![Planejamento de Marketing Digital [Checklist]](https://socialninja.com.br/wp-content/uploads/2021/11/checklist-planejamento-marketing-digital.jpg)
Um checklist ainda é a melhor maneira de conferir se realizou todas as etapas necessárias para implementação de um projeto. No caso vamos listar centenas de itens que você deve checar para colocar um novo projeto de site ou blog no ar.
Antes de começar é legal avisar que todo o conteúdo é baseado num projeto desenvolvido em WordPress, por ser a plataforma mais popular e flexível, podendo ser utilizada para qualquer tipo de empreendimento, desde um blog até uma loja virtual, passando por um site corporativo.
Então confira como desenvolver um planejamento de Marketing Digital nesta publicação que está em formato de checklist.
Escolha do Domínio e Hospedagem
Num cenário ideal você está pesquisando sobre domínios para depois definir qual será o nome de sua empresa ou projeto.
Se seu empreendimento já estiver funcionando, pode acontecer do domínio desejado não estar disponível para registro, principalmente se for um nome bastante comum, como costuma acontecer com padarias, centros de estética e outros negócios locais, que são encontrados em todos os bairros.
Uma vez que estiver com o nome (ou a ideia de um) basta acessar o site do Registro.br e fazer a pesquisa para conferir a disponibilidade de domínios. Para realizar esta tarefa, confira algumas dicas úteis.
Evite nomes que gerem dupla interpretação ou que será necessário soletrar sempre que perguntarem. É o caso de “studio”, por exemplo. Sempre terá que informar que não possui o “e” no início.
Caso o nome desejado não esteja disponível em .com.br (que podemos chamar de padrão), veja a possibilidade de variações que podem estar disponíveis, como .net.br. Porém, tenha em mente que sempre vão digitar o .com.br quando tentarem acessar diretamente pelo navegador.
Se não encontrar domínios disponíveis como desejado, considere inclusive mudar o nome do empreendimento. Principalmente porque, teoricamente, será mais disputado para ranquear entre os principais resultados.
Garanta Seu Nome de Domínio
Outra estratégia interessante é tentar evitar que terceiros registrem o mesmo nome que você. Para isso, considere registrar o mesmo domínio nas principais extensões como .com.br, .com e .net. Com um pouco de programação consegue fazer com que seu site seja acessado em apenas uma extensão (ou URL), que será a principal.
Se quiser saber quais extensões estão disponíveis pode utilizar o namecheckr, que inclusive confere a disponibilidade de usernames em redes sociais.
Seguindo com os registros, pela quantidade de nomes e logins pessoais, pode ser complicado conseguir o nome de seu projeto nas principais redes sociais. Então a dica é tentar padronizar de alguma maneira, iniciando ou finalizando com alguma palavra complementar.
Uma vez que definiu os nomes ou logins de seu empreendimento, deve escolher uma hospedagem profissional. Uma dica interessante é contratar um host que ofereça o registro de domínio grátis por um ano!
Para mais dicas sobre como escolher uma hospedagem clique aqui.
Selecionada a hospedagem e feita as configurações e registros necessários, confira as etapas que devem ser verificadas ou seguidas para lançar seu projeto.
Planejamento
Objetivos do Projeto: tenha uma documentação com todos os detalhes sobre seu projeto.
Benchmarking: faça uma pesquisa de concorrentes e o nicho que pretende atuar.
Arquitetura de Navegação: faça um mapa com todas as seções e páginas; além das categorias e posts (com informações sobre as pautas).
Estrutura de urls: um bom exemplo é decidir sobre o nome da página para envio de mensagens, que pode ser ‘fale conosco’ ou simplesmente ‘contato’. Sendo que o nome escolhido irá influenciar na url da mesma. Pense nisso levando em conta inclusive a experiência do usuário.
Produção de Conteúdos
As estratégias de Marketing de Conteúdo são simplesmente a parte mais importante de um planejamento de marketing digital, pois são elas que determinam todas as suas ações; desde uma publicação no blog até o tipo de imagem que será utilizada num anúncio.
Funil de Vendas: ao seguir as etapas do seu funil (topo, meio e fundo) fica mais simples determinar a estratégia e consequente linguagem utilizada em cada uma de suas produções.
Pesquisa de Palavras-chave: é interessante fazer essa pesquisa porque, entre outras coisas, vai ter uma ideia melhor de como as pessoas realizam determinadas pesquisas, e isso é útil inclusive na produção de conteúdos.
Caso não entenda e queira saber como funciona, clique aqui e confira um vídeo sobre a utilização de uma ferramenta de palavras-chave.
Personas: já adiantando, personas não são a mesma coisa que público-alvo. Se quiser, confira como criar personas de maneira simples e prática.
Textos das Páginas: é legal criar um documento e escrever o conteúdo de suas páginas.
Conteúdos da Homepage: tenha um cuidado especial com a página inicial, que normalmente conta com uma necessidade de configurações diferentes das outras páginas.
Imagens: antes de editar aguarde as especificações do tema que será escolhido.
Slider: um item comum são os slides, especialmente na Home. No caso de utilizar no seu tema, confira e garanta as especificações recomendadas.
Vídeos: se for possível, invista na produção de alguns vídeos; especialmente de apresentação/promoção.
Complementos externos: liste todos os links e arquivos de outros sites que serão utilizados.
WordPress
Escolha do Tema: se quiser, confira algumas dicas para escolher o seu tema WordPress.
Documentação do Tema: confira os detalhes sobre o tema escolhido, depois do download do mesmo.
Instalação Local (ou localhost): ter uma cópia de seu blog para testes é altamente recomendado. Utilize o Xampp (ou outro de sua preferência) para criar versão local da instalação de seu blog.
Criação do Tema Filho: para mais informações, confira o Codex do WordPress sobre Temas Filho. Arquivos ou páginas que normalmente são alterados com o tema filho: 404, header e footer, além dos obrigatórios functions e style. Mas depende da configuração do tema escolhido, então confira na documentação para não ter problemas.
Tradução do Tema: caso não tenha uma versão em Português, com o Poedit faça a tradução do seu tema WordPress.
Identidade Visual: personalize o tema com as cores de sua marca.
Certificado de Segurança
HTTPS: esta é uma opção que melhora inclusive seu ranqueamento no Google. Vale a pena desde o início ter um certificado SSL. Uma dica interessante é contratar uma hospedagem que ofereça algum certificado gratuito.
Ah, depois garanta que todos os acessos serão realizados em modo seguro. Isso é simples de fazer (apenas uma configuração rápida no .htaccess). Se não entender, entre em contato com o suporte de sua hospedagem.
Hospedagem
.htaccess: entre outras coisas, faça a configuração para os acessos com ou sem WWW.
Instalação e Configuração do Banco de Dados: os serviços de hospedagem normalmente contam com wizards que realizam inclusive a instalação rápida. Se o seu conhecimento técnico for baixo, pode optar por essa opção.
Upload dos Arquivos: confira com seu provedor de hospedagem como realizar o upload por FTP dos arquivos do blog.
Defina Usuários e Senhas: neste momento vale a criatividade e nada de utilizar admin como usuário, além de senhas fracas de serem descobertas.
Instalação do WordPress: se não utilizou o wizard ou instalador, pode fazer isso por FTP, por exemplo.
Pastas e arquivos complementares: além dos arquivos do WordPress pode ser necessário subir outros. Por exemplo, é interessante instalar o Google Analytics manualmente, sendo recomendado criar uma pasta ‘includes’.
Upload do Tema: tarefa simples, que pode ser feita pelo próprio WordPress.
Ativação do Tema: em alguns temas pode ser necessário instalar alguns plugins para o seu funcionamento.
Configurações WordPress + SEO
Logo: se preferir utilizar logo ao invés do nome de seu empreendimento, faça o upload seguindo as recomendações do tema, em termos de dimensões, etc.
Favicon: esta imagem de 512 x 512 pixels é interessante inclusive para o branding de seu projeto; já que ela é exibida no navegador de quem acessa.
Descrição: ao instalar o WordPress é solicitado o título do projeto. Mas é necessário alterar a descrição padrão. Vale a criatividade, mas não esqueça do SEO.
Endereço de E-mail: também é informado na instalação. Só altere se desejar que outro endereço receba as notificações, como comentários, por exemplo.
Fuso Horário + Formato da Data e Hora: basicamente precisa apenas confirmar essas informações.
Página Inicial e do Blog: em alguns temas deve configurar qual será a home e a página de listagens de posts (ou simplesmente do blog).
Posts Por Página do Blog + Feed: em Leitura no menu do WordPress você pode determinar quantos posts serão listados numa página no blog; além de determinar quantos itens serão exibidos no seu feed RSS.
Configuração Posts: neste item, que também fica em Leitura, você determina se na página de listagem dos posts os conteúdos devem ser apresentados em completo ou resumidos.
Mecanismos de Busca: desmarque para que seus conteúdos sejam lidos (indexados) sem problemas.
Configurações de Discussão: este item é importante para determinar como funcionará os comentários em publicações.
Configurações de Mídias: vale a menção caso não esteja gostando do tamanho padrão de suas imagens.
Links Permanentes: configure conforme definido na estrutura de urls.
Opções de Perfil: configure seus dados e os de outros usuários, como o nome de exibição, apelido, informações de contato, biografia e foto; além da barra de ferramentas durante a edição de conteúdos.
Akismet: plugin anti-spam, básico da instalação do WordPress. Não deixe de ativar e configurar, pois é bastante útil na proteção contra spammers.
Rank Math: este plugin é extremamente fundamental por cobrir praticamente tudo (se não for tudo!) de SEO.
WP Fastest Cache + Cloudflare: se for utilizar o plugin de cache, é recomendado fazer isso em conjunto com o serviço do Cloudflare.
Botões de Compartilhamento: uns temas contam com os botões sociais nativamente. No caso do seu não ter, pode utilizar o que recomendamos em nossa lista de plugins WordPress.
Criação de Páginas (ou Seções): comece editando ou deletando a página de exemplo, que é padrão do WordPress.
Imagens de Destaque: algumas páginas podem utilizar essas imagens, inclusive para header ou background.
Página de Contato: tenha um cuidado especial com a sua página de fale conosco. Em nossa lista de plugins confere uma recomendação de plugin para criação de formulários.
Página de Sobre: é sempre interessante ter uma página institucional falando um pouco sobre o empreendimento.
Página de Erro: verifique o layout e se a mesma retorna o cabeçalho 404. Você pode instalar o Redirect Path, uma extensão do Chrome que faz esta verificação do cabeçalho.
Política de Privacidade e Termos de Uso: sempre tenha uma página explicando para seus usuários como os dados fornecidos são tratados ou armazenados.
Pesquisa: confira se a maneira como os resultados são apresentados estão de acordo com o que deseja.
Descrições e Títulos: buscadores como o Google normalmente utilizam essas informações na exibição dos resultados de uma busca. É legal dedicar um tempo e tentar ser o mais criativo possível.
Menus: conforme as instruções do seu tema, configure os menus. Esta tarefa é feita conforme sua arquitetura de navegação.
Widgets: confira na documentação de seu tema o funcionamento e como funciona a configuração de seus widgets.
Footer: o rodapé é fundamental à navegação, mas pode ser útil em termos institucionais. É legal colocar informações de contato, entre outros links.
Redes Sociais
Quem consegue ficar sem acessar algum tipo de aplicativo ou rede social hoje em dia, não é mesmo? Nem é preciso reforçar a importância de ter uma estratégia para manter seus perfis sociais sempre ativos.
Configure os Perfis: cada projeto vai demandar pela utilização de uma ou algumas redes sociais. Personalize todos os seus perfis de acordo com a sua identidade visual. Se quiser, confira os tamanhos das imagens para redes sociais.
Canal no YouTube: pelas suas características são poucos os projetos que vão ter a necessidade de investir num canal próprio. Mas se for o seu caso pode conferir algumas dicas para bombar no YouTube.
Menu Social: alguns temas facilitam e permitem a criação de um menu para exibir todos os seus links sociais. Confira se o seu permite e se é interessante a exibição dos ícones (pensando na usabilidade e navegação).
Últimas Configurações
Tempo de Carregamento: outro fator que pode inclusive influenciar no seu posicionamento no Google é o tempo de carregamento de suas páginas, então não deixe de fazer um teste de desempenho. Ferramentas como o GTmetrix servem justamente para este fim.
Minimização de CSS e Javascript: consegue fazer isso no plugin de cache.
Navegadores: acesse seu site em diversos navegadores (pelo menos os principais).
Google Analytics: é sensacional para monitorar suas métricas. Se tiver um pouco de conhecimento sobre codificação pode fazer o acompanhamento sem utilizar plugins. Veja como configurar o Analytics manualmente.
Search Console: teoricamente é através desta ferramenta que você envia seu site para o Google. É bacana especialmente pelos insights fornecidos.
Google Meu Negócio: fundamental para que negócios locais aumentem sua visibilidade.
reCAPTCHA: é compatível com os plugins de formulário. Serve basicamente para evitar robôs spammers.
Mobile-Friendly: confira se o seu site é amigável para dispositivos móveis.
PageSpeed Insights: outra ferramenta para conferir qual o desempenho do seu site em versão mobile e desktop.
Celulares e Tablet: como a maioria dos acessos são feitos via dispositivos móveis, acesse seu site em celulares e tablets e confira se consegue navegar sem problemas.
Sitemap: no plugin de SEO pode ativar e configurar a funcionalidade de sitemap. É legal mencionar que pode ter mais de um; e que deve levar em consideração sua arquitetura de navegação, com o que deve ou não ser indexado.
Robots: este é um arquivo txt que fica na raiz de seu site e é primeira coisa checada pelos buscadores. Nele informa as questões relacionadas à indexação de conteúdos, além do link de sitemaps.
Publicação de Posts
Olá, mundo!: edite ou apague o post padrão do WordPress.
Título: o título, entre outras coisas, determina a url do post. Vale dar uma atenção especial.
CTA: cada post deve ter um objetivo como, por exemplo, geração de leads. Neste caso tenha um boa chamada à ação incluída no conteúdo.
Revisão: verifique a ortografia de seus conteúdos num editor de texto.
HTML: é legal gerar um arquivo com código HTML ao invés de fazer a edição diretamente no WordPress.
Linkagem: os links internos e externos são importantes e podem influenciar na relevância de seus conteúdos; portanto dê uma atenção especial e dedique um tempo para analisar como será a linkagem de todos os novos e antigos conteúdos.
Formato do Post: alguns temas contam com tipos de posts com layout específico para vídeos, áudios, entre outros formatos.
Imagens: de acordo com a configurações do seu tema crie as imagens de destaque e demais do conteúdo.
Vídeos: é interessante publicar no YouTube e incorporar no post.
Categoria: por questões de SEO evite utilizar mais de uma categoria em seus posts.
Descrição Curta: sempre lembrando do snippet do Google, então inclua um bom CTA no momento de configurar a descrição de seu post no Rank Math.
Visualize a prévia e Publique!
Materiais Ricos
Uma excelente maneira de atrair audiência, especialmente no início, é criar materiais ricos, que servem como iscas digitais. Confira uma pequena lista de materiais que poderá produzir.
- E-books
- Infográficos
- Planilhas
- Newsletters
- Vídeos
- Webinars
- Audiobooks
- Podcasts
- Videocasts
Ferramentas de Busca
Bing: faça seu cadastro na ferramenta de webmasters da Microsoft.
Guias Locais e Diretórios: se encontrar boas oportunidades, principalmente gratuitas, cadastre sua url nestas ferramentas. Em alguns casos pode conseguir bons backlinks inclusive.
Divulgação e Compartilhamento
De acordo com as suas metas comece mapeando quais as possíveis fontes de tráfego para seu projeto. Em seguida liste as estratégias que irá investir, incluindo os tipos de campanhas de anúncios. E por fim marque se será necessário criar landing pages.
E-mail Marketing
O e-mail é uma fonte (poderosa) de tráfego, que merece um destaque entre suas possíveis estratégias; que são compostas basicamente pelos formulários de captura, plugins para interação com pop-ups e o conteúdo das mensagens que irão realizar a nutrição de seus leads.
Publicidade
Banners: liste quais os modelos de banners que serão utilizados em suas campanhas.
Mídia Kit: se pretende vender espaços publicitários deve criar um mídia kit com todas as informações.
Faça a Mensuração
Para fechar com chave de ouro este mega checklist é fundamental lembrar que tudo que for relevante em seu projeto pode ser monitorado. Então crie relatórios para mensurar todos os seus desempenhos. No próprio Google Analytics consegue realizar esta tarefa de maneira relativamente simples.
Checklist Para Comércio Eletrônico
Para não estender demais o conteúdo e inclusive favorecer a leitura, não citamos questões específicas sobre comércio eletrônico. Mas a lógica do planejamento de marketing digital é a mesma.
Portanto, no caso de estar desenvolvendo um projeto de loja virtual, basta procurar um tema otimizado para ecommerce e informações sobre o plugin WooCommerce, que é como fará a gestão de seu projeto. Se quiser, clique aqui e faça o download de um e-book que é um checklist para quem deseja criar uma loja virtual. Pode ter certeza que a leitura valerá a pena.
É isso, ufa!
Se realizou a leitura completa e principalmente gostou do conteúdo, obrigado! E caso ainda tenha algum tipo dúvida, basta deixar um comentário ou continuar no Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.
Beleza, Perfeito seu post, muito bom pra você, abraços ate mais…