Não existem garantias na internet e a melhor maneira de ser bem sucedido é testando as ações em seu site. Para isso, nada melhor do que os chamados testes A/B, que avaliam a interação de seus visitantes enquanto navegam.
Seu site é um investimento e pode estar deixando de ganhar dinheiro por motivos simples e que poderiam ser facilmente melhorados. E realizando testes consegue visualizar detalhes que não são detectados em relatórios comuns.
Confira na prática o que é um teste A/B, e saiba como ele pode aumentar a conversão nas páginas do seu site.
O Que é Um Teste A/B
Um teste A/B, também conhecido como teste dividido, é uma técnica comumente usada no marketing digital e em outros campos para comparar duas versões de um elemento, como um anúncio, uma página de destino ou um e-mail, para determinar qual delas gera melhores resultados em termos de desempenho ou conversão.
A essência do teste A/B é criar duas versões diferentes, A e B, de um elemento, onde apenas uma variável é alterada entre elas, enquanto todas as outras permanecem iguais. Isso permite isolar o efeito dessa variável específica na resposta do público-alvo.
Por exemplo, ao realizar um teste A/B em um e-mail de marketing, a variável que está sendo testada pode ser o assunto do e-mail. A versão A do e-mail pode ter um assunto mais curto e direto, enquanto a versão B pode ter um assunto mais descritivo e detalhado. Ambas as versões do e-mail são enviadas para diferentes segmentos da lista de e-mails, e o desempenho de cada versão é monitorado e comparado com base em métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão.
O objetivo do teste A/B é identificar qual versão do elemento gera melhores resultados em termos de engajamento, conversão ou outra métrica relevante para os objetivos da campanha. Ao analisar os resultados do teste, os profissionais de marketing podem tomar decisões informadas sobre quais elementos são mais eficazes em alcançar seus objetivos e otimizar suas estratégias de marketing com base nesses insights.
É importante notar que, para garantir a validade dos resultados, é essencial controlar todas as outras variáveis que possam influenciar os resultados do teste, além da variável que está sendo testada. Além disso, é recomendável testar apenas uma variável por vez para garantir que os resultados sejam claros e precisos.
O teste A/B é uma ferramenta valiosa para refinamento e otimização contínuos das estratégias de marketing, permitindo que os profissionais identifiquem e implementem as melhores práticas para alcançar seus objetivos de negócios.
Porque Fazer Testes A/B
Os testes A/B servem principalmente para complementar os seus relatórios de visitas. Se no Google Analytics consegue visualizar a taxa de rejeição, a porcentagem de pessoas que abandonam seu site, qual página tem sido a que menos converte, entre outras métricas importantes; fazendo um teste multivariável pode descobrir os motivos ou explicação para os seus números.
Quando entende o que apresenta uma melhor conversão, sabe como fazer melhorias de acordo com a intenção do seu público e impulsionar o desempenho de seu projeto.
Entre os pontos interessantes de um teste A/B, também podemos citar que uma simples cor em um botão de ação, o posicionamento de um formulário e até mesmo de um título, podem fazer toda diferença quando se pensa em conversão. E uma vez que tem uma real noção do que funciona poderá direcionar suas ações para obter mais conversões.
Elementos Mais Testados Num Teste A/B
Caso ainda não tenha realizado algum teste e não saiba por onde começar os seus, confira quais os principais elementos testados num teste A/B.
Títulos: podem ser positivos ou negativos, atrativos ou práticos, fáceis ou simples, sendo o principal objetivo estimular a ação do visitante.
Cores: é possível testar a cor do de um botão com CTA (Call To Action), além de cores do menu, da página, dos títulos, entre outros elementos.
Formulários: ordem dos campos, quantidade de opções obrigatórias, cor do botão de envio, cores dos elementos, são alguns exemplos de elementos testados num formulário.
Imagens ou Vídeos: localização na página ou interação com os visitantes. Por exemplo, pode testar imagens com uma pessoa em diversos tipos de humor como uma séria, alegre, triste, entre outros sentimentos.
Chamadas ou Descrições: geralmente testados em botões e textos com CTA, as chamadas podem ser mais agressivas (do tipo compre agora!) ou mais sutis, apenas indicando uma possível ação.
Autoridade ou Segurança: selos de compra segura, testemunhos, certificados conquistados, termos de privacidade, são exemplos de como a autoridade ou a segurança numa página podem ser testadas.
Navegação: posição do menu, ordem das páginas ou links, descrições, botões e cores são exemplos de elementos de navegação testados.
Elementos de Comércio Eletrônico: botões adicionar ao carrinho ou continuar comprando, versões da página de checkout, avaliações de produtos, descrição e disponibilidade, preço e frete, além das opções de pagamento, são opções que podem e devem ser testadas numa solução de comércio eletrônico.
Ferramentas Para Teste A/B
Existem diversas ferramentas para realizar testes A/B, gratuitas e pagas, mas indicamos seguir as seguintes etapas.
Inicialmente, pode utilizar uma ferramenta gratuita e que não irá necessitar de muito trabalho para configurar. Vale a pena esta prática para aprender um pouco sobre o uso e como visualizar os dados.
Com o histórico da primeira etapa, terá uma noção maior sobre os testes e comportamento de seus públicos. Com isto, pode ser indicado procurar uma consultoria ou profissional de marketing digital para realizar os testes, pois irão realizar um trabalho mais profissional.
Se estiver acreditando que os testes são importantes e que devem ser uma rotina dentro da manutenção de seu site, pode considerar fazer os testes internamente, com a sua equipe de marketing utilizando as ferramentas disponíveis.
Como Fazer Testes A/B
Testes A/B são uma abordagem fundamental para otimizar sites, aplicativos e campanhas de marketing, permitindo que você compare duas ou mais versões de uma página ou elemento para determinar qual delas é mais eficaz. Seja por conta própria ou contratando uma agência, para ser eficaz é interessante seguir algumas dicas no momento de realizar testes A/B.
Defina Objetivos Claros
Antes de começar um teste A/B é essencial que você tenha metas e objetivos muito bem definidos. Saiba o que você deseja medir e melhorar, como taxas de conversão, taxas de cliques ou tempo de permanência no site.
Lembrando que para que possa começar a testar, é importante garantir que os elementos estejam funcionando de acordo com os seus objetivos. Por exemplo, um menu deve estar sempre disponível para navegar pelo site, ou então nem vale a pena testar o mesmo.
Para garantir que os elementos no seu site estão Ok, uma dica é realizar simulações. Para esta tarefa, você pode pedir a alguém que não conhece o projeto para realizar a ação que deseja testar em seu site, e depois analisar como foi a sua interação durante a navegação e se houve alguma dificuldade para realizar a tarefa desejada.
Escolha Elementos Significativos
É necessário saber quais são os elementos certos para testar. Portanto, concentre-se em testar elementos que tenham um impacto significativo nas metas do teste. Por exemplo, pode fazer testes em títulos, call to actions (CTAs), cores, layout, imagens e conteúdos.
Vale mencionar que testar elementos muito secundários ou que não são importantes em relação às conversões provavelmente será uma perda de tempo.
Saber quais elementos testar é importante inclusive para escolher qual ferramenta de teste A/B irá utilizar nos seus testes.
Crie Versões de Teste Distintas
Crie pelo menos duas versões diferentes do elemento que você deseja testar (a versão original, chamada de controle, e a versão alternativa). Certifique-se de que as diferenças entre elas sejam significativas o suficiente para gerar resultados mensuráveis. Por exemplo, ao invés de tons de uma mesma cor, teste opções de cores; ao invés de testar uma acentuação, teste variações de palavras.
Pode acontecer de pequenas alterações fazerem alguma diferença, mas na prática as chances são bem pequenas e o resultado do teste A/B acaba sendo inconclusivo. Portanto, desenvolva testes A/B com boas variações entre as opções testadas.
Por mais que receba uma grande quantidade de visitas, é interessante não passar de 4 opções de teste (contando a de controle ou original), para poder analisar mais facilmente seus relatórios. Se acreditar que precisa mais do que isso, divida os testes em duas ou mais opções ou versões.
Invista em Tráfego
Recebemos visitas de pessoas que caíram de paraquedas em nosso site. E a ação desta pessoa que está ali por acaso pode não ser a melhor ou a ideal, por assim dizer. Desta forma, se souber qual o tipo exato de pessoa que você gostaria que visitasse suas páginas, desenvolva uma campanha direcionada para o público que deseja.
É preciso levar em consideração a qualidade da sua campanha, mas se conseguir dividir o tráfego de forma equitativa, dividindo igualmente entre a versão original e as alternativas, com certeza conseguirá resultados mais seguros ou assertivos em seus testes. Isto pode inclusive garantir resultados mais imparciais.
Execute o Teste Num Prazo Ideal
É preciso executar o teste A/B pelo tempo necessário para obter um tamanho de amostra estatisticamente significativo, a fim de evitar resultados enganosos devido a flutuações aleatórias.
Seja qual for o tipo de teste que irá realizar, o mesmo não pode durar apenas alguns dias e nem uma eternidade, sendo que dificilmente um teste A/B terá necessidade de rodar por mais de 30 dias para apresentar resultados. De acordo com o volume de visitas, defina a data final para seu teste com aquele que acredita ser o prazo ideal para avaliação.
Faça Análises e Ajustes Necessários
Após a conclusão do teste, faça análise de todos os dados coletados. Observe as métricas de desempenho, como taxa de conversão, taxa de cliques; e determine qual versão obteve melhores resultados.
Com base nos resultados e nas conclusões do teste A/B, faça ajustes nas páginas ou elementos para implementar a versão que teve melhor desempenho. Lembre-se de que os resultados podem variar dependendo do objetivo do teste, por isso esteja preparado para realizar testes contínuos.
Aprenda e Faça Testes Continuamente
Mantenha um registro de todos os testes A/B realizados, mesmo aqueles que não resultaram em melhorias significativas. Essas informações podem ser valiosas para o aprendizado e aprimoramento contínuo.
Como a otimização é um processo contínuo, continue a realizar testes A/B em várias partes do seu site, aplicativo ou campanhas de marketing para melhorar constantemente o desempenho e a experiência do usuário.
Lembre-se de que os testes A/B são uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho e a eficácia online, mas os resultados podem variar dependendo do público-alvo e do contexto. Portanto, é importante manter uma abordagem baseada em dados e ser paciente ao aguardar resultados significativos.
Como Mensurar os Resultados de um Teste A/B
Mensurar os resultados de um teste A/B é crucial para entender qual versão do elemento testado (como um anúncio, uma página de destino ou um e-mail) é mais eficaz em atingir os objetivos da campanha. Confira os passos detalhados sobre como mensurar os resultados de um teste A/B.
Defina Métricas de Sucesso
Antes de realizar o teste A/B, defina claramente as métricas que serão usadas para avaliar o desempenho de cada versão. Entre as possibilidades temos métricas como taxa de cliques, taxa de conversão, tempo gasto na página, taxa de abertura, taxa de cliques no e-mail, entre outras, dependendo do elemento que está sendo testado e dos objetivos da campanha.
Configure a Ferramenta de Teste
Utilize uma ferramenta de teste A/B confiável para configurar e executar o teste. Existem várias ferramentas disponíveis que facilitam a criação e execução de testes A/B, sendo que você pode procurar por alternativas ao Google Optimize para encontrar opções interessantes. Essas ferramentas ajudam a dividir o tráfego entre as diferentes versões do elemento testado e a coletar dados de desempenho.
Acompanhe as Métricas de Desempenho
Durante o teste, acompanhe de perto as métricas de desempenho de cada versão. Isso pode ser feito por meio da ferramenta de teste A/B ou de outras ferramentas de análise, como Google Analytics ou ferramentas de automação de e-mail. Certifique-se de monitorar as métricas definidas como indicadores-chave de sucesso e anote os resultados de cada versão ao longo do tempo.
Calcule a Significância Estatística
Ao analisar os resultados do teste, é importante determinar se as diferenças observadas entre as versões são estatisticamente significativas. Essa avaliação pode ser feita usando técnicas estatísticas, como o teste de hipóteses ou o cálculo do intervalo de confiança. Ferramentas de teste A/B geralmente fornecem essa análise estatística automaticamente.
Interprete os Resultados
Com base nos dados coletados, interprete os resultados do teste A/B e identifique qual versão do elemento testado teve melhor desempenho em relação às métricas definidas. Considere não apenas as métricas individuais, mas também o impacto geral nos objetivos da campanha e o contexto em que o teste foi realizado.
Faça Ajustes e Implemente as Descobertas
Com base nos resultados do teste, faça ajustes e implemente as descobertas em suas estratégias de marketing. Por exemplo, pode fazer a adoção da versão vencedora do elemento testado em futuras campanhas, bem como a aplicação de insights obtidos para otimizar outros aspectos de suas estratégias de marketing.
Continue Testando e Otimizando
O teste A/B é uma prática contínua e interativa. Continue testando diferentes elementos e refinando suas estratégias com base nos resultados. Aprender com os testes anteriores e iterar sobre as descobertas é fundamental para o sucesso a longo prazo de suas campanhas de marketing.
Ao seguir esses passos, você poderá mensurar com eficácia os resultados de um teste A/B e usar esses insights para otimizar suas estratégias de marketing e alcançar seus objetivos de negócios.
Concluindo Sobre Fazer Testes A/B
Nunca é demais lembrar que algo que funcionou muito bem durante um período pode não funcionar nos próximos. Então inclua entre as suas incumbências a tarefa de realizar testes A/B periodicamente.
E você, já realizou testes A/B em seus projetos? Compartilhe sua experiência com outros gestores, deixando um comentário nesta publicação do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.