
Vamos imaginar que você deseja assistir um filme e está pesquisando por salas de cinema. Teoricamente todos os complexos apresentam as mesmas características básicas, não é mesmo? Mas porque algumas salas de cinema se destacam e acabam definindo a sua escolha? Isso mesmo, a experiência proporcionada. No final, todas as nossas escolhas são baseadas em opções que acreditamos que oferecem as melhores experiências.
E a proposta do UX Design é justamente para que você desenvolva a melhor experiência possível para os seus usuários. E se no plano físico, que existe a possibilidade de você atender seus clientes pessoalmente, a experiência já é fundamental; num site em que seus usuários vão ter que realizar todas as ações por conta própria, a experiência deve ser o mais perfeita possível.
Se nunca parou para analisar este tipo de questão no que envolve a estratégia do seu site, vale a pena conferir as informações que listamos nesta publicação, pois questões como a taxa de conversão e o desempenho de vendas podem estar relacionados com o UX Design de um site.
UX: User Experience
Foi se o tempo que experiências básicas eram suficientes para atender todas as necessidades de seus usuários. Um bom exemplo são as burguerias, que atualmente oferecem bem mais do que simples sanduíches, com diversas opções artesanais e bem mais elaboradas, além de ambientes completamente temáticos e que oferecem experiências diferenciadas.
Principalmente por conta da competitividade, todo projeto deve começar com ambições em alto nível. E isso vai passar principalmente pela experiência dos seus usuários. Portanto, desenvolver um planejamento especial de UX Design é uma excelente estratégia para o site do seu empreendimento.
UX Design em Sites
O ponto de partida para o UX Design é a Usabilidade; que é a facilidade para executar o objetivo proposto numa ferramenta ou produto. No caso de um site, seus usuários devem ser capazes de navegar e encontrar todas as informações sem precisar ficar navegando ou fazendo pesquisas aleatoriamente.
Se quiser mais informações, o livro NÃO ME FAÇA PENSAR faz uma excelente abordagem sobre Usabilidade, sendo uma leitura obrigatória para quem for trabalhar com UX Design.
Caso já esteja desenvolvendo seu projeto de user experience, considere trabalhar com uma ferramenta de mapa de calor, que é relativamente simples de implementar e fornece dados importantes para que consiga implementar melhorias no seu site.
Experiência do Usuário na Web
Não é preciso que você seja um UX Designer para analisar a experiência dos usuários enquanto navegam em seu site. Com o PageSpeed Insights do Google consegue ter uma abordagem bem completa sobre as principais características que indicam se o seu site é amigável ou não.
No relatório do PageSpeed Insights são apresentados alguns indicadores de desempenho, conforme a imagem a seguir.
- Desempenho: exibe informações em relação ao tempo de carregamento, analisando scripts e outros elementos que influenciam a performance das páginas.
- Acessibilidade: esta opção é bem focada na experiência dos usuários, indicando sobre cores e visibilidade de botões, por exemplo.
- Práticas recomendadas: compatibilidade com navegadores é o tipo de auditoria realizada e apresentada neste indicador.
- SEO: neste indicador confere se o seu site está otimizado para os motores de busca.
Vale muito a pena criar uma rotina e fazer este tipo de análise em seu site, principalmente se realizar mudanças de layout ou incluir novas funcionalidades, que geralmente demandam da instalação de scripts e atualização no código-fonte.
Benefícios do UX Design
Se imagina que UX Design é algo caro ou que demande uma boa quantidade de recursos, pode rever seus conceitos, pois é exatamente o contrário. Quando pensa na experiência do usuário reduz custos evitando investimentos equivocados e ainda aperfeiçoa todos os seus produtos, aumentando o seu poder de atração.
Com UX Design fortalece sua marca ao oferecer experiências que são sempre agradáveis, o que pode inclusive gerar recomendações de seus usuários. Isto é um grande diferencial competitivo e coloca seu empreendimento em destaque. E no caso de promover produtos ou serviços em seu site tem maiores chances de aumentar a sua taxa de conversão e impulsionar as suas vendas.
Tudo certo para oferecer a melhor experiência para os seus usuários? Esperamos que sim e que consiga aplicar as melhores práticas em todas as páginas do seu site. Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar a sua própria experiência com os usuários do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.