Social Media Optimization (Social Media + SEO)

Social Media Optimization (sigla SMO) é a união de Social Media e SEO (Search Engine Optimization). Esta união é conhecida por Otimização para Mídias Sociais. Consiste em práticas de Social Media que podem impactar e principalmente trazer benefícios em termos de SEO. Mas o profissional de mídias sociais não precisa se preocupar, pois não é necessário programar ou lidar com códigos e otimização de sites. O principal é apenas entender como suas ações também são importantes e estão relacionadas com outras áreas (neste caso o SEO).

O Poder do Social Media

Veja o que pode ser impulsionado com ações de mídias sociais:

  • Melhorar seu posicionamento nas buscas – sites e blogs com um maior engajamento do público – curtindo, comentando ou compartilhando – tendem a obter melhores rankings nos resultados de busca. Neste caso o que deve fazer é facilitar estas tarefas, com plugins e botões de compartilhamento, além de incentivar a participação dos visitantes.
  • Aumento de sua autoridade – teoricamente, quem possui mais seguidores tem uma maior autoridade. O trabalho do social media deve ser exatamente de conseguir e engajar cada vez mais seguidores. Porém, sempre deve procurar formas de conseguir seguidores e conexões de qualidade, para realmente ter um impacto positivo.
  • Atualizações são indexadas pelo Google – continuando o papo de rankings e autoridade, quanto mais conteúdo (status de atualizações) for indexado pelo buscador, maior será sua reputação. Este é mais um motivo para estar sempre postando e tentando gerar engajamento.

Social Media Optimization (Social Media + SEO)

Mais e o tal SEO?

Pode estar se fazendo esta pergunta já que os pontos listados acima não são necessariamente uma novidade. O único detalhe é que de repente não sabia o impacto das suas ações mesmo as realizando diariamente.

O principal objetivo do SEO (ou Otimização para Ferramentas de Busca) é que o site ou blog esteja no topo dos rankings quando alguém fizer uma busca. Para isto são trabalhados diversos fatores que influenciam estes resultados, e neste meio estão os chamados sinais sociais, ou a influência de um perfil nas redes sociais. Para contribuir neste sentido o social media deve estar atento a questões mais técnicas envolvidas em suas ações. Veja quais são as principais:

  • Carregamento do site – antes de subir imagens e vídeos deve garantir que os mesmos estão otimizados e não irão atrapalhar no desempenho do site. O mesmo serve para os plugins de compartilhamento, pois nem sempre o mais bonito será o mais rápido.
  • Conteúdo de qualidade – por mais que seja interessante ter perfis ativos, nunca esqueça que este precisa ser compartilhado e seus visitantes precisam realmente curtir. Assim, faça o máximo para que o mesmo seja original e criativo.
  • Invista nas redes sociais menos populares – como o objetivo é ganhar visibilidade, seja ativo em redes sociais como Pinterest e Google Plus, pois são uma ótima forma de aumentar seguidores e ganhar destaque.
  • Mensure as ações pensando em SEO – este é sem dúvida o tópico mais importante! Por padrão um social media se preocupa em quantos acessaram o site, mas não verifica a qualidade real das visitas. Fique atento às métricas do Google Analytics, pois elas também irão influenciar os seus rankings. Por exemplo, um blog que recebe diversas visitas, mas na sua maioria o abandono é quase imediato, provavelmente não terá bons resultados de busca. É mais ou menos o que já foi dito sobre seus visitantes curtirem seu conteúdo.

Dica Ninja: Existe o chamado Local SEO que são algumas práticas para negócios físicos serem encontrados com maior facilidade. Invista um bom tempo em redes sociais focadas em negócios locais como o Foursquare. Crie ações que incentivem a avaliação positiva dos clientes para atrair novos. Postar sobre eventos locais também costuma dar certo.

A partir de agora não esqueça do Social Media Optimization e coloque as dicas a cima em prática para ser um Social Ninja!

O principal objetivo neste texto é ilustrar de forma prática que não podemos ficar presos apenas às nossas funções e esquecer que o trabalho contempla e abrange outras áreas.

Social Media Optimization (Social Media + SEO)
Avalie este conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*