
O benchmarking normalmente é realizado quando a empresa está para ser criada, mas acontecem casos em que empreendimentos já em funcionamento realizam o benchmarking com a intenção de melhorar algum processo ou mesmo planejamento. Ou seja, de um modo geral podemos dizer que o benchmarking pode ser feito em qualquer tipo de empresa com a intenção de melhorar os seus desempenhos.
O Que é Benchmarking?
Benchmarking é um processo de avaliação de um empreendimento em relação aos seus concorrentes. Sendo que o principal objetivo é listar e adotar os melhores processos para aplicar nas rotinas internas da empresa.
O benchmarking é importante por dar um norte para seu planejamento, ajudando a listar as melhores estratégias para que tenha sucesso com o seu empreendimento. Com isso evita de gastar suas energias com o que provavelmente não dará retorno.
Tipos de Benchmarking
Benchmarking Interno: é quando faz uma avaliação dos seus processos internos. Esse tipo de benchmarking é muito comum quando uma empresa possui diversas filiais e deseja saber os motivos de umas terem o desempenho melhor do que outras.
Benchmarking Funcional: quando uma empresa estuda uma função específica de outras empresas, independente da área de atuação. O objetivo normalmente é aprender sobre outros mercados.
Benchmarking Competitivo: é o processo de comparar estrategicamente sua empresa com outros concorrentes, em relação a algum tipo de métrica ou indicador.
Benchmarking de Cooperação: nesse modelo duas ou mais empresas se juntam para desenvolver o processo de benchmarking. A vantagem desta parceria é o maior número de informações disponíveis.
Benchmarking Genérico: é a observação de outras empresas com processos semelhantes, mas que não produzem necessariamente os mesmos produtos.
Benefícios do Benchmarking
Confira alguns dos benefícios que o benchmarking pode oferecer para o seu empreendimento.
- Descobre tendências de mercado.
- Proporciona uma base de conhecimento.
- Oferece informações dos concorrentes.
- Aumenta as chances de insights sobre os seus processos.
- Indica onde é melhor para investir.
- Incentiva a melhoria constante.
- Reduz a possibilidade de falhas num planejamento.
Como Utilizar na Estratégia de Marketing Digital
- Selecione o tipo de benchmarking a ser realizado.
- Defina quais serão os indicadores analisados.
- Liste 3 concorrentes para analisar.
- Colete e analise as principais informações.
- Identifique quais são as principais oportunidades.
Uma vez que conseguiu listar as oportunidades o próximo passo é aplicar no seu planejamento de marketing digital. Daí tudo vai depender das principais características de seu empreendimento.
Por exemplo, depois de perceber que seus concorrentes gastam muita energia com suporte e respondendo dúvidas; pode decidir por criar um blog que cubra as principais características em relação aos seus produtos e serviços, tirando dúvidas iniciais de seus possíveis clientes.
A mesma ideia pode ser aplicada nas suas campanhas, que vão ser segmentadas de acordo com o comportamento não apenas do mercado, mas do público-alvo em geral.
E então, já utiliza algum tipo de benchmarking no seu planejamento de marketing digital? Se não, o que não falta são motivos não é mesmo? Possui alguma experiência com esse tipo de estratégia? Deixe um comentário para outros leitores da Social Ninja, Agência de Marketing Digital!