Guia de Marketing no Pinterest

Neste Guia de Marketing no Pinterest encontrará algumas dicas do que fazer para melhorar seu alcance nesta rede social que pode inclusive gerar tráfego para seu site e que por isso não pode ser descartada. Especialmente se acreditar que seu público-alvo está entre os usuários. Falando em público, comece tirando da cabeça que apenas mulheres acessam o Pinterest, pois os homens também acessam e curtem diversos tipos de conteúdo.

Inicialmente, como todas as outras redes sociais, só será bem sucedido se tiver uma boa estratégia de marketing. Estude o perfil do Pinterest e trace como a mesma será importante para você. Por exemplo, pode utilizar a rede como parte das ações de branding e ter por objetivo ganhar o máximo de seguidores.

Guia de Marketing no Pinterest

Estratégia definida otimize todo o seu perfil com suas principais informações. E não se esqueça de conectar este com as outras redes em que for ativo. Depois crie seu plano de marketing de conteúdo com todos os detalhes sobre o que será publicado, incluindo o tipo de publicação, a qualidade, periodicidade, entre outros detalhes que forem pertinentes. Lembrando que o objetivo é criar conteúdo que o público tenha interesse e gere engajamento.

Crie os seus Painéis de acordo com o seu planejamento. Evite passar de cinco painéis no início, pois é melhor focar nos principais e com o tempo acrescenta alguns para complemento.

Marketing no Pinterest

Para melhorar seu desempenho confira as dicas de Pinterest para Negócios:

  • Adicione o Rich Pins – esta é uma ferramenta para dar mais visibilidade para seu pins. Ela serve para incluir informações extras e com isto aumentar o alcance de suas publicações. Atualmente são cinco os tipos de rich pins: filme, receita, artigo, produto, lugar;
  • Inclua o Pin It For Later para que seus pins possam ser lidos posteriormente;
  • Crie imagens interessantes e que além de qualidade tenham textos. O lado bom do Pinterest é não há limite para a altura da imagem, então pode criar infográficos, que são ótimos para gerar engajamento, sem problemas;
  • Use uma ferramenta de agendamento para conseguir pinar o máximo possível, uma vez que é interessante ser constante nas publicações;
  • Compartilhe seus pins nas outras redes sociais. Normalmente é no sentido contrário… mas deve divulgar ações exclusivas no Pinterest em outros perfis, pensando sempre no aumento de seguidores;

Estas ações são a base para começar o seu trabalho de marketing no Pinterest. Mas para fazer um trabalho de Ninja deve realizar tarefas mais avançadas de mensuração e análise de dados.

Dica Ninja: Siga perfis e painéis relacionados com o seu segmento (incluindo de competidores!). E para ser constante e atrair atenção de usuários dê repins nos que forem mais interessantes. Isto é inclusive uma forma de aumentar o conteúdo de seus painéis.

Pinterest Analytics

Pinterest Analytics

Impressões, Repins, Cliques e Curtidas são algumas das métricas disponíveis no Analytics do Pinterest. Faça uma boa análise regularmente para saber mais sobre a sua audiência e inclusive sobre o seu perfil. Como já foi sugerido, é interessante criar ações exclusivas no Pinterest e ainda pode utilizar esta ferramenta analytics para mensurar.

No início não é simples conseguir seguidores, então não fique preocupado se suas primeiras investidas não forem bem sucedidas. O principal é manter um bom planejamento de pinagens para ter dados para análise.

Entenda o Pinterest

Como parte final deste guia sobre marketing no Pinterest o tópico mais importante – que é entender a audiência. Quem é bem sucedido e possui muitos seguidores está fazendo um bom trabalho por realmente entender a dinâmica dos usuários desta rede social. No momento de análise e mensuração tente extrair o máximo nesse sentido, pois irá ajudar bastante no seu trabalho. É isso, boa pinagem!

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