Marketing Digital

Como Criar Personas (Rápido e Fácil!)

Como Criar Personas (Rápido e Fácil!)

Toda a comunicação de sua empresa deve ser muito bem planejada para que o seu marketing funcione e consiga impactar como pretendido. Sendo que cada segmento terá um estilo ou maneira indicada para produção de seus conteúdos. Enquanto alguns empreendimentos devem realizar publicações mais sérias ou técnicas, outros podem publicar conteúdos mais leves e até mesmo descontraídos.

Não importa em qual segmento seu negócio se encaixa, o importante é produzir materiais que conquistem engajamento dentro de sua audiência. Para esta tarefa uma das melhores práticas é criar personas. Então vamos ver como funciona este trabalho e o que precisa fazer para começar a produzir as suas personas.

O Que é Persona?

Persona é a caracterização de seu cliente ideal. Para desenvolver as suas precisa listar características e principalmente os comportamentos de seus clientes em potencial. Com um ponto muito importante que é o de incluir quais são as principais dores (no sentido de necessidades), de modo que você consiga apresentar a solução.

Como Criar Personas (Rápido e Fácil!)

Qual a Diferença Entre Persona e Público-Alvo?

De modo simples público-alvo é toda a sua audiência, enquanto que a persona é uma representação dessa audiência. Por exemplo, se o seu público for composto por mulheres entre 30 e 40 anos, pode ter várias personas, de diversas idades e características dentro dessa faixa etária. Para ficar claro confira o exemplo a seguir.

Vamos imaginar que você vende um curso digital de inglês para crianças. Nessa situação podemos considerar que pais e filhos compõem o seu público-alvo. Então confira alguns exemplos de personas para entender.

Persona 1

Eduardo, administrador, casado, 2 filhos; acha que o nível do inglês lecionado na escola de seus filhos é muito fraco e procura um curso para complementar o ensino deles; quase não utiliza redes sociais, mas acompanha diversos portais sobre negócios; como lazer gosta de futebol principalmente.

Persona 2

Joana, publicitária, casada, 2 filhos; vai fazer uma viagem internacional e procura um curso de inglês para que seus filhos compreendam mais sobre o idioma e não tenham muitas dificuldades; é extremamente ativa nas redes sociais, publicando e seguindo perfis; como lazer adora happy hour com os amigos, mas não abre mão de passear com a família.

Persona 3

Enzo, estudante, 10 anos; vem passando dificuldades na escola e no relacionamento com os amigos por entender pouco inglês; não é muito ativo nas redes sociais; como lazer gosta principalmente de ficar no celular, baixando aplicativos e jogos.

Motivos Para Criar Suas Personas

Quando segue as características de suas personas sua comunicação fica mais assertiva e aumenta as chances de ter sucesso. No exemplos de personas listados anteriormente, no momento de desenvolver suas ações o primeiro passo seria pensar em qual persona deseja impactar. Desta maneira consegue produzir materiais que seus clientes em potencial se identifiquem e tenham interesse. Dependendo da situação chegam a recomendar o seu produto ou serviço.

Outro motivo interessante para criar personas é quando um projeto é mantido por vários colaboradores, como designers, redatores ou analistas. A documentação das suas personas serve de guia para que todos consigam pensar e produzir materiais relevantes, fazendo com que a estratégia como um todo funcione melhor, sem contar que fica mais fácil gerenciar e identificar o que funciona ou não.

Como Definir e Criar as Suas Personas

Num cenário ideal faria entrevistas com representantes de seu público, definindo o que é relevante. Mas nem sempre terá uma base de clientes, como acontece com negócios que acabaram de ser criados. Nesses casos uma solução é listar as principais características de seu produto ou solução oferecida e tentar mapear quais seriam as suas personas.

De qualquer forma, um dos pontos interessantes é que pode ir modelando as suas personas de modo que chegue nos perfis ideais. Então não precisa se preocupar se não conseguir acertar de primeira. É inclusive normal que não acerte em cheio logo na primeira tentativa.

Já criou as personas para seu empreendimento? Deixe um comentário falando da sua experiência e como isso impacta o seu negócio. Para outras dicas sobre marketing digital continue no Social Ninja.

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