
Não importa em qual estratégia de marketing digital você está trabalhando; ela sempre vai chegar numa espécie de ápice ou num ponto em que fica sem saber o que fazer para melhorar ou pelo menos otimizar. No caso, utilizar mapas de calor serve justamente para que possa literalmente enxergar o que não conseguiria visualizar normalmente, servindo muito bem para que possa tomar algumas decisões.
O Hotjar Heatmaps possui algumas características interessantes, principalmente se desenvolve e gerencia muitas landing pages em suas campanhas; pois poderá coletar dados e obter diversos insights em relação aos componentes em suas páginas. Em outras palavras, utilizando mapas de calor consegue mais informações para aumentar a taxa de conversão em seu site.
Confira as principais informações sobre o Hotjar Heatmaps e faça uma análise para saber se o mesmo será útil nas suas estratégias.
O Que é o Hotjar Heatmaps?
Hotjar Heatmaps é uma ferramenta que produz mapas de calor, que são representações gráficas de dados apresentados em cores, que indicam os pontos mais frios e mais quentes num layout. Sendo que a ideia principal do Hotjar Heatmaps é mapear a interação dos usuários de modo que os responsáveis pelo projeto possam tomar decisões estratégicas com maior facilidade.
Estes mapas de calor são interessantes por servirem para nortear equipes completas que estejam envolvidas com o produto; desde o time de UX Design e os Desenvolvedores até os Analistas de Dados, passando pelos profissionais de Social Media, podem aproveitar as informações apresentadas nos relatórios.
São diversos os benefícios do Hotjar Heatmaps como descobrir quais os conteúdos estão destacados ou não; quais os melhores botões ou CTAs numa página; analisar se existem distrações; além de saber como é a experiência dos usuários em dispositivos diferentes.
Por acaso já teve curiosidade para saber como as pessoas se comportam quando acessam o seu site? Bem, esta é uma resposta que pode obter ao utilizar o Hotjar Heatmaps.
Como Funciona o Hotjar Heatmaps
Depois de instalar e configurar o Hotjar Heatmaps, você adiciona os tipos de mapas de calor que deseja trabalhar, conforme as opções a seguir.
Scroll Maps: exibe a quantidade de pessoas em percentual que rolam as suas páginas, sendo que o ponto que estiver vermelho indica até onde costumam rolar na página.
Click Maps: indica os locais em que os seus visitantes mais costumam clicar, indo do amarelo (menos cliques) até o vermelho (mais cliques), passando pelo laranja. Vale mencionar que no relatório de desktop são contabilizados os cliques com o mouse, enquanto que nos dispositivos móveis é contabilizado a quantidade de toques na tela (com os dedos).
Move Maps: este mapa de calor serve para rastrear o movimento do mouse enquanto os usuários navegam pelos seus conteúdos; sendo que o olhar do usuário acompanha o ponteiro do mouse e indica para onde estão olhando na tela enquanto navegam.
Desktop & Mobile Heatmaps: estes mapas de calor servem para você comparar o desempenho do seu site em computadores e dispositivos móveis. É interessante, pois uma dobra de página pode mudar todo o comportamento do usuário navegando pelo mesmo conteúdo em dispositivos diferentes.
Instalando e Configurando o Hotjar Heatmaps
Como está começando a utilizar o Hotjar Heatmaps, clique na opção em que pode utilizar os serviços da ferramenta gratuitamente.
Prossiga até completar o cadastro de seu site, sendo que inicialmente pode pular as opções que não entender ou não tiver certeza.
Tudo pronto, no painel de Overview terá a opção Heatmaps com um botão Install Hotjar.
Se já instalou algum tipo de tag em seu site, não terá problemas em inserir o código de monitoramento do Hotjar manualmente.
Arquivo atualizado, clique em Verify installation.
Como Instalar o Hotjar no WordPress
No caso de não ter acesso ao código do seu site, ou se não se sentir confortável para realizar a instalação manualmente, pode utilizar o plugin do Hotjar para WordPress.
Na seção de plugins do WordPress, adicione e ative o plugin.
Em seguida informe o id do seu site.
Lembrando que o Hotjar Heatmaps é compatível com outras plataformas, como Magento, Shopify e Wix. E o processo para instalação é praticamente o mesmo.
Utilizando o Hotjar Heatmaps
Com o script ativo e a ferramenta funcionando, talvez a grande questão não seja ler os mapas de calor, mas saber o que produzir com as informações destacadas. Portanto, desde o início tenha um objetivo claro do que pretende com o Hotjar Heatmaps.
No caso de estar se sentindo um pouco perdido sobre como trabalhar com a ferramenta, pode conferir nosso guia para realizar testes a/b, pois o princípio é justamente de testar elementos em suas peças ou criativos, além de layouts completos.
Caso não entenda de indicadores e de quais métricas é preciso acompanhar, pode conferir nossa publicação com os principais KPIs do Marketing Digital, que conta com muitas informações úteis para mensuração em projetos.
Já realizou algum tipo de trabalho como este da Hotjar Heatmaps? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.