Guia Para Fazer Guest Posts

Guia Para Fazer Guest Posts

Guest post é uma prática que consiste em trocar conteúdo por links. Uma parceria, onde o blog que sede o espaço ganha o conteúdo e quem escreve ganha visibilidade, que pode vir através de tráfego ou através da relevância conquistada pelo backlink ganho. Quem precisa de conteúdo procura por autores e quem precisa de links procura por sites que aceitem seus posts. E no geral quem procura é quem está interessado, mas não quer dizer que este tenha que aceitar todas as imposições que lhe forem feitas.

Numa parceria de guest post o importante é chegar num ponto que seja interessante para os dois sites. Para isso todos os detalhes fundamentais devem ser bem alinhados previamente. E é justamente isso que vamos tentar listar neste post. Confira!

Negociando um Guest Post

Comece fazendo uma pequena descrição pessoal e de seu blog, incluindo a reputação de seu domínio. Isto serve para definir o seu perfil e o tipo de site que é interessante para fazer parceria. Uma vez que sabe a qualidade ou reputação ficará mais fácil listar os termos durante a negociação. Também poderá definir o tamanho do texto (quantidade de palavras) e outras coisas que acredita ser interessante no momento de produzir ou receber um post de qualidade. Lembrando que o conteúdo vai além do texto e pode incluir fotos, vídeos, infográficos, entre outras coisas.

Cordialidade é a base para conseguir fechar uma negociação. Na abordagem elogie o site, seja agradável e claro na sua solicitação. Se possível cite exemplos de outras parcerias de sucesso e não esqueça de deixar espaço para conversas e negociações.

Se a negociação evoluir podem marcar algum tipo de reunião para fazer um briefing sobre a publicação. Definam qual o público-alvo e quais palavras-chave o texto deve conter. Isto será útil para, entre outras coisas, definir o texto âncora dos links. Só é preciso tomar cuidado para não ficar com um texto ‘engessado’ ou chato. As keywords são importantes, mas é fundamental fazer um texto natural, claro e de fácil leitura.

SEO

Guest posts podem trazer muitos benefícios em termos de SEO (Search Engine Optimization) para os dois sites. Isto ajuda em termos de posicionamento nas buscas e gerar um aumento de tráfego. Porém é preciso pensar na linkagem externa (para quem está produzindo o conteúdo e recebendo o backlink) e na linkagem interna (do blog que está recebendo o post). Os links podem trazer benefícios nas duas situações, mas é preciso definir a quantidade de links previamente para ter uma possibilidade maior de sucesso.

É muito importante que o conteúdo do post seja único. Quem for produzir deve garantir que o mesmo é original e não foi copiado de outro local. E o blog que está recebendo o texto deve deixar claro que ele será proprietário daquele conteúdo, não podendo ser copiado em outro lugar sem citar seu site como a fonte. Para complementar a questão do SEO, um tópico muito importante e que está diretamente ligado à relevância dos sites é sobre a possibilidade de os links serem dofollow, mesmo que o objetivo seja gerar tráfego. Então é preciso deixar bem claro no planejamento a quantidade de links e as suas características.

Todos os detalhes citados acima podem impactar os dois sites em termos de SEO. Se não entende sobre otimização de sites pode ser interessante procurar por uma agência digital que possa desenvolver uma estratégia de SEO completa para seu projeto.

Posso Ser Penalizado Pelo Google Por Fazer Guest Post?

Desde que haja bom senso e qualidade, não há nada de errado em convidar um especialista ou blogueiro para escrever para seu blog. Assim como não estará manipulando ou trapaceando quando escreve para um blog em troca de um backlink. Se o post for pertinente para os usuários dos dois blogs com certeza não terá problemas.

No final tudo está voltado para a qualidade dos dois sites. Se seu blog possui conteúdo pobre e aponta para muitos sites não será bem visto. Da mesma forma que receber muitos links de sites que possuem conteúdo pobre também não será. Foco na qualidade do conteúdo e na experiência dos usuários é o segredo para a estratégia de guest posts funcionar!

Encontrando Blogs Para Fazer Guest Posts

Quem estiver disposto a produzir conteúdo em troca de links basta seguir as dicas acima e depois procurar por blogs que aceitam guest posts. Para encontrar sites que aceitam guest posts pode realizar uma busca no Google conforme o seguinte exemplo: inurl:seja-autor site:.com.br. No caso de não conhecer ou não entender bem as técnicas de footprints vale a pena estudar um pouco, pois são a base para realizar este trabalho.

Atraia Autores Para Seu Blog

Se a intenção for encontrar autores crie uma área em seu blog para destacar isso, informando o perfil do seu site, de seu público e do tipo de autor que deseja. Lembrando que a ideia é realizar as publicações gratuitamente, para que fique caracterizado como um guest post e não como um publieditorial.

Este guia para guest posts foi escrito pois sabemos que no final todo blogueiro deseja conteúdo ou links. E para ter sucesso na sua estratégia precisam de uma ajuda. Se gostou e deseja conferir mais dicas continue lendo o conteúdo do Social Ninja.

Avaliação: 5.0/5. De 1 avaliação.
Aguarde...

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *