
Já faz algum tempo que o famoso sinal de jogo da velha ou cerquilha é chamado de hashtag. E parece que a popularização deste símbolo faz com que muitas pessoas utilizem sem sentido ou mesmo sem saber para que serve.
Por não entenderem o funcionamento das hashtags, muitos empreendedores acabam perdendo uma série de oportunidades, como as que iremos listar nesta publicação.
Porque Utilizar Hashtags
Quando utilizadas corretamente, as hashtags são uma ótima maneira de impulsionar suas ações nas redes sociais.
Criar hashtags para tudo é algo que não faz sentido, mas se conseguir se organizar e criar as suas hashtags de modo pertinente com certeza terá benefícios. Por exemplo, um curso que reúne profissionais de um determinado segmento pode usar do potencial das hashtags para divulgar o evento mesmo antes de ele acontecer.
Outro excelente motivo é o engajamento gerado não apenas sobre uma publicação, mas até mesmo sobre um assunto. Um bom exemplo disto são os canais de TV que utilizam hashtags para promover sua programação. Isto é legal porque incentiva à participação e também o acompanhamento.
Vale mencionar que uma simples curiosidade para saber a opinião de outras pessoas pode ser o suficiente para fazer com que alguém acompanhe um tópico ou uma hashtag. Inclusive, esta pode ser uma maneira interessante de conseguir seguidores.
Muitos profissionais exageram e utilizam hashtags em excesso nas suas postagens. Isso não é legal, pois existem os chamados robôs, que interagem com suas publicações automaticamente por conta de algum tópico ou hashtag. Ou seja, pode acreditar que está conseguindo gerar engajamento, mas na verdade não está.
Seja como for, é importante saber como utilizar hashtags para obter um bom desempenho e atrair somente públicos de qualidade.
Dicas Para Criar Hashtags
Confira três dicas simples, mas bastante poderosas para criar e inclusive gerenciar as suas hashtags.
Aprecie Com Moderação
Em vários sentidos, o excesso na hora de criar hashtags é o principal motivo para acabar com o potencial de suas publicações. Então confira algumas dicas de como criar suas hashtags.
Não utilize muitas palavras, já que é interessante ser objetivo para que todos entendam rapidamente e consigam escrever com facilidade. Evite colocar frases inteiras como hashtag, por exemplo.
Como algumas hashtags podem ser formadas por mais de uma palavra, coloque as iniciais em maiúsculo para facilitar a leitura e o entendimento.
Utilize no Contexto
Alguns gestores, até por vaidade, criam hashtags dentro de um contexto próprio ou que não façam sentido para o público geral. Evite que isso aconteça com você, pois os resultados podem ser inclusive prejudiciais.
Outros profissionais tentam enganar e colocar uma publicação num contexto a que ela realmente não pertence. Por exemplo, dieta é quase sinônimo de emagrecimento, mas não quer dizer que todas as dietas sejam para perder peso.
Pode ser interessante utilizar hashtags temporárias, de datas ou temporadas, mas tenha bom senso e cuidado para encerrar junto o período pertinente.
Por fim, evite utilizar sempre as mesmas hashtags, pois é importante realizar testes e descobrir novas oportunidades.
Descobrindo Oportunidades Com Hashtags
Entre as diversas tarefas de um analista de social media, temos o monitoramento de menções, que pode ser de uma determinada marca ou expressão. O problema é que muitos param por aí e não pensam nas possíveis oportunidades.
Monitorar concorrentes, marcas e palavras-chave relacionadas com sua estratégia pode ser uma ótima forma de encaminhar suas ações para que tenham um maior impacto. Além disso, ainda pode descobrir potenciais clientes monitorando tipos de comportamentos que sejam interessantes para seu negócio.
Concluindo Sobre o Uso de Hashtags
Evite utilizar diversas hashtags ao mesmo tempo, pois sua postagem acaba perdendo relevância. É como se estivesse atirando para todos os lados e não sendo relevante em nada específico.
Uma boa dica para organizar o uso de hashtags é utilizar alguma planilha ou documento catalogando as hashtags pertinentes ao seu empreendimento.
Para completar, é recomendado utilizar hashtags nos seus criativos, pois as peças tendem a gerar um maior engajamento.
E você, como utiliza hashtags nos seus perfis sociais? Se quiser, deixe um comentário e participe dos conteúdos do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.