
Quem não gosta de comprar, não é mesmo? Mas para que queiram comprar de você no Google Shopping é recomendado seguir algumas dicas, como as que iremos conferir.
O Google Shopping é excelente para varejistas em geral, mas suas campanhas devem ser bem planejadas, principalmente pelo nível de concorrência, que está cada vez mais competitivo.
É importante seguir algumas recomendações para não gastar o orçamento de suas campanhas de modo incorreto e acabar desperdiçando a sua verba.
Então vamos conferir as dicas da Social Ninja para campanhas de Google Shopping.
Otimize Seus Produtos
Seu produto não pode deixar dúvidas ou criar objeções. Portanto, crie ótimos textos descritivos, invista em imagens que apresentem com clareza e destaque todas as funções ou objetivos de seu produto.
Falando em otimizar, é fundamental pensar nas questões técnicas, como o tempo de carregamento de suas páginas. Um bom exemplo é a compactação e formatação de imagens ou vídeos.
Numa loja virtual podemos trabalhar com produtos de diversos tamanhos e cores. Tente otimizar e oferecer a melhor experiência para seus usuários neste sentido.
Entenda que a experiência de seus clientes precisa ser completa e realmente satisfatória, e que isto está completamente relacionado com a otimização de seus produtos.
Destaque os Melhores Produtos
Num hortifruti normalmente coloca-se as batatas no final da loja, para que os clientes percorram por todos os alimentos e confiram todas as ofertas em destaque.
No caso de uma loja virtual e especialmente em campanhas de Google Shopping, a ideia é destacar os seus principais produtos. Ou melhor, dar prioridade para os produtos que representam os melhores retornos ou benefícios em termos de venda.
Faça uma análise sobre os seus produtos e liste as possíveis estratégias em que você pode investir. Fica a dica de que produtos de uma coleção antiga ou que estejam com estoques baixos podem ser promovidos em campanhas, de modo que gire o seu inventário e otimize os seus ganhos.
Enfim, faça um diagnóstico e determine quais os melhores produtos a serem promovidos.
Capriche Nos Anúncios
Voltando um pouco nos melhores produtos, para definição dos seus anúncios pode ser bacana pensar em datas especiais ou sazonais, criando mini campanhas, como de dia das mães, por exemplo.
Mas mesmo trabalhando com mini campanhas é importante caprichar em todos os seus anúncios, pois são eles que irão direcionar compradores. Ou seja, não adianta ter a melhor loja, além de uma estratégia promissora, se o criativo dos seus anúncios não atrai clientes.
Nesta tarefa vale toda a criatividade, que pode ser inclusive no sentido de testar formatos e textos de anúncios. Vale muito a pena realizar os famosos testes a/b, mas desde que sejam planejados e bem organizados.
Sobre os textos dos anúncios, caso não tenha um profissional exclusivo para isso, uma dica é procurar algum copywriter para a produção, que pode ser mais elaborada e incluir os textos dos produtos, por exemplo.
Personalize os Seus Lances
Uma estratégia sensacional para varejistas é a personalização de lances. Neste caso, se mexe no time que está ganhando. É isso aí, ao perceber que um desempenho está bom, pode impulsionar e melhorar ainda mais os seus resultados.
Da mesma maneira, pode reduzir e até pausar campanhas ou anúncios de desempenhos ruins, evitando gastos desnecessários. Ou seja, o importante é ser dinâmico e personalizar os lances de suas campanhas no Google Shopping.
Cuidado Com os Dispositivos Móveis
Esta dica está longe de ser exclusiva para o Google Shopping e em praticamente todas as nossas publicações sobre algum tipo de desempenho citamos os dispositivos móveis.
E o bacana é o fato de que esta dica engloba todas as dicas anteriores, pois desde os seus produtos até os seus anúncios devem ser pensados focados principalmente nos dispositivos móveis.
Os acessos através de smartphones são bastante superiores aos acessos realizados de outros dispositivos, como desktops ou tablets, e por isso devem ser tratados com total prioridade.
Concluindo Sobre as Campanhas de Google Shopping
Estamos falando de compras e portanto estamos falando do comportamento dos seus consumidores. Para obter os melhores resultados, a sua loja virtual deve estar preparada para atender as necessidades de seu público.
Partindo da premissa de que estão fazendo uma pesquisa, deve ser capaz de responder como os seus clientes procuram pelos seus produtos. É interessante, pois num país de grande extensão como o Brasil, cada região terá as suas particularidades, o que impacta o seu empreendimento de maneiras diferentes.
Se desenvolve campanhas e o seu empreendimento está ativo no Google Shopping, compartilhe suas experiências deixando um comentário para outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.