize sua ferramenta de mensuração preferida e fique atento aos números e gere relatórios para ver a sua evolução e seus números.

Para completar este pequeno guia de como criar uma estratégia para geração de leads é bom lembrar que este deve ser um trabalho constante. Nunca deixe de pensar em prospectar e oferecer algo especial para sua lista, pois é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo!

Como Criar uma Estratégia de Geração de Leads com Social Media
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