
Chega a ser complicado imaginar que um negócio não possui um site, mas existem, e vários negócios inclusive não possuem nenhum tipo de presença digital.
E se esta situação acontece, é justamente por empreendedores não conhecerem ou não entenderem quais são os benefícios de um site profissional.
Para ajudar os empreendedores que ainda não investem em marketing digital, vamos listar algumas questões básicas e necessárias no momento de desenvolver o site da sua empresa. Confira os itens que não podem faltar num site profissional.
Ser Facilmente Gerenciável
Quem entende acha super fácil de mexer. Mas a verdade é que a grande maioria das pessoas não fazem ideia do que seja uma simples página num site. Só isso já é o suficiente para que um site seja simples de gerenciar, para realizar manutenções técnicas e atualizações de conteúdo.
Não é por acaso que o WordPress se tornou a preferência entre as plataformas. Inclusive todas as hospedagens oferecem opção de instalar sem ao menos entender de programação e banco de dados. Tudo é feito através dos instaladores, que fazem tudo automaticamente.
Permitir Inclusão de Módulos ou Funcionalidades
Voltando ao WordPress, o fato de permitir acrescentar e até desenvolver funcionalidades é outro destaque do gerenciador.
Com os chamados plugins é possível turbinar o seu site adicionando novas funcionalidades. Por exemplo, pode instalar um plugin para incluir um formulário de captura de e-mails; ou então um que permite acrescentar e editar galerias de fotos; entre outras funcionalidades que podem ser úteis para o seu projeto.
São milhões de plugins para WordPress disponíveis, mas fica a ressalva de utilizar com moderação em seu projeto, já que podem impactar no carregamento do site, entre outras questões técnicas.
Oferecer Opções Avançadas
Sites simples e extremamente estáticos já caíram em desuso. Então o seu precisa apresentar opções como poder configurar sliders na página inicial ou ter espaço para publicidades, onde indicará seus produtos e serviços. E tudo isso deve ser fácil de ser configurado.
Um ponto avançado e que pode ser bastante interessante é a opção de loja virtual, para que possa comercializar produtos e inclusive serviços, aumentando os seus rendimentos de maneira bastante simples e prática.
Ser Extremamente Amigável
Além de ser otimizado em termos de SEO (Search Engine Optimization), é fundamental que seu site tenha opção de adicionar novas páginas e layouts com facilidade.
Em campanhas de geração de tráfego, como as do Google Ads, é importante utilizar landing pages, com a intenção de aumentar a taxa de conversão. Num site amigável é possível fazer isso com determinada facilidade.
Apresentar Ótimo Desempenho Técnico
Não adianta ter todas as funcionalidades que citamos se o desempenho técnico do site for ruim ou de baixa qualidade. Como esta questão está diretamente relacionada com a hospedagem de sites contratada, procure uma empresa que ofereça principalmente um suporte de qualidade comprovada.
O desempenho técnico de um site também está relacionado com o seu layout. Portanto, é importante fazer testes antes de escolher um tema para o seu site. Teste principalmente a performance quando acessado através de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Como está a presença digital de sua empresa? Caso precise desenvolver não apenas um site, mas um planejamento de marketing digital completo, conte com a ajuda da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.