Como Criar Podcasts

Então você está pensando em criar o seu próprio podcast? Bem, esta é uma excelente estratégia para aumentar o alcance de suas ações e promover o seu empreendimento. E como tudo que envolve marketing digital, deve ser bem planejado para que tenha sucesso e conquiste os resultados esperados. Então vamos conferir como funciona e quais os passos para desenvolver um planejamento para criar um podcast.

Não vamos falar dos equipamentos em si, já que essa não é nossa especialidade. A ideia desta publicação é auxiliar com o desenvolvimento de um planejamento de marketing digital para podcasts.

Vantagens de Investir em Podcasts

Investir em um podcast para sua empresa pode trazer várias vantagens significativas. Ter um podcast oferece à sua empresa uma plataforma para compartilhar informações relevantes sobre sua indústria, produtos e serviços. Investir num podcast próprio pode ajudar a aumentar a conscientização da sua marca e alcançar um novo público.

Com um podcast, você tem a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e expertise em seu segmento. Ao fornecer informações valiosas e insights, você pode estabelecer sua empresa como uma autoridade confiável, o que pode levar a um aumento da confiança dos consumidores e a uma reputação positiva.

Os podcasts permitem que você se conecte diretamente com seu público-alvo de uma forma mais pessoal e envolvente. Os ouvintes têm a oportunidade de conhecer sua empresa de uma maneira mais íntima, o que pode criar um senso de conexão e lealdade.

Os podcasts oferecem flexibilidade em termos de formato e conteúdo. Você pode escolher o estilo que melhor se adapta à sua empresa e aos interesses do seu público. Além disso, os ouvintes podem acessar seu conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar, o que proporciona conveniência e aumenta o alcance potencial.

Ter um podcast estabelecido pode abrir portas para parcerias e colaborações com outras empresas e especialistas do setor. Isso pode levar a oportunidades de networking, expansão da rede de contatos e até mesmo parcerias estratégicas.

Se o seu podcast ganhar popularidade, você poderá explorar oportunidades de monetização, como publicidade, patrocínios, venda de produtos ou serviços relacionados e até mesmo oferecer assinaturas premium. Embora a receita não seja garantida, há potencial para gerar lucro com um podcast bem-sucedido.

Como Criar Podcasts

Como Funciona um Podcast?

Podcast é um programa em áudio em que o conteúdo é disponibilizado normalmente através de arquivo, mas que também pode estar disponível através de streaming.

Por funcionar como uma série de programas, cada episódio aborda um ou mais temas, mas seguem uma linha editorial e são voltados para audiências específicas. Por exemplo, um podcast financeiro pode abordar diversos temas que envolvem finanças, sejam pessoais ou empresariais; mas cada episódio terá uma limitação de temas.

Principalmente para conseguir um maior engajamento, a ideia é trabalhar com temporadas de episódios e consequentemente de temas abordados. Desta maneira, consegue gerar expectativa, audiência e principalmente dados para mensurar. Depois de uma temporada pode analisar o número de downloads e inclusive a avaliação do público sobre os episódios, o que lhe auxilia no momento de planejar novas temporadas.

Planejando um Podcast

Se seu empreendimento possui um planejamento de Marketing Digital, já tem boa parte do processo para desenvolver seu podcast; como público, concorrência, pautas, entre outras questões fundamentais.

Numa analogia, o processo de planejar um podcast é bastante similar com o de um blog, em que você lista seus concorrentes, o que você possui e quais as necessidades de seu público. Daí define os temas, a frequência de publicações, quais soluções serão oferecidas, tipos de publicidade disponíveis, as possíveis fontes de receitas, enfim, desenvolve uma documentação completa do projeto.

O que basicamente vai mudar é o modo como realiza a produção dos conteúdos. Enquanto num blog você precisa produzir textos e mídias, num podcast vai produzir vinhetas e editar áudios.

Gravando Episódios de Podcasts

No planejamento do seu podcast listou as principais características de seu público; e seja elas quais forem, uma questão é fundamental: qualidade de áudio. Dê uma atenção especial à qualidade do áudio antes de começar a gravar cada episódio de seu podcast.

Uma vez que tem o roteiro, realizar a gravação em si normalmente não é o problema. Até porque encontra equipamentos de qualidade (com um preço bacana) e diversos tutoriais na internet. O que pode causar entraves é como criar a estrutura, como ter um local confortável e silencioso, especialmente se dentro de sua estratégia pretende receber convidados.

Editando Seus Podcasts

Seguindo com a analogia do blog, é recomendado que quem gravou não edite o conteúdo. Ou seja, inclusive para ter mais ideias e conteúdos de qualidade, recrute um editor para produzir os episódios. Isso é bacana, pois aumenta a credibilidade do podcast inclusive.

Independente de quem for o editor, outra dica é tentar manter os episódios numa duração que seja agradável. Portanto sempre corte o que for supérfluo e tente manter o mais atrativo possível, do início ao fim.

Promovendo Seu Podcast

Voltando ao planejamento do seu podcast, faça uma análise das preferências de seu público. Faça perguntas como, por exemplo, seus ouvintes preferem consumir podcasts em casa, no trabalho ou no carro?

Liste as principais plataformas (iOS, Android, Web), incluindo as principais características de cada uma. Faça testes, focando na que será mais interessante para a promoção de seu podcast.

Evite utilizar diversas plataformas ao mesmo tempo, pois além de dar mais trabalho dificulta no momento de analisar e mensurar os seus resultados.

Depois que definir qual ou quais plataformas irá utilizar, crie um mini planejamento de promoção de seu podcast. Vale desde banners em seu blog, até campanhas de anúncios, passando por parcerias com outros blogueiros.

É importante ressaltar que criar e manter um podcast de qualidade requer tempo, esforço e investimento adequados em equipamentos, produção e promoção. É fundamental planejar e executar estrategicamente seu podcast para obter os melhores resultados possíveis.

E então, curtiu as nossas dicas especiais para quem deseja criar um podcast? Por favor, especialmente se ainda estiver na fase do planejamento, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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