Como Fazer Seu Marketing de Conteúdo Ser Épico!

Como Fazer Seu Marketing de Conteúdo Ser Épico!

Quando começamos a estudar sobre marketing de conteúdo sempre surge a palavra épico, que faz referência aos conteúdos que são realmente acima da média. São publicações e materiais tão bem produzidos que se tornam relevantes, ganhando destaque em compartilhamentos ou downloads. E este deve ser o seu objetivo quando produzir todos os conteúdos de seu projeto.

Claro que não tem como produzir somente conteúdos épicos, já que algumas publicações precisam ser objetivas (curtas) e outras simplesmente não possuem tópicos ou assuntos que podem ser listados. Porém, é possível desenvolver um planejamento de marketing de conteúdo para que seu projeto seja épico como um todo, apresentando qualidade em todas as suas publicações. É isso que vamos ver!

Como Funciona o Marketing de Conteúdo?

Antes de qualquer coisa é importante entender o que o marketing de conteúdo pode fazer por sua empresa. Trata-se de uma estratégia que tem por objetivo produzir conteúdos (ou materiais) que sejam relevantes para o seu público, com a intenção de atrair e conquistar clientes. Por exemplo, pode criar um blog voltado para as pessoas que se interessam pelo seu segmento de atuação. Daí realiza publicações e produz materiais que sejam de interesse geral do seu público. Imaginando que possui um negócio na área de estética, pode criar um blog para realizar publicações com dicas de beleza, por exemplo.

Este tipo de estratégia dá certo principalmente por promover a sua marca de modo natural e sem ficar vendendo e oferecendo seus produtos e serviços o tempo todo. É necessário ter uma organização, mas pode atrair, conquistar e converter clientes somente com a produção de conteúdos relevantes.

Como Fazer Seu Marketing de Conteúdo Ser Épico!

Dicas Para Desenvolver Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

Se gostou da estratégia de marketing de conteúdo confira alguns passos para produzir conteúdos e materiais épicos.

Crie Suas Metas Corretamente

A intenção não é trazer mais pessoas, mas sim trazer as pessoas certas! Então crie metas que foquem principalmente na qualidade do público, que está diretamente ligado às conversões, seja de leads ou de vendas.

O primeiro passo para criar suas metas corretamente é ter bom senso, para definir números que sejam ideais. Depois deve focar no que realmente lhe dará retorno, esquecendo as chamadas métricas de vaidade. Faça uma boa análise que conseguirá definir quais são os seus principais indicadores de desempenho.

Mantenha o Foco Nas Personas

Quando compreende para quem você vai produzir os seus materiais fica muito fácil de acertar na qualidade. Isto porque aumenta as chances de seu conteúdo impactar de verdade seu público. Uma dica poderosa para conseguir isso é pensar em como realmente ajudar quem estiver precisando. Seu conteúdo precisa cobrir uma necessidade dentro de sua audiência. Pense sempre assim, focando naquelas que são as suas personas.

Faça Ótimas Pesquisas

O primeiro passo para produzir conteúdos épicos está na qualidade de suas pesquisas. Então dedique um bom tempo, além de utilizar as devidas ferramentas, para realizar esta tarefa. É fundamental que saiba como produzir para o seu público-alvo e ainda saiba como seus concorrentes estão entregando os conteúdos (em termos de qualidade). Desta forma, terá os parâmetros necessários para saber como produzir seus conteúdos.

Seja Constante

Em alguns nichos vai ser simplesmente complicado produzir conteúdos, pela falta de tópicos ou assuntos. Mas não quer dizer que pode simplesmente abandonar ou realizar publicações de modo muito esporádico. Tente ao máximo ser constante, analisando as estratégias disponíveis. Um bom exemplo de como pode ser constante é manter seus perfis nas redes sociais sempre ativos. Este é um trabalho que consegue realizar com facilidade através de um planejamento de marketing de conteúdo.

Mensure os Resultados

Falamos de metas e a ideia é ter um objetivo, para saber o que está conquistando e o seu desempenho. Crie uma rotina para mensurar todas as suas ações de marketing de conteúdo. Encontra uma série de ferramentas para realizar esta tarefa de mensuração dos resultados, inclusive gratuitas, como o Google Analytics. Tudo que precisa é saber o que precisa ser monitorado.

Solicite Feedback Sempre!

Solicitar a opinião de seus leitores no final de um post é um exemplo simples e prático de como pode coletar feedback de seu público. E ainda existe a possibilidade de fazer isso nos seus perfis nas redes sociais, que são ótimas para fazer interação com os seus seguidores e fãs. Este trabalho poderá ajudar, e muito, no seu planejamento de marketing de conteúdo.

Seu empreendimento possui um planejamento de marketing de conteúdo? Fale um pouco de sua experiência e compartilhe com outros leitores. Se gostou deste conteúdo compartilhe em seus perfis na redes sociais! Continue no Social Ninja para outros conteúdos sobre marketing digital.

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