Conteúdo, a Melhor Estratégia de Link Building
  • 31/01/2019
  • Léo de Souza
  • SEO

Ter um Planejamento de Marketing de Conteúdo é fundamental para a estratégia de qualquer empreendimento que deseja ter sucesso na internet.

Entre as diversas práticas de link building, uma delas é justamente produzir conteúdo, com o objetivo de conquistar links, conseguir compartilhamentos e principalmente aumentar a visibilidade para os seus produtos e serviços.

Então vamos ver como desenvolver uma estratégia de link building focada na produção de conteúdo, o que pode oferecer uma série de benefícios, como aumentar a relevância e autoridade do seu site.

Conteúdo, a Melhor Estratégia de Link Building

Como Funciona o Link Building?

Um dos fatores que vão tornar um blog ou site relevante para as ferramentas de busca como o Google é a quantidade de seus backlinks, que são os links apontando para suas urls.

E para realizar esta tarefa de conquistar links temos o link builder, que é um profissional de SEO responsável por desenvolver e gerenciar estratégias com a intenção de conseguir links que apontem às páginas do projeto em que estiver trabalhando.

A ideia é encontrar oportunidades para desenvolver as chamadas iscas, que na verdade são materiais relevantes para um determinado público, e que podem fazer de você inclusive uma autoridade ou referência, por estar produzindo algo voltado para um nicho e que faz com que se destaque em relação aos seus concorrentes.

Marketing de Conteúdo na Estratégia de Link Building

Se ainda não tem um blog (ou se não mantém o seu ativo), é recomendado repensar a sua estratégia, pois com certeza está perdendo uma série de oportunidades.

Um blog é a maneira mais simples e prática de conquistar links. Isto porque tem uma ferramenta para publicar todos os tipos de conteúdos e materiais que podem atrair o seu público e fazer com se destaque dentro do seu nicho.

É preciso criar materiais relevantes dentro do seu segmento, o que não terá dificuldades quando se desenvolve um planejamento de marketing de conteúdo. Sendo que na sua estratégia pode produzir artigos, vídeos, infográficos, além de e-books e outros materiais ricos, que são do interesse de sua audiência.

O interessante de realizar este tipo de trabalho é que pode conquistar compartilhamentos e inclusive links, indicando seu empreendimento como uma referência.

Confira alguns dos benefícios de produzir conteúdos.

  • Mantém seu site sempre atualizado.
  • Visitantes sempre retornando e se identificando com sua marca.
  • O domínio ganha em autoridade, sendo bem visto pelos buscadores.
  • Possibilidade maior de feedback de seus usuários, o que ajuda a melhorar seu projeto.
  • Possibilidade de criar parcerias, produzindo conteúdo para outros sites.
  • Associação da sua marca com eventos relacionados ao seu nicho.
  • Geração de tráfego qualificado e interessado nos seus serviços.
  • Âncoras e links que podem ajudar a linkagem (interna e externa).

Divulgando Seu Conteúdo e Ganhando Links

Mesmo que consiga produzir conteúdos incríveis, nem sempre a tarefa de conseguir links será simples. O link builder precisa ser um bom estrategista para descobrir as melhores oportunidades; principalmente porque nem todas que estiverem disponíveis irão valer a pena.

Existe uma série de fatores que vão indicar a reputação de um backlink, e a principal é a sua autoridade em relação aos buscadores. Então não basta apenas encontrar onde publicar e indicar os seus conteúdos, é preciso que o mesmo seja relevante e realmente ofereça benefícios.

É preciso ter organizado quais serão os principais canais para divulgação de seus conteúdos e como os mesmos serão produzidos. Por exemplo, pode desenvolver uma estratégia de investir em diretórios ou agregadores de conteúdos, além de blogs focados no seu nicho. Sendo que para cada um irá utilizar um estilo de conteúdo e inclusive de abordagem de acordo com o canal investido.

E aí, já desenvolve uma estratégia de link building? Caso esteja precisando de ajuda, a primeira dica é procurar uma agência digital focada em marketing de performance, pois com certeza sabem como desenvolver um planejamento de link building focado na produção de conteúdos.

Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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