
O objetivo de reciclar conteúdo é manter o seu blog atualizado e competitivo, além de livre de erros ou falhas que podem estar lhe prejudicando.
É importante revisar o conteúdo de seus posts para editar dados, acrescentar informações, remover ou atualizar links quebrados e principalmente manter o seu blog relevante. E ainda existe a possibilidade de deletar ou unir posts, o que com certeza é uma maneira muito interessante de realizar a reciclagem do conteúdo de seu blog.
Para reciclar o conteúdo de seu blog é fundamental que você tenha uma meta, como melhorar o posicionamento de seu blog para alguma palavra-chave ou aproveitar uma oportunidade que surgiu de repente, pois aumenta as suas chances de ser bem-sucedido.
Seja qual for o seu objetivo, confira como funciona e quais as etapas para reciclar o conteúdo do seu blog.
Por Onde Começar a Reciclar Meu Conteúdo?
A ideia é ter um blog atualizado, mas nem sempre terá em mente quais os melhores posts para iniciar este trabalho. Se esta for a sua situação, pode analisar no Google Analytics quais as páginas que recebem mais ou menos acessos, sempre com a intenção de melhorar.
Outra dica bastante útil sobre como começar a reciclagem do seu conteúdo, é focar nas palavras-chave em que seu conteúdo é relevante e seu projeto está bem posicionado entre os resultados.
No caso de um projeto de comércio eletrônico, que pode contar com muitas opções de categorias e produtos, pode começar pelo que tiver maior prioridade ou que simplesmente ofereça um melhor retorno para o seu empreendimento.
Dicas de Como Reciclar o Seu Conteúdo
Outro ponto que pode lhe ajudar a obter os melhores resultados é saber o que pode produzir a partir de seus posts originais. É legal considerar a ideia de unir, dividir e até deletar textos (criando um novo). Também pode transformar seus posts em outros tipos de materiais como e-books, checklists e infográficos.
Então vamos finalmente conferir algumas dicas de como pode ser a reciclagem do conteúdo de seu blog.
Aperfeiçoando Títulos e Subtítulos
Normalmente pensamos no título e nos tópicos antes de escrever um post. E a sua ideia (ou objetivo) atual sobre o assunto pode ser diferente de quando escreveu o conteúdo. Assim, na sua planilha de publicações ou controle de postagens, leia todos os títulos e analise se ainda fazem sentido ou estão com temas relevantes.
No caso de acreditar que não são mais relevantes, marque para fazer a escolha do novo título depois de revisar o conteúdo do post. Nesta revisão confira se os subtítulos também estão atraentes e coerentes com o restante do texto.
Conferindo o Tamanho Dos Textos
É muito interessante trabalhar com tamanhos padronizados para os seus textos, pois quando faz um levantamento rapidamente percebe a qualidade de seu blog.
Existe uma regra, não oficial, para os tamanhos de textos num post, como você pode conferir abaixo.
- D: +/- 450 palavras.
- C: +/- 600 palavras.
- B: +/- 900 palavras.
- A: +/- 1200 palavras.
- Épico: +/- 1500 palavras.
- Bíblico: +/- 2000 palavras.
Para que possa entender, bíblicos são aqueles textos que todo mundo elogia, recebe diversos compartilhamentos, ranqueia bem no Google, é sensacional; mas na prática ninguém lê, pois atualmente falta inclusive paciência para ler um post deste tamanho, especialmente se estiver acessando do seu smartphone ou tablet.
Seja como for, quando utiliza desta regra de classificação dos seus posts fica mais fácil avaliar e priorizar quais textos irá trabalhar primeiro num processo de reciclagem de seus conteúdos.
Uma vez que definiu seu objetivo, consegue mapear qual o estilo de texto ou conteúdo que precisa ser refeito com maior prioridade. Por exemplo, depois de decidir ranquear para alguma palavra-chave, pode analisar quantos textos abordam o tópico, qual o tamanho de cada um, e o que pode fazer para que possam ficar mais relevantes.
Como Reescrever os Seus Conteúdos
Entender de marketing de conteúdo é fundamental para reescrever suas publicações, pois algumas técnicas irão lhe ajudar bastante. De qualquer forma, confira algumas dicas para quando for reescrever seus textos.
Melhorando as Descrições
Como boa prática é interessante escrever um pequeno texto para utilizar na chamada dos seus posts e também para as suas descriptions (meta tag). Atualizar esses textos pode ser uma boa pedida. Portanto, se não o fez quando escreveu o post, aproveite a oportunidade quando estiver reescrevendo o seu conteúdo.
Utilizando Negrito, Mas Com Moderação
Muito “artista” coloca a palavra-chave principal diversas vezes em negrito, com a intenção de torná-la mais relevante, mesmo com ela repetindo várias vezes no texto. Este é um erro grave, pois a ideia é ser amigável para o leitor e isto com certeza cansa. Sem contar que não será bem visto pelos motores de busca.
Então tenha bom senso de fazer um texto com negritos realmente onde importa e torne o mesmo mais agradável para quem estiver lendo.
Analisando a Densidade de Palavras-Chave
Densidade de palavras-chave (Keyword Density) serve para exibir a quantidade de vezes que uma palavra aparece num texto, sendo a sua densidade apresentada em porcentagem.
Saber a densidade das palavras é legal para avaliar se um texto é relevante para o termo que você deseja. Porém, é bom reforçar que o texto precisa ser amigável e incluir a mesma keyword várias vezes intencionalmente pode tornar o texto cansativo e até mesmo resultar em punição.
Caso queira saber a densidade de seus textos é possível encontrar calculadoras online e plugins SEO que realizam esta tarefa.
Otimizando as Imagens
Toda imagem deve ser nomeada de forma amigável e apresentar o texto alternativo corretamente no HTML. Por conta dos acessos via dispositivos móveis, que são a maioria, o tamanho dos arquivos das imagens deve ser o mais otimizado possível, portanto vale a pena analisar as imagens no conteúdo para conferir se as mesmas não podem ser otimizadas.
Atualizando Suas Peças Publicitárias
É comum incluir um banner de afiliado ou de Google Adsense e simplesmente esquecer dos mesmos Confira se todos os banners continuam relevantes e se os links continuam funcionando. Mudar os banners de posição para que fiquem mais visíveis também pode ser interessante como modo de reciclagem dos conteúdos.
Aprimorando a Linkagem Interna
É normal no momento de publicar um post novo linkar para os antigos, mas o inverso costuma ser esquecido. Portanto, além de conferir se todos os links estão Ok, confira a possibilidade de novas linkagens internas quando estiver reciclando os seus conteúdos.
Conferindo os Links Externos
Linkar para outros sites pode melhorar a qualidade de seu conteúdo, mas antes de incluir links externos verifique se estão funcionando normalmente. E uma dica interessante é incluir nofollow e configurar esses links para que abram em nova janela.
Aproveitando Para Organizar a Codificação
Poucos são os blogueiros que se preocupam em produzir um bom código HTML para publicar seus posts. Aproveite que está fazendo este trabalho de reciclagem do seu conteúdo para conferir se o seu código está semântico e organizado, principalmente se alterou o tema de seu WordPress, pois um código limpo pode influenciar positivamente, como melhorar seus posicionamentos entre os buscadores.
Lembrando da Navegação
É importante que todos os menus estejam exibindo suas principais seções e publicações. E ainda é preciso levar em consideração que seu visitante deve conseguir acessar estes links a qualquer momento. Portanto, confira se o menu está sempre acessível inclusive em pequenas resoluções de tela.
Concluindo Sobre a Reciclagem de Conteúdos
Para complementar sobre esta publicação de reciclagem de conteúdos, uma excelente dica é a de listar novas ideias de pautas. Sendo que pode perceber e listar tópicos que ainda não abordou no seu conteúdo. Ou seja, quando estiver sem ideias de pautas, pode ser interessante analisar e conferir possíveis reciclagens do seus conteúdos.
É isso, tomara que consiga melhorar todos os seus conteúdos para que seu projeto seja mais relevante e aumente a autoridade de seu blog.
Se estiver precisando de uma força com seu planejamento de marketing de conteúdo, além de aumentar a visibilidade do seu blog, indicamos que procure uma consultoria de SEO para realizar a assessoria do seu projeto.