
Faz tempo que o Mailchimp faz sucesso entre negócios na internet pelo seu serviço de automação de e-mails, ajudando empreendedores no momento de fazer a comunicação com sua audiência.
Entre os motivos de sua popularidade, está o fato de ser amplamente compatível com diversos serviços e especialmente plugins do WordPress. No caso, facilmente vai encontrar plugins de pop-up e captura de e-mails compatíveis com o Mailchimp, facilitando o trabalho de nutrir suas listas de leads.
Falando em leads, é fundamental que faça o gerenciamento e a nutrição de suas leads, mantendo sua lista sempre aquecida. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo uma automação de e-mails, com uma sequência de mensagens enviadas conforme uma programação. E é exatamente isso que vamos conferir nesta publicação.
Confira como criar uma automação de e-mail marketing no Mailchimp e depois veja como configurar no WordPress.
Como Funciona o Mailchimp?
Se nunca teve contato com o Mailchimp, trata-se de uma ferramenta de e-mail marketing bem amigável e poderosa em termos de funcionalidades.
Como outras ferramentas de e-mail marketing similares, oferece funcionalidades gratuitas e pagas. E a boa notícia é que esta funcionalidade de automação que estamos apresentando pode ser feita no plano gratuito, que mesmo contando com algumas limitações é excelente, podendo atender muito bem a grande maioria dos negócios na internet.
Depois que programar a sua automação de e-mail marketing vale a pena fazer um tour pelo Mailchimp e conferir as demais funcionalidades da ferramenta.
Criando Uma Sequência de Autoresponder
Para uma automação de e-mail marketing o primeiro passo é criar a sequência de mensagens que serão enviadas. Isto é feito através da chamada jornada do cliente, em que faz a programação levando em conta desde o primeiro contato até a conversão (venda).
Por exemplo, se quiser promover um curso, pode criar uma sequência de e-mails que cubra desde as primeiras características, como dúvidas e funcionalidades, até a oferta do curso em si, no final da sequência de mensagens.
Caso não entenda deste tipo de automação, pode começar conferindo como criar um funil de vendas, que é como vai organizar não só a quantidade de mensagens, mas também o que será abordado em cada uma delas.
Crie uma pequena documentação com a sua sequência de e-mails, incluindo as principais informações de cada uma das mensagens como objetivo, linguagem, id, título, conteúdo, programação, entre outras questões que achar relevantes.
Dicas Para Criar Sequências de E-mails
Automatizar e criar sequências de mensagens de e-mail pode ser uma estratégia eficaz para economizar tempo, manter o engajamento com os leads e clientes, e impulsionar suas campanhas de marketing.
Antes de entender sobre o funcionamento do Mailchimp, confira algumas dicas principais para quem precisa realizar automações de e-mails.
Defina os Objetivos da Lista de E-mails
Antes de começar, é fundamental que você tenha clareza sobre os objetivos da sua campanha de e-mail marketing. Seja para nutrir leads, converter vendas, educar clientes, ou qualquer outra meta específica.
Foque no Público-Alvo
Você pode ter várias listas de e-mails, mas o importante é saber como segmentar cada uma com base em características específicas de sua audiência. Isto ajuda a personalizar as mensagens de todas as suas campanhas de e-mail marketing, tornando-as mais relevantes para cada grupo.
Configure a Plataforma de E-mail Marketing
Utilize uma plataforma de e-mail marketing que ofereça recursos de automação que atendam às suas necessidades. Mesmo que todas tenham a mesma lógica, de disparar mensagens conforme programado, cada uma tem as suas características próprias, e você deve aprender as da plataforma que estiver utilizando em suas campanhas de e-mail marketing.
Mapeie a Jornada do Cliente
Desenvolva a jornada do cliente e planeje suas sequências de e-mails de acordo com os diferentes estágios. Por exemplo, você pode incluir e-mails de boas-vindas, e-mails educacionais, provas sociais, ofertas especiais e inclusive lembretes.
Personalize Suas Mensagens
Utilize a personalização para tornar suas mensagens mais relevantes. Para tornar mais pessoal ou humanizado, você pode incluir o nome do destinatário, segmentação com base em comportamentos anteriores e personalização de conteúdo.
Estabeleça a Frequência Adequada
Jamais sobrecarregue seus contatos enviando diversos e-mails num curto espaço de tempo. Encontre uma frequência que mantenha o engajamento sem irritar os destinatários; o que irá variar de acordo com o seu setor e o tipo de campanha que estiver rodando.
Otimize Para Dispositivos Móveis
Certifique-se de que seus e-mails são otimizados para dispositivos móveis, já que muitas pessoas acessam os leitores de e-mails por meio de smartphones e tablets.
Acompanhe e Analise Dados
Faça o monitoramento de todas as métricas de desempenho, como taxas de abertura, cliques e conversões. Use esses dados para ajustar e otimizar suas sequências de e-mails ao longo do tempo.
Faça Testes A/B
Da mesma maneira que em outras campanhas de marketing digital, realize testes A/B em diferentes elementos, como linhas de assunto, calls-to-action e horários de envio. Isso ajuda a identificar o que ressoa melhor com sua audiência.
Mantenha a Comunicação Transparente
Informe seus assinantes sobre a automação e forneça opções claras para que possam gerenciar suas preferências de recebimento de e-mails. Sempre respeite e siga as regras de privacidade, mantendo uma política clara sobre os dados fornecidos pelos contatos de sua lista de e-mails.
Criando Listas no Mailchimp
Neste tutorial estamos utilizando o plano gratuito, que possui limitações em números de contatos e envios. E atualmente só é permitido ter apenas uma lista (Audience) neste plano, que é inclusive gerada automaticamente no momento de criação de sua conta.
Caso já tenha uma lista de e-mails com a qual deseja trabalhar, basta importar respeitando o limite de contatos do plano.
Automação de E-mail Marketing no Mailchimp
Clique em Create Campaign.
Em seguida clique na opção Email.
Selecione a opção Automated.
Depois clique em Custom.
Em Create an email informe o nome de sua campanha, selecione a lista (no caso estamos utilizando a que foi criada automaticamente) e depois em Begin.
A partir daí você vai editar sua sequência de mensagens (workflow = fluxo).
De acordo com seu planejamento vai programar cada uma das mensagens. A primeira coisa é clicar no primeiro Edit, para configurar o disparo da primeira mensagem.
Para primeira mensagem é altamente recomendado que programe seu envio para imediato (immediately). Isto quer dizer que pouco após a confirmação de cadastro o assinante irá receber esta mensagem (normalmente de boas-vindas). Quando alterar clique em Update Trigger.
Depois terá algumas opções que podem ser personalizadas conforme o seu planejamento, como dias de envio, filtros, tags, etc.
Como esta é nossa primeira sequência e estamos aprendendo a trabalhar com o Mailchimp, pode deixar para conhecer melhor essas funcionalidades depois, quando precisar de algo mais avançado ou ajustar a personalização.
Clique em Design Email para editar o conteúdo da mensagem.
Configure as informações como nome da mensagem (que é para seu controle), assunto, prévia, remetente e endereço de e-mail.
Depois de configurar clique em Next. (No caso de utilizar outro endereço de e-mail, ele precisará ser verificado.)
Selecione o template que irá utilizar na sua mensagem. Para visualizar a prévia clique na lupa. Recomendamos utilizar o Simple Text, pois é mais simples de enviar e inclusive de receber, já que não é necessário carregar imagens, etc.
A mensagem já conta com algumas informações, e basta editar o título e corpo do e-mail.
Depois de editar o conteúdo clique em Save & Close.
O Mailchimp inclui automaticamente um rodapé com informações básicas, para evitar problemas como cair na caixa de spam. Não exclua! Se for o caso, confira na ferramenta como editar.
Finalizando a edição da mensagem clique em Save And Continue.
Você será direcionado para a página inicial do fluxo de mensagens. Daí basta ir clicando + Add Another Email e repetir o mesmo processo para produção de todas as mensagens.
Por padrão o Mailchimp determina que cada mensagem seja enviada 1 dia após a anterior, mas é possível editar.
Uma vez que terminar de configurar todas as mensagens clique em Next.
Você será direcionado para a tela de Ready to send. Review your workflow que apresentará todas as informações sobre seu autoresponder.
Clique em Start Sending para iniciar sua campanha. Confirme.
Configurando o Plugin do Mailchimp no WordPress
Agora é hora de configurar um formulário para captura de e-mails.
Clique em Audience.
Será apresentada suas listas ativas. Continuando, na lista de seu fluxo de mensagens clique em Manage Audience e na lista suspensa selecione Signup forms.
As opções para gerar seu formulário de captura serão apresentadas. Em nosso tutorial vamos selecionar Embedded forms.
Clique em Condensed, que é a opção mais minimalista, mas que justamente por isso é mais interessante de utilizar inicialmente.
Dentro de Copy/paste onto your site vai estar o código HTML que deverá utilizar em seu site. Copie.
Quando conferir o código perceberá que é bem simples editar os campos, podendo personalizar de acordo com as suas necessidades, de design inclusive.
Com o código pronto, terá algumas opções para configurar o Mailchimp no WordPress, conforme a pequena lista abaixo.
- Utilizar o widget html personalizado e exibir onde deseja, como a lateral e/ou rodapé.
- Instalar um plugin de pop-up com a opção de colar código HTML (quase todos possuem esta função).
- E se tiver um nível mais avançado de conhecimento sobre temas WordPress pode editar o código das páginas e incluir o formulário personalizado no início ou final das páginas.
Depois de seguir esses passos sua automação de e-mail marketing estará pronta, mas recomendamos que reserve algum tempo, quando você estiver mais ocioso, para conhecer melhor as funcionalidades e aproveitar todo o poder da ferramenta de e-mail marketing.
Lembre-se de que a automação de e-mails é uma ferramenta poderosa, mas a personalização e a relevância são fundamentais para o sucesso. Sempre faça ajustes em suas estratégias com base no feedback e nas análises para melhorar continuamente o desempenho de suas campanhas.
Possui alguma experiência com automação e campanhas de e-mail marketing? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.