
Gerar leads é imprescindível dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente para criar um relacionamento com seus clientes e possíveis compradores. E utilizar do poder das mídias sociais e suas ferramentas pode ser a solução ideal para seu negócio, como iremos ver.
Seja através de campanhas de anúncios (pagos) ou mesmo através da publicação de conteúdo em seus perfis (gratuitos), utilizar mídias sociais pode ser uma excelente maneira de gerar leads e impulsionar seus resultados. Se estiver interessado neste tipo de estratégia, confira as informações desta publicação.
Estratégia Para Geração de Leads
Não basta apenas oferecer algo em troca do endereço de e-mail de seus visitantes ou usuários. Para conseguir gerar leads, inclusive com qualidade, é preciso desenvolver uma estratégia bem estruturada e que seja realmente direcionada à nutrição de leads, onde deve levar em conta principalmente o comportamento de seu público, de modo que consiga interagir e conquistar o mesmo.
Confira em alguns passos como pode criar sua estratégia de geração de leads utilizando suas redes sociais.
Trace Metas
Não existe uma estratégia se não existem objetivos. Comece definindo de quem deseja receber o cadastro, qual o público-alvo; a quantidade de leads que seria ideal por dia; o que tem para oferecer em troca no cadastro; e por fim, o que irá oferecer depois que conseguir a conversão e o cliente entrar para sua lista de e-mails. Apesar de muito importante, este último ponto costuma ser ignorado e até esquecido por gestores de marketing digital.
Invista na Sua Lista de E-mails
E-mail Marketing é um tópico muito extenso para detalhar nesta publicação (ou apenas num artigo), mas é interessante que procure informações para criar sua estratégia. Por exemplo, é fundamental a utilização de uma ferramenta profissional para gerenciamento de suas listas de e-mail. Então é interessante conhecer os principais fundamentos para contratar um serviço que atenda suas necessidades.
Desenvolva um Plano de Ação
Uma vez que definiu quais são as suas metas, na sua estratégia deve incluir os principais canais ou redes sociais que serão utilizadas.
Além de realizar publicações em seus perfis, pode ser o caso de investir em anúncios, que impulsionam o alcance de suas ações, aumentando suas chances de ter sucesso. Sempre é bom lembrar que ao impulsionar publicações é possível direcionar para o público que deseja impactar, o que garante certa eficiência.
Se possível utilize linguagens, hashtags e até mesmo imagens diferentes em cada um dos seus perfis nas redes sociais. Não apenas para testar os seus modelos de criativo, mas para testar a interação de cada uma das audiências (Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras).
Otimize Suas Landing Pages
De nada adianta direcionar usuários se suas páginas não estão otimizadas para gerar interação com os visitantes. O layout é muito importante neste momento e deve considerar tirar um tempo para realizar a otimização de suas landing pages. Por exemplo, é fundamental entender o processo de vendas, do início até a conversão; para saber como elaborar suas páginas de maneira eficiente.
Existem diversas ferramentas específicas para construção de landing pages. Utilizar uma pode ser a solução ideal para ganhar tempo e ainda conseguir um design profissional e testado.
Faça a Mensuração
De nada adianta seguir os passos anteriores se não monitorar e acompanhar as principais métricas que envolvem o seu projeto. Utilize sua ferramenta de mensuração preferida e fique atento aos números, gerando relatórios para analisar a sua evolução em números.
Para completar este pequeno guia de como criar uma estratégia para geração de leads, é bom lembrar que este deve ser um trabalho constante. Nunca deixe de pensar em prospectar e oferecer algo especial para sua lista, pois é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo.
Como anda sua estratégia para gerar leads através das redes sociais? Se quiser, contribua com o nosso conteúdo deixando um comentário. E para outras informações ou dicas sobre Marketing Digital continue no Blog da Social Ninja.