
Na vida de um gestor de tráfego é fundamental que o profissional conheça as principais fontes de tráfego e as vantagens de investir em cada uma. Como o LinkedIn, que funciona muito bem especialmente para empresas em que o modelo de negócio é do tipo B2B, em que a negociação de seus produtos ou serviços é realizada diretamente com outras empresas.
Se estiver analisando a possibilidade e precisando saber como anunciar no LinkedIn, confira as informações sobre a rede social e sua plataforma de anúncios, incluindo os tipos de campanhas que pode desenvolver e o que precisa seguir para conquistar os melhores resultados com a sua investida.
Networking no LinkedIn
Por ser uma rede social em que se predomina assuntos profissionais ou de gestão de carreira, o LinkedIn talvez seja a rede social em que o networking é mais valorizado entre os usuários. E seu empreendimento precisa saber como se posicionar no LinkedIn para desenvolver o networking entre profissionais e empresas do seu segmento de atuação.
Como o que predomina entre as postagens são conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e negócios, deve ter uma linha editorial muito bem definida sobre o que postar no LinkedIn para que a conexão entre a sua empresa e todos os perfis seja impulsionado na rede social.
Caso ainda não tenha uma estratégia pronta, aproveite que está pensando em anunciar no LinkedIn para desenvolver um planejamento especial para esta rede social, focando principalmente em networking em como ampliar suas conexões para negócios.
Criando Campanhas no LinkedIn
O que muda no momento de criar uma campanha do LinkedIn em relação às outras redes sociais são as particularidades que envolvem esta rede social. Pela finalidade de networking que já citamos, o LinkedIn parece ser um paraíso profissional em que todos estão satisfeitos com as suas profissões e amam o seu trabalho. Então vale a pena analisar esta questão antes de criar as suas campanhas no LinkedIn.
Como estratégia, no momento de criar as suas campanhas no LinkedIn Ads procure sair da zona de conforto entre as publicações na rede social, para criar algo que realmente o destaque entre os milhões de perfis no LinkedIn. E depois basta seguir com o planejamento que envolve uma campanha em rede social como objetivos, públicos, formatos de anúncios e verba total disponível.
Quanto Custa Anunciar no LinkedIn?
Para rodar uma campanha no LinkedIn Ads é necessário um investimento diário de R$20, com o valor mínimo de R$4 por anúncio; sendo que pode escolher os lances de acordo com os formatos de anúncios disponíveis: CPC (custo por cliques), CPM (custo por mil) ou CPV (custo por visualizações).
É importante mencionar que esses valores são convertidos em relação ao Dólar, e sua empresa provavelmente precisará de um cartão de crédito internacional para realizar os pagamentos de suas campanhas no LinkedIn.
Campanha Para Gerar Leads Através do LinkedIn
Por conta dos custos de uma campanha e das características da rede social, é indicado que você foque na geração de leads quando for criar as suas campanhas no LinkedIn, pois aumenta as suas chances de sucesso e de ter um retorno positivo.
Para que saiba como criar uma campanha no Gerenciador de Campanhas do LinkedIn Ads, confira os passos que deve incluir na sua investida.
Defina o Objetivo da Campanha
Se já estiver familiarizado com a jornada do cliente, não terá problemas em identificar e determinar os estágios ideais para os seus prospects: Conhecimento, Consideração ou Conversão.
É com base nessas etapas que o LinkedIn determina quais os possíveis objetivos para a sua campanha. É importante selecionar corretamente, pois toda a inteligência para rodar os anúncios será baseada na sua escolha.
Crie Públicos e Defina a Audiência
Enquanto em outras redes sociais podemos basear as campanhas em alguns interesses como programas de TV, no LinkedIn seus públicos terão características profissionais, como o cargo ou setor de atuação.
No momento de criar os seus públicos é recomendado que você faça a segmentação de acordo com as pessoas que tomam a decisão de compra, como alguém que negocie diretamente com os fornecedores. Ou seja, é mais interessante impactar o responsável pelo setor de compras do que um gerente ou CEO de uma empresa.
Selecione os Formatos de Anúncios
Selecione o formato de seus anúncios de acordo com o objetivo de sua campanha. A ideia é a mesma de outras redes sociais, e você deve focar numa maneira de impactar tentando não ser invasivo.
Confira os formatos de anúncios abaixo e escolha o que será mais interessante de acordo com as características de sua campanha.
- Sponsored Content: formatos de anúncios com imagem única, carrossel, vídeos e documentos.
- Messages: mensagens para inbox dos usuários.
- Text Ads: anúncios em banners no painel direito.
- Dynamic Ads: anúncios para seguidores, em destaque ou de conteúdo.
Determine os Orçamentos da Campanha
Da mesma maneira que acontece em outras plataformas de anúncios, no LinkedIn precisará seguir as chamadas boas práticas para determinar o orçamento certo para a sua campanha.
Não existe receita de bolo e todos os formatos de anúncios terão os mesmos custos. O que muda é a sua capacidade de escolher o formato mais indicado para que os resultados tenham o melhor custo e benefício. Para esta tarefa, é fundamental que você consulte a sua estratégia de marketing, de modo que saiba as verbas disponíveis.
O gerenciador de campanhas faz algumas sugestões em relação aos orçamentos, mas é interessante que você siga as instruções de seu planejamento de marketing digital.
Configure os Anúncios
Com os criativos da campanha prontos, o próximo passo é configurar a exibição de seus anúncios. Na ferramenta terá uma opção de pré-visualização, em diversos formatos e espaços disponíveis. Sendo que nos anúncios em mensagem você pode enviar uma mensagem de teste para visualização.
Vale mencionar que menos é mais neste momento, e vale mais a pena investir em poucos ou até mesmo em apenas um formato de anúncio, para que possa fazer uma melhor avaliação do desempenho de sua campanha. É mais ou menos como aquela boa prática de criar campanhas separadas para desktop e mobile, pois aumenta a capacidade de mensuração dos resultados.
Da mesma maneira que em outras plataformas de anúncios, é fundamental que seu empreendimento siga as políticas de publicidade do LinkedIn com as regras para veiculação de anúncios.
Mensure os Resultados da Campanha
Para mensurar os resultados de suas campanhas não basta apenas conhecer os principais KPIs de marketing digital. É fundamental que tenha muito bem definida uma filosofia ou metodologia de trabalho, com todos os aspectos que são importantes para o sucesso de seu empreendimento.
Citamos a questão dos valores ou custos para anunciar no LinkedIn Ads, e uma questão importante e que deve ser ressaltada é que terá um custo considerável, imaginando que rodará uma campanha por pelo menos 3 meses, que é um tempo interessante para avaliar a qualidade de sua investida. Então faça uma boa avaliação sobre o desenvolvimento de suas campanhas no LinkedIn se pretende mensurar todos os resultados de maneira mais assertiva.
E então, tudo pronto para criar sua primeira campanha no LinkedIn Ads? Esta é com certeza uma estratégia interessante, especialmente se pretende sair um pouco do tradicional e focar numa rede social em que propósito é de fomentar relações profissionais e a realização de negócios.