Como Criar um Mídia Kit Para Seu Blog

Como Criar um Mídia Kit Para Seu Blog

Todo blog que irá veicular e principalmente vender publicidade precisa de um mídia kit para reunir suas principais informações. E diferente do que muitos imaginam, não é uma tarefa complicada produzir o seu. Pelo contrário, com um template do PowerPoint consegue gerar um PDF contendo uma apresentação profissional de seu blog.

Tudo que precisa é saber algumas questões como os dados que irá informar e como irá ilustrar seu mídia kit. Por exemplo, é fundamental incluir gráficos e desenhos que ilustram suas principais métricas.

No caso de não ser familiarizado com o PowerPoint e em produzir apresentações, com gráficos e outros detalhes, é legal fazer uma busca na internet. Existe uma infinidade de tutoriais sobre como desenvolver uma apresentação profissional.

Aproveite e faça uma busca sobre sites que oferecem templates para download gratuitos. Isto, claro, se não tiver conhecimento de outras ferramentas gráficas para desenvolver apresentações e PDFs.

Como Criar um Mídia Kit Para Seu Blog

Vamos lá! Confira em 7 passos como produzir um mídia kit profissional para o seu blog.

Capa do Mídia Kit

Crie uma capa bem criativa, seguindo a identidade visual de seu blog. Sendo que é preciso variações. Além da imagem para a capa do PDF em si, crie imagens para postagens (posts e páginas) e até banners que podem servir como maneira de divulgar seu mídia kit.

Biografia

Uma pequena biografia sobre você é legal para humanizar e dar uma cara sobre quem está por trás do projeto, gerenciando e mantendo o blog. No caso de uma equipe crie descrição somente dos que forem mais relevantes.

Apresentação do Blog

Imagine que alguém lhe perguntou do que se trata seu blog. Liste as informações mais relevantes e faça um bom texto descritivo. Utilize a página Sobre do seu blog como referência para produzir esta seção do seu mídia kit.

Principais Estatísticas

Quando já se tem um histórico é fácil reunir as principais estatísticas sobre seu blog. No caso de ser um projeto novo, que ainda não conta com muitas informações, tente ser criativo e informe os dados em porcentagens. Por exemplo, “no mês Y crescemos X% em termos de visitação”.

Redes Sociais

Inclua no seu mídia kit todos os seus perfis em redes sociais, inclusive os tipos de publicação e o envolvimento da sua audiência, principalmente se consegue gerar um bom engajamento nas suas postagens. Se o seu perfil for considerado influente, tente destacar esta informação.

Opções de Publicidade

Banners e publieditoriais são os principais tipos de publicidade num blog. Mas é claro que existem outros modelos e você ainda pode criar os seus próprios produtos de publicidade.

Nesta seção informe as possibilidades de parceria e as opções de publicidade disponíveis neste modelo.

Informações de Contato

Para finalizar inclua suas informações de contato disponíveis. Um pouco diferente das seções anteriores, quanto mais curto e objetivo melhor.

Extras

No caso de seu blog já ter recebido algum tipo de prêmio e você possuir alguma certificação, pode criar uma seção extra informando suas premiações e certificações.

Isto é legal para aumentar a credibilidade de sua marca. Falamos de parcerias, e se possuir parceiros significantes e que podem ajudar a fechar negócios, aproveite para incluir uma seção para falar sobre os mesmos. Esta estratégia também serve para possíveis depoimentos que já tenha recebido!

Publicando Seu Mídia Kit

Seu mídia kit deve ser fácil de divulgar e compartilhar, então crie uma página com as informações para fazer download.

Se a intenção é gerar leads, precisará de um formulário para captura de e-mails. Caso contrário basta disponibilizar o link do mídia kit. Lembrando que a nomenclatura do arquivo final (PDF) deve ser amigável.

E então, teve boas ideias para produzir o mídia kit do seu blog? Deu para perceber que esta não é uma tarefa complicada, não é mesmo?

Como última dica tente manter o seu mídia kit sempre atualizado, com informações relevantes e atualizadas sobre o seu blog.

É isso, continue no Blog da Social Ninja para mais dicas sobre blogging e monetização de blogs.

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