Desde o momento que uma pessoa possui uma ideia de produto digital que a mesma pode ser considerada um potencial produtor. Mas é preciso dominar as principais ferramentas e estratégias que envolvem um lançamento digital. É justamente aí que entra a atuação de uma agência de lançamentos digitais.
Se estiver interessado em algum dos serviços ou mesmo que seja apenas para conhecer melhor sobre os lançamentos digitais, confira como funcionam os processos de uma agência de lançamentos digitais. Tire as suas dúvidas iniciais, inclusive para analisar se a sua ideia vale um negócio digital.
O Que Faz Uma Agência de Lançamentos?
O trabalho de uma agência de lançamentos funciona como uma consultoria, em que os produtores são assessorados para conseguirem realizar os lançamentos de seus produtos digitais. Basicamente vamos lhe ajudar a tirar as suas ideias do papel e dar vida ao seu produto digital.
Mesmo que você seja uma autoridade na sua área, precisará de ajuda para organizar e saber como utilizar todas as ferramentas de marketing digital disponíveis. Daí inicia-se a atuação da agência de lançamentos, desenvolvendo o planejamento de seu produto digital, para que você saiba desde como produzir os seus conteúdos até a promoção de seu produto em todos os canais digitais.
Entre as atribuições desenvolvidas por uma agência de lançamentos digitais temos as seguintes tarefas, que servem basicamente para posicionamento da marca, o que é essencial para o lançamento de produtos digitais.
- Estudo de mercado.
- Definição de público-alvo.
- Produção de conteúdos.
- Gestão de perfis sociais.
- Gerenciamento de campanhas de anúncios.
- Estratégias de copywriting.
- Nutrição de leads.
- Lançamento do infoproduto.
Apesar de termos a chamada fórmula do lançamento, todos os trabalhos de uma agência de lançamentos digitais são personalizados de acordo com as necessidades ou simplesmente a realidade de cada produtor. Ou seja, cada lançamento digital terá as suas particularidades, que estão completamente relacionadas ao produto digital a ser lançado.
Como Funciona um Lançamento Digital
No início do processo é feito um diagnóstico com todas as informações do produtor e do seu empreendimento.
Entre as questões trabalhadas temos a orientação didática dos materiais e o cadastro na plataforma de distribuição como os principais requisitos para finalizar e tornar o produto digital uma realidade.
Com o seu produto digital pronto, é hora de colocar em prática as estratégias para realizar o seu lançamento digital. Para esta tarefa seguimos três etapas, que na verdade são ciclos, conforme abaixo.
- Aquecimento: serve para preparar e aquecer sua audiência para o lançamento.
- Lançamento: o que chamamos de abertura do carrinho, para que possam adquirir seu produto.
- Pós Lançamento: importante inclusive para se manter na cabeça do público, para quando for realizar novos lançamentos.
Podemos dizer que o funcionamento de um lançamento digital é semelhante ao de um processo de nutrição de leads.
O trabalho de uma agência de lançamentos digitais é justamente alinhar e organizar todas as estratégias, desde criar as campanhas até a mensuração de resultados, passando pela construção de páginas de vendas e outras questões essenciais para um lançamento digital.
Tipos de Lançamentos Digitais
Cada agência trabalhará com uma metodologia e consequentemente com os seus tipos de lançamentos digitais, num tipo de especialidade.
Mas para que se possa entender quais os tipos de lançamentos disponíveis, podemos conferir os tipos de infoprodutos. Cada um terá suas particularidades e consequentemente terá um tipo de lançamento mais adequado. Por exemplo, para lançar um e-book pode-se apenas criar campanhas de anúncios. Já para lançar um curso digital pode ser o caso de fazer diversas lives e outras estratégias mais elaboradas.
Outro ponto essencial para os tipos de lançamentos digitais são as plataformas para distribuição dos produtos. Indicamos que você venda pela Hotmart, por acreditar que atende bem os diversos tipos de lançamentos disponíveis, mas nada impede de analisar outras plataformas e conferir suas características.
Para conhecer e entender melhor sobre quais os tipos de lançamentos digitais disponíveis, e inclusive para ilustrar como cada atendimento é personalizado, entre em contato e solicite informações sobre nossa agência de lançamentos digitais.
Quem Precisa de Uma Agência Digital?
Todo produtor precisa de uma agência digital para lhe prestar suporte. Entre os benefícios temos os mais notórios como focar no conteúdo intelectual e ter alguém para gerenciar o seu marketing; e o impulsionamento de resultados por conta da assessoria de profissionais especializados.
Mesmo quando o produtor é familiarizado com as ferramentas de marketing digital, é importante contar com o suporte de uma agência de lançamentos para ter uma nova visão sobre todo planejamento e as suas estratégias. Por exemplo, mesmo possuindo muitos seguidores, pode ser interessante contratar um influencer ou outro tipo de profissional que possa potencializar suas ações nas redes sociais.
No mercado de produtos digitais temos o chamado marketing de afiliados, que envolve o gerenciamento de afiliados e como os mesmos devem realizar a promoção do seu produto digital, como as comissões e as regras de afiliação, que tentam garantir a qualidade do seu marketing.
Com uma agência de lançamentos digitais, além de definir se irá investir na opção de afiliados, ainda tem a possibilidade de gerenciar todas questões que envolvem um trabalho de qualidade por parte de todos que se afiliarem ao seu produto digital.
Isto deve ser tudo, ou pelo menos o suficiente para que possa entender sobre o funcionamento na prática de uma agência de lançamentos digitais. Esperamos que tenha compreendido melhor sobre o trabalho da Social Ninja, mas além de ficarmos à disposição deixamos a pergunta: o que falta para você lançar o seu produto digital?