Como Monitorar Tráfego de Mídias Sociais com Google Analytics

Métricas são essenciais para um trabalho em mídias sociais, já que elas servem como parâmetro para medir suas ações. Aliás, se não tiver nenhum tipo de métrica simplesmente não tem como existir metas e o trabalho está sendo desperdiçado. Existem diversas ferramentas para este trabalho de mensuração, mas quando se fala de métricas em sites o Google Analytics é disparado o mais usado. E apesar de ser um serviço voltado principalmente para questões de marketing, ainda é baixo o número de profissionais que otimizam suas campanhas utilizando o mesmo.

E para mudar um pouco este cenário o Social Ninja vai mostrar os passos necessários para monitorar suas campanhas de mídias sociais utilizando o Google Analytics.

Se ainda não tiver acesso ao Google Analytics do site em que está trabalhando solicite com o responsável. Depois acesse o painel e navegue pelas abas para entender a ferramenta.

Como Monitorar Tráfego de Mídias Sociais com Google Analytics

Como Usar o Google Analytics

A primeira coisa é utilizar o criador de urls do Google, que irá fornecer um código formado por alguns parâmetros, que são chamados de ‘UTMs’ popularmente. Estas utms servem para indicar os dados da fonte de tráfego. Os parâmetros são:

Origem (utm_source) – indica a fonte de tráfego, ou de onde o visitante veio. Exemplo: utm_source=Twitter.

Mídia (utm_medium) – serve para indicar qual a mídia, que pode ser um email, banner, etc. Exemplo: utm_medium=Redes%20Sociais. (No caso redes sociais seria um tipo de mídia).

Campanha (utm_campaign) – nome da campanha que criou. Exemplo: utm_campaign=Ninjas.

Estes três são os principais, sendo os dois primeiros inclusive obrigatórios. Mas pode incluir outros parâmetros disponíveis se achar interessante.

Conteúdo (utm_content) – quando usar peças diferentes dentro da mesma campanha pode usar um nome que defina o conteúdo. Exemplo: utm_content=Sorrindo.

Termos (utm_term) – esta é usada em campanhas pagas, mas vale a menção para conhecimento. Pode definir termos para saber quais estão gerando mais tráfego. Exemplo: utm_term=link.

Veja um exemplo de link completo: http://socialninja.com.br/?utm_source=googleplus&utm_medium=redes%20sociais&utm_campaign=Social%20Ninja

Dica Ninja: Na sua planilha de controle de publicações tenha uma lista destes termos, pois não precisa usar o criador de urls sempre que for publicar. Basta acrescentar no final de seus links e pronto!

Analisando no Google Analytics

É hora de entender de vez porque deve usar os códigos UTM em seus links. E vamos mostrar como esta boa prática faz toda diferença na hora de analisar os acessos no Google Analytics.

Quando acessa o seu painel tem a opção de Aquisição, que indica a origem dos visitantes. Com os códigos UTM nos seus links tudo fica mais organizado e você visualiza exatamente o que aconteceu e a experiência de seus usuários navegando nas páginas do site. Quando não indica o Google Analytics apenas informa como ‘none’ e suas métricas ficam como desconhecidas.

Melhorando Seu Tráfego Com Mídias Sociais

É certo que terá mais tráfego quando utiliza as redes sociais para divulgar seus links. E para melhorar pode analisar o Google Analytics nas principais métricas de tráfego. Veja algumas métricas interessantes:

  • Taxa de rejeição – é o percentual de pessoas que acessaram uma página, mas não continuaram navegando pelo conteúdo. Ele entrou, não gostou e saiu.
  • Tempo de visita – indica em média quanto tempo permanecem em seu site.
  • Páginas por sessão – onde consegue analisar por quantas páginas navegam por visita.

Com isso consegue saber quais redes sociais ou campanhas fornecem o melhor (ou pior) tráfego. Isto é legal como feedback e também como uma forma de melhorar suas próximas ações.

E não se limite apenas aos acessos vindos de redes sociais. Analisar outras formas de tráfego também pode ajudar bastante na hora de definir ações que possam melhorar o seu trabalho com mídias sociais.

É isso aí, não tem desculpa para não usar o Google Analytics, pois além de ser uma ferramenta de marketing muito poderosa também é gratuita!

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