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Quanto Cobrar Para Gerenciar Redes Sociais?

Quanto Cobrar Para Gerenciar Redes Sociais?

É sempre complicado saber qual o valor ideal pelos seus serviços, especialmente quando se trabalha como freelancer. Com um profissional de marketing digital ou social media não seria diferente. Então resolvi perguntar para alguns profissionais que conheço e que são responsáveis pelo gerenciamento de redes sociais de empresas e profissionais liberais, para descobrir se realmente existe uma média ou valor mínimo.

Na pesquisa ficou claro alguns pontos em comum:

  • Todos possuem um valor mínimo que varia de acordo com a sua experiência profissional.
  • Apesar de formalizarem em contrato, nenhum dos entrevistados emite nota fiscal.
  • Quando os clientes solicitam além das publicações que o social media faça o atendimento através dos perfis, este serviço é cobrado a parte.
  • Todos ficam responsáveis pelos textos e criativos, mesmo que contratando um outro profissional (designer) para fazer.

Esta pesquisa para saber quanto os profissionais de social media cobram por seus serviços foi fechada, por assim dizer. O objetivo era pegar o padrão, listando as questões em comum. Ou seja, não vamos colocar nomes e questões mais pessoais, para que a leitura inclusive fique mais simples.

Quanto Cobrar Para Gerenciar Redes Sociais?

Depende do Cliente, Não Tenho Valor Fixo

Mais da metade dos profissionais respondeu desta forma. Faz sentido, pois um projeto ou cliente pode variar bastante em relação a outros. Daí, voltando à questão de valor mínimo, o valor mais baixo foi de R$50 por publicação; chegando a R$120. Depende de quantas atualizações semanais (ou mesmo mensais) o cliente irá necessitar.

Trabalho Apenas Com Pacotes

Para muitos é mais simples trabalhar com pacotes de atualizações ou serviços. A ideia é ser mais prático no momento de apresentar para o cliente (que terá mais chances de entender) e de vender! Sem contar que trabalhando desta forma consegue inclusive se organizar melhor, já que no momento de gerenciar diversas contas fica mais fácil de controlar.

Trabalho Por Hora Contratada

Apenas uma pessoa respondeu assim! Muito provável porque na prática não é interessante para ninguém, nem o cliente e nem o freelancer. Porém, este foi o profissional mais caro de todos!

E Topa Fazer Uma Permuta?

No momento de fazer esta pergunta foi deixado claro que seria somente no caso de o cliente oferecer algo realmente interessante. A maioria disse que sim. Porém, os que responderam que não topariam foi por um motivo bem relevante, de que ao aceitar uma permuta todos vão pensar que só trabalha desta forma ou que pelo menos é uma possibilidade de pagamento. Então acaba sendo complicado administrar.

Como Está o Mercado?

Para completar as perguntas quis saber o que estavam achando do mercado. É bom deixar claro que nenhum deles pretende fazer isso como atividade principal. Todos trabalham em agências, como social media ou não, e realizam este trabalho de gerenciamento de redes sociais como freelancer.

A questão de nenhum ter em mente o gerenciamento de redes sociais como sua atividade principal é simplesmente pelo fato de que trabalhar somente como freelancer é extremamente complicado. Mas fazer freelas não deixa de ser uma opção interessante para fazer uma grana nas horas vagas, além de ser uma excelente maneira de aprender sobre tudo que envolve uma campanha, inclusive o atendimento ao cliente.

Quanto Devo Cobrar Pelo Gerenciamento de Redes Sociais?

A melhor maneira de formatar o seu preço ainda é consultando e pesquisando os valores praticados por outros profissionais. De acordo com o que encontrar formatará seu preço de acordo com sua experiência e conhecimentos. De qualquer forma, sempre evite de baixar demais o seu preço, mesmo que ainda esteja montando seu portfólio, pois quando precisar aumentar terá dificuldades para conquistar clientes e inclusive manter os atuais.

É importante lembrar que os contratos não precisam ser engessados e você pode customizar por cliente. Pode, por exemplo, cobrar por resultados. Enfim, o segredo é ouvir bem o cliente e criar algo que atenda o mesmo da melhor maneira; para que consiga atender sem problemas e principalmente não fique no prejuízo, trabalhando a mais.

Profissional de marketing digital, quanto cobra para gerenciar redes sociais? Deixe um comentário relatando um pouco de sua experiência, pois pode ser útil para outros profissionais que ainda estão perdidos sobre qual o valor ideal a ser cobrado! Continue no Social Ninja para mais conteúdos e dicas para gerenciamento de campanhas.

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