Ao criar uma campanha no Google Ads não é possível garantir o sucesso de suas estratégias, mas é possível seguir algumas particularidades que costumam funcionar muito bem ao trabalhar com a ferramenta de anúncios do Google.
Se estiver começando a utilizar a plataforma de anúncios do Google ou se estiver procurando algo que possa fazer para melhorar o desempenho das suas campanhas no Google Ads, confira as dicas listadas pela Social Ninja.
Configurações em Campanhas de Google Ads
Esta primeira parte é simplesmente a mais importante, pois irá determinar todas as características de suas campanhas.
Conheça Seus Concorrentes
Muito provavelmente decidiu fazer sua campanha de Google Ads porque a concorrência está acirrada. Então pesquise as ações de seus concorrentes e veja como encontrar diferenciais para destacar-se. Tenha em mente que conhecer seus concorrentes aumentará sua competitividade dentro de seu segmento.
Saiba Qual o Público-Alvo
Apesar de parecer algo básico, pode não ser tão simples de ser aplicado e muitos se perdem ou simplesmente não sabem como definir um público-alvo ideal.
A qualidade de uma campanha está completamente relacionada com a configuração de sua audiência, onde irá exibir seus anúncios e testar a qualidade de suas ações. E nem sempre irá acertar essas configurações, mas quando está focado no seu público consegue visualizar mais facilmente possíveis erros e o que pode fazer para melhorar suas campanhas.
Estabeleça um Target
Pode parecer brincadeira, mas é extremamente comum encontrar campanhas que não possuem objetivo. Normalmente as agências não se comprometem com metas, realizando apenas a configuração e o gerenciamento da campanha. São aqueles casos em que uma campanha “roda muito bem”, mas simplesmente não converte nada.
Claro que não existem garantias, uma vez que as conversões vão depender de diversos itens em que simplesmente não terá controle. Porém, quando trabalha tendo um target tem uma maneira de mensurar suas ações, sem contar que aumenta a assertividade de todas as suas investidas.
Trabalhe Com Campanhas Por Tipo
É comum trabalharmos com os principais modelos de campanhas simultaneamente, como incluir Pesquisa e Display numa mesma campanha.
Mas quando pensamos em organização, visualização dos dados, otimizações, entre outras questões; trabalhar com diversos modelos numa mesma campanha não é o modo mais indicado. Isto porque no momento de segmentar acaba pensando nos dois tipos e um pode interferir no desempenho do outro, prejudicando a campanha como um todo.
É recomendado sempre aplicar esta organização e criar suas campanhas no Google Ads de acordo com o tipo. Pode acontecer de aumentar os gastos, mas as chances de sucesso são maiores.
Orçamentos em Campanhas de Google Ads
Nem sempre será possível trabalhar com o orçamento que acreditamos ser o ideal. Mas seja como for, precisamos realizar um excelente planejamento para garantir que a verba investida seja utilizada com inteligência. Confira algumas boas práticas no momento de gerenciar os seus orçamentos.
Defina o Orçamento Diário Ideal
É recomendado que o seu orçamento diário seja maior do que o recomendado pela ferramenta. A ideia é estar preparado para gastar um pouco a mais quando estiver apresentando bons resultados.
Para configuração de seus orçamentos, pode fazer isso manualmente, acompanhando em tempo real; ou então pode condicionar para que isto seja feito automaticamente pelo Google Ads.
Comece Com Lances Altos
É normal, especialmente em campanhas de baixo orçamento, que o anunciante tenha certa cautela e comece com lances baixos. O problema é correr o risco de ficar de fora dos melhores leilões, com as melhores oportunidades ou as palavras que são mais interessantes.
É recomendado investir ao máximo, pois em pouco tempo já terá um retorno sobre a qualidade de suas palavras-chave. E com isto é possível modificar e otimizar sua campanha a tempo de garantir seu sucesso.
Palavras-Chave em Grupos de Anúncios
Dizem que nunca é demais a realização de pesquisas de palavras-chave. Mas não basta apenas pesquisar, é fundamental que você saiba como organizar e aplicar estratégias em seus grupos de anúncios, como as dicas que conferimos a seguir.
Pague Mais na Correspondência Exata
Quando utilizar mais de um tipo de correspondência de palavras-chave, e estiver configurando os lances manualmente, dê preferência para pagar mais nas correspondências exatas, pois costumam apresentar melhores resultados e são mais fáceis de mensurar e avaliar posteriormente.
Negative Algumas Palavras-Chave
Mesmo que tenha dificuldades em encontrar palavras-chave para sua campanha, sempre pense nos termos que poderá negativar. Primeiro para evitar gastos desnecessários; e segundo para garantir uma maior qualidade da campanha.
Invista e Capriche Nos Anúncios
Vale a pena aproveitar ao máximo o tempo disponível antes da publicação de duas campanhas. Principalmente porque depois de publicada as alterações são pontuais e não demandam muito tempo. Ou seja, o que puder fazer para caprichar em todos os seus anúncios é interessante.
Use Palavras-Chave no Texto do Anúncio
Quando utiliza palavras-chave em seus anúncios, além de melhorar a qualidade, a palavra-chave aparecerá em destaque na exibição do anúncio, aumentando as chances de atração (cliques).
Teste Diversas Versões de Anúncios
Independente se o anúncio for de texto ou gráfico, crie diversas versões e faça o máximo de testes possível.
Fica apenas a ressalva de que se deve seguir um planejamento para conseguir coletar e principalmente avaliar todos os dados. Por exemplo, se for testar cores em banners faça isso de maneira estruturada para ter um embasamento.
Quando criar novas versões de seus anúncios, faça anotações que possam lhe ajudar no momento de acompanhar e mensurar os resultados posteriormente, o que irá definir quais peças são as melhores.
Inclua Uma Chamada à Ação (CTA) Clara
Sempre inclua algum tipo de CTA como “clique aqui” e tente ser o mais atrativo possível, pois sua campanha depende de conversões e deve incentivar o clique por parte de quem estiver visualizando seus anúncios ou peças.
Seja Criativo e Utilize a Paleta de Cores
De acordo com a identidade visual da sua marca, faça variações de anúncios que tendem a se contrastar com as cores das páginas, que normalmente possuem um fundo branco. É interessante incluir a sua logo, que também pode variar de acordo com as cores de suas peças.
Cuidado Com Duplicações em Suas Campanha
Normalmente ficamos atentos a duplicações mais notáveis como anúncios de uma campanha estarem concorrendo entre si. Mas algumas duplicações são quase imperceptíveis. Por exemplo, mudar uma palavra num anúncio pode fazer (muita) diferença, mas também pode ser quase o mesmo anúncio; ou uma duplicação, por assim dizer.
É importante ficar atento, pois fazer esse tipo de refinamento nas suas campanhas pode garantir uma mensuração com maior qualidade.
Aproveite os Recursos do Google Ads
A própria ferramenta irá indicar algumas otimizações que você pode fazer para melhorar a pontuação ou o desempenho de seus anúncios.
Vale a pena seguir essas recomendações, como adicionar links para páginas, incluir frases de destaque ou um telefone para chamadas; mas evite questões como aumentar lances ou outra questão que tenha configurado conforme o seu planejamento, pois depois não conseguirá voltar ao que era antes (em termos de desempenho) e precisará seguir com as recomendações da ferramenta até o final da campanha.
Monitoramento de Campanhas de Google Ads
Todo projeto possui as suas particularidades e consequentemente os seus indicadores de desempenho, que precisam ser devidamente acompanhados em seus dashboards e relatórios. Confira algumas dicas de como desenvolver estas tarefas.
Aplique o Tracking de Conversões
Ao final de um período deve ser capaz de dizer o que aconteceu e qual foi o desempenho de sua campanha. Para fazer isso é preciso configurar o rastreamento nos seus anúncios e páginas.
Monitore o Desempenho
Nem sempre é preciso ou recomendado que mexa na sua campanha todos os dias, pois se mexer demais pode ficar sem parâmetros sobre o que está dando certo de verdade. Mas é fundamental que acompanhe, diariamente se possível, suas campanhas para evitar surpresas.
Dicas Extras Para Campanhas de Google Ads
Precisamos seguir a filosofia de estar sempre melhorando e aplicando otimizações em nossas campanhas. Confira algumas dicas que apesar de serem extras, são básicas para muitos gestores de tráfego no momento de desenvolver as suas campanhas.
Sempre Utilize Landing Pages
Jamais direcione seus visitantes para uma página comum ou que não está otimizada. Por exemplo, vamos supor que está gerenciando a campanha de uma loja virtual com milhares de produtos. No caso de anúncios mais genéricos, ao invés de direcionar à página inicial (ou uma seção com vários itens), ter uma landing page pode ser bem mais interessante, pois pode colocar itens como formulários de captura e cupons de desconto em maior destaque, aumentando a conversão.
Pense Nos Acessos Por Dispositivos Móveis
É fundamental ter um site compatível com dispositivos móveis. Há muito tempo que este tipo de acesso supera os acessos via desktop. Isto quer dizer que o seu público com certeza irá acessar seu site através de um dispositivo móvel. Portanto, dê a devida prioridade para esses visitantes.
Faça Campanhas de Remarketing
Se chamar a atenção já está difícil, converter está mais ainda. Portanto invista em campanhas de remarketing e em outras técnicas para manter-se na lembrança dos seus clientes em potencial. Inclusive, comparados com outros tipos de campanhas, o remarketing normalmente apresenta melhores resultados.
Fique Atento às Diretrizes do Google
O Google conta com uma série de diretrizes que podem atrapalhar e até enlouquecer a vida de muitos anunciantes. É mais do que frustrante planejar, desenvolver e colocar uma campanha no ar; e a mesma acabar sendo bloqueada.
É fundamental conhecer ao máximo as diretrizes do Google, especialmente se trabalha com produtos mais polêmicos como os de emagrecimento, ou então se trabalha com vendas de produtos com marcas registradas.
Como Mensurar Campanhas de Google Ads
Monitorar e mensurar os resultados de campanhas de Google Ads é essencial para entender o desempenho dos seus anúncios, identificar áreas de melhoria e otimizar seus investimentos em publicidade online.
Configuração do Google Analytics
Antes de iniciar suas campanhas de Google Ads, certifique-se de que o Google Analytics esteja corretamente configurado em seu site. O Google Analytics fornecerá dados valiosos sobre o tráfego do site, o comportamento dos usuários e as conversões, que podem ser usados para avaliar o desempenho das suas campanhas de Google Ads.
Definição de Objetivos de Conversão
Antes de lançar uma campanha, é importante definir objetivos claros de conversão. Por exemplo, pode ter como objetivo a vendas de produtos, geração de leads, inscritos em newsletters, entre outros tipos de metas. Configure esses objetivos no Google Analytics para rastrear as ações dos usuários após clicarem nos seus anúncios.
Acompanhamento de Conversões
Utilize o recurso de acompanhamento de conversões do Google Ads para monitorar as ações dos usuários após clicarem nos seus anúncios. Esse monitoramento apresenta o número de conversões geradas, o custo por conversão, a taxa de conversão e a receita gerada. Analise esses dados para avaliar o desempenho das suas campanhas em relação aos seus objetivos de negócio.
Conferência de Palavras-Chave
Acompanhe o desempenho das suas palavras-chave ao longo do tempo para identificar quais estão gerando mais cliques, conversões e retorno sobre o investimento. Utilize relatórios de palavras-chave no Google Ads e no Google Analytics para identificar termos de pesquisa relevantes e ajustar suas estratégias de lance e segmentação.
Análise de Anúncios
Monitore o desempenho dos seus anúncios para identificar quais estão gerando mais cliques, conversões e engajamento dos usuários. Utilize relatórios de anúncios no Google Ads para identificar tendências e padrões de desempenho e otimizar seus criativos com base nesses insights.
Segmentação e Audiências
Acompanhe o desempenho das suas campanhas por segmentos e audiências para identificar quais estão gerando os melhores resultados. Utilize relatórios de segmentação no Google Ads e no Google Analytics para entender o comportamento dos diferentes grupos de usuários e ajustar suas estratégias de segmentação e personalização.
Teste e Otimização Contínua
Sempre que for possível, realize testes A/B ou multivariados em seus anúncios, palavras-chave e segmentações para identificar quais estratégias geram os melhores resultados. Utilize os dados coletados para ajustar suas campanhas e otimizar continuamente seu desempenho ao longo do tempo.
Relatórios Personalizados
Crie relatórios personalizados no Google Ads e no Google Analytics para acompanhar métricas específicas que são mais relevantes para os seus objetivos de negócio. Isso pode incluir métricas de retorno sobre o investimento, taxa de conversão, custo por aquisição, entre outros.
Ao seguir esses passos e analisar os dados cuidadosamente, você poderá entender melhor o desempenho das suas campanhas e tomar decisões informadas para melhorar seus resultados.
Esperamos que tenha curtido nossa lista de dicas para campanhas no Google Ads. Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros gestores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.