WhatsApp Para Pequenos Negócios (Guia Completo)

WhatsApp Para Pequenos Negócios (Guia Completo)

O WhatsApp tem oferecido uma série de oportunidades para pequenos negócios, que aproveitam das funcionalidades do aplicativo para atrair clientes e acelerar suas vendas. A popularização e agilidade proporcionada provavelmente são os principais fatores para que empreendedores utilizem o WhatsApp na sua estratégia. Não importa o segmento, pequenos negócios já faturam por conta do aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

Por Onde Começar no WhatsApp

Curso Facebook Express | Marketing Digital + Mídias Sociais

Se estiver com a sensação de que o WhatsApp pode impulsionar seu alcance e lhe ajudar a vender, a primeira coisa a fazer é adquirir um bom smartphone, com uma câmera de qualidade, espaço na memória e bateria com boa duração. Depois deve transferir uma planilha com seu catálogo de produtos e promoções para seu aparelho, lembrando que deve manter esta lista sempre atualizada.

É interessante registrar um número próprio para atendimento. No caso de já ter divulgado um número pessoal, direcione os atendimentos para o “número oficial” até que o seu pessoal não receba mais mensagens. No início dará um pouco de trabalho, mas vale a pena fazer isto até para sua organização.

Tenha uma pequena apresentação (como um cartão de visita) em seus aparelhos. Esta é uma excelente forma de encantar clientes logo no primeiro contato. Prepare algo de acordo com a identidade visual de seu negócio.

Estamos falando de telefones pessoais e vendas, portanto segurança deve ser uma prioridade. Tome todas as medidas para manter o máximo de proteção em relação aos números e dados de seus clientes!

Conecte Com Seu Público no WhatsApp

Antes de oficializar seu canal de atendimento e vendas pesquise para saber se utilizam o WhatsApp com frequência, se gostariam de receber atendimento através do aplicativo e se realizam pedidos ou compras pelo smartphone. É importante saber a opinião de seus clientes em potencial, pois muitos não curtem este tipo de tecnologia.

Para criar uma conexão com seu público, informe que irá oferecer descontos exclusivos e um atendimento personalizado. Todo mundo gosta de se sentir especial e esta é a ideia que deve passar. Prepare questionários curtos para conhecer melhor o seu público no WhatsApp. É muito legal que saiba o que desejam e procuram na sua empresa.

WhatsApp Para Pequenos Negócios (Guia Completo)

Política de Privacidade

É muito importante que você tenha algum tipo de política de privacidade em relação aos dados de seus clientes. Este documento serve principalmente para isentar sua empresa de algum tipo de reclamação futura. Deixe claro como utiliza as informações de seus clientes e como os dados são armazenados para evitar dores de cabeça. Esta prática serve inclusive para tranquilizar seus clientes no momento de fornecer dados pessoais.

Utilizando Aplicativos

O próprio WhatsApp é uma amostra de que os aplicativos servem para facilitar o nosso dia a dia. Então deve pesquisar aplicativos que facilitem suas publicações. Apps para tratamento de fotos; gravação de vídeos; interação nas redes sociais são alguns exemplos de aplicativos que podem facilitar sua vida no momento de interagir com sua audiência.

Preparando Seu Atendimento no WhatsApp

O segredo para ter sucesso no WhatsApp é saber como preparar o seu atendimento. Fazer um planejamento interno e educar seus clientes são providências que deve tomar. Para ter sucesso nas vendas prepare um cronograma de suporte. Isto serve para evitar pedidos em horários que não poderá atender e também para que possa fazer a programação interna de atendimento e possível rodízio de funcionários.

A comodidade deste canal de atendimento abre a premissa para perguntas e suportes inesperados. Para facilitar sua vida e ainda encantar seus clientes, prepare uma documentação de suporte. Esta estratégia deixa seu atendimento mais eficiente, o que ajuda no impulsionamento de vendas!

Fazendo Marketing Direto no WhatsApp

Para ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp é preciso criar um plano de marketing para oferecer seus produtos regularmente para seus clientes. O segredo é não abusar e transformar seu WhatsApp num varejão onde só vai enviar ofertas. Então seja atraente e envie dicas e outras informações que podem ser úteis para sua audiência, pois ameniza a imagem de que utiliza o aplicativo apenas para vender.

Outra maneira de realizar seu marketing no WhatsApp é promovendo sorteios. Se bem organizado esta estratégia pode dar muito certo. Basta ter cuidado para não ficarem com a impressão de que seu canal só serve para sorteios, e não para comprar de verdade.

Para fortalecer sua marca divulgue seu número nas suas peças publicitárias e redes sociais. Adote esta prática na sua estratégia de marketing e tente promover como um diferencial de sua empresa.

Grupos no WhatsApp

Talvez a parte mais complicada para seu negócio ser bem sucedido no WhatsApp seja gerenciar o seu grupo. O propósito desta estratégia é criar uma comunidade VIP ou clube exclusivo, para que seus clientes se sintam especiais. Porém, é preciso saber administrar para que o grupo seja produtivo e tenha somente conteúdos interessantes.

Privilégios são as formas mais eficientes de conseguir conquistar seu público nestes grupos. Realizar parcerias com fornecedores para oferecer descontos, por exemplo, é uma excelente opção. O que conseguir realizar de ações de marketing no WhatsApp será bem vindo nestes grupos, portanto realize este tipo de estratégia.

Dica Ninja: Marketing de Conteúdo no WhatsApp

O principal objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que você consiga conquistar clientes de forma eficiente. Para vender pelo WhatsApp pode aproveitar algumas técnicas de atração que favorecem o relacionamento com seus clientes. Faça seu planejamento seguindo as práticas de marketing de conteúdo, pois com certeza irá gerar mais benefícios para seu negócio.

Utilize o WhatsApp Web

WhatsApp Web

Para concluir este Guia de WhatsApp Para Pequenos Negócios é hora de falar da versão do aplicativo na internet. O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta para utilizar no seu computador, tornando seu trabalho muito mais prático e fácil. Todas as mensagens são sincronizadas e pode visualizar como achar melhor, no smartphone ou no computador da empresa. O sistema é compatível com uma grande variedade de aparelhos, bastando ter uma conta ativa no celular da empresa. No site do WhatsApp Web você confere os requisitos e o restante das informações de suporte.

E aí, como sua empresa utiliza o WhatsApp para fazer negócios? Compartilhe sua experiência com nossos leitores deixando um comentário. Continue ligado no conteúdo do Social Ninja.

WhatsApp Para Pequenos Negócios (Guia Completo)
5 (100%) 1 voto

COMO GANHAR SEGUIDORES TODOS OS DIAS NO INSTAGRAM

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*