
Faz tempo que o Mailchimp faz sucesso entre negócios na internet pelo seu serviço de automação de e-mails, ajudando empreendedores no momento de fazer a comunicação com sua audiência.
Entre os motivos de sua popularidade, está o fato de ser amplamente compatível com diversos serviços e especialmente plugins do WordPress. No caso, facilmente vai encontrar plugins de pop-up e captura de e-mails compatíveis com o Mailchimp, facilitando o trabalho de nutrir suas listas de leads.
Falando em leads, é fundamental que faça o gerenciamento e a nutrição de suas leads, mantendo sua lista sempre aquecida. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo uma automação de e-mails, com uma sequência de mensagens enviadas conforme uma programação. E é exatamente isso que vamos conferir nesta publicação.
Confira como criar uma automação de e-mail marketing no Mailchimp e depois veja como configurar no WordPress.
Como Funciona o Mailchimp?
Se nunca teve contato com o Mailchimp, trata-se de uma ferramenta de e-mail marketing bem amigável e poderosa em termos de funcionalidades.
Como outras ferramentas de e-mail marketing similares, oferece funcionalidades gratuitas e pagas. E a boa notícia é que esta funcionalidade de automação que estamos apresentando pode ser feita no plano gratuito, que mesmo contando com algumas limitações é excelente, podendo atender muito bem a grande maioria dos negócios na internet.
Depois que programar a sua automação de e-mail marketing vale a pena fazer um tour pelo Mailchimp e conferir as demais funcionalidades da ferramenta.
Criando Uma Sequência de Autoresponder
Para uma automação de e-mail marketing o primeiro passo é criar a sequência de mensagens que serão enviadas. Isto é feito através da chamada jornada do cliente, em que faz a programação levando em conta desde o primeiro contato até a conversão (venda).
Por exemplo, se quiser promover um curso, pode criar uma sequência de e-mails que cubra desde as primeiras características, como dúvidas e funcionalidades, até a oferta do curso em si, no final da sequência de mensagens.
Caso não entenda deste tipo de automação, pode começar conferindo como criar um funil de vendas, que é como vai organizar não só a quantidade de mensagens, mas também o que será abordado em cada uma delas.
Crie uma pequena documentação com a sua sequência de e-mails, incluindo as principais informações de cada uma das mensagens como objetivo, linguagem, id, título, conteúdo, programação, entre outras questões que achar relevantes.
Criando Listas no Mailchimp
Neste tutorial estamos utilizando o plano gratuito, que possui limitações em números de contatos e envios. E atualmente só é permitido ter apenas uma lista (Audience) neste plano, que é inclusive gerada automaticamente no momento de criação de sua conta.
Caso já tenha uma lista de e-mails com a qual deseja trabalhar, basta importar respeitando o limite de contatos do plano.
Automação no Mailchimp
Clique em Create Campaign.
Em seguida clique na opção Email.
Selecione a opção Automated.
Depois clique em Custom.
Em Create an email informe o nome de sua campanha, selecione a lista (no caso estamos utilizando a que foi criada automaticamente) e depois em Begin.
A partir daí você vai editar sua sequência de mensagens (workflow = fluxo).
De acordo com seu planejamento vai programar cada uma das mensagens. A primeira coisa é clicar no primeiro Edit, para configurar o disparo da primeira mensagem.
Para primeira mensagem é altamente recomendado que programe seu envio para imediato (immediately). Isto quer dizer que pouco após a confirmação de cadastro o assinante irá receber esta mensagem (normalmente de boas-vindas). Quando alterar clique em Update Trigger.
Depois terá algumas opções que podem ser personalizadas conforme o seu planejamento, como dias de envio, filtros, tags, etc.
Como esta é nossa primeira sequência e estamos aprendendo a trabalhar com o Mailchimp, pode deixar para conhecer melhor essas funcionalidades depois, quando precisar de algo mais avançado ou ajustar a personalização.
Clique em Design Email para editar o conteúdo da mensagem.
Configure as informações como nome da mensagem (que é para seu controle), assunto, prévia, remetente e endereço de e-mail.
Depois de configurar clique em Next. (No caso de utilizar outro endereço de e-mail, ele precisará ser verificado.)
Selecione o template que irá utilizar na sua mensagem. Para visualizar a prévia clique na lupa. Recomendamos utilizar o Simple Text, pois é mais simples de enviar e inclusive de receber, já que não é necessário carregar imagens, etc.
A mensagem já conta com algumas informações, e basta editar o título e corpo do e-mail.
Depois de editar o conteúdo clique em Save & Close.
O Mailchimp inclui automaticamente um rodapé com informações básicas, para evitar problemas como cair na caixa de spam. Não exclua! Se for o caso, confira na ferramenta como editar.
Finalizando a edição da mensagem clique em Save And Continue.
Você será direcionado para a página inicial do fluxo de mensagens. Daí basta ir clicando + Add Another Email e repetir o mesmo processo para produção de todas as mensagens.
Por padrão o Mailchimp determina que cada mensagem seja enviada 1 dia após a anterior, mas é possível editar.
Uma vez que terminar de configurar todas as mensagens clique em Next.
Você será direcionado para a tela de Ready to send. Review your workflow que apresentará todas as informações sobre seu autoresponder.
Clique em Start Sending para iniciar sua campanha. Confirme.
Como Configurar o Mailchimp no WordPress
Agora é hora de configurar um formulário para captura de e-mails.
Clique em Audience.
Será apresentada suas listas ativas. Continuando, na lista de seu fluxo de mensagens clique em Manage Audience e na lista suspensa selecione Signup forms.
As opções para gerar seu formulário de captura serão apresentadas. Em nosso tutorial vamos selecionar Embedded forms.
Clique em Condensed, que é a opção mais minimalista, mas que justamente por isso é mais interessante de utilizar inicialmente.
Dentro de Copy/paste onto your site vai estar o código HTML que deverá utilizar em seu site. Copie.
Quando conferir o código perceberá que é bem simples editar os campos, podendo personalizar de acordo com as suas necessidades, de design inclusive.
Com o código pronto, terá algumas opções para configurar o Mailchimp no WordPress, conforme a pequena lista abaixo.
- Utilizar o widget html personalizado e exibir onde deseja, como a lateral e/ou rodapé.
- Instalar um plugin de pop-up com a opção de colar código HTML (quase todos possuem esta função).
- E se tiver um nível mais avançado de conhecimento sobre temas WordPress pode editar o código das páginas e incluir o formulário personalizado no início ou final das páginas.
Se fossemos detalhar tudo sobre o Mailchimp e como utilizar a ferramenta para automação de e-mails, o conteúdo desta publicação acabaria ficando muito extenso. Por isso, recomendamos que reserve algum tempo, quando você estiver mais ocioso, para conhecer melhor as funcionalidades e aproveitar todo o poder da ferramenta de e-mail marketing.
Para outras publicações e dicas de marketing digital, continue no Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.