Otimização de Sites: Entenda de Vez Como Funciona

Otimização de Sites: Entenda de Vez Como Funciona

Normalmente as dúvidas sobre SEO e otimização de sites começam com o fato de não ter listado seu site entre os resultados do Google, mesmo buscando pelo nome da empresa. Principalmente quando vê os seus concorrentes nas primeiras posições.

Bem, existem alguns motivos para este tipo de situação (inclusive faz sentido) como iremos ver neste post sobre otimização de sites. Se estiver querendo entender o que precisa fazer para seu site aparecer entre os resultados do Google acompanhe.

Otimização de Sites: Entenda de Vez Como Funciona

SEO (Search Engine Optimization)

Traduzido como otimização de sites, SEO é um conjunto de métricas que avaliam a qualidade de um site em relação a diversos fatores. O objetivo é que é que o site seja o mais amigável possível, pensando principalmente na experiência do usuário. Assim, alguns fatores básicos são avaliados como o tempo de carregamento, o visual das páginas, organização das seções e principalmente a qualidade do conteúdo, que deve atender às expectativas de quem estiver acessando.

Também existem fatores externos que avaliam a autoridade de um site, no sentido do mesmo poder se posicionar como uma referência. Por exemplo, um blog que recebe muitos compartilhamentos nas redes sociais é sinal de que o mesmo é popular e possui conteúdos relevantes para determinado tipo de audiência. Isto vai contar como ponto positivo quando for listado os resultados, podendo o mesmo ficar entre as primeiras posições.

SEO On Page

SEO On Page diz respeito a tudo que envolve as questões internas de um site, como suas páginas ou simplesmente os seus conteúdos. Assim são avaliados questões como os títulos, as mídias, os links internos; além de questões técnicas como a marcação HTML e as meta tags. Por exemplo, as imagens devem possuir uma nomenclatura amigável e ainda contar com o texto alternativo.

SEO Off Page

Fatores externos também são avaliados. Estamos falando do SEO Off Page, que indica as questões externas. Por exemplo, um site que possui muitos backlinks de outros sites é apontado como relevante, pois é sinal de que recebe muitas indicações, o que determina certa autoridade no assunto. Ou seja, o trabalho de SEO Off Page consiste em conquistar o que envolve as questões externas como público (audiência) e outros sites. Entre as práticas deste trabalho temos a produção de guest posts, que basicamente é você produzir posts para blogs que em troca vão linkar para o seu site.

Seja Relevante

A ideia é produzir conteúdos que as pessoas simplesmente queiram compartilhar nos seus perfis nas redes sociais. E para isso deve ter em mente de sempre produzir conteúdos que são relevantes. É fundamental produzir conteúdos completos e principalmente originais. No caso, dependendo do tópico pode ser complicado produzir algo realmente novo. Daí entra a criatividade para produzir algo diferenciado, em relação aos conteúdos de outros sites.

Conquiste Autoridade

É completamente normal cobrir diversos tópicos ou assuntos em blog ou site. Mas sempre tenha em mente que é mais fácil se tornar uma autoridade quando produz para um nicho específico. Assim, não se preocupe em cobrir diversos assuntos (ou áreas); mas cubra bem uma determinada, que transformará seu projeto numa autoridade naquele assunto.

Otimização de Sites

O objetivo deste post foi esclarecer sobre otimização de sites e não necessariamente apresentar as práticas, o que seria bem complicado pela quantidade. Bem, se estiver precisando otimizar o seu site pode procurar uma consultoria de SEO e solicitar uma análise.

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