
Imagine que você foi contratado para fazer a gestão de um projeto em que simplesmente não possui nenhum tipo de conhecimento prévio; sendo que a sua demanda é organizar a estrutura de modo que a empresa conquiste os melhores resultados possíveis. Muito provavelmente se sentirá um pouco perdido no início, não é mesmo?
Para resolver o seu problema e assumir sua tarefa da melhor maneira pode optar por um modelo de gestão conhecido como Top Down ou Bottom Up, em que as características nós vamos conferir nesta publicação.
Vale a pena conhecer o funcionamento da metodologia principalmente porque este modelo pode ser aplicado em praticamente todos os tipos de negócios e ainda pode complementar outras estratégias, como o método SMART que tem funcionalidade parecida.
Como Funciona o Top Down
Numa hierarquia temos o topo, formado pelos líderes; até o fundo, formado pela base dos subordinados. E podemos entender que quem está no topo possui uma prioridade ou importância maior em relação aos outros colaboradores, certo?
O objetivo do Top Down é que você tome decisões ou desenvolva ações de cima para baixo, partindo do topo de uma cadeia até o fundo. Ou seja, numa empresa irá realizar reformulações de acordo com decisões da liderança, até chegar ao fundo, que é formado pelos colaboradores menos estratégicos ou essenciais no processo.
Num time de futebol, seria realizar uma mudança na comissão técnica, sendo que um novo treinador e outros profissionais impactam o time como um todo, e não apenas uma posição ou ocupação no clube.
Como Funciona o Bottom Up
No Bottom Up a tomada de decisões começa pelas seções ou questões menos prioritárias ou de menor impacto na empresa. Na verdade este é o modelo mais tradicional em empresas, em que os colaboradores passam por constantes mudanças enquanto a filosofia e o estilo de gestão são mantidos.
Voltando ao exemplo do time de futebol, no modelo bottom up o fluxo de decisões começaria pelos jogadores; mas veja bem que não significa que os mesmos são quem tomarão as decisões. O que acontece é o fato dos jogadores serem mais valorizados pela comissão técnica, com a intenção de que os mesmos obtenham os melhores desempenhos pessoais possíveis, e possam ajudar o time como um todo.
Top Down x Bottom Up
De modo prático podemos dizer que no top down as decisões são tomadas de modo hierárquico; do tipo manda quem pode, obedece quem tem juízo. Enquanto que no bottom up a empresa está mais aberta ao colaborativo, disposta a ouvir e valorizar mais as particularidades de seus colaboradores. Ou seja, enquanto no top down temos um fluxo vertical, no bottom up temos um fluxo mais horizontal.
Como Escolher Entre Top Down e Bottom Up?
A melhor maneira de escolher entre top down e bottom up para gestão do seu negócio é analisando as vantagens e desvantagens de cada tipo de fluxo.
No top down as tomadas de decisões são mais diretas então, mesmo que o impacto seja considerável, as interferências são baixas e portanto o controle e gerenciamento é bem mais prático, o que aumenta a eficiência operacional do negócio. Porém, quando as decisões são equivocadas, o prejuízo tende a ser maior para a empresa.
Ou seja, para investir numa estratégia top down o gestor deve conhecer muito bem o seu negócio e principalmente a capacidade individual de seus colaboradores.
No bottom up existe uma colaboração maior dos profissionais, o que pode gerar benefícios como um maior comprometimento por parte da equipe. Isto é bem interessante por valorizar o capital humano e aumentar a possibilidade de desenvolver soluções mais inovadoras. E também pode funcionar muito bem na detecção de falhas e na eliminação de conflitos, pois a ideia é ser democrático e dar voz a todos os colaboradores.
Porém, no bottom up irá demandar por mais tempo para cada decisão, além de ser necessário uma organização maior do gestor para conseguir organizar e gerenciar o fluxo de trabalho.
E então, deu para entender sobre top down e bottom up? Caso não tenha se interessado sobre este modelo de gestão, pode avaliar a possibilidade de utilizar outras ferramentas, como a análise SWOT, que lista as forças e ameaças de um projeto e pode ser bem interessante para conduzir o planejamento de seu empreendimento.
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