
Não importa se o seu empreendimento possui muitos anos de atuação, ou se acabou de ser lançado, existem ótimos motivos para você investir num blog; e não é apenas porque os seus concorrentes já possuem um.
Ter um blog aumenta as suas chances de sucesso, pois funciona como uma ferramenta de marketing para promover todos os seus produtos e serviços, além de ser interessante para que seu empreendimento se destaque no mercado. Para que possa compreender, confira os ótimos motivos para incluir um blog entre as estratégias de sua empresa.
Melhora Seu Posicionamento no Google
Uma das vantagens do marketing de conteúdo é a possibilidade de estar sempre com conteúdos atualizados no seu site e principalmente no seu blog. Ao detectar isto, o Google aumenta a relevância de seu domínio e tende a listar suas urls com maior frequência entre os resultados de pesquisas. Sem contar que ao produzir mais conteúdos terá uma visibilidade maior, com mais tópicos que podem ser listados, aumentando suas chances de aparecer entre os resultados das pesquisas.
Num planejamento de SEO desenvolve uma série de estratégias para aumentar a relevância do seu site para termos essenciais para o seu negócio. Desta forma, aumenta as chances de ser listado no Google quando fizerem pesquisas relacionadas aos seus produtos ou serviços.
Fortalecimento de Marca
Um bom exemplo de fortalecimento de marca por conta de manter um blog acontece justamente no aspecto offline. Imagine alguém que está no supermercado e decide comprar um produto por ter tido algum tipo de contato com o mesmo numa publicação em um blog, que pode ser da própria marca ou de terceiros.
Entre as estratégias que pode desenvolver com o seu blog temos a de produzir conteúdos educacionais, voltados para a sua audiência ou seu mercado de atuação. Isto é excelente para fortalecer a sua marca e se posicionar como uma autoridade entre os seus concorrentes. Ou seja, no momento de tomada de decisão, podem optar por sua marca por já terem um conhecimento prévio que aumentou a confiança nos seus produtos ou serviços.
Branding da Sua Marca
Branding é um processo contínuo de criação e promoção de uma marca, em que tem entre os objetivos desenvolver um relacionamento com os seus clientes. E um blog é perfeito para esta tarefa, pois está construindo uma relação com os seus clientes e ainda fazendo o branding da sua marca.
Ferramenta de Inbound Marketing
Inbound Marketing é um tipo de plano focado na atração, conquista e fidelização de seus clientes. Para isto são utilizadas algumas ferramentas de Marketing Digital, como um blog, que serve como uma excelente maneira de despertar o interesse de seu público-alvo.
Além de poder se posicionar e até mesmo evangelizar clientes, pode utilizar o seu blog como um canal para geração de leads, que é uma excelente estratégia para desenvolver um relacionamento com os seus prospects ou possíveis clientes.
Disponibilizar materiais ricos para download em seu blog, como e-books e planilhas, são algumas das táticas que você pode investir entre as diversas estratégias de Inbound Marketing em que pode investir com o seu blog.
Impulsiona as Vendas
Sabe aquela história de quem não é visto não é lembrado que tanto utilizam quando fazem referência às boas práticas de networking? Seu blog pode funcionar da mesma maneira, o que será excelente para impulsionar as suas vendas.
Com um blog pode se manter na lembrança das pessoas e ainda conta com uma excelente ferramenta para desenvolver o relacionamento com seus clientes. Junto com uma boa estratégia de e-mail marketing consegue um excelente canal de vendas. E com um detalhe importante, gastando bem menos do que em outros canais de vendas. Lembrando que o seu blog irá trabalhar 24 horas todos os dias do ano.
Baixo Custo de Manutenção
É necessário um planejamento para a criação de um blog, mas no que envolve as questões de custo financeiro e manutenção é que está a boa notícia; pois se possui um site o mesmo provavelmente já está pronto para ter um blog ou simplesmente um espaço para publicação de conteúdos (atualizações).
No caso de já utilizar o WordPress, a plataforma é desenvolvida justamente para o gerenciamento de conteúdos e manter blogs. Então basta apenas realizar as devidas adaptações para que seus usuários e o próprio Google encontrem e naveguem pelo seu blog. Ou seja, não terá custos adicionais de manutenção e precisará investir apenas na produção de conteúdos.
Criando o Seu Blog
O ideal é que desenvolva as estratégias do seu blog, como os tipos de publicações e outros detalhes, junto com o seu planejamento de marketing digital; mas não quer dizer que não possa fazer posteriormente, com o seu site já pronto.
O importante é que no momento de definir as possíveis ações que serão desenvolvidas e aplicadas fique bem claro os objetivos do seu projeto, com metas alcançáveis e muito bem determinadas. Por exemplo, no caso de desenvolver o seu blog com a intenção de gerar leads deve estar preparado e desenvolver toda uma estratégia de comunicação de nutrição das suas listas de e-mails.
Outro ponto fundamental é a produção de um planejamento sobre as publicações, incluindo um calendário editorial e os tipos de pautas que serão abordadas nos seus conteúdos, de modo que alcance o máximo de visibilidade através de seu blog.
Como tem funcionado a sua estratégia de marketing de conteúdo? Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.