Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads

A ideia é muito simples: mensurar as conversões em suas campanhas de Facebook (e Instagram) Ads. Porém, mesmo que entenda a necessidade deste controle ou monitoramento, ainda surgem dúvidas sobre as questões técnicas em relação ao pixel de conversão do Facebook Ads.

E quando pensa em “instalação” pode imaginar alguma espécie de programa ou algo similar, mas vamos ver que não é este tipo de instalação e tudo que deve fazer será incluir um código na página de sucesso em seu site.

Se estiver querendo acompanhar e inclusive melhorar o desempenho de suas campanhas, confira todas as características e saiba como configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads.

Aprenda a Configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Pixel de Conversão do Facebook Ads

O pixel de conversão do Facebook Ads é uma ferramenta essencial para rastrear a eficácia das campanhas publicitárias na plataforma. Trata-se de um pequeno código inserido no site, que coleta dados sobre as ações dos usuários após clicarem em um anúncio no Facebook. Essas ações podem incluir compras, preenchimento de formulários ou outras interações desejadas.

Ao monitorar as atividades dos visitantes, o pixel de conversão fornece informações valiosas para os anunciantes, permitindo-lhes medir o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas. Além disso, possibilita a otimização das campanhas, direcionando-as para públicos mais propensos a realizar a ação desejada.

O pixel de conversão do Facebook Ads é uma ferramenta de rastreamento crucial que ajuda os anunciantes a mensurar o desempenho de suas campanhas e aprimorar sua eficácia ao longo do tempo.

Porque Utilizar o Pixel de Conversão

Uma campanha precisa ter um objetivo e principalmente uma meta. E o pixel de conversão serve para saber se está tendo sucesso e se os seus anúncios estão apresentando um bom retorno.

Quando utiliza o pixel de conversão, seus relatórios ficam mais fáceis de serem analisados e rapidamente consegue verificar o desempenho de um anúncio, podendo nortear as próximas decisões em relação a sua campanha.

E o processo de configuração é tão simples para o retorno de ter o mapeamento de suas conversões que vale a pena utilizar o pixel de conversão sempre.

Criando o Pixel de Conversão

Em nosso exemplo vamos criar uma campanha do tipo Increase Conversions On Your Website (Aumente as Conversões no seu Website).

Clique +Create Campaign.

Selecione Increase conversions on your website.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Clique em Create Pixel.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Dê um nome para identificar e clique novamente em Create Pixel.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Será exibido uma mensagem de sucesso.

Depois de criar o pixel de conversão, terá a opção de enviar por e-mail para outra pessoa configurar, ou fazer o processo você mesmo, desde que tenha acesso ao código de suas páginas.

Caso trabalhe com plataformas de comércio eletrônico (Magento) ou gerenciamento de conteúdo (WordPress) é fundamental entender como deve ser feita a configuração; ou melhor, é preciso entender o funcionamento de seus arquivos para não acontecer duplicações ou erros no carregamento da página de agradecimento ou sucesso, onde o pixel de conversão será instalado.

Instalando o Pixel de Conversão

Copie o código fornecido pela ferramenta de anúncios do Facebook.

Instalando o Pixel de Conversão do Facebook Ads

Cole na página de sucesso antes da tag </head> que fecha o código do cabeçalho.

Depois de colar o código, o restante do processo é o mesmo de outras campanhas e deve apenas selecionar as opções que deseja antes de enviar o anúncio para aprovação.

Para ter certeza de que conseguiu configurar e está funcionando corretamente acesse seu painel de relatórios. Se não estiver Ok, o status será de não verificado.

Existem alguns erros comuns como o pixel não carregar ou acontecer diversos carregamentos simultâneos que impossibilitem o pixel de conversão funcionar. Portanto, é importante checar se o mesmo está ativo e funcionando normalmente.

É importante confrontar os resultados do pixel no Facebook com os seus relatórios de métricas, para conferir se as conversões estão coerentes.

Página de Sucesso

Você pode chamar de página de agradecimento, sucesso, conversão, enfim, o pixel de conversão deve ser configurado na página de confirmação. Para que possa entender melhor, confira o exemplo na imagem abaixo.

Por exemplo, numa loja virtual seria a página de confirmação do pedido. No caso de estar ofertando algum material para download (como um e-book) seria a página de agradecimento (quando confirma o e-mail do lead).

Enfim, o pixel de conversão deve ser sempre configurado na página que confirma que uma ação foi realizada. Portanto, deve ter cuidado para não configurar em páginas anteriores.

Citamos o WordPress, e existem plugins que realizam esta configuração, facilitando o trabalho de quem vai gerenciar a campanha. Inclusive, pode ser bastante útil quando promover publicações e investir em campanhas de conteúdo.

Como Melhorar a Conversão em Campanhas de Facebook Ads

Aumentar a taxa de conversão em campanhas no Facebook Ads requer estratégias bem planejadas e ajustes contínuos; como as dicas e práticas que recomendamos a seguir.

Entenda os Públicos

Defina claramente quem é o público-alvo de cada campanha. Quanto mais você souber sobre eles, melhor poderá direcionar seus anúncios para atender às suas necessidades e interesses.

Crie Anúncios Visualmente Atraentes

Sempre utilize imagens e vídeos de alta qualidade e que se destaquem no feed (ou em outras posições) do usuário. Certifique-se de que o design seja consistente com a identidade da sua marca.

Use Títulos e Descrições Impactantes

É importante que você tente capturar a atenção imediatamente com títulos atraentes e descrições concisas. Destaque os benefícios e soluções que seu produto ou serviço oferece.

Destaque Ofertas e Promoções

Se estiver oferecendo descontos, promoções ou ofertas especiais, destaque-as de forma clara nos seus anúncios. Utilizar gatilhos mentais como o senso de urgência pode incentivar a ação.

Utilize Chamadas Para Ação (CTAs)

Inclua CTAs claros e diretos, como “Compre Agora”, “Saiba Mais” ou “Inscreva-se”. Orientar os usuários sobre o próximo passo aumenta as chances de conversão.

Otimize Para Dispositivos Móveis

Como a maioria dos usuários do Facebook acessa a plataforma por meio de dispositivos móveis, certifique-se de que seus anúncios sejam otimizados para uma experiência mobile, incluindo designs responsivos.

Segmentação Precisa

Refine sua segmentação para atingir o público certo. Use dados demográficos, interesses e comportamentos para direcionar seus anúncios para pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviço.

Teste Variações de Anúncios

Para garantir uma boa taxa de conversão ao longo do tempo, realize testes A/B com diferentes elementos, como imagens, cópias, CTAs e públicos-alvo. Analise os resultados para identificar o que funciona melhor e faça ajustes conforme necessário.

Otimize a Página de Destino (Landing Page)

Uma das principais práticas para garantir uma boa taxa de conversão é utilizar landing pages em suas campanhas. Direcionar os usuários para uma página que foi desenvolvida especialmente para realizar conversões, aumenta as suas chances de sucesso.

Crie landing pages que sejam claras, relevantes, que minimizem a fricção e simplifiquem o processo de conversão.

Use o Pixel do Facebook

É o motivo desta publicação, mas nunca é demais fazer a ressalva que a implementação do Pixel do Facebook em seu site para rastrear as ações dos usuários fornece dados valiosos que podem ser usados para otimizar campanhas e criar públicos personalizados.

Estabeleça Metas Realistas

Defina metas de conversão realistas com base no seu setor e tipo de campanha. Ter expectativas alinhadas com a realidade ajuda a avaliar o sucesso de suas campanhas de maneira mais eficaz.

Avalie Regularmente e Faça Ajustes

Analise regularmente o desempenho de suas campanhas. Faça ajustes com base nos dados para otimizar continuamente seus anúncios e melhorar a taxa de conversão ao longo do tempo.

Lembre-se de que o sucesso no Facebook Ads muitas vezes envolve uma abordagem iterativa. Teste, ajuste e aprenda com cada campanha para aprimorar constantemente sua estratégia e maximizar a taxa de conversão.

Concluindo Sobre o Pixel de Conversão do Facebook Ads

E então, entendeu como configurar o Pixel de Conversão do Facebook Ads? É realmente muito simples e dificilmente terá problemas se tiver acesso completo ao código de suas páginas.

O mais importante é entender que este código faz toda a diferença para o anunciante e pode estar perdendo oportunidades e gerando relatórios de baixa qualidade por não utilizar o Pixel de Conversão em suas campanhas.

Esperamos que tenha sucesso com as suas campanhas de Facebook Ads, mas se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência basta deixar um comentário para outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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