
Então você está pensando em criar o seu próprio podcast? Bem, esta é uma excelente estratégia para aumentar o alcance de suas ações e promover o seu empreendimento.
Como tudo que envolve marketing digital, deve ser bem planejado para que tenha sucesso e conquiste os resultados esperados. Então vamos conferir como funciona e quais os passos para desenvolver um planejamento para criar um podcast.
Ah, não vamos falar dos equipamentos em si, já que essa não é nossa especialidade. A ideia desta publicação é auxiliar com o desenvolvimento de um planejamento de marketing digital para podcasts.
Como Funciona um Podcast?
Podcast é um programa em áudio em que o conteúdo é disponibilizado normalmente através de arquivo, mas que também pode estar disponível através de streaming.
Por funcionar como uma série de programas, cada episódio aborda um ou mais temas, mas seguem uma linha editorial e são voltados para audiências específicas. Por exemplo, um podcast financeiro pode abordar diversos temas que envolvem finanças, sejam pessoais ou empresariais; mas cada episódio terá uma limitação de temas.
Planejando um Podcast
Se seu empreendimento possui um planejamento de marketing digital já tem boa parte do processo para desenvolver seu podcast; como público, concorrência, pautas, entre outras questões fundamentais.
Numa analogia, o processo de planejar um podcast é bastante similar com o de um blog, em que você lista seus concorrentes, o que você possui e quais as necessidades de seu público. Daí define os temas, a frequência de publicações, quais soluções serão oferecidas, tipos de publicidade, as possíveis fontes de receitas, enfim, desenvolve uma documentação completa do projeto.
O que basicamente vai mudar é o modo como realiza a produção dos conteúdos. Enquanto num blog você precisa produzir textos e mídias, num podcast vai produzir vinhetas e editar áudios.
Gravando Episódios de Podcasts
No planejamento do seu podcast listou as principais características de seu público. E seja elas quais forem, uma questão é fundamental: qualidade de áudio.
Uma vez que tem o roteiro, realizar a gravação em si normalmente não é o problema. Até porque encontra equipamentos de qualidade (a um preço bacana) e diversos tutoriais na internet. O que pode causar entraves é como criar a estrutura, como ter um local confortável e silencioso, especialmente se dentro de sua estratégia pretende receber convidados.
Editando Seus Podcasts
Seguindo com a analogia do blog, é recomendado que quem gravou não edite o conteúdo. Ou seja, inclusive para ter mais ideias e conteúdos de qualidade, recrute um editor para produzir os episódios. Isso é bacana, pois aumenta a credibilidade do podcast inclusive.
Independente de quem for o editor, outra dica é tentar manter os episódios numa duração que seja agradável. Portanto sempre corte o que for supérfluo e tente manter o mais atrativo possível, do início ao fim.
Promovendo Seu Podcast
Voltando ao seu planejamento, faça uma análise das preferências de seu público; fazendo perguntas, por exemplo, preferem consumir podcasts em casa, no trabalho ou no carro?
Liste as principais plataformas (iOS, Android, Web), incluindo as principais características de cada uma. Faça testes, focando na que será mais interessante para a promoção de seu podcast.
Evite utilizar diversas plataformas, pois além de dar mais trabalho dificulta no momento de analisar e mensurar os seus resultados.
Depois que definir qual ou quais plataformas irá utilizar, crie um mini planejamento de promoção de seu podcast. Vale desde banners em seu blog, até campanhas de anúncios, passando por parcerias com outros blogueiros.
E então, como está o seu projeto de podcast? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do Social Ninja.