Método SMART: Conheça e Aplique em Seu Negócio

Quanto mais organizado, maiores as chances de seu empreendimento ter sucesso. E uma boa estratégia para isso é adotar metodologias, como o método SMART. Se já lançou ou pretende lançar algum projeto confira as principais características desta ferramenta que pode ajudar, e muito, na gestão de seu negócio!

O Que é o Método SMART?

SMART é uma ferramenta que tem por objetivo transformar em alcançáveis as metas de um empreendimento. A ideia é possibilitar a realização de um processo, tornando o mesmo algo factível e de possível execução. Porém, é importante ressaltar que as metas precisam ser substanciais, e que realmente vão ser relevantes para a prosperidade do negócio.

Então confira o que significa SMART.

(S) Específico

Determina-se uma meta específica. Por exemplo, quem, quando onde e porquê? Deixa-se claro qual o objetivo específico daquela meta.

(M) Mensurável

Como as metas precisam ser mensuráveis, todos os progressos são anotados e determinados para que se possa monitorar e avaliar.

(A) Atingível

Para tornar sua meta alcançável quais são os recursos necessários? É preciso listar tudo que será necessário para conquistar o seu objetivo, principalmente o tempo que será gasto!

(R) Relevante

Por mais que a ideia é determinar algo alcançável, é fundamental que seja relevante ou simplesmente que ofereça resultados substanciais para seu negócio.

(T) Temporal

Levando em consideração todas as questões anteriores, o empreendedor determina o prazo oportuno para a meta ser concluída.

Aplicando o Método SMART no Seu Negócio

Uma das principais vantagens do Método SMART é a facilidade para se aplicar em qualquer projeto, independente do tamanho ou importância do mesmo. Isso é interessante, pois pode começar aplicando em projetos pequenos ou mais simples, e depois ir ampliando para outros mais importantes ou fundamentais para seu negócio.

Sente algum tipo de deficiência ou algo que poderia melhorar nas entregas de seus processos, que tal experimentar o método SMART?

Por exemplo, vamos imaginar que esteja pensando em melhorar o site da sua empresa, realizando algumas mudanças. Esse processo pode ser realizado através do método SMART, pois lista bem as tarefas e prazos a serem cumpridos! Vale a pena fazer o teste aplicando as funcionalidades desta ferramenta em seu negócio.

Já conhecia o método SMART? Deixe para outros leitores a sua impressão sobre a ferramenta! Basta escrever um comentário rápido! Para outros conteúdos sobre marketing digital continue no Social Ninja.

Leave A Comment