Como Configurar o Mailchimp no Wordpress
  • 07/01/2024
  • 21/06/2019
  • Léo de Souza
  • Tutoriais

Faz tempo que o Mailchimp faz sucesso entre negócios na internet pelo seu serviço de automação de e-mails, ajudando empreendedores no momento de fazer a comunicação com sua audiência.

Entre os motivos de sua popularidade, está o fato de ser amplamente compatível com diversos serviços e especialmente plugins do WordPress. No caso, facilmente vai encontrar plugins de pop-up e captura de e-mails compatíveis com o Mailchimp, facilitando o trabalho de nutrir suas listas de leads.

Falando em leads, é fundamental que faça o gerenciamento e a nutrição de suas leads, mantendo sua lista sempre aquecida. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo uma automação de e-mails, com uma sequência de mensagens enviadas conforme uma programação. E é exatamente isso que vamos conferir nesta publicação.

Confira como criar uma automação de e-mail marketing no Mailchimp e depois veja como configurar no WordPress.

Como Funciona o Mailchimp?

Se nunca teve contato com o Mailchimp, trata-se de uma ferramenta de e-mail marketing bem amigável e poderosa em termos de funcionalidades.

Como outras ferramentas de e-mail marketing similares, oferece funcionalidades gratuitas e pagas. E a boa notícia é que esta funcionalidade de automação que estamos apresentando pode ser feita no plano gratuito, que mesmo contando com algumas limitações é excelente, podendo atender muito bem a grande maioria dos negócios na internet.

Depois que programar a sua automação de e-mail marketing vale a pena fazer um tour pelo Mailchimp e conferir as demais funcionalidades da ferramenta.

Criando Uma Sequência de Autoresponder

Para uma automação de e-mail marketing o primeiro passo é criar a sequência de mensagens que serão enviadas. Isto é feito através da chamada jornada do cliente, em que faz a programação levando em conta desde o primeiro contato até a conversão (venda).

Por exemplo, se quiser promover um curso, pode criar uma sequência de e-mails que cubra desde as primeiras características, como dúvidas e funcionalidades, até a oferta do curso em si, no final da sequência de mensagens.

Caso não entenda deste tipo de automação, pode começar conferindo como criar um funil de vendas, que é como vai organizar não só a quantidade de mensagens, mas também o que será abordado em cada uma delas.

Crie uma pequena documentação com a sua sequência de e-mails, incluindo as principais informações de cada uma das mensagens como objetivo, linguagem, id, título, conteúdo, programação, entre outras questões que achar relevantes.

Dicas Para Criar Sequências de E-mails

Automatizar e criar sequências de mensagens de e-mail pode ser uma estratégia eficaz para economizar tempo, manter o engajamento com os leads e clientes, e impulsionar suas campanhas de marketing.

Antes de entender sobre o funcionamento do Mailchimp, confira algumas dicas principais para quem precisa realizar automações de e-mails.

Defina os Objetivos da Lista de E-mails

Antes de começar, é fundamental que você tenha clareza sobre os objetivos da sua campanha de e-mail marketing. Seja para nutrir leads, converter vendas, educar clientes, ou qualquer outra meta específica.

Foque no Público-Alvo

Você pode ter várias listas de e-mails, mas o importante é saber como segmentar cada uma com base em características específicas de sua audiência. Isto ajuda a personalizar as mensagens de todas as suas campanhas de e-mail marketing, tornando-as mais relevantes para cada grupo.

Configure a Plataforma de E-mail Marketing

Utilize uma plataforma de e-mail marketing que ofereça recursos de automação que atendam às suas necessidades. Mesmo que todas tenham a mesma lógica, de disparar mensagens conforme programado, cada uma tem as suas características próprias, e você deve aprender as da plataforma que estiver utilizando em suas campanhas de e-mail marketing.

Mapeie a Jornada do Cliente

Desenvolva a jornada do cliente e planeje suas sequências de e-mails de acordo com os diferentes estágios. Por exemplo, você pode incluir e-mails de boas-vindas, e-mails educacionais, provas sociais, ofertas especiais e inclusive lembretes.

Personalize Suas Mensagens

Utilize a personalização para tornar suas mensagens mais relevantes. Para tornar mais pessoal ou humanizado, você pode incluir o nome do destinatário, segmentação com base em comportamentos anteriores e personalização de conteúdo.

Estabeleça a Frequência Adequada

Jamais sobrecarregue seus contatos enviando diversos e-mails num curto espaço de tempo. Encontre uma frequência que mantenha o engajamento sem irritar os destinatários; o que irá variar de acordo com o seu setor e o tipo de campanha que estiver rodando.

Otimize Para Dispositivos Móveis

Certifique-se de que seus e-mails são otimizados para dispositivos móveis, já que muitas pessoas acessam os leitores de e-mails por meio de smartphones e tablets.

Acompanhe e Analise Dados

Faça o monitoramento de todas as métricas de desempenho, como taxas de abertura, cliques e conversões. Use esses dados para ajustar e otimizar suas sequências de e-mails ao longo do tempo.

Faça Testes A/B

Da mesma maneira que em outras campanhas de marketing digital, realize testes A/B em diferentes elementos, como linhas de assunto, calls-to-action e horários de envio. Isso ajuda a identificar o que ressoa melhor com sua audiência.

Mantenha a Comunicação Transparente

Informe seus assinantes sobre a automação e forneça opções claras para que possam gerenciar suas preferências de recebimento de e-mails. Sempre respeite e siga as regras de privacidade, mantendo uma política clara sobre os dados fornecidos pelos contatos de sua lista de e-mails.

Como Configurar o Mailchimp no WordPress

Criando Listas no Mailchimp

Neste tutorial estamos utilizando o plano gratuito, que possui limitações em números de contatos e envios. E atualmente só é permitido ter apenas uma lista (Audience) neste plano, que é inclusive gerada automaticamente no momento de criação de sua conta.

Caso já tenha uma lista de e-mails com a qual deseja trabalhar, basta importar respeitando o limite de contatos do plano.

Automação de E-mail Marketing no Mailchimp

Clique em Create Campaign.

Em seguida clique na opção Email.

Mailchimp Automated Email

Selecione a opção Automated.

Mailchimp Create Automation

Depois clique em Custom.

Em Create an email informe o nome de sua campanha, selecione a lista (no caso estamos utilizando a que foi criada automaticamente) e depois em Begin.

A partir daí você vai editar sua sequência de mensagens (workflow = fluxo).

Mailchimp Workflow

De acordo com seu planejamento vai programar cada uma das mensagens. A primeira coisa é clicar no primeiro Edit, para configurar o disparo da primeira mensagem.

Para primeira mensagem é altamente recomendado que programe seu envio para imediato (immediately). Isto quer dizer que pouco após a confirmação de cadastro o assinante irá receber esta mensagem (normalmente de boas-vindas). Quando alterar clique em Update Trigger.

Mailchimp Edit Trigger

Depois terá algumas opções que podem ser personalizadas conforme o seu planejamento, como dias de envio, filtros, tags, etc.

Como esta é nossa primeira sequência e estamos aprendendo a trabalhar com o Mailchimp, pode deixar para conhecer melhor essas funcionalidades depois, quando precisar de algo mais avançado ou ajustar a personalização.

Clique em Design Email para editar o conteúdo da mensagem.

Configure as informações como nome da mensagem (que é para seu controle), assunto, prévia, remetente e endereço de e-mail.

Mailchimp Email Information

Depois de configurar clique em Next. (No caso de utilizar outro endereço de e-mail, ele precisará ser verificado.)

Selecione o template que irá utilizar na sua mensagem. Para visualizar a prévia clique na lupa. Recomendamos utilizar o Simple Text, pois é mais simples de enviar e inclusive de receber, já que não é necessário carregar imagens, etc.

Mailchimp Template

A mensagem já conta com algumas informações, e basta editar o título e corpo do e-mail.

Mailchimp Edit Message

Depois de editar o conteúdo clique em Save & Close.

O Mailchimp inclui automaticamente um rodapé com informações básicas, para evitar problemas como cair na caixa de spam. Não exclua! Se for o caso, confira na ferramenta como editar.

Finalizando a edição da mensagem clique em Save And Continue.

Você será direcionado para a página inicial do fluxo de mensagens. Daí basta ir clicando + Add Another Email e repetir o mesmo processo para produção de todas as mensagens.

Por padrão o Mailchimp determina que cada mensagem seja enviada 1 dia após a anterior, mas é possível editar.

Uma vez que terminar de configurar todas as mensagens clique em Next.

Você será direcionado para a tela de Ready to send. Review your workflow que apresentará todas as informações sobre seu autoresponder.

Mailchimp Ready to Send

Clique em Start Sending para iniciar sua campanha. Confirme.

Mailchimp Rock On

Configurando o Plugin do Mailchimp no WordPress

Agora é hora de configurar um formulário para captura de e-mails.

Clique em Audience.

Será apresentada suas listas ativas. Continuando, na lista de seu fluxo de mensagens clique em Manage Audience e na lista suspensa selecione Signup forms.

Mailchimp Sign Forms

As opções para gerar seu formulário de captura serão apresentadas. Em nosso tutorial vamos selecionar Embedded forms.

Clique em Condensed, que é a opção mais minimalista, mas que justamente por isso é mais interessante de utilizar inicialmente.

Mailchimp Embedded Forms

Dentro de Copy/paste onto your site vai estar o código HTML que deverá utilizar em seu site. Copie.

Quando conferir o código perceberá que é bem simples editar os campos, podendo personalizar de acordo com as suas necessidades, de design inclusive.

Com o código pronto, terá algumas opções para configurar o Mailchimp no WordPress, conforme a pequena lista abaixo.

  • Utilizar o widget html personalizado e exibir onde deseja, como a lateral e/ou rodapé.
  • Instalar um plugin de pop-up com a opção de colar código HTML (quase todos possuem esta função).
  • E se tiver um nível mais avançado de conhecimento sobre temas WordPress pode editar o código das páginas e incluir o formulário personalizado no início ou final das páginas.

Depois de seguir esses passos sua automação de e-mail marketing estará pronta, mas recomendamos que reserve algum tempo, quando você estiver mais ocioso, para conhecer melhor as funcionalidades e aproveitar todo o poder da ferramenta de e-mail marketing.

Lembre-se de que a automação de e-mails é uma ferramenta poderosa, mas a personalização e a relevância são fundamentais para o sucesso. Sempre faça ajustes em suas estratégias com base no feedback e nas análises para melhorar continuamente o desempenho de suas campanhas.

Possui alguma experiência com automação e campanhas de e-mail marketing? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer

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