Guia Para Reciclar o Conteúdo de Seu Blog
  • 07/01/2024
  • 31/01/2019
  • Léo de Souza
  • SEO

O objetivo de reciclar os conteúdos é manter o seu blog atualizado e competitivo, além de garantir que o mesmo está livre de erros ou falhas que podem estar lhe prejudicando.

É importante revisar o conteúdo de seus posts para editar dados, acrescentar informações, remover ou atualizar links quebrados e principalmente manter o seu blog relevante. E ainda existe a possibilidade de deletar ou unir posts, o que com certeza é uma maneira muito interessante de realizar a reciclagem do conteúdo de seu blog.

Para reciclar o conteúdo de seu blog é fundamental que você tenha uma meta ou objetivo, como melhorar o posicionamento de seu blog para alguma palavra-chave ou aproveitar alguma oportunidade em relação aos seus conteúdos, pois aumenta as suas chances de ser bem-sucedido.

Seja qual for o seu objetivo, confira como funciona e quais as etapas para reciclar os conteúdos do seu blog.

Benefícios de Manter os Conteúdos Atualizados

Manter os conteúdos de um blog sempre atualizados proporciona uma série de benefícios significativos em termos de SEO (Search Engine Optimization).

Melhoria da Relevância

Motores de busca valorizam conteúdo atualizado, pois isso sugere relevância e atualidade para os usuários. Blogs que regularmente adicionam informações frescas e precisas são mais propensos a serem classificados entre os primeiros resultados nas pesquisas.

Aumento da Frequência de Rastreamento

Motores de busca tendem a rastrear sites com frequência quando percebem que o conteúdo é atualizado regularmente. Isso contribui para uma indexação mais rápida de novas páginas ou alterações no conteúdo existente.

Manutenção de Autoridade

Blogs que se mantêm atualizados demonstram autoridade no seu nicho. A autoridade de um site é um fator crucial para o SEO, e conteúdo relevante e recente contribui para essa percepção positiva.

Redução da Taxa de Rejeição

Conteúdo desatualizado pode levar os usuários a abandonarem uma página ou post rapidamente. Ao manter o conteúdo atualizado e relevante, a taxa de rejeição pode ser reduzida, indicando aos motores de busca que o conteúdo é valioso para os visitantes.

Atração de Backlinks Naturais

Conteúdo novo e valioso é mais propenso a atrair backlinks naturais de outros sites. Esses links contribuem para a autoridade do seu site, impactando positivamente nos rankings de pesquisa.

Exploração de Novas Palavras-Chave

Conteúdo atualizado oferece oportunidades para explorar novas palavras-chave relevantes. E ao fazer isso pode aumentar a visibilidade do seu blog para consultas específicas e atrair tráfego qualificado.

Promoção em Redes Sociais

Quando faz a reciclagem e realiza alterações em suas páginas ou posts, o conteúdo atualizado é mais compartilhável nas redes sociais, ampliando a exposição e a possibilidade de atrair visitantes orgânicos.

Adaptação às Mudanças no Mercado

Setores e tendências estão sempre em evolução. Atualizar o conteúdo permite que o blog se adapte a mudanças no mercado, fornecendo informações relevantes e precisas aos usuários.

Como Reciclar Conteúdos

A ideia é ter um blog atualizado, mas nem sempre terá em mente quais os melhores posts para iniciar este trabalho. Se esta for a sua situação, pode analisar no Google Analytics quais as páginas que recebem mais ou menos acessos, sempre com a intenção de melhorar.

Outra dica bastante útil sobre como começar a reciclagem do seu conteúdo, é focar nas palavras-chave em que seu conteúdo é relevante e seu projeto está bem posicionado entre os resultados.

No caso de um projeto de comércio eletrônico, que pode contar com muitas opções de categorias e produtos, pode começar pelo que tiver maior prioridade ou que simplesmente ofereça um melhor retorno para o seu empreendimento.

Outro ponto que pode lhe ajudar a obter os melhores resultados é avaliar o que pode produzir a partir de seus posts originais. É legal considerar a ideia de unir, dividir e até deletar textos (criando um novo). Também pode transformar seus posts em outros tipos de materiais como e-books, checklists e infográficos.

Por fim, mas não menos importante, pode estar com tudo funcionando e seus conteúdos estarem de acordo com o seu planejamento. Neste caso, pode optar pelo mais simples que é de atualizar os conteúdos mais antigos ou de menos palavras, focando no que pode melhorar em cada um deles, como os títulos e subtítulos; ordem dos tópicos; e a quantidade de imagens; além dos links internos e externos.

Qualidade Dos Conteúdos

A quantidade de palavras é provavelmente o principal indicador sobre a qualidade de seus conteúdos, sendo a maneira mais prática de avaliar um conteúdo sem ao menos conferir os tópicos e outras questões.

É muito interessante trabalhar com tamanhos padronizados para os seus textos, pois quando faz um levantamento rapidamente percebe a qualidade de seu blog. Caso nunca tenha realizado este tipo de trabalho, pode seguir as recomendações abaixo.

  • D: + ou – 450 palavras.
  • C: + ou – 600 palavras.
  • B: + ou – 900 palavras.
  • A: + ou – 1200 palavras.

Quando se utiliza desta regra de classificar os posts pelo tamanho, fica mais fácil para você avaliar e priorizar quais textos irá trabalhar primeiro num processo de reciclagem de seus conteúdos.

Uma vez que definiu seu objetivo, consegue mapear qual o estilo de texto ou conteúdo que precisa ser refeito com maior prioridade. Por exemplo, depois de decidir ranquear para alguma palavra-chave, pode analisar quantos textos abordam o tópico, qual o tamanho de cada um, e o que pode fazer para que possam ficar mais relevantes.

Guia Para Reciclar o Conteúdo de Seu Blog

Dicas Para Reciclar Seus Conteúdos

Entender de marketing de conteúdo é fundamental para reescrever suas publicações, pois algumas técnicas irão lhe ajudar bastante. Com um plano definido, confira algumas dicas para quando for reescrever seus textos e realizar a reciclagem dos seus conteúdos.

Revise Títulos e Subtítulos

Normalmente pensamos no título e nos tópicos antes de escrever um post. E a sua ideia (ou objetivo) atual sobre o assunto pode ser diferente de quando escreveu o conteúdo. Assim, na sua planilha de publicações ou controle de postagens, leia todos os títulos e analise se ainda fazem sentido ou estão com temas relevantes.

No caso de acreditar que não são mais relevantes, marque para fazer a escolha do novo título depois de revisar o conteúdo do post. Nesta revisão confira se os subtítulos também estão atraentes e coerentes com o restante do texto.

Considere Alterar Urls

É bem simples alterar a url de um post ou página. Porém, quando alterada, deve garantir que todos os conteúdos que fazem referência sejam atualizados, além de informar aos motores de busca sobre a mudança de url. Portanto, no momento que estiver avaliando a possibilidade de alterar os títulos considere o impacto da alteração da url.

Analise a Quantidade de Palavras

Já falamos sobre como a quantidade de palavras pode ser um ponto de partida para reciclar os seus conteúdos. E além da quantidade você pode avaliar a densidade de palavras-chave (Keyword Density), que serve para exibir a quantidade de vezes que as principais palavras aparecem num texto, sendo a sua densidade apresentada em porcentagem.

Saber a densidade das palavras é legal para avaliar se um texto é relevante para o termo que você deseja. Porém, é bom reforçar que o texto precisa ser amigável e incluir a mesma keyword várias vezes intencionalmente pode tornar o texto cansativo e até mesmo resultar em punição.

Caso queira saber a densidade de seus textos é possível encontrar calculadoras online e plugins de SEO que realizam esta tarefa. Falando em plugin, com o Rank Math consegue colocar uma ou mais palavras em foco, e saber se a quantidade de ocorrências é satisfatória.

Palavra-chave Rank Math

Utilize Negrito

Quando estiver reescrevendo os seus textos, pode avaliar a possibilidade de colocar algumas palavras ou frases em negrito, pois pode ajudar bastante no momento da leitura e compreensão do conteúdo. Fica apenas a ressalva de não exagerar, para que o efeito não seja o contrário do esperado.

Melhore as Descrições

Como boa prática é interessante escrever um pequeno texto para utilizar na chamada dos seus posts e também para as suas descriptions (meta tag). Atualizar esses textos pode ser uma boa pedida. Portanto, se não o fez quando escreveu o post, aproveite a oportunidade quando estiver reescrevendo o seu conteúdo.

Confira as Imagens

No trabalho de SEO (Search Engine Optimization), toda imagem deve ser nomeada de forma amigável e apresentar o texto alternativo corretamente no HTML. E principalmente por conta dos acessos via dispositivos móveis, que são a maioria, é fundamental que você saiba como otimizar as suas imagens.

Garanta a redução dos arquivos (sem perder a qualidade) e que as imagens foram corretamente otimizadas para os motores de busca.

Depois de garantir que as imagens estão devidamente otimizadas, confira se não pode ser o caso de atualizar ou mesmo incluir novas imagens, que deixarão o conteúdo mais atraente.

Otimize a Codificação

Poucos são os blogueiros que se preocupam em produzir um bom código HTML para publicar posts otimizados. Aproveite que está fazendo este trabalho de reciclagem do seu conteúdo para conferir se o código de seus posts estão otimizados, semânticos e organizados, principalmente se alterou o tema de seu WordPress, pois um código HTML limpo pode influenciar positivamente, como melhorar seus posicionamentos entre os mecanismos de busca.

Avalie os Links

É normal no momento de publicar um post novo linkar para os antigos, mas o inverso costuma ser esquecido. Portanto, além de conferir se todos os links estão Ok, quando estiver reciclando um conteúdo confira a possibilidade de novas linkagens internas com outros conteúdos.

Linkar para outros sites e referenciar conteúdos externos pode melhorar a qualidade de seu conteúdo. Porém, além de garantir que o link externo está funcionando no momento de publicar, é necessário monitorar para saber se o mesmo não sofreu nenhuma alteração.

Uma vez que estiver reciclando o conteúdo do seu blog, confira os links externos, pois pode ser interessante fazer alterações. E de repente pode linkar para outros conteúdos externos ou até mesmo produzir um novo sobre o tópico que fez a referência.

Atualize Peças Publicitárias

É comum incluir um banner ou qualquer tipo de peça publicitária e simplesmente esquecer dos mesmos. Confira se todos os banners continuam relevantes e se os links estão corretos e funcionando sem problemas.

Mudar os banners ou qualquer peça publicitária de posição para que fiquem mais visíveis também pode ser interessante como modo de reciclagem dos conteúdos.

Reavalie a Arquitetura de Navegação

Priorizar os tópicos mais importantes e destacar as principais categorias são exemplos do que pode reavaliar durante a sua reciclagem de conteúdos. Vale mencionar que os motores de busca seguem uma lógica para indexar os conteúdos e você precisa garantir que todos os links estejam acessíveis, podendo priorizar as urls mais importantes.

Concluindo Sobre a Reciclagem de Conteúdos

Complementando com as recomendações para reciclagem de conteúdos, uma excelente dica é a de listar novas ideias de pautas; sendo que pode perceber e listar tópicos que ainda não abordou no seu conteúdo. Ou seja, quando estiver sem ideias de pautas, pode ser interessante analisar e conferir possíveis reciclagens do seus conteúdos.

Para finalizar, reforçamos que manter os conteúdos de um blog sempre atualizados é uma prática fundamental para otimizar a performance nos motores de busca, aumentar a visibilidade online e oferecer uma experiência mais valiosa para os visitantes; sendo com certeza uma das principais tarefas do gestor de um site.

Se estiver precisando de uma força com seu planejamento de marketing de conteúdo, além de aumentar a visibilidade do seu blog, indicamos que procure uma consultoria de SEO para realizar a assessoria do seu projeto.

E então, por acaso possui alguma estratégia para manter seus conteúdos sempre atualizados? Se quiser, você pode deixar um comentário para outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer

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