Mailchimp: Como Criar Uma Automação de E-mail Marketing no Wordpress

Mailchimp: Como Criar Uma Automação de E-mail Marketing no WordPress

Faz tempo que o Mailchimp faz sucesso entre negócios na internet pelo seu serviço de automação de e-mails, ajudando empreendedores no momento de fazer a comunicação com sua audiência. Entre os motivos de sua popularidade está o fato de ser amplamente compatível com diversos serviços e especialmente plugins do WordPress. No caso, facilmente vai encontrar plugins de pop-up e captura de e-mails compatíveis com o Mailchimp, facilitando o trabalho de nutrir suas listas de leads.

Falando em leads, é fundamental que faça o gerenciamento e a nutrição de suas leads, mantendo sua lista sempre aquecida. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo uma automação de e-mails, com uma sequência de mensagens enviadas conforme uma programação. E é exatamente isso que vamos ver aqui. Confira como criar uma automação de e-mail marketing no Mailchimp e depois veja como configurar no WordPress.

Mailchimp: Como Criar Uma Automação de E-mail Marketing no WordPress

Como Funciona o Mailchimp?

Se nunca teve contato com o Mailchimp, trata-se de uma ferramenta de e-mail marketing bem amigável e poderosa em termos de funcionalidades. Como tantas outras ferramentas similares, oferece funcionalidades gratuitas e pagas. E a boa notícia é que esta funcionalidade de automação pode ser feita no plano gratuito, que mesmo contando com algumas limitações é excelente, podendo atender muito bem a grande maioria dos negócios na internet.

Depois que programar a sua automação de e-mail marketing vale a pena fazer um tour pelo Mailchimp e conferir as demais funcionalidades da ferramenta.

Criando Uma Sequência de Autoresponder

O primeiro passo é criar a sequência de mensagens que serão enviadas. Isto é feito através da chamada jornada do cliente, em que considera desde o primeiro contato até a ação em si. Por exemplo, se quiser promover um curso, pode criar uma sequência de e-mails que cubra desde as primeiras dúvidas até a oferta do curso em si. E se não sabe como fazer isso, pode conferir como criar um funil de vendas, que é como vai organizar não só a quantidade de mensagens, mas também o que será abordado em cada uma delas.

Crie uma pequena documentação com a sua sequência de e-mails incluindo as principais informações de cada mensagem como objetivo, linguagem, id, título, conteúdo, programação, entre outras questões que achar importante.

Criando Listas no Mailchimp

Neste tutorial estamos utilizando o plano gratuito, que possui limitações em números de contatos e envios. E atualmente só é permitido ter apenas uma lista (Audience), que é gerada automaticamente no momento de criação de sua conta. Caso já tenha uma lista de e-mails com a qual deseja trabalhar basta importar, respeitando o limite de contatos do plano.

Automação no Mailchimp

Clique em Create Campaign.

Em seguida clique na opção Email.

Mailchimp Automated Email

Selecione a opção Automated.

Mailchimp Create Automation

Depois clique em Custom.

Em Create an email informe o nome de sua campanha, selecione a lista (no caso estamos utilizando a que foi criada automaticamente) e depois em Begin.

A partir daí você vai editar sua sequência de mensagens (workflow = fluxo).

Mailchimp Workflow

De acordo com seu planejamento vai programar cada uma das mensagens. A primeira coisa é clicar no primeiro Edit, para configurar o disparo da primeira mensagem.

Para primeira mensagem é altamente recomendado que programe seu envio para imediato (immediately). Isto quer dizer que pouco após a confirmação de cadastro o assinante irá receber esta mensagem (normalmente de boas-vindas). Quando alterar clique em Update Trigger.

Mailchimp Edit Trigger

Depois terá algumas opções que podem ser personalizadas conforme seu planejamento como dias de envio, filtros, tags, etc. Como esta é nossa primeira sequência e estamos aprendendo a trabalhar com o Mailchimp, pode deixar para conhecer melhor essas funcionalidades depois, quando precisar de algo mais avançado ou ajustar a personalização.

Clique em Design Email para editar o conteúdo da mensagem.

Configure as informações como nome da mensagem (que é para seu controle), assunto, prévia, remetente e endereço de e-mail.

Mailchimp Email Information

Depois de configurar clique em Next. (No caso de utilizar outro endereço de e-mail, ele precisará ser verificado.)

Selecione o template que irá utilizar na sua mensagem. Para visualizar a prévia clique na lupa. Recomendamos utilizar o Simple Text, pois é mais simples de enviar e inclusive de receber, já que não é necessário carregar imagens, etc.

Mailchimp Template

A mensagem já conta com algumas informações, e basta editar o título e corpo do e-mail.

Mailchimp Edit Message

Depois de editar o conteúdo clique em Save & Close.

O Mailchimp inclui automaticamente um rodapé com informações básicas, para evitar problemas como cair na caixa de spam. Não exclua! Se for o caso, confira na ferramenta como editar.

Finalizando a edição da mensagem clique em Save And Continue.

Você será direcionado para a página inicial do fluxo de mensagens. Daí basta ir clicando + Add Another Email e repetir o mesmo processo para produção de todas as mensagens.

Por padrão o Mailchimp determina que cada mensagem seja enviada 1 dia após a anterior, mas é possível editar.

Uma vez que terminar de configurar todas as mensagens clique em Next.

Você será direcionado para a tela de Ready to send. Review your workflow que apresentará todas as informações sobre seu autoresponder.

Mailchimp Ready to Send

Clique em Start Sending para iniciar sua campanha. Confirme.

Mailchimp Rock On

Como Configurar o Mailchimp no WordPress

Agora é hora de configurar um formulário para captura de e-mails.

Clique em Audience.

Será apresentada suas listas ativas. Continuando, na lista de seu fluxo de mensagens clique em Manage Audience e na lista suspensa selecione Signup forms.

Mailchimp Sign Forms

As opções para gerar seu formulário de captura serão apresentadas. Em nosso tutorial vamos selecionar Embedded forms.

Clique em Condensed, que é a opção mais minimalista, mas que justamente por isso é mais interessante de utilizar inicialmente.

Mailchimp Embedded Forms

Dentro de Copy/paste onto your site vai estar o código HTML que deverá utilizar em seu site. Copie.

Quando conferir vai ver que é bem simples editar os campos podendo deixar ao seu gosto.

Com o código terá algumas opções para incluir no seu blog:

  • Utilizar o widget html personalizado e exibir onde deseja, como a lateral e/ou rodapé.
  • Instalar um plugin de pop-up com a opção de colar código HTML (quase todos possuem esta função).
  • E se tiver um nível mais avançado de conhecimento sobre temas WordPress pode editar o código das páginas e incluir o formulário personalizado no início ou final das páginas.

Se neste post fosse detalhado mais informações sobre o Mailchimp e como utilizar o mesmo para automação de e-mails acabaria ficando extenso demais. Mas vale a pena depois dedicar algum tempo para conhecer melhor as funcionalidades e aproveitar todo o poder da ferramenta.

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