Native Ads: Como Criar Campanhas de Publicidade Nativa

Se já fez o trabalho de listar as principais fontes de tráfego para o seu negócio, com certeza se deparou com algumas das plataformas de native ads e as possibilidades de criar anúncios nativos para o seu empreendimento. Esta é uma prática bastante válida, mas que precisa ser muito bem planejada, principalmente pelo custo para anunciar, que costuma ser mais alto do que outros modelos de anúncios.

Se estiver pensando em sair dos modelos de campanhas tradicionais em redes sociais e portais, vale a pena conferir as principais informações sobre native ads, incluindo nossas dicas de como criar campanhas com publicidades nativas.

O Que é Native Ads?

Native ads são anúncios que se fundem com o conteúdo editorial do site ou plataforma em que são exibidos. Em outras palavras, eles são projetados para se parecerem com o conteúdo ao redor deles, em vez de se destacarem como anúncios tradicionais.

Os anúncios nativos podem aparecer em uma variedade de formatos, incluindo artigos patrocinados, vídeos promocionais, anúncios de busca, postagens em mídias sociais e muito mais. Os anúncios nativos são projetados para serem menos intrusivos e mais atraentes para o público do que anúncios tradicionais.

Os anúncios nativos têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, já que muitos anunciantes perceberam que eles podem ser uma maneira eficaz de alcançar o público-alvo sem serem invasivos. Quando feitas corretamente, as campanhas de native ads podem fornecer valor para o leitor, bem como para o anunciante, resultando em maior engajamento e conversão.

Plataformas de Native Ads

Motivos Para Investir Nas Plataformas de Native Ads

As principais plataformas de native ads oferecem uma série de benefícios para os seus anunciantes, que valem a pena o investimento neste tipo de campanha.

Tamanhos personalizados de anúncios: para que os anúncios possam se fundir com o conteúdos dos sites e redes sociais, as plataformas de native ads oferecem diversos formatos de anúncio; podendo o anunciante desenvolver suas peças ou criativos com alta capacidade de personalização, o que aumenta a capacidade de atração do anúncio.

Favorece o reconhecimento da marca: a possibilidade de ser listado em grandes portais ou redes sociais é um ótimo fator para aumentar o reconhecimento da marca do anunciante, que pode inclusive se posicionar como um provedor de soluções.

Grande capacidade de segmentação: isto não é necessariamente uma novidade, mas as plataformas de native ads permitem que você realize uma série de segmentações em suas campanhas, podendo selecionar as que forem mais interessantes para a sua investida.

Controle de orçamentos: uma vez que determinar quanto deseja investir em suas campanhas de publicidade nativa, as plataformas de native ads permitem que você gerencie seus orçamentos de maneira bem prática.

As plataformas de native ads oferecem uma maneira eficaz e menos intrusiva de alcançar o público-alvo, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas.

Benefícios Dos Anúncios Nativos

As campanhas de Native Ads têm se tornado cada vez mais populares entre os empreendimentos devido a uma série de motivos que destacam a eficácia desse tipo de publicidade.

Para compreender melhor, confira os principais motivos para empreendimentos investirem em campanhas de Native Ads.

Integração Com o Conteúdo

Uma das principais vantagens dos Native Ads é a sua integração com o conteúdo orgânico dos sites e plataformas onde são veiculados. Esses anúncios são projetados para se parecerem com o conteúdo editorial ao redor, tornando-os menos intrusivos e mais atrativos para os usuários.

Melhor Experiência do Usuário

Por serem menos intrusivos e mais relevantes para o contexto do conteúdo em que são exibidos, os Native Ads proporcionam uma melhor experiência do usuário. Isso aumenta a probabilidade de os usuários interagirem com o anúncio e se envolverem com a marca de forma positiva.

Aumento da Consciência da Marca

As campanhas de Native Ads permitem que as marcas alcancem um público mais amplo e diversificado, aumentando a consciência da marca e o reconhecimento do seu nome entre os consumidores. Como esses anúncios são exibidos em contextos relevantes para o público-alvo, eles são mais propensos a serem notados e lembrados.

Maior Engajamento

Devido à sua natureza integrada e contextual, os Native Ads tendem a gerar um maior engajamento por parte dos usuários. Estudos mostram que os Native Ads têm taxas de cliques mais altas e maiores taxas de interação do que outros formatos de publicidade digital.

Adequação em Dispositivos Móveis

Os Native Ads são especialmente eficazes em dispositivos móveis, onde a maioria do consumo de conteúdo digital ocorre atualmente. Por serem visualmente atraentes e se integrarem naturalmente ao formato dos sites e aplicativos, esses anúncios são mais eficazes em capturar a atenção dos usuários em dispositivos móveis.

Segmentação Avançada

As plataformas de Native Ads oferecem opções avançadas de segmentação, permitindo que as marcas atinjam o público-alvo certo com mensagens relevantes. Isso inclui segmentação por idade, gênero, interesses, comportamentos de compra e muito mais, garantindo que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas no momento certo.

Melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Devido ao seu maior engajamento, melhor experiência do usuário e integração com o conteúdo, os Native Ads tendem a oferecer um melhor retorno sobre o investimento em comparação com outros formatos de publicidade digital. Isso se traduz em custos mais baixos por aquisição de clientes e maior eficácia na geração de leads e vendas.

Benefícios Dos Anúncios Nativos

Como já foi dito, os anúncios nativos são projetados para se fundir naturalmente com o conteúdo em torno deles, tornando-os menos importunos e mais atraentes para os usuários, o que significa uma série de benefícios.

Melhora a experiência do usuário: os anúncios nativos são menos intrusivos do que os anúncios tradicionais, pois se integram ao conteúdo editorial, o que melhora a experiência de navegação do usuário.

Maior engajamento: como se fundem com o conteúdo editorial, os anúncios nativos se tornam mais atraentes e relevantes para os usuários, gerando maior engajamento ou interação, o que significa mais cliques e compartilhamentos.

Aumenta a conscientização da marca: os anúncios nativos são mais propensos a serem vistos e lembrados pelo público, o que aumenta as chances de reconhecimento da marca; e como podem conter informações úteis, educando sobre um determinado tópico, os usuários sentem mais confiança na marca e nos produtos ou serviços que ela oferece.

Alcance potencializado: os anúncios nativos podem ser exibidos em uma variedade de plataformas ao mesmo tempo, incluindo mídias sociais, sites de notícias e aplicativos móveis, o que significa que eles têm um potencial de alcance maior do que os anúncios tradicionais.

Melhora o desempenho da campanha: além de poder alcançar um público altamente segmentado, os anúncios nativos geralmente têm uma taxa de cliques mais alta do que os anúncios tradicionais, o que pode melhorar o desempenho da campanha e aumentar o ROI.

Native Ads: Como Criar Campanhas de Publicidade Nativa

Como Criar Uma Campanha de Publicidade Nativa

Na prática, as etapas para criar uma campanha de publicidade nativa são as mesmas de outros tipos de campanhas de marketing digital. E o que muda são as particularidades das plataformas de native ads, como os formatos, as dimensões e outras características que deve utilizar em seus anúncios nativos.

De qualquer forma, confira os passos para criar uma campanha de publicidade nativa numa plataforma de native ads.

  • Defina seus objetivos de marketing: como aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads ou impulsionar as vendas.
  • Identifique o seu público-alvo: liste quais são os interesses, comportamentos de compra e os canais que eles usam para consumir conteúdo.
  • Escolha sua plataforma: escolha a plataforma de native ads que melhor se adapta aos seus objetivos, orçamento e principalmente os tipos de anúncios nativos que pretende utilizar nas campanhas.
  • Crie sua mensagem: de modo que seja relevante para o seu público-alvo e ao mesmo possa se misturar com o conteúdo editorial em que será exibida.
  • Crie uma landing page atraente: é essencial que você crie uma landing page que corresponda à mensagem da sua campanha e leve o público-alvo a realizar uma ação.
  • Defina seus orçamentos: listando todas as suas estratégias de lances e quanto você está disposto a pagar por cada clique ou impressão.
  • Monitore e otimize sua campanha: para que, se necessário, possa melhorar o desempenho e maximizar o retorno do investimento.
  • Acompanhe as métricas de desempenho: como taxa de cliques, taxa de conversão e ROI; para avaliar a eficácia da sua campanha e ajustar sua estratégia, se necessário.

Para criar uma campanha de publicidade nativa eficaz, faça uma pesquisa minuciosa de seu público, garanta que sua mensagem se integre com o conteúdo editorial em que será exibida e faça um monitoramento contínuo. Sempre lembrando que para obter os melhores resultados é preciso fornecer valor para os usuários.

Como Mensurar Campanhas de Native Ads

Mensurar os resultados de campanhas de Native Ads é essencial para avaliar a eficácia da estratégia e tomar decisões informadas para otimizá-la. Confira os passos detalhados e bem explicativos sobre como mensurar os resultados de campanhas de Native Ads.

Defina Objetivos Claros

Antes de começar a mensurar os resultados, é importante definir objetivos claros e mensuráveis para a sua campanha de Native Ads. Por exemplo, pode ser o de aumentar a conscientização da marca, gerar leads qualificados, aumentar as vendas, entre outros objetivos ou metas.

Estabeleça Métricas de Desempenho

Identifique as métricas-chave que serão utilizadas para mensurar o desempenho da campanha. Neste trabalho pode incluir métricas como cliques, impressões, taxa de cliques (CTR), taxa de conversão, custo por aquisição (CPA), retorno sobre o investimento (ROI), entre outros indicadores (KPIs) do marketing digital.

Utilize Plataformas de Análise de Dados

Utilize as ferramentas de análise de dados fornecidas pela plataforma de Native Ads para acompanhar o desempenho da sua campanha em tempo real. Essas ferramentas geralmente fornecem informações detalhadas sobre métricas como impressões, cliques, custo por clique (CPC), entre outros indicadores de desempenho.

Acompanhe o Tráfego do Site

Utilize ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, para acompanhar o tráfego do seu site proveniente da campanha de Native Ads. Faça a análise de métricas como número de visitantes, páginas mais visitadas, tempo médio de sessão, taxa de rejeição, entre outros indicadores importantes para o seu empreendimento.

Analise as Taxas de Conversão

Acompanhe as taxas de conversão para entender quantos visitantes do seu site estão realizando ações desejadas, como preenchimento de formulários, download de conteúdo, assinatura de newsletter, entre outros. Calcule métricas como taxa de conversão, custo por conversão, entre outros.

Meça o Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Avalie o retorno sobre o investimento da sua campanha de Native Ads para entender se ela está gerando um retorno positivo sobre o investimento. Sempre calcule o ROI comparando o valor gerado pela campanha (vendas, leads, etc.) com o custo total da campanha.

Realize Testes A/B

Vale a pena realizar testes A/B para entender o impacto de diferentes elementos da campanha, como títulos, imagens, calls-to-action, entre outros, nas métricas de desempenho. Analise os resultados dos testes para identificar o que funciona melhor e otimizar a campanha com base nesses insights.

Ajuste e Otimize Continuamente

Com base nos dados e nas análises obtidas, ajuste e otimize continuamente a sua campanha de Native Ads para melhorar o desempenho e alcançar os seus objetivos de negócio. Isso pode incluir ajustes na segmentação, criativos, orçamento, entre outros.

Ao seguir esses passos e dedicar tempo para analisar e interpretar os dados, você será capaz de mensurar os resultados das suas campanhas de Native Ads de forma eficaz e tomar decisões informadas para impulsionar o sucesso das suas estratégias de marketing digital.

Campanhas de Publicidade Nativa

Os empreendimentos investem em campanhas de Native Ads devido à sua capacidade de integrar-se de forma natural ao conteúdo, proporcionar uma melhor experiência do usuário, aumentar a consciência da marca, gerar maior engajamento, serem eficazes em dispositivos móveis, oferecer segmentação avançada e proporcionar um melhor retorno sobre o investimento.

Esses fatores combinados tornam os Native Ads uma escolha atraente para as marcas que buscam alcançar e envolver o seu público-alvo de forma eficaz. Porém, mesmo que num primeiro momento pareça ser simples, principalmente pelo fato de que o funcionamento das campanhas de publicidade nativa é basicamente o mesmo de outros modelos de campanhas de marketing digital, não é bem por aí; e uma questão muito importante deve ser ressaltada: os orçamentos das campanhas de native ads.

Os valores para rodar campanhas em plataformas de native ads costumam ser bem mais altos do que os outros tipos de campanhas de marketing digital. Este talvez seja o principal motivo do número de anunciantes ser mais limitado ou selecionado.

Se nunca trabalhou com campanhas de publicidade nativa, vale a pena pesquisar mais informações nas plataformas de native ads, mas esteja preparado para trabalhar com altos orçamentos.

Se estiver se perguntando se vale a pena investir em campanhas de publicidade nativa, a resposta é sim; mas mesmo que tenha verba disponível deve garantir que tenha toda a estrutura para rodar uma campanha quase perfeita e praticamente sem chances de erro.

Possui experiência com campanhas de publicidade nativa? Por favor, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros gestores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Avatar: Léo de Souza

Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer