
O WhatsApp tem oferecido uma série de oportunidades para pequenos negócios, que aproveitam das funcionalidades do aplicativo para fazer a nutrição de seus clientes e impulsionar as suas vendas.
A popularização e a agilidade proporcionada pelo aplicativo de mensagens provavelmente são os principais fatores para que empreendedores utilizem o WhatsApp na sua estratégia.
Não importa o tipo de segmento do empreendimento, pequenos negócios já faturam por conta do aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.
Como Começar no WhatsApp Para Negócios
Se estiver com a sensação de que o WhatsApp pode impulsionar seu alcance e lhe ajudar a vender, a primeira coisa a fazer é adquirir um bom smartphone, com uma câmera de qualidade, espaço na memória e bateria com boa duração.
Depois deve transferir uma planilha com seu catálogo de produtos e inclusive de promoções para o seu smartphone, lembrando que deve manter esta planilha sempre atualizada.
É interessante registrar um número próprio para atendimento. No caso de já ter divulgado um número pessoal (por exemplo), direcione os atendimentos para o número comercial até que o seu pessoal não receba mais mensagens. No início dará um pouco de trabalho, mas vale a pena fazer isto inclusive para a sua organização.
Tenha uma pequena apresentação digital salva em seus aparelhos. Esta é uma excelente maneira de encantar clientes logo nos primeiros contatos. Portanto, prepare algo de acordo com a identidade visual de seu negócio e deixe sempre pronto para compartilhar.
Estamos falando de telefones pessoais e vendas. Ou seja, a segurança dos dados deve ser uma prioridade. Tome todas as medidas para manter o máximo de proteção em relação aos dados informados pelos seus clientes.
Conecte Com Seu Público no WhatsApp
Antes de oficializar seu canal de atendimento e vendas, pesquise seu público para saber se utilizam o WhatsApp com frequência, se gostariam de receber atendimento através do aplicativo e se realizam pedidos ou compras pelo smartphone.
É importante saber a opinião de seus clientes em potencial, pois em alguns segmentos as pessoas simplesmente não curtem ficar recebendo mensagens, por exemplo.
Para criar uma conexão com seu público, pode mencionar que irá oferecer descontos exclusivos e um atendimento personalizado, já que todos gostam de se sentir especial e esta é a ideia que deve passar.
Prepare questionários curtos para conhecer melhor o seu público no WhatsApp, pois é fundamental saber o que desejam e procuram na sua empresa, para que possa estar preparado para atendê-los.
Preparando Seu Atendimento no WhatsApp
O segredo para ter sucesso no WhatsApp é saber como preparar o seu atendimento. Fazer um planejamento interno e educar seus funcionários é o tipo de providência que você deve tomar.
Para ter sucesso nas vendas prepare um cronograma de atendimento. Isto serve para evitar pedidos em horários que não poderá atender e também para que possa fazer a programação interna de atendimento e possível rodízio de funcionários.
A comodidade deste canal de atendimento abre a premissa para perguntas e suportes inesperados. Para facilitar sua vida e ainda encantar seus clientes, prepare uma documentação de suporte. Esta estratégia deixa seu atendimento mais ágil e eficiente, o que ajuda no impulsionamento de vendas.
Dicas Para Realizar Atendimento Pelo WhatsApp
Sabemos que o WhatsApp é uma plataforma popular para comunicação e atendimento ao cliente, mas se você deseja realizar atendimento pelo WhatsApp de maneira eficaz é necessário seguir algumas dicas importantes.
Configure um Perfil Comercial
Se você está realizando atendimento em nome de uma empresa, configure um perfil comercial no WhatsApp. Isso permite que você adicione informações importantes, como horário de funcionamento, endereço e uma descrição da empresa.
Mantenha o Profissionalismo
Mesmo que o WhatsApp seja uma plataforma de mensagens pessoais, mantenha um tom profissional nas conversas de atendimento ao cliente, pois ajuda a transmitir credibilidade e confiança.
Se você tem uma equipe de atendimento ao cliente, assegure-se de que todos os membros estejam bem treinados nas diretrizes e procedimentos de atendimento pelo WhatsApp.
Estabeleça um Horário de Atendimento
É importante que você defina quais serão os horários de atendimento e comunique esse funcionamento para os clientes. Desta maneira evita expectativas irrealistas e ajuda a gerenciar o fluxo de mensagens.
Responda Rapidamente
O WhatsApp é conhecido pela sua rapidez, portanto, tente responder às mensagens dos clientes o mais rápido possível. A resposta rápida demonstra que você valoriza o tempo do cliente e está comprometido em oferecer um bom atendimento.
Categorize e Priorize as Mensagens
À medida que as mensagens se acumulam, é importante categorizá-las e priorizá-las com base na urgência e na natureza do problema. Desta forma, consegue garantir que os casos mais críticos sejam tratados primeiro.
Utilize Respostas Prontas
Para economizar tempo e garantir consistência nas respostas, crie respostas pré-definidas para perguntas comuns. Muitos aplicativos de mensagens têm recursos de respostas rápidas ou mensagens salvas para facilitar esse processo.
Configure mensagens de saudação para cumprimentar os clientes quando eles entrarem em contato. Além disso, configure mensagens de ausência para informar os clientes quando você estiver indisponível e quando eles podem esperar uma resposta.
Ofereça Suporte Multimídia
O WhatsApp permite o compartilhamento de imagens, vídeos e documentos. Utilize esses recursos para fornecer suporte visual quando necessário, como tutoriais em vídeo ou imagens explicativas.
Proteja a Privacidade do Cliente
É muito importante que você tenha algum tipo de política de privacidade em relação aos dados de seus clientes.
Respeite a privacidade do cliente e não compartilhe informações pessoais ou confidenciais por meio do WhatsApp. Esteja ciente das regulamentações de proteção de dados, como a Lei GDPR na União Europeia.
Este documento serve principalmente para isentar sua empresa de algum tipo de reclamação futura. Deixe claro como utiliza as informações de seus clientes e como os dados são armazenados, para evitar dores de cabeça.
Esta prática serve inclusive para tranquilizar seus clientes no momento de fornecer dados pessoais.
Faça Follow-Up e Solicite Feedback
Após resolver um problema ou atender a uma solicitação, faça um acompanhamento para garantir que o cliente está satisfeito e que o problema foi resolvido com sucesso. Peça feedback aos clientes sobre a qualidade do atendimento e use as sugestões para melhorar o serviço.
Avalie o Desempenho
Para garantir a qualidade de seu trabalho é essencial que você monitore métricas-chave, como tempo médio de resposta, taxa de resolução de problemas e satisfação do cliente, para avaliar o desempenho e fazer melhorias contínuas.
Lembre-se de que o atendimento pelo WhatsApp deve ser uma extensão do seu serviço de atendimento ao cliente e deve ser tão eficaz quanto o atendimento em outros canais. Adotar boas práticas de atendimento ao cliente pode ajudar a construir relacionamentos sólidos com os clientes e a fortalecer a reputação da sua empresa.
Fazendo Marketing Direto no WhatsApp
Para ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp é preciso criar um plano de marketing para oferecer seus produtos regularmente.
O segredo é não abusar e transformar seu WhatsApp num varejão em que envia somente ofertas. Então seja carismático e envie dicas e outras informações que podem ser úteis para sua audiência, pois ameniza a imagem de que utiliza o aplicativo apenas para vender.
Outra maneira de realizar seu marketing no WhatsApp é promovendo sorteios. Quando é bem organizada, esta estratégia pode dar muito certo. Basta ter cuidado para não ficarem com a impressão de que seu canal só serve para sorteios, e não para comprar de verdade.
Para fortalecer sua marca, divulgue seu número nas suas peças publicitárias e redes sociais. Adote esta prática na sua estratégia de marketing (online e offline) e tente promover como um diferencial de sua empresa.
Grupos no WhatsApp
Talvez a parte mais complicada para seu negócio ter sucesso no WhatsApp é saber gerenciar um grupo exclusivo do seu empreendimento.
O propósito desta estratégia é criar uma comunidade VIP ou clube exclusivo, para que seus clientes se sintam especiais. Porém, é preciso saber administrar para que o grupo seja produtivo e principalmente relevante para os seus clientes.
Controle de privilégios é uma das maneiras mais eficientes de conseguir conquistar seu público nestes grupos. Portanto, pense bem para fazer adequadamente.
Realizar parcerias com fornecedores para oferecer descontos, por exemplo, é outra excelente opção para interagir com o seu grupo no WhatsApp.
O que conseguir realizar de ações de marketing no grupo de seu empreendimento no WhatsApp será interessante, portanto realize este tipo de estratégia.
Marketing de Conteúdo no WhatsApp
O principal objetivo do marketing de conteúdo é nortear as suas publicações e fazer com que você consiga conquistar clientes de maneira eficiente.
Para vender pelo WhatsApp pode aproveitar algumas técnicas de atração que favorecem o relacionamento com seus clientes. Faça seu planejamento de publicações seguindo as práticas do marketing de conteúdo, pois com certeza irá gerar mais benefícios para seu negócio.
Utilize o WhatsApp Web
Para concluir este Guia de WhatsApp Para Pequenos Negócios é hora de falar da versão do aplicativo na internet.
O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta para utilizar no seu computador, tornando seu trabalho muito mais prático e fácil. Todas as mensagens podem ser sincronizadas e você pode visualizar como achar melhor, no smartphone ou no computador.
O sistema vem passando por diversas atualizações, mas não deve ter problemas para utilizar o mesmo. No site do WhatsApp Web você confere os requisitos e o restante das informações de suporte.
E aí, como sua empresa utiliza o WhatsApp para fazer negócios? Compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.