Gestão de Redes Sociais Para Negócios Locais

Todo negócio deve desenvolver a sua presença digital através das redes sociais. E os negócios locais possuem algumas particularidades que o empreendedor pode tirar proveito para aumentar sua capacidade de atração, conquista e fidelização de clientes; como acontece no funil de vendas.

Se estiver precisando melhorar os seus resultados de marketing, confira como funciona a gestão de redes sociais para negócios locais.

Marketing Para PME

Todo empreendedor deve seguir o que é conhecido como a cartilha do Marketing Para PME, que são os passos básicos para realizar a promoção de pequenas e médias empresas.

Se estiver começando o seu planejamento de marketing pode ser melhor ainda, pois alinha todas as estratégias de uma vez; mas se já estiver com o planejamento rodando não é necessariamente um problema. O principal é a definição de quem será responsável pelas ações de promoção do seu negócio localmente, o que pode ser um profissional ou uma agência de marketing digital.

Seja como for, é essencial que no momento de planejar seja realizada uma análise sobre como outros negócios locais desenvolvem o seu marketing nas redes sociais.

Gestão de Redes Sociais Para Negócios Locais

Gestão de Redes Sociais

Será que muda o modelo de planejamento quando se trata de uma gestão de redes sociais para negócios locais? No que diz respeito às redes sociais não, pois as boas práticas são as mesmas; mas no que diz respeito às publicações e interações com a audiência sim.

Quando realiza a criação das suas personas define algumas características básicas de seu público, certo? No caso as suas personas vão contar com uma característica importante para o seu planejamento que são as peculiaridades de quem mora na sua região.

Por mais que o seu empreendimento possua um público mais amplo, algumas questões envolvem apenas as proximidades de seu negócio, como o funcionamento do comércio local. Então deve focar e direcionar sua gestão de redes sociais para tudo que envolve os negócios de sua localidade.

Estratégias Para Negócios Locais

O segredo para listar e desenvolver estratégias para negócios locais está em saber aproveitar oportunidades do marketing para PME tradicional num ambiente digital. Para ajudar, confira algumas opções interessantes para promover seu negócio local nas redes sociais.

Eventos

Além de ajudar patrocinando eventos locais, o seu empreendimento pode produzir os seus próprios eventos. Feiras e workshops são ótimos exemplos de eventos locais que servem como oportunidade para promover seu negócio localmente (ou regionalmente) através das redes sociais.

No caso de resolver produzir, vale ressaltar que o mesmo pode ser sazonal, acontecendo em períodos ou datas pré-determinadas. Então pode realizar seus eventos recorrentemente, o que é sempre interessante para a promoção de seu negócio na sua localidade.

Comunidades

Como comunidade estamos falando dos grupos de bairros ou ONGs que atuam com foco na sua região. Ser ativo nessas comunidades é uma maneira interessante de promover seu negócio e ainda ter conteúdos e materiais para divulgar nos seus perfis sociais.

No que diz respeito às causas sociais, só fica a ressalva de ter cuidado e evitar de se associar a partidos ou candidatos políticos, pois a longo prazo pode acontecer problemas ou turbulências entre os moradores da região.

Mídias Sociais

Da mesma maneira que acontece no Google Meu Negócio, comece sua estratégia de mídias sociais pelas avaliações, solicitando feedback de seus clientes para questões como a localização e o horário de funcionamento; que são questões básicas para negócios locais.

Negócio Local

Principalmente para atrair mais clientes, peça para que avaliem a qualidade de seu atendimento, além dos seus produtos ou serviços. No caso vale pedir para que publiquem nas redes sociais com alguma hashtag que mencione o seu negócio e a sua localização.

Por fim, basta seguir com a gestão das suas redes sociais normalmente, publicando e interagindo com o público local.

Por acaso você faz a gestão de redes sociais para algum negócio local? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

5/5 - (2 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *