
Se nunca criou uma campanha para gerar leads, é bom rever a sua estratégia de marketing digital. Todo empreendimento pode (e deve) tirar proveito da geração de leads. É preciso um planejamento específico, mas realizar e manter este tipo de trabalho pode oferecer uma série de benefícios para sua empresa, especialmente a longo prazo.
Então vamos conferir o que você precisa fazer para criar uma campanha de geração de leads diretamente na plataforma do Facebook Ads.
Benefícios em Gerar Leads
Investir na geração de leads é importante principalmente para fortalecer a comunicação entre o seu empreendimento e a sua audiência. Para que possa entender mais sobre esse processo, confira alguns motivos e benefícios importantes de gerar leads.
Construção de Lista de Contatos
Ao gerar leads, você está construindo uma lista de contatos qualificados interessados de alguma maneira no seu negócio. Essa lista permite que você se comunique diretamente com essas pessoas, enviando informações relevantes, atualizações, ofertas especiais e conteúdo exclusivo.
Oportunidades de Vendas
Leads qualificados são mais propensos a se tornarem clientes pagantes. Ou seja, ao ter uma lista de leads, você tem a oportunidade de nutrir esses contatos ao longo do tempo, educando-os sobre seus produtos ou serviços e conduzindo-os pelo funil de vendas, o que aumenta as suas chances de converter leads em clientes.
Segmentação e Personalização
Quando possui uma base de leads, você consegue segmentar e personalizar suas campanhas de marketing digital; pois com base nas informações coletadas sobre seus leads, como interesses, preferências e comportamentos; é possível criar mensagens direcionadas e personalizadas que ressoam com cada segmento do seu público-alvo.
Relacionamento e Fidelização
Com a nutrição de leads você tem a oportunidade de construir relacionamentos duradouros com seus prospects. Ao nutrir esses leads com conteúdo relevante e valioso, seu empreendimento estabelece confiança e autoridade dentro do seu nicho. Isso pode levar a uma maior fidelização dos clientes, repetição de compras e recomendações para outros potenciais leads.
Otimização do Ciclo de Vendas
Gerar leads permite que você otimize o ciclo de vendas do seu negócio digital. Uma vez que entende melhor seus leads e como eles interagem com sua marca, você pode identificar gargalos, aprimorar seus processos de vendas e melhorar a eficiência do seu funil de conversão.
Feedback e Insights do Mercado
A geração de leads também pode fornecer feedback valioso sobre seu mercado-alvo. Depois de interagir com os seus leads, é possível coletar informações sobre suas necessidades, desejos, objeções e expectativas. Esses insights podem ajudar a orientar suas estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e melhorias no atendimento ao cliente.
Crescimento Sustentável
A geração de leads é um componente essencial para o crescimento sustentável do seu negócio digital. Com uma lista de leads qualificados, você tem um público cativo que pode ser alcançado de forma consistente e contínua. Isso ajuda a impulsionar o crescimento do seu negócio ao longo do tempo.
Passos Para Criar Campanhas de Geração de Leads
Campanhas de geração de leads seguem alguns passos básicos, que servem para garantir uma maior assertividade em suas investidas. Confira quais são esses passos na lista de itens a seguir.
- Defina seus objetivos: saiba o número de leads que deseja gerar e o prazo para a campanha; além de outras métricas relevantes para sua campanha.
- Identifique seu público-alvo: para direcionar suas estratégias de marketing e segmentação de anúncios, determine quem é o seu público-alvo ideal para a campanha.
- Tenha uma oferta de valor: pode ser um e-book, um white paper, um webinar, uma amostra gratuita, um desconto exclusivo ou qualquer outro recurso que seja relevante e valioso para o seu público-alvo.
- Crie anúncios direcionados: utilizando a segmentação avançada, direcione seus anúncios para o público certo, com base em dados demográficos, interesses e comportamentos relevantes.
- Desenvolva uma landing page otimizada: com um título convincente, descrição clara da oferta, formulário de captura de leads e elementos visuais atraentes que favoreçam à conversão.
- Desenvolva um formulário de captura de leads: que seja simples e intuitivo, de modo que possa coletar as informações essenciais dos seus leads, como nome, endereço de e-mail e qualquer outra informação relevante para o seu negócio.
- Otimize sua campanha de anúncios: monitore o desempenho dos seus anúncios e faça ajustes quando necessário, como diferentes variações de anúncios, títulos, imagens, chamadas para ação e públicos-alvo para otimizar seus resultados.
- Promova sua campanha em múltiplos canais: mesmo sem anúncios, tente promover sua campanha de geração de leads em outros canais relevantes, como redes sociais, e-mail marketing, blog, vídeos e parcerias estratégicas.
- Acompanhe e analise os resultados: acompanhe métricas-chave, como taxa de conversão, custo por lead e taxa de abertura de e-mails.
Depois de gerar leads, é importante nutri-los ao longo do tempo. Para esta tarefa, envie e-mails personalizados, forneça conteúdo relevante e valioso e mantenha o engajamento para converter seus leads em clientes pagantes.
Criando Campanhas de Geração de Leads no Facebook
Na prática, o que irá mudar entre uma campanha de geração de leads e os outros modelos de campanhas no Facebook Ads é o fato de ter que aceitar os termos do Facebook e possuir uma política de privacidade. E isto só acontece porque na opção de campanhas de leads no Facebook você não precisará de uma landing page, e todos os leads serão capturados diretamente na plataforma do Facebook Ads.
Como Exportar Leads no Facebook
É importante lembrar que o Facebook só mantém os leads por 90 dias e o administrador da página precisa fazer a exportação de seus leads. Vai depender de qual ferramenta de CRM ou e-mail marketing que será utilizada para gerenciamento da lista de e-mails, mas recuperar os leads é simples, como pode ser visto neste tópico de ajuda.
Como falamos de conversão (principal objetivo deste tipo de campanha) pode lhe interessar saber mais sobre o Pixel de Conversão do Facebook, que serve para mensurar os resultados de suas campanhas.
Convertendo Leads em Clientes
Apesar de ser o objetivo da campanha, é justamente neste ponto que as empresas acabam cometendo erros, pois sabem criar a campanha e capturar leads, mas depois não sabem como proceder para transformar seus contatos em clientes.
O planejamento, como já foi dito, é importante, mas deve tomar outras atitudes para ter sucesso na sua investida de converter mais clientes. Então confira algumas dicas para impulsionar a conversão de seus leads.
Utilize um Funil de Vendas
Caso ainda não conheça, vale a pena estudar sobre esta ferramenta. O conceito do funil de vendas é fundamental num processo de geração de leads; uma vez que serve para dividir o processo em etapas e definir qual será o caminho do cliente até a conversão. É recomendado aprofundar-se no assunto para aumentar as chances de sucesso nas suas campanhas.
Faça a Pontuação de Todas as Etapas
O objetivo desta pontuação por etapas é determinar a importância de um estágio e o que pode ser utilizado como atrativo dentro da sua estratégia, levando em conta que uma etapa deve levar à outra ou simplesmente para a próxima.
Realize Testes Regularmente
Testar nunca é demais, e deve criar uma filosofia de realizar testes com tudo que envolve sua campanha, dos anúncios até os campos dos formulários. Tenha uma ferramenta de métricas para acompanhar a evolução das estratégias nas suas campanhas.
Para mais conteúdos sobre Facebook Ads continue ligado no Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.