Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads

A ideia é muito simples: mensurar as conversões em suas campanhas de Facebook (e Instagram) Ads. Porém, mesmo que entenda a necessidade deste controle ou monitoramento, ainda surgem dúvidas sobre as questões técnicas em relação ao pixel de conversão do Facebook Ads. E quando pensa em ‘instalação’ pode imaginar alguma espécie de programa ou algo similar, mas vamos ver que não é este tipo de instalação e tudo que deve fazer será incluir um código na página de sucesso em seu site.

O Pixel de Conversão do Facebook Ads

O pixel de conversão do Facebook Ads é uma excelente ferramenta para anunciantes, que poderão ter um controle maior sobre a qualidade de suas campanhas e poderão fazer uma leitura mais acertada sobre o desempenho de seus anúncios.

Porque Utilizar o Pixel de Conversão

Uma campanha precisa ter um objetivo e principalmente uma meta. E o pixel de conversão serve para saber se está tendo sucesso e se os seus anúncios estão apresentando um bom retorno.

Quando utiliza o pixel de conversão, seus relatórios ficam mais fáceis de serem analisados e rapidamente consegue verificar o desempenho de um anúncio, podendo nortear as próximas decisões em relação a sua campanha. Além disso, o processo é tão simples para o retorno de ter o mapeamento de suas conversões que vale a pena utilizar o pixel de conversão sempre.

Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Criando o Pixel de Conversão

Em nosso exemplo vamos criar uma campanha do tipo Increase Conversions On Your Website (Aumente as Conversões no seu Website).

Clique +Create Campaign.

Selecione Increase conversions on your website.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Clique em Create Pixel;

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Dê um nome para identificar e clique novamente em Create Pixel.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Será exibida uma mensagem de sucesso.

Depois de criar o pixel de conversão, terá a opção de enviar por e-mail para outra pessoa configurar ou fazer o processo você mesmo, desde que tenha acesso ao código de suas páginas. Caso trabalhe com plataformas de comércio eletrônico (Magento) ou gerenciamento de conteúdo (WordPress) é interessante entender onde é necessário fazer a configuração; ou melhor, é importante entender o funcionamento de seus arquivos para não acontecer duplicações ou erros no carregamento da página de agradecimento ou sucesso, onde o pixel de conversão será instalado.

Instalando o Pixel de Conversão

Copie o código fornecido pela ferramenta de anúncios do Facebook.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Cole na página de sucesso antes da tag </head> que fecha o código do cabeçalho.

Depois de colar o código o restante do processo é o mesmo de outras campanhas e deve apenas selecionar as opções que deseja antes de enviar o anúncio para aprovação.

Para ter certeza de que conseguiu configurar e está funcionando corretamente acesse seu painel de relatórios. Se não estiver Ok, o status será de não verificado.

Existem alguns erros comuns como o pixel não carregar ou acontecer diversos carregamentos simultâneos que impossibilitem o pixel de conversão funcionar. Portanto, é importante checar se o mesmo está ativo e funcionando normalmente. Não deixe de confrontar com seus outros relatórios para ver se as conversões estão coerentes.

Página de Sucesso

Você pode chamar de página de agradecimento, sucesso, conversão, enfim, o pixel de conversão deve ser configurado na página de confirmação. Para que possa entender melhor, confira o exemplo na imagem abaixo.

Por exemplo, numa loja virtual seria a página de confirmação do pedido. No caso de estar ofertando algum material para download (como um e-book) seria a página de agradecimento (quando confirma o e-mail do lead).

Enfim, o pixel de conversão deve ser sempre configurado na página que confirma que uma ação foi realizada. Portanto, deve ter cuidado para não configurar em páginas anteriores.

Citamos o WordPress e existem plugins que realizam esta configuração, facilitando o trabalho de quem vai gerenciar a campanha. Isto é útil quando promover publicações e investir em campanhas de conteúdo.

Entendeu como configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads? É realmente muito simples e dificilmente terá problemas se tiver acesso completo ao código de suas páginas. O mais importante é entender que este código faz toda a diferença para o anunciante e pode estar perdendo oportunidades e gerando relatórios de baixa qualidade por não usar.

É isso! Boa sorte com suas campanhas e continue no Social Ninja para mais conteúdos sobre Marketing Digital e Tutoriais.

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