Fontes de Tráfego Para Negócios

Para iniciar este guia sobre fontes de tráfego é preciso fazer um alinhamento sobre o que é tráfego. Entenda por tráfego algo constante e mensurável. Portanto, nem sempre um link para seu site será uma fonte de tráfego, apenas um backlink, que é interessante e indiretamente pode aumentar suas visitas, uma vez que ganhou uma indicação. Mas para ser considerado uma fonte de tráfego é preciso realmente direcionar visitantes.

Para que possa entender, vamos supor que conseguiu um backlink através de um guest post para algum blog. Se depois de publicado seu post não ficar bem posicionado nos buscadores ou o blog não possuir um bom número de visitantes, você não receberá tráfego de verdade através daquele conteúdo. No máximo receberá algumas visitas aleatórias e que nem sempre terão qualidade para você. Então é mais realista e produtivo encarar este guest post apenas como um backlink.

Qual a Melhor Fonte de Tráfego?

Independente das principais características que envolvem a qualidade de um link, a melhor fonte de tráfego é onde o seu público está. Sendo que algumas fontes de tráfego são promissoras, mas só terão qualidade se direcionarem quem faz parte do seu público-alvo.

Quando foca na qualidade das fontes de tráfego é mais simples interpretar quais são os canais que são realmente relevantes para o seu negócio, apresentando os melhores benefícios.

Então vamos conferir quais são as principais fontes de tráfego para negócios digitais, para que você possa mapear todas as possibilidades e desenvolver seu planejamento de gestão de tráfego; além de poder definir o que é tráfego de qualidade para o seu negócio.

O Que Seria Uma Fonte de Tráfego Qualificado?

Uma fonte de tráfego qualificado refere-se a um canal de onde vêm visitantes para o seu site ou plataforma que têm maior probabilidade de se converter em clientes ou realizar a ação desejada.

Esse tipo de tráfego é altamente relevante para o seu negócio, pois representa pessoas que têm interesse genuíno no que você oferece e estão mais propensas a se envolver com o seu conteúdo, produtos ou serviços.

Existem várias maneiras de obter tráfego qualificado, e elas podem variar dependendo do seu nicho de mercado, estratégias de marketing e público-alvo.

Uma fonte de tráfego qualificado pode ser obtida por meio de diversas estratégias, como otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, publicidade paga, redes sociais, e-mail marketing, entre outras opções de canais digitais.

Por exemplo, se você vende produtos relacionados à saúde e bem-estar, uma fonte de tráfego qualificado pode ser alcançada através de estratégias de SEO, onde seu site é otimizado para palavras-chave relevantes no seu nicho, como “dicas para uma vida saudável” ou “exercícios para emagrecer”. Dessa forma, as pessoas que pesquisam por esses termos e encontram o seu site têm um interesse prévio no assunto e são mais propensas a se envolver com o seu conteúdo ou comprar os seus produtos.

Como acontece com a otimização para mecanismos de busca (SEO), o marketing de conteúdo, como a criação de artigos informativos sobre temas relacionados à saúde e bem-estar, pode atrair tráfego qualificado por meio de compartilhamento nas redes sociais e recomendações boca a boca.

Da mesma forma, estratégias de publicidade paga, como anúncios no Google Ads ou em redes sociais como o Facebook e o Instagram, podem ser utilizadas para direcionar tráfego qualificado para o seu site. Por meio de segmentação precisa, é possível alcançar pessoas que têm interesse nos seus produtos ou serviços, aumentando as chances de conversão.

Além disso, o e-mail marketing é uma excelente maneira de manter o contato com leads qualificados e clientes em potencial, fornecendo conteúdo relevante e personalizado e incentivando-os a retornar ao seu site e realizar compras.

Fontes de Tráfego Para Negócios

Fontes de Tráfego Pago

Facebook Ads [redes sociais]

Fontes: Anúncios, Native Ads, Remarketing, Instagram Ads.

Facebook Ads é uma poderosa fonte de tráfego para o seu negócio digital. Com essa plataforma de publicidade, você pode criar anúncios altamente segmentados para alcançar o seu público-alvo ideal no Facebook e no Instagram.

Através de uma variedade de opções de segmentação, como idade, gênero, interesses, comportamentos e localização geográfica, você pode direcionar seus anúncios para pessoas que têm maior probabilidade de se interessarem pelo seu produto ou serviço.

Além disso, o Facebook oferece diversas opções de formatos de anúncios, como imagem, vídeo, carrossel, Native Ads, remarketing, entre outros, para você escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Com a capacidade de acompanhar o desempenho dos seus anúncios em tempo real e ajustar suas campanhas conforme necessário, o Facebook Ads é uma ferramenta indispensável para aumentar o tráfego qualificado para o seu site e impulsionar as suas vendas.

Google Ads [ferramentas de busca]

Fontes: Anúncios, Remarketing, Shopping, YouTube.

Google Ads é uma ferramenta essencial para impulsionar o tráfego qualificado para o seu site de forma rápida e eficaz. Em campanhas de Google Ads, você pode criar anúncios altamente segmentados que são exibidos nos resultados de pesquisa do Google e em sites parceiros da rede de display.

Através de palavras-chave relevantes para o seu negócio, você pode alcançar pessoas que estão ativamente procurando por produtos ou serviços como os seus. Além disso, o Google Ads oferece opções avançadas de segmentação, como localização geográfica, idioma, dispositivo, e horário do dia, para você direcionar seus anúncios para o público certo no momento certo.

Com o acompanhamento detalhado do desempenho dos seus anúncios e a capacidade de ajustar suas campanhas em tempo real, o Google Ads é uma fonte de tráfego altamente eficaz para aumentar a visibilidade da sua marca, gerar leads e impulsionar as suas vendas.

E-mail Marketing [newsletter]

Em termos de importância este tipo de acesso é com certeza o primeiro lugar como fonte de tráfego. Quem vende online sabe que uma lista de e-mails pode ser o principal ativo de um negócio. Porém, exige muito planejamento para conseguir que o destinatário abra o e-mail e ainda clique no link para acessar o seu site.

Conteúdo Adulto [sites]

Se retirar redes sociais, portais e grandes marcas (que anunciam em TV o tempo todo), os sites mais acessados com certeza serão os de entretenimento adulto.

No caso de possuir algum produto ou serviço voltado para o público adulto, o empreendedor deve considerar as oportunidades de anunciar em sites deste nicho, pois a possibilidade de atingir seu público, sejam homens ou mulheres, é gigante.

Bing Ads [ferramentas de busca]

O Bing Ads não consegue decolar em termos de popularidade, mas é com certeza uma boa opção para campanhas de links patrocinados. Como fonte de tráfego é interessante para testar novas possibilidades de ferramentas e de nichos.

Twitter Ads [redes sociais]

Para não ter dúvidas do potencial do Twitter basta acompanhar os trendings em dias de eventos especiais, com transmissões ao vivo. Se este tipo de audiência lhe interessar, vale a pena investir.

LinkedIn Ads [redes sociais]

Se o seu público estiver aqui, em especial se o seu negócio for B2B, o tráfego gerado pelo LinkedIn pode ser bastante qualificado. Mas vale ressaltar que as campanhas no LinkedIn costumam exigir um investimento mais alto (quando comparado com outras redes sociais).

Taboola [sites]

Desde que surgiu como novidade que o Taboola caiu nas graças dos profissionais especialistas em comprar tráfego. Seu diferencial está na possibilidade de divulgar o seu conteúdo em sites de alta qualidade.

Só não está mais acima na lista por ainda não ser uma fonte de tráfego tão acessível. De qualquer forma, possui grande potencial e é interessante buscar informações sobre os modelos de campanhas.

Outbrain [sites]

Outbrain é outra plataforma de recomendação de conteúdo que também vem sendo bastante utilizada por quem precisa de muito tráfego. Com certeza já viu postagens da Outbrain sendo recomendadas no final de algum conteúdo.

Portais [sites]

A qualidade sempre vai ser discutível, mas com certeza conseguirá gerar tráfego num volume interessante anunciando em portais. Procure oportunidades para ser anunciante em programas de links patrocinados, a opção mais simples nestes casos.

Agregadores de Conteúdo [sites]

Os agregadores de conteúdo começaram a gerar tanto tráfego que passaram a cobrar para garantir a publicação dos links enviados. A qualidade é altamente discutível, principalmente se deseja vender, mas com certeza é uma opção para conseguir gerar tráfego.

Fontes de Tráfego Orgânico

Google [ferramentas de busca]

Fontes: Pesquisas, Imagens, Locais.

Jamais deixe de otimizar as páginas do seu site, pois depender de verba para ter acessos pode acabar sendo um problema. Faça o trabalho de SEO e busque sempre as primeiras posições no Google para os resultados orgânicos.

Facebook [redes sociais]

Fontes: Fan Pages, Grupos.

Se for criativo e constante consegue gerar tráfego a partir de sua fan page, mesmo com o alcance das publicações ficando cada vez menor. Muitos empreendedores estão apostando nos grupos, que numa estratégia bem feita pode gerar tráfego para o seu negócio digital.

YouTube [vídeos]

O YouTube é uma poderosa fonte de tráfego orgânico para o seu negócio. Ao criar e compartilhar vídeos relevantes e atrativos relacionados ao seu nicho de mercado, você pode atrair um público qualificado que está interessado no que você tem a oferecer.

O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo, e as pessoas frequentemente utilizam a plataforma para pesquisar por tutoriais, análises de produtos, dicas e entretenimento.

Ao otimizar os seus vídeos no YouTube; com títulos, descrições e tags relevantes, você aumenta a visibilidade do seu conteúdo e melhora suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa do YouTube e do Google.

Além disso, o YouTube oferece a oportunidade de construir uma comunidade engajada através de comentários, likes e compartilhamentos, o que pode impulsionar ainda mais o tráfego para o seu site.

Integrando links nos seus vídeos e na descrição, você pode direcionar os espectadores para o seu site, aumentando o tráfego orgânico e a chance de conversões.

Twitter [redes sociais]

Se souber o momento de publicar e as hashtags certas o Twitter pode lhe render tráfego.

Instagram [redes sociais]

O que faz do Instagram uma rede social interessante é o seu poder de engajamento, que é o maior entre todas as redes sociais. E principalmente por conta de seu engajamento, é possível gerar tráfego gratuito com o Instagram.

Bing [ferramentas de busca]

Pode não conseguir tráfego em grande quantidade, mas consegue com frequência. O segredo é acompanhar o seu posicionamento nas principais pesquisas relacionadas ao seu negócio e tentar melhorar, otimizando suas páginas.

Pinterest [redes sociais]

Esta é uma rede social que não é tão popular, mas pode te surpreender pela geração de tráfego. Inclusive encontra tutoriais de como direcionar visitantes do Pinterest.

LinkedIn [redes sociais]

É difícil, mas com publicações relevantes consegue gerar tráfego através do LinkedIn.

Fontes de Tráfego Alternativas

As próximas fontes de tráfego servem antes de tudo para conhecimento e para que tenha opções de agregar mais valor ao seu negócio digital. E como algumas são gratuitas, não existem motivos para não avaliar, principalmente depois de ter investido nas fontes de tráfego mais populares, e estiver em busca de outras possibilidades e oportunidades.

Mesmo com o objetivo de oferecer ideias a lista é bastante realista. Por exemplo, a Wikipedia que alguns sites insistem em listar como uma “excelente fonte de tráfego” não é listada, pois com certeza é inviável para a quase totalidade dos negócios. Já que o número de empreendimentos com potencial para serem mencionados numa enciclopédia é praticamente zero.

E para ser relevante, sites como diretórios e pequenas ferramentas de busca também foram cortados da lista, pois dificilmente irão gerar tráfego. Quem já trabalhou com link building sabe que se foi fácil conseguir um link provavelmente ele não é bom.

Então confira algumas fontes de tráfego alternativas.

Podcast [sites]

Se imaginar que o custo para produzir um podcast é alto, pode achar inviável esta ideia. Mas se pensar na facilidade para transformar aquele seu webinar que está no YouTube em MP3, enxerga as possibilidades de conseguir tráfego oferecendo o download de episódios em seu site.

Publieditorial [sites]

Essa modalidade de guest post pode ser interessante. Uma vez que está pagando pode negociar e ter garantias de tráfego e até mesmo de que o post ficará bem posicionado. Se não for garantido que irá receber visitas, é recomendado repensar se realmente vale a pena pagar.

Slideshare [sites]

Já imaginou subir aquele e-book (PDF) que você criou como isca e ranquear bem, se posicionando entre os primeiros resultados do Google? Com o Slideshare isto é possível, e se a estratégia for bem feita consegue gerar tráfego.

Comentários e Respostas [blogs e fóruns]

Se tiver certeza que seu site tem as respostas para alguns públicos, pode aplicar a estratégia de comentar em blogs e fóruns de nichos.

Mas veja bem, se tem as respostas porque não desenvolve o seu próprio fórum de perguntas e respostas? É trabalhoso, mas se consegue gerar uma boa quantidade tráfego pode valer o investimento.

Dicas Para Atrair Tráfego Qualificado

Como já foi abordado no início, atrair tráfego qualificado para o seu site é essencial para o sucesso do seu negócio digital. Para desenvolver o seu plano de ação, confira algumas dicas detalhadas e bem explicativas para ajudá-lo a atrair tráfego qualificado.

Conheça o Seu Público-Alvo

Antes de tudo, é fundamental entender quem é o seu público-alvo e questões como as características demográficas, interesses, necessidades e comportamentos de compra. Quanto mais você conhecer o seu público, mais eficaz será a sua estratégia para atrair tráfego qualificado.

Produza Conteúdo de Qualidade

Crie conteúdo relevante, informativo e de alta qualidade que responda às perguntas e necessidades do seu público-alvo. Entre as estratégias pode desenvolver artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo.

Otimização Para Mecanismos de Busca (SEO)

Utilize técnicas de SEO para otimizar o seu site e o seu conteúdo para os motores de busca, como o Google. Neste processo é preciso realizar pesquisas de palavras-chave, otimização de títulos, descrições e tags, criação de conteúdo de alta qualidade e relevância, entre outras práticas.

Marketing de Conteúdo

Invista em marketing de conteúdo para atrair tráfego qualificado de forma orgânica. No seu planejamento deve incluir a criação e promoção de conteúdo valioso e relevante para o seu público-alvo por meio de blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais.

Utilize as Redes Sociais

Aproveite o poder das redes sociais para promover o seu conteúdo e atrair tráfego qualificado. Identifique as plataformas onde o seu público-alvo está presente e compartilhe conteúdo relevante e engajador regularmente.´

Publicidade Paga

Utilize estratégias de publicidade paga, como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outras plataformas de publicidade, para segmentar o seu público-alvo e direcionar tráfego qualificado para o seu site. Essas plataformas oferecem opções avançadas de segmentação que permitem alcançar as pessoas certas com os seus anúncios.

Parcerias e Colaborações

Estabeleça parcerias com influenciadores, outros sites e empresas do seu nicho de mercado para ampliar o alcance do seu conteúdo e atrair tráfego qualificado de fontes confiáveis e relevantes.

Ofereça Incentivos e Recompensas

Crie ofertas especiais, descontos ou conteúdo exclusivo para atrair e engajar o seu público-alvo. Isso pode incentivar as pessoas a visitarem o seu site e se tornarem clientes.

Uma vez que já conhece as fontes de tráfego, ao implementar essas dicas de forma estratégica e consistente, você poderá atrair tráfego qualificado para o seu site e aumentar as suas chances de sucesso no mundo digital.

E então, em quais destas fontes de tráfego investe para seu negócio digital? Utiliza alguma fonte de tráfego que não listamos aqui? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros gestores de tráfego que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Avatar: Léo de Souza

Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer

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