
O benchmarking normalmente é realizado quando a empresa está para ser criada, mas acontecem casos em que empreendimentos já em funcionamento realizam o benchmarking com a intenção de melhorar algum processo ou mesmo planejamento. Ou seja, de um modo geral podemos dizer que o benchmarking pode ser feito em qualquer tipo de empresa com a intenção de melhorar os seus desempenhos.
Para entender o funcionamento e saber mais detalhes, vamos conferir como pode aplicar os tipos de benchmarking na sua estratégia de Marketing Digital.
O Que é Benchmarking?
Benchmarking é um processo de avaliação de um empreendimento em relação aos seus concorrentes. Sendo que o principal objetivo é listar e adotar os melhores processos para aplicar nas rotinas internas da empresa.
O benchmarking é importante por dar um norte para seu planejamento, ajudando a listar as melhores estratégias para que tenha sucesso com o seu empreendimento. Desta forma, realizando o trabalho de benchmarking, evita de gastar suas energias com o que provavelmente não dará retorno.
Tipos de Benchmarking
Caso não conheça, confira quais são os cinco tipos de benchmarking e tente avaliar qual o mais interessante para o seu empreendimento.
Benchmarking Interno: é quando faz uma avaliação dos seus processos internos. Esse tipo de benchmarking é muito comum quando uma empresa possui diversas filiais e deseja saber os motivos de umas terem o desempenho melhor do que outras.
Benchmarking Funcional: quando uma empresa estuda uma função específica de outras empresas, independente da área de atuação. O objetivo normalmente é aprender sobre outros mercados.
Benchmarking Competitivo: é o processo de comparar estrategicamente sua empresa com outros concorrentes, em relação a algum tipo de métrica ou indicador.
Benchmarking de Cooperação: nesse modelo duas ou mais empresas se juntam para desenvolver o processo de benchmarking. A vantagem desta parceria é o maior número de informações disponíveis.
Benchmarking Genérico: é a observação de outras empresas com processos semelhantes, mas que não produzem necessariamente os mesmos produtos.
Benefícios do Benchmarking
Confira alguns dos principais benefícios que o trabalho de benchmarking pode oferecer para o seu empreendimento.
- Descobre tendências de mercado.
- Proporciona uma base de conhecimento.
- Oferece informações dos concorrentes.
- Aumenta as chances de insights sobre os seus processos.
- Indica onde é melhor para investir.
- Incentiva a melhoria constante.
- Reduz a possibilidade de falhas num planejamento.
Como Utilizar na Estratégia de Marketing Digital
Para saber como utilizar o benchmarking na sua estratégia de marketing digital, confira os passos que simulam um processo.
- Selecione o tipo de benchmarking a ser realizado.
- Defina quais serão os indicadores analisados.
- Liste 3 concorrentes para analisar.
- Colete e analise as principais informações.
- Identifique quais são as principais oportunidades.
Uma vez que conseguiu listar as oportunidades, o próximo passo é aplicar no seu planejamento de marketing digital. Daí tudo vai depender das principais características de seu empreendimento.
Por exemplo, depois de perceber que seus concorrentes gastam muita energia com suporte e respondendo dúvidas, pode decidir por criar um blog que cubra as principais características em relação aos seus produtos e serviços, tirando dúvidas iniciais de seus possíveis clientes.
A mesma ideia pode ser aplicada nas suas campanhas, que vão ser segmentadas de acordo com o comportamento não apenas do mercado, mas do público-alvo em geral.
E então, já utiliza algum tipo de benchmarking no seu planejamento de marketing digital? Se por acaso possui alguma experiência com esse tipo de estratégia, deixe um comentário para outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.