
Uma prática muito comum entre pequenas empresas e jovens empreendedores é a de criar perfis em redes sociais e simplesmente aguardar que o seu público apareça.
Outros criam, postam com alguma regularidade e até divulgam seu conteúdo, mas não mensuram ou não sabem calcular o resultado ou impacto.
As duas situações acima estão incorretas, pois não possuem o principal, que é um plano de social media. É neste planejamento que serão traçados os seus objetivos, quais serão as suas estratégias e os possíveis caminhos para alcançar as suas metas.
Se estiver meio perdido em relação às suas ações de marketing digital, confira algumas dicas para criar sua estratégia de social media.
Diagnóstico e Metas
Depois que definir o que possui e onde deseja chegar, mapeie o seu cenário atual e qual o principal foco para a sua estratégia de trabalho com mídias sociais.
Faça um mapeamento dos seus perfis sociais, suas postagens, seu público e até de seus concorrentes, para que tenha uma ideia exata do seu posicionamento no mercado.
Faça uma análise e tente determinar o seu potencial e onde imagina que conseguirá chegar com suas ações em redes sociais. Sendo que seu potencial deve levar em conta principalmente o que possui de recursos, financeiros e de mão-de-obra.
Com o diagnóstico pronto, saberá em quais canais deverá investir para evitar desperdícios ou gastos desnecessários.
Estratégia de Conteúdo
Uma vez que sabe quais são os seus recursos, defina quais redes sociais irá trabalhar e tente encontrar oportunidades em cada uma delas; lembrando de fazer uma análise de comportamento do seu público em potencial nestas redes para traçar a sua linha editorial.
Liste o que deverá predominar em seus conteúdos e qual mensagem principal que deseja transmitir para sua audiência. Sempre lembrando que a parte visual é fundamental e imprescindível para todas as suas postagens ou ações de mídias sociais.
Tente produzir o máximo de materiais ricos como e-books, infográficos e até vídeos. Nunca é demais lembrar de que sempre deve estar oferecendo conteúdo de qualidade e com uma boa frequência, para manter a audiência engajada.
Crie um Blog
É quase impossível pensar em marketing de conteúdo e não pensar num blog. Existem várias formas de criar o seu, e independente de qual for a sua estratégia, este canal será muito poderoso.
Utilizando um blog você consegue, entre outras coisas, criar uma zona amigável, em que se mostra preocupado em ajudar um determinado público. Isto é legal para lhe ajudar nas abordagens, onde oferece dicas e informações antes de apresentar os seus produtos ou serviços.
Pesquisando e Definindo o Seu Público
Uma vez que conhece quais problemas serão sanados pelo seu produto, o próximo passo é conhecer o seu público.
Realize um bom estudo sobre o comportamento de sua audiência, especialmente as características relacionadas ao consumo. Por exemplo, é comum que certo grupo de pessoas só compre um produto depois de receber boas indicações sobre o mesmo. Este é o tipo de informação importante para sua estratégia de social media.
Com certeza é muito interessante descobrir o máximo sobre comportamental, intelectual e até psicológico de seu público, pois terá mais informações no momento de preparar sua estratégia de conteúdo.
No momento de apresentar seu produto é necessário ser relevante para sua audiência. Ou seja, quando conhece muito bem a sua audiência, seu produto tem mais chances de impactar quem realmente irá comprar de você.
Nunca é demais lembrar que deve construir um relacionamento com sua audiência antes de ficar somente ofertando os seus produtos. Portanto, conhecer seu público é fundamental para desenvolver sua estratégia de social media e não transformar suas postagens num grande varejão de ofertas.
Preparando o Conteúdo
Já possui todas as informações sobre o público e decidiu qual estratégia irá utilizar nas suas campanhas, incluindo as ações em cada uma das redes sociais selecionadas. Agora deve avaliar qual a sua capacidade de produção e de publicação.
Não adianta contar com pessoas para produzir conteúdo se não contar com ninguém para divulgar e vice-versa. Neste momento (junto com a documentação do projeto) é fundamental usar uma planilha de controle de conteúdo e publicações, pois consegue visualizar mais facilmente sua produção.
Keywords e Hashtags
Liste as principais palavras-chave que serão utilizadas na produção de seus conteúdos e tente incluir na identidade visual de seus criativos. Com estas mesmas palavras-chave, crie uma planilha e liste todas que poderão ser utilizadas como hashtags de suas publicações.
Criando um Plano de Social Media
Criar um plano de social media eficaz é fundamental para estabelecer uma presença online consistente e envolvente. Depois de ter conferido as questões principais que envolvem uma estratégia de social media, confira algumas das principais dicas para criar um plano de social media.
Defina os Objetivos e Metas
Comece por estabelecer metas claras e mensuráveis para o seu plano de social media. Isso pode incluir aumentar o engajamento, gerar leads, impulsionar vendas, aumentar o reconhecimento da marca, entre outros.
Conheça Sua Audiência
Entenda quem são seus seguidores e o que os motivam no momento de utilizar as redes sociais. Desta forma, você conseguirá criar conteúdo relevante e direcionado para atender às necessidades e interesses do seu público.
Escolha as Plataformas Certas
Selecione as redes sociais que fazem mais sentido para o seu público e objetivos. Não é necessário estar presente em todas as redes sociais, mas sim nas que são mais relevantes para o seu negócio.
Crie um Calendário Editorial
Desenvolva um calendário com um cronograma que inclua datas de postagens, tipos de conteúdo, temas e horários de publicação. Isto é importante para manter a consistência e a organização das suas postagens.
Desenvolva Conteúdo de Qualidade
Produza conteúdo envolvente, informativo e visualmente atraente. Use imagens de alta qualidade e vídeos quando apropriado. Mantenha o tom e o estilo de comunicação alinhados com a personalidade da sua marca.
Engaje Com Seu Público
Responda aos comentários, mensagens e interações dos seguidores de maneira atenciosa e oportuna. Isso demonstra que você valoriza seu público e constrói relacionamentos. É importante que você mostre a personalidade da sua marca e seja autêntico em suas interações nas redes sociais, pois ajuda a construir a confiança dos seguidores.
Utilize Hashtags Estrategicamente
É fundamental que seu empreendimento use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade das suas postagens. Pesquise quais hashtags são populares no seu nicho e as que estão relacionadas ao seu conteúdo.
Faça Análises e Ajustes
Monitore o desempenho das suas postagens e campanhas. Utilize métricas como alcance, engajamento e conversões para avaliar o sucesso do seu plano de social media. Faça ajustes com base nos resultados.
Planeje Promoções e Campanhas Sazonais
Depois de realizar uma quantidade considerável de postagens e fazer algumas análises, considere a criação de promoções ou campanhas especiais relacionadas a eventos sazonais, feriados ou datas comemorativas que sejam relevantes para o seu público.
Invista em Anúncios Pagos
Para um maior alcance de suas postagens, sempre considere a possibilidade de utilizar publicidade paga nas redes sociais, como anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter, para ampliar seu alcance e atingir públicos-alvo específicos.
Mantenha-se Atualizado
As tendências em social media estão em constante evolução. É fundamental que você realize um monitoramento e esteja atento a novas funcionalidades e tendências nas redes sociais e, quando for necessário, realize ajustes pontuais em seu plano de social media.
Lembre-se de que um plano de social media eficaz leva tempo para ser desenvolvido e requer consistência. É importante estar disposto a adaptar e ajustar sua estratégia à medida que você adquire insights sobre o que funciona melhor para o seu público e seus objetivos.
Mensuração de Resultados
É preciso acompanhar suas métricas regularmente para visualizar a evolução de todas as suas ações. Porém, para conseguir ter uma massa crítica é necessário aguardar um pequeno período ou quantidade de resultados.
Faça pequenas avaliações em que os dados servirão para nutrir todas as informações de um relatório completo. Por exemplo, você pode realizar análises semanais para gerar o seu relatório mensal consolidado.
Faça Testes
Sempre que possível realize testes em suas ações. Títulos, cores e chamadas à ação são alguns exemplos do que se pode testar nas peças de suas campanhas. Realizar testes é muito importante para otimizar suas campanhas e aumentar as chances de sucesso da sua estratégia de social media.
E você, como desenvolve suas estratégias de social media? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe um pouco do seu trabalho.
Para conferir as melhores publicações sobre mídias sociais continue no Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.