Quais as Redes Sociais Alternativas Que Valem a Pena?

Estamos passando por um momento de saturação nas redes sociais, em que algumas pessoas estão cansadas de ter um feed com os mesmos estilos de publicação. Inclusive, alguns usuários chegam a ficar nostálgicos e relembram os tempos de Orkut e dos Vlogs, em que a interação era bem mais simples, direta e até mesmo mais divertida. Se você também se identifica com este público, pode ser interessante procurar pelas chamadas redes sociais alternativas.

E se sua empresa vem encontrando dificuldades e precisa de novas estratégias para promover o seu negócio, uma ótima opção pode ser a de investir nas redes sociais alternativas, em que o público é normalmente mais selecionado e engajado com o propósito da própria rede social.

Seja qual for a sua situação, confira as principais informações sobre as redes sociais que despontam como alternativas ao Facebook e Instagram.

Porque Investir em Redes Sociais Alternativas

Entre as diversas lições que foram deixadas com as turbulências dos últimos anos, temos a que cada vez mais os empreendimentos precisam sair da sua zona de conforto e arriscar nas possibilidades que são menos tradicionais. Uma ótima opção para esta tarefa é a de investir em redes sociais alternativas.

É importante deixar claro que não se deve investir apenas para fazer algo diferente, mas sim porque existem ótimas possibilidades ou oportunidades disponíveis nessas redes sociais alternativas. Então, desde que bem planejado, é possível conquistar resultados expressivos ao investir em uma ou mais redes sociais alternativas.

Quais as Redes Sociais Alternativas Que Valem a Pena?

Redes Sociais Alternativas

Principalmente depois que Elon Musk assumiu o Twitter e tomou algumas decisões que foram consideradas polêmicas, muitas pessoas começaram a procurar por redes sociais alternativas. É o caso do Koo, que possui esse nome por ser o som do canto de uma ave; e o Mastodon, que sempre figurou entre as alternativas em relação ao Facebook e outras redes sociais.

Se a sua intenção é fugir das principais redes sociais como uma alternativa pessoal, confira uma pequena lista de redes sociais alternativas.

Koo

Num primeiro contato o Koo lembra bastante redes sociais como o Twitter, com algumas tendências e a opção de acompanhar hashtags. É interessante por ser mais clean e contar com um feed menos tumultuado, apesar de alguns tópicos serem sobre política, que é o tipo de assunto que rende discussões mais extremas.

Mastodon

O Mastodon vem se destacando pelo alto nível de qualidade das publicações, que são realizadas por usuários mais experientes e de alto nível técnico em suas profissões. O foco é compartilhar conhecimentos através de conteúdos relevantes para o desenvolvimento profissional e inclusive pessoal, mas sem aquelas dicas de gestão de pessoas que já estão batidas no LinkedIn.

Skoob

Skoob é a maior rede social de leitura do Brasil, com mais de 9 milhões de usuários. É o tipo de rede social do bem, em que as pessoas realmente querem manter os seus perfis para compartilhar sua apreciação pela leitura e manter o ótimo hábito de colecionar livros e publicar sobre suas experiências.

Redes Sociais Alternativas Para Negócios

Vamos citar algumas redes sociais que estão longe de serem desconhecidas, mas que na prática são consideradas alternativas, pois a quase totalidade dos empreendimentos apenas realiza algumas publicações, sem impulsionar ou muito menos criar campanhas nas plataformas de anúncios.

LinkedIn

O LinkedIn tem como diferencial o fato de ser uma rede social altamente segmentada, focada em tópicos sobre negócios e principalmente carreira. Isto é interessante, mas o fato de ser mais selecionada tem um custo maior em relação às outras redes sociais. E é justamente por isso que o LinkedIn acaba sendo uma rede social alternativa. De qualquer forma, como alternativa às redes sociais tradicionais, considere realizar ações e inclusive criar campanhas no LinkedIn.

Pinterest

Talvez não seja o caso de chegar ao ponto de investir numa campanha de anúncios, mas vale muito a pena realizar o seu marketing no Pinterest. Seu empreendimento deve contar com algumas premissas para ter sucesso nesta rede social, como um forte apelo ao visual, mas o potencial do Pinterest é enorme, pois é uma das redes sociais em que o público é realmente engajado. Pode não ser uma audiência gigantesca, mas com certeza é bem engajada com os seus Pins.

TikTok

Com tantos perfis de influencers e tik tokers pode parecer estranho considerar o TikTok como uma rede social alternativa. Mas a verdade é que ainda são poucos os empreendimentos que investem de verdade para fazer o seu marketing no TikTok. Vale a pena considerar o alcance desta rede social e desenvolver um planejamento exclusivo para impactar os usuários do TikTok.

Twitter

Conferindo todas as opções de objetivos de campanhas disponíveis para o Twitter Ads, na imagem abaixo, já fica bem claro que o Twitter é uma rede social alternativa para a grande maioria dos negócios, pois o número de anunciantes ainda é bem baixo para o potencial da plataforma.

Objetivos de Campanhas no Twitter Ads

Para sair da zona de conforto, considere criar campanhas no Twitter, especialmente se o seu empreendimento estiver ligado a Entretenimento ou Esportes, que contam com transmissões ao vivo e normalmente geram bastante engajamento por parte dos usuários.

Investindo em Redes Sociais Alternativas

Claro que existem outras redes sociais além das sete opções que listamos nesta publicação, mas a ideia é seguir um bom senso sobre engajamento e o que vale a pena de verdade, especialmente para brasileiros. Por exemplo, apontar a VK que é uma rede social russa é um pouco forçado; pois mesmo tendo uma versão em português é uma rede social que não gera engajamento e acaba não valendo a pena utilizá-la.

O investimento em redes sociais é bastante similar ao que acontece com os aplicativos de mensagens. Por mais que o Telegram seja um aplicativo mais completo em termos de funcionalidades, investir no WhatsApp Business vale mais a pena, pois a maior popularidade aumenta as chances de um retorno positivo. Porém, num determinado momento o WhatsApp pode não estar funcionando e você precisará recorrer ao Telegram, que é uma excelente alternativa e vale a pena ter um plano de contingência para execução.

E então, o que acha de investir nessas redes sociais conhecidas como alternativas? Para mais informações sobre cada uma consulte a loja de aplicativos de seu smartphone ou tente acessar através de um navegador.

Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência (com essas ou outras redes sociais alternativas) com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Avatar: Léo de Souza

Léo de Souza

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