Conteúdo, a Melhor Estratégia de Link Building

Conteúdo, a Melhor Estratégia de Link Building

Que o Marketing de Conteúdo é importante para a estratégia de qualquer empresa que deseja sucesso na internet ninguém tem dúvida. E entre as diversas práticas de link building uma delas é justamente produzir conteúdo, com o objetivo de ganhar links, compartilhamentos e principalmente visibilidade para os produtos e serviços do empreendimento. Então vamos ver como desenvolver uma estratégia de link building focada na produção de conteúdo pode trazer uma série de benefícios e aumentar a relevância de seu site.

Como Funciona o Link Building?

Um dos fatores que vão tornar um blog ou site relevante para as ferramentas de busca como o Google é a quantidade de backlinks, que são os links apontando para suas urls. E para realizar esta tarefa temos o link builder, que é um profissional de SEO responsável por desenvolver e gerenciar estratégias com a intenção de ganhar links que apontem as páginas do projeto em que estiver trabalhando. A ideia é encontrar oportunidades para desenvolver as chamadas iscas, que na verdade são materiais relevantes para um determinado público, e que podem fazer de você inclusive uma autoridade ou referência, por estar produzindo algo voltado para um nicho e que faz com que se destaque em relação aos seus concorrentes.

Benefícios do Marketing de Conteúdo na Estratégia de Link Building

Se ainda não tem um blog (ou se não mantém o seu ativo) é bom mudar isso rapidamente, pois com certeza está perdendo uma série de oportunidades. Um blog é a maneira mais simples e prática de conquistar links. Isto porque tem uma ferramenta para publicar todos os tipos de conteúdos e materiais que podem atrair o seu público e fazer com se destaque dentro do seu nicho.

Claro que precisa criar materiais relevantes dentro do seu segmento, mas consegue fazer isso facilmente quando desenvolve um planejamento de marketing de conteúdo. Dentro desta estratégia pode produzir artigos, vídeos, infográficos, além de ebooks e outros materiais ricos e que são do interesse de sua audiência. O interessante de realizar este tipo de trabalho é que pode conquistar compartilhamentos e inclusive links, indicando seu empreendimento como uma referência.

Confira alguns benefícios em se produzir conteúdo:

  • Obviamente, um site sempre atualizado.
  • Visitantes sempre retornando e se identificando com sua marca.
  • O domínio ganha em autoridade, sendo bem visto pelos buscadores.
  • Possibilidade maior de feedback de seus usuários, o que ajuda a melhorar seu trabalho.
  • Criação de parcerias, produzindo conteúdo para outros sites.
  • Associação da sua marca com eventos relacionados ao seu nicho.
  • Geração de tráfego qualificado e interessado nos seus serviços.
  • Âncoras e links que podem ajudar a linkagem (interna e externa).

Conteúdo, a Melhor Estratégia de Link Building

Divulgando Seu Conteúdo e Ganhando Links

Mesmo que consiga produzir conteúdos incríveis, nem sempre a tarefa de conseguir links será simples. O link builder precisa ser um bom estrategista para descobrir as melhores oportunidades. Principalmente porque nem todas que estiverem disponíveis vão valer a pena. Existe uma série de fatores que vão indicar a reputação de um backlink e a principal é a sua autoridade em relação aos buscadores. Então não basta apenas encontrar onde publicar seus conteúdos, é preciso que o mesmo seja relevante e realmente ofereça benefícios.

É preciso ter organizado quais serão os principais canais para divulgação de seus conteúdos e como os mesmos serão produzidos. Por exemplo, pode desenvolver uma estratégia de investir em diretórios ou agregadores de conteúdos, além de blogs focados no seu nicho. Sendo que para um vai utilizar um estilo de conteúdo e inclusive de abordagem de acordo com o canal investido.

E aí, já desenvolve uma estratégia de link building? Caso precisa de ajuda a primeira dica é procurar uma agência digital focada em marketing de performance, que com certeza vão saber como desenvolver um planejamento para impulsionar o seu empreendimento.

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