Benchmarking: Como Aplicar no Seu Plano de Marketing Digital
  • 23/09/2020
  • Léo de Souza
  • SEO

Normalmente as dúvidas sobre SEO e otimização de sites começam com o fato de não ter seu site listado entre os resultados de algumas pesquisas no Google, mesmo buscando pelo nome da empresa. E as dúvidas aumentam quando vê os seus concorrentes nas primeiras posições.

Bem, existem alguns motivos para este tipo de situação (inclusive faz sentido) como iremos ver nesta publicação sobre otimização de sites. Acompanhe se estiver querendo entender o que precisa fazer para seu site aparecer entre os resultados do Google.

Otimização de Sites: Entenda de Vez Como Funciona

SEO (Search Engine Optimization)

Traduzido como otimização de sites, SEO é um conjunto de métricas que avaliam a qualidade de um site em relação a diversos fatores.

O principal objetivo da otimização de sites é fazer com que o site seja o mais amigável possível, pensando principalmente na experiência do usuário. Assim, alguns fatores básicos são avaliados como o tempo de carregamento, o visual das páginas, organização das seções e principalmente a qualidade do conteúdo, que deve atender às expectativas de quem estiver acessando.

Também existem fatores externos que avaliam a autoridade de um site, no sentido do mesmo poder se posicionar como uma referência. Por exemplo, um blog que recebe muitos compartilhamentos nas redes sociais é sinal de que o mesmo é popular e possui conteúdos relevantes para determinado tipo de audiência. Isto é considerado um ponto positivo, valendo no momento de comparar com outros concorrentes, que disputam posições entre os resultados de pesquisas.

Ou seja, um site otimizado e que oferece uma ótima experiência para seus usuários, além de ser popular entre alguns nichos ou públicos, tende a ficar nas primeiras posições entre os resultados no Google e outros buscadores.

SEO On Page

SEO On Page diz respeito a tudo que envolve as questões internas de um site, como suas páginas ou simplesmente os seus conteúdos. Assim são avaliados questões como os títulos, as mídias, os links internos; além de questões técnicas como a marcação HTML e as meta tags.

Entre os chamados fatores de SEO OnPage podemos citar a otimização de imagens, que devem possuir uma nomenclatura amigável e ainda contar com o texto alternativo; além de um tamanho de arquivo otimizado e que favoreça o seu carregamento mais rápido.

SEO Off Page

No SEO Off Page temos a avaliação de diversos fatores externos. Por exemplo, um site que possui muitos backlinks de outros sites é apontado como relevante, pois é sinal de que recebe muitas indicações, o que determina certa autoridade no assunto.

Podemos dizer que o trabalho de SEO Off Page consiste em conquistar o que envolve as questões externas como público (audiência) e outros sites. Entre as práticas deste trabalho temos a produção de guest posts, que basicamente é você produzir posts para blogs de terceiros, que em troca vão linkar para o seu site.

Como Alcançar as Primeiras Posições?

Diferente de muitos materiais por aí, SEO não funciona apenas como um checklist, em que faz as otimizações e o trabalho está pronto. Para conquistar as primeiras posições, e principalmente se manter entre elas, é necessário algumas práticas essenciais.

Seja Relevante

A ideia é produzir conteúdos que as pessoas simplesmente queiram compartilhar nos seus perfis nas redes sociais. Para isso, tenha em mente a ideia de sempre produzir conteúdos que sejam relevantes.

Para ser relevante de verdade é fundamental produzir conteúdos completos e principalmente originais. No caso, dependendo do tópico pode ser complicado produzir algo realmente novo. Daí entra a criatividade para produzir algo diferenciado, em relação aos conteúdos de outros sites.

Conquiste Autoridade

É completamente normal cobrir diversos tópicos ou assuntos num blog ou site. Mas é interessante pensar que é mais fácil se tornar uma autoridade quando produz para um nicho específico. Assim, não se preocupe em cobrir diversos tópicos (ou áreas); mas em cobrir um determinado tópico com o máximo de qualidade. Desta maneira, tende a transformar o seu projeto numa autoridade naquele assunto.

Otimização de Sites

O objetivo desta publicação foi de esclarecer o básico sobre otimização de sites e não necessariamente apresentar as práticas de SEO, o que acabaria sendo complicado pela quantidade de fatores e práticas.

Seja como for, se estiver precisando otimizar o seu site ou desenvolver uma estratégia de SEO para o seu projeto, consulte a Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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