O Poder das Hashtags

Já faz algum tempo que o famoso sinal de jogo da velha ou cerquilha é chamado de hashtag. E a popularização deste símbolo é tanta que muitas pessoas utilizam sem sentido ou mesmo sem saber para que serve. E com esta banalização as hashtags acabam perdendo seu potencial e muitos optam por simplesmente não usar. Acontece que existem bons motivos para tirar proveito das hashtags como será listado neste post.

Porque Utilizar Hashtags

Desde que faça sentido, elas são uma ótima de forma de impulsionar suas ações. Criar hashtags para tudo é algo que as tornará banal, mas se cria para causas interessantes e que podem reunir um bom público com certeza terá benefícios. Por exemplo, um curso que reúne profissionais de um determinado segmento pode usar do potencial das hashtags para divulgar o evento mesmo antes de ele acontecer.

Como Utilizar Hashtags

Outro excelente motivo é o engajamento gerado não apenas sobre uma publicação, mas até mesmo sobre um assunto. Um bom exemplo disto são os canais de TV que utilizam hashtags para promover sua programação. Isto é legal porque incentiva à participação e também o acompanhamento. É interessante porque uma simples curiosidade para saber a opinião dos outros pode ser o suficiente para fazer uma pessoa acompanhar um tópico.

Usar hashtags também é uma ótima forma de conseguir seguidores. Muitos inclusive exageram e utilizam em todas as suas publicações por conta deste motivo. Acontece que existem os chamados robôs, que interagem com suas publicações automaticamente por conta de algum tópico. Então é bom saber utilizar da melhor forma para ter um bom desempenho e atrair só gente boa!

Dicas Para Criar Hashtags

Aprecie com Moderação

Em vários sentidos, o abuso na hora de criar hashtags é o principal motivo para acabar com seu potencial. Então siga os passos:

  • Não utilize muitas palavras – Deve ser objetivo para que entendam rapidamente e também consigam reescrever com facilidade. Então nada de colocar uma frase inteira como hashtag.
  • Iniciais em maiúsculo – Algumas hashtags podem ser compostas por mais de uma palavra. Nestes casos, até para facilitar, coloque as inicias com letra maiúscula. Por exemplo: #SocialNinja.

Dica Ninja: Por mais que seja complicado para você, não utilize várias hashtags de uma vez. Publicações com mais de duas hashtags tendem a gerar menos engajamento.

Utilize no Contexto

É comum que alguns caiam na vaidade e criem hashtags dentro de um contexto próprio ou que não faça sentido para o público geral. Outros tentam enganar e colocar uma publicação num contexto a que ela realmente não pertence. Por exemplo, ‘dieta’ é quase sinônimo de emagrecimento, mas não quer dizer que todas as dietas sejam para perder peso.

Completando a questão do contexto, é bom lembrar que algumas hashtags são meio que temporárias e não devem ser utilizadas depois de um determinado período. É comum o uso das mesmas hashtags sempre e isto é um erro, pois não está testando suas publicações ou pensando em novas oportunidades.

Dica Ninja: Inclua hashtags em suas imagens e peças de campanhas para gerar um engajamento ainda maior.

Descobrindo Oportunidades com Hashtags

O trabalho mais comum de um social media é o monitoramento de menções. A questão é que muitos param por aí e não pensam nas possíveis oportunidades. Monitorar concorrentes, marcas e palavras-chave relacionadas com sua estratégia pode ser uma ótima forma de encaminhar suas ações para que tenham um maior impacto. Além disso, ainda pode descobrir potenciais clientes monitorando tipos de comportamentos que sejam interessantes para seu negócio.

É isso. Se não entendia bem a dinâmica das hashtags, agora sabe porque são importantes não apenas nas suas postagens, mas no seu plano de mídias sociais.

O Poder das Hashtags
4.5 (90%) 2 votos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*