Guia Para Reciclar o Conteúdo de Seu Blog

Guia Para Reciclar o Conteúdo de Seu Blog

O objetivo de reciclar conteúdo é manter o seu blog atualizado e competitivo, além de livre de erros ou falhas que podem estar lhe prejudicando. É importante revisar o conteúdo de seus posts para editar dados, acrescentar informações, remover (ou atualizar) links quebrados e principalmente manter o seu blog relevante. E ainda existe a possibilidade de deletar ou unir posts, o que com certeza é uma maneira muito interessante de realizar a reciclagem do conteúdo de seu blog.

Para reciclar o conteúdo de seu blog é fundamental que você tenha uma meta. Pode ser melhorar o posicionamento de seu blog para alguma palavra-chave ou aproveitar uma oportunidade que surgiu de repente. Manter o conteúdo atualizado é legal, mas é preciso ter em mente que quando traça um objetivo aumenta suas chances de ser bem-sucedido.

Por Onde Começar a Reciclar Meu Conteúdo

A ideia é ter um blog atualizado, mas nem sempre terá em mente quais os melhores posts para iniciar este trabalho. Se este for o seu caso, pode analisar no Google Analytics quais as páginas que recebem mais acessos. Focar nas palavras-chave em que está bem posicionado também pode ser interessante. Outra dica é trabalhar por categorias, priorizando as mais importantes.

Dicas de Como Reciclar o Seu Conteúdo

Outro ponto que pode lhe ajudar a obter os melhores resultados é saber o que pode produzir a partir de seus posts originais. É legal considerar a ideia de unir, dividir e até deletar textos (criando um novo). Também pode transformar seus posts em outros tipos de materiais como ebooks, checklists e infográficos.

Então vamos ver como pode reciclar o conteúdo de seu blog.

Aperfeiçoando Títulos e Subtítulos

Normalmente pensamos no título e os tópicos antes de escrever um post. E a sua ideia (ou objetivo) hoje sobre o assunto pode ser diferente de quando escreveu o conteúdo. Assim, na sua planilha de publicações ou controle de postagens leia todos os títulos e analise se ainda fazem sentido ou estão com temas relevantes. No caso de não estarem, marque para fazer a escolha do novo título depois de revisar o conteúdo do post. Nesta revisão confira se os subtítulos também estão atraentes e coerentes com o restante do texto.

Conferindo o Tamanho Dos Textos

É muito interessante trabalhar com tamanhos padronizados para os seus textos, pois quando faz um levantamento rapidamente percebe a qualidade de seu blog. Existe uma regra ‘extraoficial’ para os tamanhos de textos:

  • D: +/- 450 palavras.
  • C: +/- 600 palavras.
  • B: +/- 900 palavras.
  • A: +/- 1200 palavras.
  • Épico: +/- 1500 palavras.
  • Bíblico: +/- 2000 palavras.

Antes é interessante explicar o que seriam bíblicos. Bíblicos são aqueles textos que todo mundo elogia, recebe diversos compartilhamentos, ranqueia bem no Google, é sensacional; mas ninguém lê! A verdade é que ninguém tem tempo ou paciência para ler um post deste tamanho, especialmente se estiver acessando do seu smartphone ou tablet.

Quando utiliza esta regra de classificação dos seus posts fica mais fácil avaliar e priorizar quais textos irá trabalhar primeiro. Uma vez que definiu seu objetivo consegue mapear qual o estilo de texto ou conteúdo que precisa ser refeito com maior prioridade. Por exemplo, depois de decidir ranquear para alguma palavra-chave, pode analisar quantos textos abordam o assunto, qual o tamanho de cada um e o que pode fazer para que possam ficar mais relevantes.

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Reescrevendo o Conteúdo

Entender de marketing de conteúdo é fundamental para reescrever suas publicações, pois algumas técnicas irão lhe ajudar bastante. De qualquer forma, eis algumas dicas para quando for reescrever seus textos:

Melhorando as Descrições

Como boa prática é interessante escrever um pequeno texto para utilizar na chamada do post e também para a description (meta tag). Atualizar esses textos pode ser uma boa pedida. Se não o fez quando escreveu o post aproveite a oportunidade quando estiver reescrevendo o seu conteúdo.

Utilizando Negrito, Mas Com Moderação

Muito ‘artista’ coloca a palavra-chave principal sempre em negrito, com a intenção de torná-la mais relevante, mesmo com ela repetindo várias vezes no texto. Este é um erro grave, pois a ideia é ser amigável para o leitor e isto com certeza cansa. Sem contar que não será bem visto pelos motores de busca. Então tenha bom senso de fazer um texto com negritos realmente onde importa e torne o mesmo mais agradável para quem estiver lendo.

Analisando a Densidade de Palavras-Chave

Densidade de palavras-chave (Keyword Density) serve para exibir a quantidade de vezes que uma palavra aparece num texto, sendo a sua densidade apresentada em porcentagem. Saber a densidade é legal para avaliar se um texto está relevante para o termo que você deseja. Porém, é bom reforçar que o texto precisa ser amigável e incluir a mesma keyword várias vezes intencionalmente pode tornar o texto cansativo e ainda resultar em punição.

Caso queira saber a densidade de seus textos é possível encontrar calculadoras online e plugins SEO que realizam esta tarefa.

Otimizando as Imagens

Toda imagem deve ser nomeada de forma amigável e apresentar o texto alternativo corretamente no HTML. Por conta dos acessos via dispositivos móveis, que são a maioria, o tamanho dos arquivos das imagens deve o mais otimizado possível.

Atualizando Suas Peças Publicitárias

É comum incluir um banner de afiliado ou Adsense e simplesmente esquecer. Confira se todos os banners continuam relevantes e se os links continuam funcionando. Mudar os banners de posição para que fiquem mais visíveis também pode ser interessante.

Aprimorando a Linkagem Interna

É normal no momento de publicar um post novo linkar para os antigos, mas o inverso costuma ser esquecido. Portanto, além de conferir se todos os links estão Ok, confira a possibilidade de novas linkagens internas.

Conferindo os Links Externos

Antes de incluir links para outros sites em seu texto verifique se está funcionando normalmente. Uma dica interessante é incluir nofollow e configurar esses links para que abram em nova janela.

Aproveitando Para Organizar a Codificação

Poucos são os blogueiros que se preocupam em produzir um bom código HTML para publicar seus posts. Aproveite que está fazendo este trabalho para conferir se o seu código está semântico e organizado, principalmente se alterou o tema de seu WordPress, pois um código limpo pode influenciar positivamente.

Não se Esquecendo da Navegação

É importante que todos os menus estejam exibindo suas principais seções e publicações. E ainda é preciso levar em consideração que seu visitante deve conseguir acessar estes links a qualquer momento. Portanto, confira se o menu está sempre acessível inclusive em pequenas resoluções de tela.

Concluindo

Para completar uma excelente dica para quando estiver reciclando o conteúdo de seu blog: listar novas ideias pautas! Realizar este trabalho também é interessante para perceber tópicos que ainda não abordou no seu conteúdo. Ótimo para quando estiver definindo quais as próximas pautas a serem produzidas.

É isso, tomara que consiga melhorar o seu conteúdo para que o mesmo fique mais relevante e aumente a autoridade de seu blog. Se estiver precisando de uma força com seu planejamento de marketing de conteúdo e como aumentar a visibilidade do seu blog confira como nossa consultoria em marketing digital pode lhe ajudar.

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