
Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads
A ideia é muito simples: mensurar as conversões em suas campanhas de Facebook Ads. Mas mesmo que entenda a necessidade deste controle ou monitoramento ainda surgem dúvidas sobre as questões técnicas em relação ao pixel de conversão do Facebook Ads. E quando pensa em ‘instalação’ pode imaginar alguma espécie de programa ou algo similar, mas vamos ver que não é este tipo de instalação e tudo que deve fazer será incluir um código na página de sucesso em seu site.
O Pixel de Conversão do Facebook Ads
O pixel de conversão do Facebook Ads é uma excelente ferramenta para anunciantes, que poderão ter um controle maior sobre a qualidade de suas campanhas e poderão fazer uma leitura mais acertada sobre o desempenho de seus anúncios.
Porque Utilizar o Pixel de Conversão
Uma campanha precisa ter um objetivo e principalmente uma meta. E o pixel de conversão serve para saber se está sendo bem sucedido e se os seus anúncios estão tendo um bom desempenho. Quando utiliza o pixel de conversão seus relatórios ficam mais fáceis de serem analisados. Rapidamente consegue verificar o desempenho de um anúncio, podendo sustentar suas próximas decisões em relação a sua campanha. Além disso, o processo é tão simples para o retorno de ter o mapeamento de suas conversões que vale a pena utilizar o pixel de conversão sempre.
Criando o Pixel de Conversão
Em nosso exemplo vamos criar uma campanha do tipo Increase Conversions On Your Website (Aumente as Conversões no seu Website).
Clique +Create Campaign;
Selecione Increase conversions on your website;
Clique em Create Pixel;
Dê um nome para identificar e clique novamente em Create Pixel;
Será exibida uma mensagem de sucesso.
Depois de criar o pixel de conversão terá a opção de enviar por e-mail para outra pessoa configurar ou fazer o processo você mesmo, desde que tenha acesso ao código de suas páginas. Caso trabalhe com plataformas de comércio eletrônico (Magento) ou gerenciamento de conteúdo (WordPress) é interessante entender onde deve fazer a configuração. Ou melhor, é importante entender o funcionamento de seus arquivos para não acontecer duplicações ou erros no carregamento da página de agradecimento ou sucesso, onde o pixel de conversão será instalado.
Instalando o Pixel de Conversão
Copie o código fornecido pela ferramenta de anúncios do Facebook;
Cole na página de sucesso antes da tag </head> que fecha o código do cabeçalho;
Depois de colar o código o restante do processo é o mesmo de outras campanhas e deve apenas selecionar as opções que deseja antes de enviar o anúncio para aprovação.
Para ter certeza de que conseguiu configurar e está funcionando corretamente acesse seu painel de relatórios. Se não estiver Ok, o status será de não verificado. Existem alguns erros comuns como o pixel não carregar ou acontecer diversos carregamentos simultâneos que impossibilitem o pixel de conversão funcionar. Portanto, é importante checar se o mesmo está ativo e funcionando normalmente. Não deixe de confrontar com seus outros relatórios para ver se as conversões estão coerentes.
Página de Sucesso
Você pode chamar de páginas de agradecimento, sucesso, conversão, enfim, o pixel de conversão deve ser configurado na página de confirmação. Para que possa entender melhor confira o exemplo na imagem abaixo.
Por exemplo, numa loja virtual seria a página de confirmação do pedido. No caso de estar ofertando algum material para download (como um ebook) seria a página de agradecimento. Enfim, o pixel de conversão deve ser sempre configurado na página que confirma que todos os passos foram realizados. Portanto, deve ter cuidado para não configurar em páginas anteriores.
Citamos o WordPress e existem plugins que realizam esta configuração, facilitando o trabalho de quem vai gerenciar a campanha. Isto é útil quando promover publicações e investir em campanhas de conteúdo.
Entendeu como configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads? É realmente muito simples e dificilmente terá problemas se tiver acesso completo ao código de suas páginas. O mais importante é entender que este código faz todo a diferença para o anunciante e pode estar perdendo oportunidades e gerando relatórios de baixa qualidade por não usar. Boa sorte com suas campanhas!