
Está precisando melhorar o desempenho de sua loja virtual? Nossas dicas com certeza vão lhe ajudar. Mas caso ainda não tenha colocado seu projeto para funcionar, indicamos que baixe gratuitamente o e-book Como Montar Uma Loja Virtual em 50 Passos. Trata-se de um checklist com as dicas básicas para implementar seu projeto de comércio eletrônico.
Então confira algumas dicas simples e práticas para impulsionar as vendas em seu projeto de comércio eletrônico.
Prepare Bem Sua Equipe
Para realizar um bom atendimento e pós-venda é interessante que sua equipe seja qualificada. Invista em treinamentos e certificações que podem ser úteis na gestão de sua loja virtual. Sempre incentive e divulgue conhecimento entre os integrantes de sua equipe.
Invista Num Certificado Digital de Segurança
Não ter um certificado de segurança é pedir para o cliente abandonar o carrinho na finalização da compra. Esta questão influencia, e muito, no número de conversões; então certifique a sua loja virtual para não perder vendas.
Existem inclusive algumas opções gratuitas, mas é sempre recomendado procurar um serviço mais completo, normalmente pago.
Faça um Planejamento de Campanhas e Promoções
Por boa prática é interessante estar sempre com alguma promoção ativa. Dentro de seu planejamento evite passar algum período, mesmo que seja de poucos dias ou mesmo uma semana, em branco. Para isso tenha um planejamento específico de campanhas e promoções especiais, como datas comemorativas para alavancar vendas sazonais.
Fique Atento às Questões Técnicas
Tempo de carregamento e compatibilidade com browsers são alguns exemplos de questões técnicas que deve verificar. Não deixe de dar uma atenção especial para seu carrinho de compras ou checkout, pois questões técnicas, como um erro no formulário, podem impactar negativamente suas conversões, derrubando suas vendas.
Aplique Técnicas de SEO
Este item pode ser considerado um complemento do item anterior, pois quando pensamos na otimização das páginas também levamos em conta as considerações técnicas. De qualquer forma, é fundamental que o gestor de loja virtual dê uma atenção especial para todos os tópicos que envolvem SEO para e-commerce no seu projeto.
Capriche no Visual de Suas Imagens
Todas as imagens devem ser otimizadas antes de serem publicadas. E não é apenas o tamanho do arquivo que precisa ser verificado. A qualidade e nitidez das imagens também pode fazer muita diferença. Inclusive, além de otimizar, é interessante implementar alguma ferramenta para fazer zoom nas imagens.
Invista em Up-selling e Cross-selling
Estas duas técnicas de vendas são excelentes para incrementar os pedidos e aumentar o ticket médio de sua loja virtual.
No seu comércio eletrônico utilize um sistema para realizar vendas casadas ou promocionais. Casar produtos semelhantes ou oferecer upgrades (por mais x leve y) são maneiras muito interessantes de aumentar sua taxa de conversão e dar rotatividade às mercadorias de seu estoque.
Peça Depoimentos de Seus Clientes
Ninguém melhor do que os seus clientes para indicar sua loja virtual. Faça um trabalho de pós-venda e incentive o envio de depoimentos por parte de seus compradores. Um bom atendimento e logística devem estar ativos, mas aproveite deste fator para reduzir objeções e aumentar suas vendas.
Profissionalize Seu E-mail Marketing
O e-mail sempre foi considerado uma das melhores ferramentas de vendas. Então toda loja virtual deve profissionalizar este tipo de comunicação investindo numa ferramenta de e-mail marketing profissional. O gestor deve entender bem sobre captação e nutrição de leads, além de outras técnicas úteis para vender por e-mail.
Valorize o Marketing de Conteúdo
Encare com prioridade o seu planejamento de marketing de conteúdo, pois ele abrange os pontos mais importantes de sua estratégia de comunicação como seu público alvo, seu mercado e os seus concorrentes. Estas informações são fundamentais para desenvolver sua estratégia de atração de clientes e aumento das vendas.
Monitore as Principais Métricas (KPI’s)
Todo gestor de e-commerce deve levar uma rotina de acompanhamento dos seus principais indicadores de desempenho. Faça o monitoramento e tente sempre absorver e conseguir insights que podem ser implementados no seu projeto. Este monitoramento é interessante inclusive para interromper o que não está apresentando bons resultados.
Invista Nas Redes Sociais
Além de manter seus perfis ativos, invista nos serviços de SAC 2.0 para realizar mais do que apenas responder e reagir em relação a sua audiência nos seus perfis sociais. Falamos de promoções e campanhas anteriormente, considere incluir as principais redes sociais neste planejamento.
Crie o Seu Blog
Criar e manter um blog é com certeza uma das melhores estratégias para lojas virtuais, pois funcionam como uma excelente ferramenta para gerar tráfego qualificado e atrair clientes em potencial.
Num projeto de comércio eletrônico existem ótimos motivos para ter um blog; como o fato de servirem como ferramenta para realizar a indicação “natural” de produtos, soluções ou simplesmente dicas.
Invista Numa Consultoria
Mesmo que entenda sobre os tópicos que listamos nas dicas anteriores, pode ser que precise de uma força extra para aplicar em seu projeto. E uma consultoria é a melhor maneira de conseguir isso.
Sem contar que ainda é uma maneira de ter suporte e auxílio de profissionais especializados em comércio eletrônico, que saberão como gerenciar todo o planejamento de sua loja virtual.
Growth Hacking Para Comércio Eletrônico
Se considerarmos que cada uma das dicas que listamos pode ser uma estratégia, você pode desenvolver um planejamento completo para sua loja virtual, não é mesmo? E se vai aplicar todas as estratégias porque não seguir um planejamento de growth hacking para comércio eletrônico?
Caso não saiba, existe uma série de hacks que podem ser aplicados num planejamento de growth hacking para comércio eletrônico, sendo que a ideia é conquistar todos os objetivos ou metas num prazo mais curto do que o normal. Ou seja, desenvolve um planejamento para ser mais efetivo, ter mais sucesso e conquistar seus objetivos num curto prazo. Isto é excelente especialmente porque agiliza suas tomadas de decisão, sobre o que precisa ou não melhorar.
Esperamos que tenha curtido esta publicação e consiga aplicar todas as dicas na sua loja virtual; mas caso precise de ajuda com algum projeto de comércio eletrônico consulte a Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.