
Não importa o estilo ou segmento do seu empreendimento; você sempre precisará gerar tráfego para atrair clientes e impulsionar os seus resultados de vendas.
A questão é que não basta apenas investir para direcionar visitantes para seus canais digitais. É fundamental que você faça isso de maneira organizada e principalmente planejada. Daí surge a necessidade de realizar a gestão de tráfego para seu negócio.
Se no seu planejamento de marketing digital não incluiu nada sobre gestão de tráfego, aproveite para conferir as principais características e entender como pode aplicar esta estratégia para o seu empreendimento.
Como Funciona a Gestão de Tráfego
No processo de gestão de tráfego o primeiro passo é realizar um diagnóstico para listar as principais características de um projeto. Nesta documentação listamos o mercado, concorrentes, características do público, até o produto ou serviço a ser promovido, incluindo os seus diferenciais.
Depois que sabe o que possui e o que precisa fazer para se destacar dos concorrentes no segmento, deve mapear todas as possíveis fontes de tráfego, gratuitas e pagas. Daí é feito meio que um checklist com todas as fontes de tráfego e quais as ações que podem ser realizadas em cada uma delas.
Por exemplo, vamos supor que está promovendo uma solução do tipo B2B. Provavelmente o LinkedIn será interessante na sua estratégia. Então deve definir quais as possíveis ações que pode realizar nesta rede social.
Benefícios de um Gestor de Tráfego
Entre os benefícios de contratar um gestor de tráfego podemos citar a capacidade de analisar e avaliar a qualidade de cada uma das fontes de tráfego.
Conferir o que está funcionando e principalmente o que precisa ser melhorado é fundamental num trabalho de gestão de tráfego, que deve ser monitorado regularmente.
Outro ponto importante é saber quais os tipos de anúncios e peças que podem ser produzidos para cada uma das fontes de tráfego. Desta maneira evita perdas e ainda tem mais chances de produzir campanhas mais atrativas.
Nem sempre conseguirá acertar a verba ou os valores ideais para suas campanhas logo de início. Com um gestor de tráfego aumenta as chances de definir os valores certos e evitar gastos desnecessários.
Por fim, devido a experiência, um gestor de tráfego sabe como integrar todas as campanhas de modo que o planejamento como um todo funcione como o esperado.
Aplicando a Gestão de Tráfego em Seu Empreendimento
Para desenvolver um trabalho de gestão de tráfego num empreendimento é essencial que o mesmo esteja pronto para mensurar as principais métricas. Ou seja, é fundamental saber quais os principais indicadores de seu empreendimento e como contabilizar os mesmos.
No cenário ideal, o empreendedor deve saber responder quais as principais fontes de tráfego para o seu negócio e quais apresentam os melhores resultados (na média dos últimos meses). Podendo indicar quais ações oferecem retorno positivo, ou simplesmente lucro.
Se ao contratar um gestor de tráfego você nem fizer ideia de quais são os seus melhores indicadores, já deixe isso claro, solicitando como demanda inicial. Isto é importante inclusive para determinar os indicadores e consequentemente os relatórios de desempenho.
E então, deu para entender mais sobre gestão de tráfego? Espero que sim; mas em caso de dúvidas basta deixar um comentário, que irei analisar como lhe ajudar.