Como Ganhar Seguidores no Instagram

Mesmo que a sua intenção não seja se tornar um influencer, é normal o desejo de ganhar seguidores no Instagram. Especialmente quando se é ativo na rede social, postando regularmente, mas as suas publicações não despertam interesse ou simplesmente parecem não atrair seguidores.

Neste guia vamos listar algumas dicas simples e práticas para que aumente o poder de atração de seu perfil, seja ele pessoal ou profissional, de modo que impulsione a visibilidade de seu perfil e consiga ganhar mais seguidores no Instagram.

Conquistando Seguidores no Instagram

Antes de começar com as dicas é preciso fazer algumas considerações, pois a maioria das pessoas costumam ter uma ideia incorreta sobre o funcionamento do Instagram e como alguns perfis atraem seguidores.

A ideia de nossas dicas é ensinar como ser ativo na rede social e com isso ganhar visibilidade, sendo que o objetivo principal é aumentar o alcance de seu perfil e de suas publicações, de modo que publicando regularmente terá mais chances de ganhar seguidores.

Não vamos apresentar nenhum tipo de esquema ou ferramentas para ganhar seguidores automaticamente. Ou seja, por mais que nossas dicas sejam pertinentes e práticas, não significa que em poucos dias ganhará milhares de seguidores apenas com as recomendações que iremos fazer.

Estamos combinados? Então vamos conferir quais os passos que você pode seguir para ganhar seguidores no Instagram.

Como Ganhar Seguidores no Instagram

Crie Seu Plano Para Instagram

Criar um planejamento para o Instagram com o objetivo de ganhar mais seguidores requer uma abordagem estratégica e consistente. Confira um guia com os passos para desenvolver a sua documentação e incluir no seu planejamento de Marketing Digital.

Defina Seus Objetivos

  • Quantitativo: determine um número específico de seguidores que você deseja alcançar em um determinado período de tempo.
  • Qualitativo: considere o tipo de seguidores que você deseja atrair (por exemplo, clientes em potencial, fãs de marcas, parceiros potenciais, entre outros tipos de perfis).

Conheça Sua Audiência

  • Realize pesquisas para entender quem são seus seguidores ideais: idade, localização, interesses, comportamentos, entre outras informações que podem compor as suas personas.
  • Analise os dados demográficos e insights do Instagram para obter uma compreensão mais profunda do seu público atual.

Desenvolva Uma Estratégia de Conteúdo

  • Identifique os temas, tópicos e formatos de conteúdo que ressoam com seu público-alvo.
  • Planeje uma mistura de conteúdo visualmente atraente, informativo, educacional, inspirador e envolvente.
  • Mantenha a consistência visual e de voz da marca em todas as postagens.

Estabeleça Uma Frequência de Postagem

  • Determine quantas vezes por semana (ou por dia) você planeja postar no Instagram.
  • Mantenha um equilíbrio entre postagens frequentes o suficiente para manter o engajamento, mas não tão frequentes que sobrecarreguem seus seguidores.

Utilize Hashtags Relevantes

  • Pesquise e identifique hashtags populares e relevantes dentro do seu nicho de mercado.
  • Use uma combinação de hashtags amplas e específicas para alcançar diferentes segmentos do seu público.
  • Evite usar hashtags excessivas ou irrelevantes que possam parecer spam.

Interaja Com Seu Público

  • Responda a comentários e mensagens de forma oportuna e autêntica.
  • Incentive a interação por meio de perguntas, enquetes, concursos e chamadas para ação.
  • Considere colaborações com influenciadores ou contas relevantes para aumentar sua exposição.

Explore Ferramentas e Recursos Adicionais

  • Considere o uso de recursos como Instagram Stories, IGTV, Reels e Lives para diversificar seu conteúdo e alcançar diferentes tipos de público.
  • Experimente com anúncios pagos para ampliar o alcance das suas postagens e atrair novos seguidores.

Analise e Ajuste Sua Estratégia

  • Utilize as análises do Instagram para acompanhar o desempenho de suas postagens, identificar tendências e entender o que está funcionando melhor.
  • Faça ajustes na sua estratégia com base nos dados coletados, adaptando-se às preferências e comportamentos do seu público.

Acompanhe as Tendências

  • Esteja atento às tendências do Instagram e do mercado em geral para garantir que sua estratégia esteja sempre atualizada e relevante.
  • Esteja aberto a experimentar novas ideias e abordagens conforme o cenário digital evolui.

Seguindo esses passos e mantendo uma abordagem consistente e focada, você estará bem posicionado para criar um planejamento eficaz para o Instagram e atrair mais seguidores.

Vale mencionar que o crescimento orgânico pode levar tempo, mas com paciência, consistência e análise contínua, você alcançará seus objetivos.

Otimize Seu Perfil no Instagram

Otimizar o seu no Instagram é crucial para aumentar sua visibilidade, engajamento e, por consequência, impulsionar seu sucesso.

Vamos listar os passos para que possa otimizar o seu perfil no Instagram, mas lembramos que caso o seu perfil seja comercial, deve utilizar o Instagram Para Negócios, que é voltado para empresas e conta com funcionalidades para quem deseja inclusive vender através do Instagram.

Nome de Usuário e Nome da Conta

  • Se ainda não o fez, escolha um nome de usuário curto, fácil de lembrar e relacionado ao seu negócio.
  • Seja consistente e selecione um nome que facilite a identificação.
  • Utilize o nome da conta para incluir palavras-chave relevantes e que descrevam o seu perfil.

Foto de Perfil

  • A foto deve ser reconhecível mesmo em tamanhos pequenos, então evite detalhes muito complexos.
  • Se for o caso, utilize o logotipo do seu empreendimento ou uma imagem que represente claramente o seu negócio.

Biografia

  • Utilize este espaço para descrever brevemente o que faz e em quais aspectos trabalha.
  • Inclua hashtags relevantes para aumentar a descoberta do seu perfil.
  • Inclua um call-to-action (CTA) incentivando os visitantes a clicarem no link da sua bio.

Link na Bio

  • O link na bio é uma ferramenta valiosa. Use-o para direcionar o tráfego para o seu site, loja online, blog, ou para uma página de destino relevante.
  • Atualize regularmente o link para promover novos produtos, conteúdos ou ofertas.

Destaque Dos Stories

  • Crie destaques nos Stories para exibir conteúdo importante, como produtos, serviços, depoimentos de clientes, tutoriais, entre outros tipos de promoções.
  • Use capas personalizadas para os destaques que representem visualmente cada categoria.

Conteúdo Visual

  • Utilize imagens e vídeos de alta qualidade que representem a identidade da sua marca.
  • Mantenha uma estética visual consistente para criar um feed atraente e profissional.
  • Varie os tipos de conteúdo para manter o interesse dos seguidores (fotos, vídeos, carrosséis, reels, entre outras opções).

Legendas

  • Escreva legendas cativantes e que complementem suas postagens.
  • Inclua chamadas à ação (CTAs) para incentivar a interação dos seguidores (comentários, curtidas, compartilhamentos).
  • Utilize hashtags relevantes para aumentar a visibilidade das suas postagens.

Interaja Com a Comunidade

  • Responda aos comentários e mensagens diretamente na plataforma para construir relacionamentos com os seguidores.
  • Curta e comente nas postagens de outros perfis relevantes para aumentar a exposição da sua conta.

Colaborações e Parcerias

  • Busque parcerias com influenciadores ou outras empresas para ampliar o alcance da sua marca.
  • Participe de campanhas colaborativas que agreguem valor tanto para você quanto para os parceiros.

Análise de Métricas

  • Utilize as ferramentas de análise do Instagram para entender o desempenho das suas postagens, o crescimento do seu público e o engajamento.
  • Ajuste sua estratégia com base nos dados para maximizar os resultados.

Ao seguir essas diretrizes e adaptá-las à sua estratégia específica, você estará otimizando eficazmente o perfil do seu empreendimento no Instagram, aumentando sua presença online e impulsionando o crescimento do seu negócio.

Faça Interações no Instagram

O primeiro passo para começar a interagir no Instagram é começar a seguir perfis influentes na rede social. Depois deve, sempre que for interessante, dar repost nas principais publicações entre os perfis que você segue. Esta é uma maneira de atrair os perfis que são do seu interesse; e ainda pode ser uma oportunidade para iniciar uma parceria.

Também é bacana curtir e comentar as mensagens que outros perfis fizerem nos seus posts, pois aumenta a exposição do seu perfil para outros que podem ser do seu interesse.

O objetivo desta publicação é que você consiga uma quantidade de seguidores ao ponto de ficar complicado fazer interações, mas quando for possível é legal fazer todos esses tipos de interações, pois reforça a conexão entre você e seus seguidores.

Publicando no Instagram

Além de ser original, o seu conteúdo precisa ter qualidade, em termos de produção e relevância. Ou seja, nada de foto desfocada ou situações que não vão atrair em nada seus seguidores.

No seu estudo já deve ter percebido que o Instagram conta com algumas particularidades, portanto tenha em mente que você não produz conteúdos para você, mas sim para os seus seguidores. Outro ponto fundamental é que as publicações precisam possuir um contexto e jamais devem ser excessivas. Ou seja, nada de postar todas as flores que encontrar na rua.

Uma dica simples sobre excesso, mas que alguns parecem não conhecer, é que sempre que for publicar diversos conteúdos sobre o mesmo tópico, utilize a função de carrossel e poste tudo de maneira agrupada. Além de ser mais organizado e visualmente mais interessante, não aborrece seus seguidores com um feed de conteúdos praticamente iguais.

Como Publicar Todos os Dias no Instagram

Como Publicar Todos os Dias no Instagram

Se é ruim publicar em excesso, postar espaçadamente também é, principalmente porque a intenção é ganhar seguidores regularmente. Então, confira algumas dicas para que consiga se organizar e publicar todos os dias.

A melhor dica para quem deseja ser influente e poder publicar todos os dias, é ter um hobby; pois nem sempre sua rotina será interessante o suficiente para conseguir produzir conteúdos legais todos os dias.

Mas é preciso ter um pouco de cuidado. Vamos imaginar que seu público é fitness. Postar sobre receitas e vida saudável é com certeza mais interessante do que fazer checkin todos os dias na academia, pois as famosas hashtags #foco #força #fé já saturaram.

Falando em hashtags, esta pode ser uma maneira bacana de ter inspirações sobre o que postar no seu perfil. Portanto, crie uma planilha com as hashtags mais interessantes para você.

Publicar todos os dias pode ser complicado, pois é difícil sempre ter ideias legais. Daí voltamos às funcionalidades do Instagram. Ferramentas como Boomerang ou a publicação de Stories são opções para manter seu perfil ativo, e servem para aqueles dias de ideias fracas ou escassas.

Por fim, uma dica simples e que pode ser útil, é a de produzir seus conteúdos nos finais de semana. Se estiver complicado produzir conteúdos durante os dias úteis, pode realizar a produção aos sábados ou domingos. Lembrando que pode utilizar ferramentas para realizar o agendamento das suas postagens, o que pode ser bastante útil também.

Descubra e Aproveite Oportunidades no Instagram

Participar de eventos, promover encontros, receber visitas (pessoais ou profissionais) e realizar reuniões são ótimos exemplos de oportunidades que você pode aproveitar para manter seu perfil ativo, com a possibilidade de ganhar seguidores.

Vale a pena avaliar as possibilidades e desenvolver um trabalho específico para descobrir novas oportunidades para ganhar seguidores no Instagram, principalmente porque costumam gerar conteúdo espontâneo e original; o que é bastante interessante para sair do padrão de publicações.

Utilize Aplicativos Para Instagram

Existe uma infinidade de aplicativos para lhe ajudar com o Instagram; mas aqui vamos listar apenas três aplicativos, ou melhor, três funcionalidades que serão úteis para você.

Você vai precisar de um app para repostagem, outro para tratamento de imagens e um aplicativo para controle de seguidores.

Digitando repost, image editor e followers seguido de instagram deve ser suficiente para encontrar aplicativos com estas funcionalidades na loja de seu sistema operacional.

Os aplicativos de tratamento de imagens costumam ser verdadeiros canivetes suíços, contando com diversas funcionalidades como permitir aplicação de efeitos, criação de mosaicos, entre outras funções para quem precisa publicar regularmente.

Como o objetivo desta publicação é o de ganhar seguidores, gostaria de chamar atenção para os aplicativos de controle de seguidores, pois são úteis para gerenciar sobre quem está lhe seguindo ou deixando de seguir, além de indicar o alcance de suas publicações.

Não deixe de instalar um aplicativo para gerenciamento de perfis (followers), pois será fundamental para a sua estratégia de conquistar novos seguidores.

Conquistando Seguidores no Instagram

Mensure os Seus Resultados no Instagram

Mensurar o desempenho do perfil do seu empreendimento no Instagram é fundamental para entender o impacto das suas estratégias de marketing, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas para alcançar seus objetivos.

Como em qualquer tópico do Marketing Digital, para realizar a mensuração de seus resultados é legal trabalhar com o que chamamos de ciclos, sendo que cada mês (ou 30 dias) é considerado um ciclo. Desta forma, para cada ciclo que analisar, faça suas mensurações e tente comparar com os ciclos anteriores, além de projetar os próximos.

Confira as opções e ferramentas para realizar a mensuração de resultados do seu perfil no Instagram.

Crescimento da Audiência

  • Acompanhe o crescimento do número de seguidores ao longo do tempo.
  • Analise a origem dos novos seguidores para entender quais estratégias de aquisição estão funcionando melhor como hashtags, localizações, conteúdo patrocinado.

Insights do Instagram

  • Utilize as ferramentas de análise integradas do Instagram, acessíveis através do perfil comercial.
  • Analise métricas como alcance, impressões, interações, seguidores e visualizações de perfil para entender o desempenho geral da sua conta.

Análise de Métricas de Perfil

  • Analise o número de visitas ao perfil e cliques no link da bio.
  • Entenda como as mudanças na biografia, destaque dos Stories e conteúdo do feed afetam o tráfego do perfil.

Impressões e Alcance

  • Analise o número de impressões (quantas vezes seu conteúdo foi exibido) e o alcance (quantas contas únicas viram seu conteúdo).
  • Identifique quais tipos de conteúdo têm maior alcance e como isso se relaciona com o envolvimento.

Engajamento

  • Acompanhe o engajamento em suas postagens, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.
  • Compare o desempenho de diferentes tipos de conteúdo e horários de publicação para identificar o que gera mais interação.

Stories Insights

  • Analise métricas específicas dos Stories, como visualizações, respostas, toques para trás e para frente.
  • Entenda como diferentes tipos de conteúdo nos Stories impactam o envolvimento e a retenção do espectador.

Análise de Hashtags

  • Acompanhe o desempenho das hashtags usadas em suas postagens.
  • Identifique quais hashtags geram mais alcance e engajamento e ajuste sua estratégia de hashtag conforme necessário.

Conversões

  • Acompanhe as métricas de conversão, como cliques no link da bio, vendas diretas de produtos promovidos no Instagram, downloads de aplicativos, entre outros tipos de conversão.
  • Utilize códigos de cupom exclusivos ou links de rastreamento para medir com precisão o ROI das suas campanhas.

Feedback de Seguidores

  • Esteja atento ao feedback dos seguidores por meio de comentários, mensagens diretas e enquetes nos Stories.
  • Utilize esse feedback para ajustar sua estratégia e oferecer um conteúdo mais relevante e atraente para sua audiência.

Benchmarking

  • Compare seu desempenho com o de concorrentes ou perfis similares para identificar oportunidades de melhoria.
  • Observe as tendências do setor e ajuste sua estratégia conforme necessário para permanecer competitivo.

Ao seguir essas etapas e analisar regularmente os dados do seu perfil do Instagram, você poderá tomar decisões mais informadas, otimizar suas estratégias de marketing e alcançar melhores resultados para o seu empreendimento.

Passos Para Ganhar Seguidores no Instagram

Para concluir esta publicação de como ganhar seguidores no Instagram, gostaria que você anotasse a quantidade de seguidores que possui atualmente e reveja os passos no pequeno checklist abaixo.

  • Prepare seu plano.
  • Arrume a casa.
  • Comece a interagir.
  • Publique regularmente.
  • Utilize as funcionalidades do Instagram.
  • Mensure seus resultados.

E então, tudo pronto para começar a ganhar seguidores no Instagram? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros gestores interessados neste tipo de tópico e que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer

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