
Não existem garantias na internet e a melhor maneira de ser bem sucedido é testando as ações em seu site. Para isso, nada melhor do que os chamados testes A/B, que avaliam a interação de seus visitantes enquanto navegam.
Seu site é um investimento e pode estar deixando de ganhar dinheiro por motivos simples e que poderiam ser facilmente melhorados. E realizando testes consegue visualizar detalhes que não são detectados em relatórios comuns.
Confira na prática o que é um teste A/B, e saiba como ele pode aumentar a conversão nas páginas do seu site.
O Que é Um Teste A/B
No teste A/B ou teste multivariável é testado elementos de uma página ou a página inteira, com o objetivo de saber qual versão tem melhor desempenho em termos de conversão.
Para fazer o teste A/B é preciso criar duas ou mais variações do elemento que deseja testar. Depois é utilizado um software ou ferramenta que irá exibir na mesma proporção entre todos os visitantes cada uma das variações. No final é gerado um relatório mostrando qual opção obteve o melhor desempenho.
Todo blog ou site depende de algum tipo de conversão. Pode ser o uso de um formulário, a navegação por algum menu, clique em algum botão, enfim, sempre existe a necessidade de seus visitantes praticarem alguma ação em suas páginas.
E para saber o desempenho de seus conteúdos e principalmente de seu design, nada melhor do que testar os principais elementos envolvidos nas ações. Podemos dizer que os testes A/B servem principalmente para conhecer sua audiência e o que eles desejam quando estão navegando em seu site.
Porque Fazer Testes A/B
Os testes A/B servem principalmente para complementar os seus relatórios de visitas. Se no Google Analytics consegue visualizar a taxa de rejeição, a porcentagem de pessoas que abandonam seu site, qual página tem sido a que menos converte, etc.; fazendo um teste multivariável pode descobrir os motivos ou explicação para os seus números.
Quando entende o que apresenta uma melhor conversão, sabe como fazer melhorias de acordo com a intenção do seu público e impulsionar o desempenho de seu projeto.
Entre os pontos interessantes de um teste A/B, também podemos citar que uma simples cor em um botão de ação, o posicionamento de um formulário e até mesmo de um título, podem fazer toda diferença quando se pensa em conversão. E uma vez que tem uma real noção do que funciona poderá direcionar suas ações para obter mais conversões.
Elementos Mais Testados Num Teste A/B
Caso ainda não tenha realizado algum teste e não saiba por onde começar os seus, confira quais os principais elementos testados num teste A/B.
Títulos: podem ser positivos ou negativos, atrativos ou práticos, fáceis ou simples, sendo o principal objetivo estimular a ação do visitante.
Cores: é possível testar a cor do de um botão com CTA (Call To Action), além de cores do menu, da página, dos títulos, entre outros elementos.
Formulários: ordem dos campos, quantidade de opções obrigatórias, cor do botão de envio, cores dos elementos, são alguns exemplos de elementos testados num formulário.
Imagens ou Vídeos: localização na página ou interação com os visitantes. Por exemplo, pode testar imagens com uma pessoa em diversos tipos de humor como uma séria, alegre, triste, entre outros sentimentos.
Chamadas ou Descrições: geralmente testados em botões e textos com CTA, as chamadas podem ser mais agressivas (do tipo compre agora!) ou mais sutis, apenas indicando uma possível ação.
Autoridade ou Segurança: selos de compra segura, testemunhos, certificados conquistados, termos de privacidade, são exemplos de como a autoridade ou a segurança numa página podem ser testadas.
Navegação: posição do menu, ordem das páginas ou links, descrições, botões e cores são exemplos de elementos de navegação testados.
Elementos de Comércio Eletrônico: botões adicionar ao carrinho ou continuar comprando, versões da página de checkout, avaliações de produtos, descrição e disponibilidade, preço e frete, além das opções de pagamento, são opções que podem e devem ser testadas numa solução de comércio eletrônico.
Ferramentas Para Teste A/B
Existem diversas ferramentas para realizar testes A/B, gratuitas e pagas, mas indicamos seguir as seguintes etapas.
Inicialmente, pode utilizar uma ferramenta gratuita e que não irá necessitar de muito trabalho para configurar. Vale a pena esta prática para aprender um pouco sobre o uso e como visualizar os dados.
Com o histórico da primeira etapa, terá uma noção maior sobre os testes e comportamento de seus públicos. Com isto, pode ser indicado procurar uma consultoria ou profissional de marketing digital para realizar os testes, pois irão realizar um trabalho mais profissional.
Se estiver acreditando que os testes são importantes e que devem ser uma rotina dentro da manutenção de seu site, pode considerar fazer os testes internamente, com a sua equipe de marketing utilizando as ferramentas disponíveis.
Como Fazer Testes A/B
Testes A/B são uma abordagem fundamental para otimizar sites, aplicativos e campanhas de marketing, permitindo que você compare duas ou mais versões de uma página ou elemento para determinar qual delas é mais eficaz. Seja por conta própria ou contratando uma agência, para ser eficaz é interessante seguir algumas dicas no momento de realizar testes A/B.
Defina Objetivos Claros
Antes de começar um teste A/B é essencial que você tenha metas e objetivos muito bem definidos. Saiba o que você deseja medir e melhorar, como taxas de conversão, taxas de cliques ou tempo de permanência no site.
Lembrando que para que possa começar a testar, é importante garantir que os elementos estejam funcionando de acordo com os seus objetivos. Por exemplo, um menu deve estar sempre disponível para navegar pelo site, ou então nem vale a pena testar o mesmo.
Para garantir que os elementos no seu site estão Ok, uma dica é realizar simulações. Para esta tarefa, você pode pedir a alguém que não conhece o projeto para realizar a ação que deseja testar em seu site, e depois analisar como foi a sua interação durante a navegação e se houve alguma dificuldade para realizar a tarefa desejada.
Escolha Elementos Significativos
É necessário saber quais são os elementos certos para testar. Portanto, concentre-se em testar elementos que tenham um impacto significativo nas metas do teste. Por exemplo, pode fazer testes em títulos, call to actions (CTAs), cores, layout, imagens e conteúdos.
Vale mencionar que testar elementos muito secundários ou que não são importantes em relação às conversões provavelmente será uma perda de tempo.
Saber quais elementos testar é importante inclusive para escolher qual ferramenta de teste A/B irá utilizar nos seus testes. Para configurar e executar seus testes de maneira eficaz, pode utilizar ferramentas como o Google Optimize, Optimizely, VWO (Visual Website Optimizer), entre outras.
Crie Versões de Teste Distintas
Crie pelo menos duas versões diferentes do elemento que você deseja testar (a versão original, chamada de controle, e a versão alternativa). Certifique-se de que as diferenças entre elas sejam significativas o suficiente para gerar resultados mensuráveis. Por exemplo, ao invés de tons de uma mesma cor, teste opções de cores; ao invés de testar uma acentuação, teste variações de palavras.
Pode acontecer de pequenas alterações fazerem alguma diferença, mas na prática as chances são bem pequenas e o resultado do teste A/B acaba sendo inconclusivo. Portanto, desenvolva testes A/B com boas variações entre as opções testadas.
Por mais que receba uma grande quantidade de visitas, é interessante não passar de 4 opções de teste (contando a de controle ou original), para poder analisar mais facilmente seus relatórios. Se acreditar que precisa mais do que isso, divida os testes em duas ou mais opções ou versões.
Invista em Tráfego
Recebemos visitas de pessoas que caíram de paraquedas em nosso site. E a ação desta pessoa que está ali por acaso pode não ser a melhor ou a ideal, por assim dizer. Desta forma, se souber qual o tipo exato de pessoa que você gostaria que visitasse suas páginas, desenvolva uma campanha direcionada para o público que deseja.
É preciso levar em consideração a qualidade da sua campanha, mas se conseguir dividir o tráfego de forma equitativa, dividindo igualmente entre a versão original e as alternativas, com certeza conseguirá resultados mais seguros ou assertivos em seus testes. Isto pode inclusive garantir resultados mais imparciais.
Execute o Teste Num Prazo Ideal
É preciso executar o teste A/B pelo tempo necessário para obter um tamanho de amostra estatisticamente significativo, a fim de evitar resultados enganosos devido a flutuações aleatórias.
Seja qual for o tipo de teste que irá realizar, o mesmo não pode durar apenas alguns dias e nem uma eternidade, sendo que dificilmente um teste A/B terá necessidade de rodar por mais de 30 dias para apresentar resultados. De acordo com o volume de visitas, defina a data final para seu teste com aquele que acredita ser o prazo ideal para avaliação.
Faça Análises e Ajustes Necessários
Após a conclusão do teste, faça análise de todos os dados coletados. Observe as métricas de desempenho, como taxa de conversão, taxa de cliques, etc., e determine qual versão obteve melhores resultados.
Com base nos resultados e nas conclusões do teste A/B, faça ajustes nas páginas ou elementos para implementar a versão que teve melhor desempenho. Lembre-se de que os resultados podem variar dependendo do objetivo do teste, por isso esteja preparado para realizar testes contínuos.
Aprenda e Faça Testes Continuamente
Mantenha um registro de todos os testes A/B realizados, mesmo aqueles que não resultaram em melhorias significativas. Essas informações podem ser valiosas para o aprendizado e aprimoramento contínuo.
Como a otimização é um processo contínuo, continue a realizar testes A/B em várias partes do seu site, aplicativo ou campanhas de marketing para melhorar constantemente o desempenho e a experiência do usuário.
Lembre-se de que os testes A/B são uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho e a eficácia online, mas os resultados podem variar dependendo do público-alvo e do contexto. Portanto, é importante manter uma abordagem baseada em dados e ser paciente ao aguardar resultados significativos.
Analisando os Resultados
Esta é a parte mais fácil dos testes A/B, pois as ferramentas realizam todo o trabalho de fazer o teste rodar e gerar os relatórios. E se preparou bem os elementos e tem um site de qualidade só irá precisar de alguns minutos para chegar à conclusão. Daí basta investir naquilo que ficou decidido como a melhor opção.
Indicamos que utilize poucas amostras, mas mesmo assim pode acontecer um empate técnico ou de o teste ser inconclusivo. Nestes casos, recomendamos que realize um novo teste A/B. Porém, é fundamental que leve em consideração e interprete os resultados do primeiro teste, para que consiga realizar um novo teste com maior qualidade.
Concluindo Sobre Testes A/B
Nunca é demais lembrar que algo que funcionou muito bem durante um período pode não funcionar nos próximos. Então inclua entre as suas incumbências a tarefa de realizar testes A/B periodicamente.
E você, já realizou testes A/B em seus projetos? Compartilhe sua experiência com outros gestores, deixando um comentário nesta publicação do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.