5 Passos Para Criar Seu (Primeiro) E-book (Isca Digital)

5 Passos Para Criar Seu (Primeiro) E-book (Isca Digital)

Um e-book é uma ótima isca digital principalmente pela facilidade de produção. É simples disponibilizar o PDF para download, e consegue encontrar leitores facilmente. Estes são os principais motivos da popularidade dos e-books. E se estiver pensando em criar o seu confira os passos necessários.

Faça Uma Pesquisa Completa

Devido a facilidade de produção muitos acabam exagerando e produzindo e-books com conteúdo muito pobre, que nem deveriam ser considerados um e-book. Então, para não deixar isso acontecer, faça uma pesquisa completa sobre os tópicos que irá cobrir no conteúdo, incluindo as questões visuais, como imagens e até vídeos. Liste todos os tópicos que serão cobertos no conteúdo, para ficar bem organizado.

5 Passos Para Criar Seu (Primeiro) E-book (Isca Digital)

Utilize o PowerPoint

O PowerPoint é com certeza a ferramenta mais simples para se produzir um e-book, já que consegue facilmente salvar em PDF. E pode incluir links e outros detalhes em seu documento.

Com o documento fechado, clique com o botão direito e depois vá em Propriedades. É lá que irá incluir o título e outros detalhes do seu e-book, como o autor.

Use um Template Bem Legível

Numa busca rápida na web encontra sites que disponibilizam templates gratuitos para PowerPoint. Na sua pesquisa dê prioridade para templates que sejam bem legíveis e com boa formatação. Pode criar seu e-book utilizando a configuração da apresentação ou pode configurar para que os slides tenham o tamanho de uma folha A4; basta ir em Exibir, Slide Mestre, Tamanho do Slide, Tamanho do Slide Personalizado; e por fim alterar as dimensões para Largura: 21,59 cm e Altura: 27,94 cm, na orientação de Retrato.

Inclua os Créditos no Final

Além das informações sobre o e-book, como a possibilidade ou não de reprodução do conteúdo, inclua seus dados e a versão, com a data. Isto é importante para proteger a obra e ainda nortear os leitores.

Salve Para Web e Compartilhe

Para finalizar salve em formato web, pois o arquivo fica com tamanho menor; depois disponibilize para download. Isso é feito facilmente no WordPress, na biblioteca de mídia. E, claro, compartilhe nas suas redes sociais.

Vale lembrar que pode ser bem interessante criar uma campanha de anúncios para divulgação de seu e-book. Esta é uma excelente maneira de conseguir interessados, aumentando o número de downloads.

E aí, já sabe como vai produzir o seu (próximo) e-book? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do Social Ninja! E para outros conteúdos sobre Marketing Digital continue navegando em nosso blog.

Leave A Comment