Fontes de Tráfego Para Negócios

Para iniciar este guia sobre fontes de tráfego é preciso fazer um alinhamento sobre o que é tráfego. Entenda por tráfego algo constante e mensurável. Portanto, nem sempre um link para seu site será uma fonte de tráfego, apenas um backlink, que é interessante e indiretamente pode aumentar suas visitas, uma vez que ganhou uma indicação. Mas para ser considerado uma fonte de tráfego é preciso realmente direcionar visitantes.

Para que possa entender, vamos supor que conseguiu um backlink através de um guest post para algum blog. Se depois de publicado seu post não ficar bem posicionado nos buscadores ou o blog não possuir um bom número de visitantes, você não receberá tráfego de verdade através daquele conteúdo. No máximo receberá algumas visitas aleatórias e que nem sempre terão qualidade para você. Então é mais realista e produtivo encarar este guest post apenas como um backlink.

Qual a Melhor Fonte de Tráfego?

Independente das principais características que envolvem a qualidade de um link, a melhor fonte de tráfego é onde o seu público está. Sendo que algumas fontes de tráfego são promissoras, mas só terão qualidade se direcionarem quem faz parte do seu público-alvo.

Quando foca na qualidade das fontes de tráfego é mais simples interpretar quais são os canais que são realmente relevantes para o seu negócio, apresentando os melhores benefícios.

Então vamos conferir quais são as principais fontes de tráfego para negócios digitais, para que você possa mapear todas as possibilidades e desenvolver seu planejamento de gestão de tráfego.

Fontes de Tráfego Para Negócios

Fontes de Tráfego Pago

Facebook Ads [redes sociais]

Fontes: Anúncios, Native Ads, Remarketing, Instagram Ads.

O Facebook é uma das fontes de tráfego preferidas por empreendedores. Os números da rede social justificam o investimento. É um dos sites mais visitados no Brasil e já bateu a marca de 1 bilhão de visitantes num único dia no mundo. Se pelo menos parte de seu público não estiver no Facebook pode ser o caso até de se preocupar.

Mas não é só pelo público que o Facebook atrai anunciantes. Os tipos de anúncios, a possibilidade de remarketing, as opções de Native Ads, além da segmentação são alguns dos diferenciais da plataforma.

Google Ads [ferramentas de busca]

Fontes: Anúncios, Remarketing, Shopping, YouTube.

Vem perdendo seu posto principalmente porque a concorrência (ou leilão) que acontece na ferramenta tem feito o custo por clique ficar muito alto. É preciso estudar bem para configurar uma campanha de baixo custo e que gere resultados.

A ferramenta é completa e conta com muitas opções, mas é preciso ser criativo e saber explorar as melhores oportunidades, como as opções de remarketing e campanhas para rede display, que podem ser muito interessantes para atrair seu público em momentos oportunos.

Independente do segmento de seu negócio, pode aumentar o alcance de suas ações com os modelos de campanha disponíveis no Google Ads.

E-mail Marketing [newsletter]

Em termos de importância este tipo de acesso é com certeza o primeiro lugar como fonte de tráfego. Quem vende online sabe que uma lista de e-mails pode ser o principal ativo de um negócio. Porém, exige muito planejamento para conseguir que o destinatário abra o e-mail e ainda clique no link para acessar o seu site.

Conteúdo Adulto [sites]

Se retirar redes sociais, portais e grandes marcas (que anunciam em TV o tempo todo), os sites mais acessados com certeza serão os de entretenimento adulto.

No caso de possuir algum produto ou serviço voltado para o público adulto, o empreendedor deve considerar as oportunidades de anunciar em sites deste nicho, pois a possibilidade de atingir seu público, sejam homens ou mulheres, é gigante.

Bing Ads [ferramentas de busca]

O Bing Ads não consegue decolar em termos de popularidade, mas é com certeza uma boa opção para campanhas de links patrocinados. Como fonte de tráfego é interessante para testar novas possibilidades de ferramentas e de nichos.

Twitter Ads [redes sociais]

Para não ter dúvidas do potencial do Twitter basta acompanhar os trendings em dias de eventos especiais, com transmissões ao vivo. Se este tipo de audiência lhe interessar, vale a pena investir.

LinkedIn Ads [redes sociais]

Se o seu público estiver aqui, em especial se o seu negócio for B2B, o tráfego gerado pelo LinkedIn pode ser bastante qualificado. Mas vale ressaltar que as campanhas no LinkedIn costumam exigir um investimento mais alto (quando comparado com outras redes sociais).

Taboola [sites]

Desde que surgiu como novidade que o Taboola caiu nas graças dos profissionais especialistas em comprar tráfego. Seu diferencial está na possibilidade de divulgar o seu conteúdo em sites de alta qualidade.

Só não está mais acima na lista por ainda não ser uma fonte de tráfego tão acessível. De qualquer forma, possui grande potencial e é interessante buscar informações sobre os modelos de campanhas.

Outbrain [sites]

Outbrain é outra plataforma de recomendação de conteúdo que também vem sendo bastante utilizada por quem precisa de muito tráfego. Com certeza já viu postagens da Outbrain sendo recomendadas no final de algum conteúdo.

Portais [sites]

A qualidade sempre vai ser discutível, mas com certeza conseguirá gerar tráfego num volume interessante anunciando em portais. Procure oportunidades para ser anunciante em programas de links patrocinados, a opção mais simples nestes casos.

Agregadores de Conteúdo [sites]

Os agregadores de conteúdo começaram a gerar tanto tráfego que passaram a cobrar para garantir a publicação dos links enviados. A qualidade é altamente discutível, principalmente se deseja vender, mas com certeza é uma opção para conseguir gerar tráfego.

Fontes de Tráfego Orgânico

Google [ferramentas de busca]

Fontes: Pesquisas, Imagens, Locais.

Jamais deixe de otimizar as páginas do seu site, pois depender de verba para ter acessos pode acabar sendo um problema. Faça o trabalho de SEO e busque sempre as primeiras posições no Google para os resultados orgânicos.

Facebook [redes sociais]

Fontes: Fan Pages, Grupos.

Se for criativo e constante consegue gerar tráfego a partir de sua fan page, mesmo com o alcance das publicações ficando cada vez menor. Muitos empreendedores estão apostando nos grupos, que numa estratégia bem feita pode gerar tráfego para o seu negócio digital.

YouTube [vídeos]

Mesmo que seu produto não possua um apelo visual para vender, vale muito a pena ter um canal para publicar vídeos e fazer testes de geração de tráfego. Porém, é preciso saber como otimizar os seus vídeos no YouTube, para atrair visitantes e principalmente gerar tráfego.

Twitter [redes sociais]

Se souber o momento de publicar e as hashtags certas o Twitter pode lhe render tráfego.

Instagram [redes sociais]

O que faz do Instagram uma rede social interessante é o seu poder de engajamento, que é o maior entre todas as redes sociais. E principalmente por conta de seu engajamento, é possível gerar tráfego gratuito com o Instagram.

Bing [ferramentas de busca]

Pode não conseguir tráfego em grande quantidade, mas consegue com frequência. O segredo é acompanhar o seu posicionamento nas principais pesquisas relacionadas ao seu negócio e tentar melhorar, otimizando suas páginas.

Pinterest [redes sociais]

Esta é uma rede social que não é tão popular, mas pode te surpreender pela geração de tráfego. Inclusive encontra tutoriais de como direcionar visitantes do Pinterest.

LinkedIn [redes sociais]

É difícil, mas com publicações relevantes consegue gerar tráfego através do LinkedIn.

Fontes de Tráfego Alternativas

As próximas fontes de tráfego servem antes de tudo para conhecimento e para que tenha opções de agregar mais valor ao seu negócio digital. E como algumas são gratuitas, não existem motivos para não avaliar, principalmente depois de ter investido nas fontes de tráfego mais populares, e estiver em busca de outras possibilidades e oportunidades.

Mesmo com o objetivo de oferecer ideias a lista é bastante realista. Por exemplo, a Wikipedia que alguns sites insistem em listar como uma “excelente fonte de tráfego” não é listada, pois com certeza é inviável para a quase totalidade dos negócios. Já que o número de empreendimentos com potencial para serem mencionados numa enciclopédia é praticamente zero.

E para ser relevante, sites como diretórios e pequenas ferramentas de busca também foram cortados da lista, pois dificilmente irão gerar tráfego. Quem já trabalhou com link building sabe que se foi fácil conseguir um link provavelmente ele não é bom.

Então confira algumas fontes de tráfego alternativas.

Podcast [sites]

Se imaginar que o custo para produzir um podcast é alto, pode achar inviável esta ideia. Mas se pensar na facilidade para transformar aquele seu webinar que está no YouTube em MP3, enxerga as possibilidades de conseguir tráfego oferecendo o download de episódios em seu site.

Publieditorial [sites]

Essa modalidade de guest post pode ser interessante. Uma vez que está pagando pode negociar e ter garantias de tráfego e até mesmo de que o post ficará bem posicionado. Se não for garantido que irá receber visitas, é recomendado repensar se realmente vale a pena pagar.

Slideshare [sites]

Já imaginou subir aquele e-book (PDF) que você criou como isca e ranquear bem, se posicionando entre os primeiros resultados do Google? Com o Slideshare isto é possível, e se a estratégia for bem feita consegue gerar tráfego.

Comentários e Respostas [blogs e fóruns]

Se tiver certeza que seu site tem as respostas para alguns públicos, pode aplicar a estratégia de comentar em blogs e fóruns de nichos.

Mas veja bem, se tem as respostas porque não desenvolve o seu próprio fórum de perguntas e respostas? É trabalhoso, mas se consegue gerar uma boa quantidade tráfego pode valer o investimento.

Em quais destas fontes de tráfego investe para seu negócio digital? Utiliza alguma fonte de tráfego que não listamos aqui? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros gestores de tráfego que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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