
Quem já está há algum tempo no segmento de lançamentos digitais com certeza já conhece e aplica os chamados gatilhos mentais em suas estratégias.
Os gatilhos mentais são tão poderosos que encontra diversos conteúdos e inclusive cursos somente sobre as técnicas, que resumidamente vão despertar determinadas reações de sua audiência.
Se estiver procurando maneiras de melhorar o seu desempenho em termos de vendas, os gatilhos mentais podem ser o que você está procurando, pois auxilia bastante no momento de produzir todos os seus conteúdos.
Confira abaixo os principais detalhes sobre gatilhos mentais e tente aplicar nas estratégias do seu empreendimento.
O Que São Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais servem para estimular as pessoas a tomarem certas decisões em relação a determinado tópico. De uma maneira meio inconsciente a pessoa toma uma decisão, por influência de um ou mais gatilhos mentais.
Veja bem que, apesar de ser uma questão emocional, não se trata de enganar pessoas; mas fazer com que as mesmas assumam uma determinada postura em relação a determinado tópico.
Quais São os Gatilhos Mentais?
Existem dezenas de gatilhos mentais. Como dito no início, são tão poderosos que encontra diversos conteúdos e até cursos sobre o assunto, portanto não iremos explicar todos aqui.
Abaixo confere uma ótima lista dos gatilhos mentais.
- Afinidade
- Antecipação
- Autoridade
- Competição
- Comprometimento
- Comunidade
- Controvérsia
- Curiosidade
- Emoção
- Empatia
- Escassez
- Especificidade
- Evitar a Dor
- Humor
- Novidade
- Prova Social
- Razão
- Reciprocidade
- Segurança
- Simplicidade
- Storytelling
- Surpresa
- Urgência
Pelo nome já consegue imaginar do que se trata alguns dos principais gatilhos mentais. Mas a grande questão é saber selecionar e quando utilizar cada um deles.
Como Utilizar Gatilhos Mentais
No caso de um lançamento digital ou simplesmente de um infoproduto é necessário analisar como os gatilhos mentais serão úteis. Por exemplo, é diferente quando você está realizando seu primeiro lançamento, de quando já possui uma audiência estabelecida.
De acordo com o seu produto digital deve avaliar quais os gatilhos mentais podem ser utilizados. E, seja como for, é fundamental que suas ações sejam interessantes e principalmente atrativas para seus potenciais clientes.
Uma vez que definiu quais gatilhos mentais utilizar, sempre inclua os mesmos em todas as suas comunicações como vídeos, mensagens de e-mail, artigos, e-books, entre outros materiais que vier a produzir.
Saiba Definir os Melhores Gatilhos Mentais
A melhor maneira de definir os seus gatilhos mentais é determinando qual o comportamento básico do seu público e quais as principais necessidades.
E, no caso de não saber, uma ótima dica é realizar avaliações ou testes, que apresentem o perfil da sua audiência. Isto é relativamente simples de se fazer, bastando algum tipo de enquete ou concurso.
Depois que você determinar de que a sua audiência precisa, é necessário cruzar com o seu produto ou solução; listando como poderá atrair e conquistar clientes. Ou seja, é preciso que destaque quais são os seus atrativos.
Uma vez que se sabe o funcionamento básico dos principais gatilhos mentais, basta selecionar os que forem mais interessantes de incluir nas suas estratégias de marketing e começar a desenvolver as suas ações se baseando neles.
A recomendação está no plural por ser interessante trabalhar no mínimo com dois gatilhos mentais por campanha. É recomendado realizar testes, então produzir pelo menos dois tipos de ações é bastante interessante (especialmente para o seus resultados).
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