Primeira Venda Como Afiliado

Primeira Venda Como Afiliado

Então você começou a se aventurar no mercado de afiliados e deseja realizar sua primeira venda como afiliado. Neste post vamos apresentar alguns tópicos e conteúdos importantes, além de listar os 15 passos que deve seguir para ter sucesso trabalhando com a promoção de infoprodutos!

Tomara que goste da leitura e que o conteúdo possa nortear sua estratégia para ganhar dinheiro com produtos digitais (e, quem sabe, produtos físicos!).

Marketing de Afiliados

Ganhar comissão em troca de indicação é tão antigo quanto a própria internet. Mas no Brasil somente com o surgimento da Hotmart que esta prática se tornou realmente profissional e empreendedores começaram a montar negócios próprios baseados em programas de afiliação, seja como produtor ou como afiliado.

E para ter sucesso é fundamental que o empreendedor entenda de marketing de afiliados; seja para promover produtos ou então para gerenciar os seus afiliados.

Desta forma, independente da sua escolha, sempre busque o máximo de informações sobre marketing de afiliados para compor sua estratégia de promoção de infoprodutos. É através dos conhecimentos adquiridos sobre o assunto que poderá ampliar sua visão para montar seu arsenal de ferramentas e técnicas para vender na internet.

Os próximos tópicos são baseados no marketing de afiliados e servem bem para você saber como realizar sua primeira venda como afiliado. Confira e tente aplicar no seu planejamento. Vamos lá!

Primeira Venda Como Afiliado

Atitudes Que Você Precisa Tomar Como Afiliado

Dizem que não existem receitas de bolo no mercado de afiliados. Mas existem alguns passos ou atitudes fundamentais para ter sucesso, conseguir sair do zero e realizar sua primeira venda como afiliado!

Não é preciso seguir os passos na ordem listada e nem necessariamente priorizar determinados tópicos. O mais importante é entender que todos os pontos são fundamentais se pretende ganhar dinheiro com produtos digitais.

Então confira quais são os tópicos que precisa de alguma maneira incluir na sua estratégia para realizar vendas como afiliado.

Seja um Afiliado Comprometido Com o Seu Trabalho

O principal erro de quem começa no mercado de afiliados é não levar a sério o seu trabalho. Normalmente isto acontece porque é simples criar uma conta no Hotmart (por exemplo) e divulgar seu link gratuitamente. E ainda existem alguns mitos como poder trabalhar “de onde quiser” ou como “poder fazer o seu horário”. Detalhes que fazem com que muitos afiliados se encantem, mas não encarem com seriedade.

Para que isto não aconteça com você, faça um planejamento completo com todas as estratégias que serão utilizadas para promover os produtos que você se afiliou. Este é o passo inicial para ganhar objetivos e fazer com que se comprometa com o que é preciso para ter sucesso.

Para Blogueiros

No caso de ser um blogueiro ou blogueira que pretende utilizar programas de afiliados para gerar uma grana, é importante que não se acostume (ou se acomode) no caso de não estar gerando comissões. Quando tem metas, não gerar renda deve no mínimo lhe incomodar, fazendo com que reveja sua estratégia.

Nada de colocar um banner em seu blog e esquecer. É preciso estudar para saber o que fazer para ganhar dinheiro! Inclusive para entender se o produto promovido realmente se encaixa com o perfil de seu blog.

Antes de Começar Faça Uma Boa Auto Avaliação

Promover produtos digitais não vai envolver apenas um tópico ou competência. Não é porque entende tudo de Facebook Ads que sua estratégia será certeira! É mais ou menos o que acontece com muitos gestores de tráfego. Fazem o que sabem melhor, que é levar visitantes em massa, mas a taxa de conversão normalmente é muito baixa. Isto quer dizer que falta um equilíbrio.

Então, para encontrar uma estabilidade faça uma boa autocrítica e tente encontrar suas deficiências, pois vai lhe ajudar inclusive no momento de pedir ajuda ou buscar conhecimentos para realizar a sua primeira venda como afiliado.

Entenda Que é Preciso Investir Para Ganhar

Por mais que entrar no mercado de afiliados seja completamente gratuito, você deve entender que só terá resultados se investir. Atualmente existe uma forte concorrência, então não dá para simplesmente divulgar um link em algum canal e achar que conseguirá comissões facilmente.

Quando começar a se aprofundar sobre o funcionamento do mercado de afiliados vai perceber isso. Então, desde o início, saiba que será preciso investir em ferramentas e principalmente em conhecimento para realizar sua primeira venda!

Primeira Venda Como Afiliado

Sempre Que Possível Invista em Conhecimento

Depois de avaliar sua situação e entender que são necessários investimentos, o próximo passo é procurar maneiras de se especializar. O bom é que encontra alguns conteúdos e materiais gratuitos, apesar dos pagos serem os mais indicados para quem deseja obter resultados expressivos.

É importante para o afiliado sempre ter fome por conhecimento! Dedique uma parte de seu tempo para aprender coisas novas ou que você precisa melhorar.

Networking é fundamental para ter sucesso então fique atento aos eventos relacionados a marketing digital e afins. Uma simples ideia pode gerar grandes parcerias, então invista sempre que possível em eventos que possam impulsionar suas conexões com outras pessoas com interesses em comum.

Defina Bem Qual o Público-alvo Que Deseja Trabalhar

Acontece bastante de definirmos um público que não é o nosso. Isto acontece porque definimos um “cliente ideal” conforme nossas expectativas. Imaginamos um cenário e acreditamos que aquele é o real. E não é bem por aí… seu cliente pode nem saber que precisa de você, por exemplo. É comum um público não saber de um problema, menos ainda que ele tem uma solução!

Um bom exemplo de que o público é confundido são os produtos de estilo de vida fitness. É comum associar este tipo de produto a um público que gosta de atividades físicas. Porém, são programas de emagrecimento, e devem ser direcionados para pessoas que desejam perder peso, preferencialmente sem fazer muito esforço.

Desta forma, no momento em que estiver fazendo seu planejamento (focando na sua primeira venda), se não souber ao certo qual a audiência do infoproduto promovido, entre em contato com o produtor e peça um mapa do público e alguns exemplos de personas. Será com essas informações que conseguirá desenvolver suas campanhas como afiliado.

Seja Único e Original Nas Suas Estratégias

Esta não é uma tarefa simples. Mas quando tem a filosofia de ser original acaba despertando sua criatividade, por assim dizer. No caso do público-alvo, por mais que saiba qual o perfil certo, você deve tentar encontrar variações e maneiras de impactar determinada audiência.

É bem legal quando não segue o caminho esperado e, por mais que seja arriscado, tem mais chances de aprender e ainda terá uma satisfação maior se der certo! Lembrando que a originalidade vale para tudo: o canal a ser utilizado, os anúncios, o público, entre outros detalhes do planejamento para realizar sua primeira venda como afiliado.

Trabalhe Focado, Sempre Com Metas

Ser uma pessoa focada faz você ficar atento às suas metas e consequentemente questionar o seu trabalho. Isto quer dizer que está sempre atento aos seus resultados de verdade! O que é importante para analisar suas estratégias e ações utilizadas. Quando trabalha com foco consegue realizar otimizações nas suas campanhas com maior facilidade.

Manter o foco também é importante para evitar distrações, o que vai lhe trazer uma série de benefícios como afiliado. É nesses momentos, em que foca no seu planejamento, que você acaba encontrando seu diferencial, algo essencial para se destacar da concorrência.

Primeira Venda Como Afiliado

Não Fique Ansioso Por Resultados Imediatos

O negócio é: foco sim, ansiedade não. É importante mencionar aqui para que não confunda as coisas.

Existem afiliados simplesmente desesperados e que fazem de tudo para vender! A ponto de não seguir as regras de afiliação requeridas pelo produtor e seu gerente de afiliados. Esse tipo de atitude faz todo o seu trabalho ir por água abaixo… sem necessidade, diga-se de passagem.

Portanto, não desanime e não entre em desespero se as coisas inicialmente não acontecerem como você desejava. Isto é extremamente normal e completamente reversível. O principal é trabalhar certo até que consiga realizar sua primeira venda, e depois aprender com ela.

Pensar a médio ou longo prazo é uma excelente maneira de evitar problemas de ansiedade. Por exemplo, se estiver insatisfeito com seu emprego, não precisa jogar tudo para o alto de uma vez. Pode começar investindo apenas algumas horas por dia. E fazer isso até que consiga dominar tudo que envolve seu trabalho com produtos digitais.

Quando estabilizar e conseguir resultados concretos pode seguir sua empreitada com maior controle das ações.

Tenha Cuidado Com a Procrastinação

Outro mal que atinge quem trabalha com marketing digital de um modo geral é a procrastinação. Mesmo com metas e objetivos, acontece de adiarmos o lançamento de projetos que podem nos levar para um outro nível! Então cuidado.

De tempos em tempos dê uma espiada no seu caderno de anotações e confira se não está adiando a implementação de alguma funcionalidade ou se nenhuma de suas ideias ainda está na gaveta aguardando você colocar a mão na massa.

Caso este tipo de situação se aplique a você, encontra diversos vídeos e livros sobre o assunto que podem lhe ajudar a acabar de vez com a procrastinação.

Esqueça a Vida Boa, Trabalhe!

Não caia na atração de que por ser afiliado você é um empreendedor digital e muito menos que isto significa levar uma vida boa, só em casa vendo as comissões caírem. Isso está longe de ser uma realidade, principalmente para quem está começando.

Existe um longo caminho até que consiga atingir o ápice e com certeza não será através de uma vida boa, apenas monitorando um dashboard, aplicativos ou coisa assim. Mesmo que já esteja se sentindo tranquilo e obtendo bons resultados, não caia na tentação de vida boa.

Todo mundo precisa descansar, mas não pode deixar que isto faça você abandonar seu negócio. Imagine que você é dono de um restaurante. Você pode até fazer um recesso e fechar por alguns dias, mas não pode abandonar e achar que seu sucesso será garantido, pois não é.

Não Se Prenda em Métricas de Vaidade

Pode parecer um pouco contraditório depois de falarmos do problema da ansiedade por resultados. Mas a ideia aqui é fazer com que você mantenha o foco no que é realmente importante. Em outras palavras, foque no que vai te ajudar a realizar sua primeira venda como afiliado.

Pode realizar uma postagem super legal, que recebeu diversas curtidas e compartilhamentos, mas se não trouxe retorno financeiro pode ser o caso de repensar sua linha de publicações inclusive.

Seu foco deve ser por resultados, pois direciona seus esforços no que realmente vai lhe trazer benefícios (vender!).

Não Espere Que o Gerente de Afiliados Faça a Venda Por Você

Quando a maior parte das dúvidas respondidas pelo gerente é sobre marketing de afiliados e não sobre o produto tem alguma coisa errada.

O trabalho do gerente de afiliados é dar suporte e auxiliar na promoção do produto, mas alguns afiliados acham que isto significa desenvolver toda a estratégia, o que inclui realizar a venda em si. Então lembre-se: o gerente de afiliado é apenas o seu canal de comunicação com o suporte do produto promovido.

É normal que apareçam dúvidas durante o desenvolvimento de seu planejamento. Porém, se estiverem além da promoção do produto considere procurar ajuda em outro canal, ao invés de mandar mensagem para o gerente de afiliados. Sempre lembrando que deve procurar ajuda de uma fonte confiável e de qualidade!

Aproveite os Benefícios Das Ferramentas Disponíveis

Como utilizamos diversas ferramentas em nosso dia a dia, é compreensível não dedicarmos um bom tempo para analisar todas as suas funcionalidades. Porém, essas ferramentas são excelentes para obter insights que vão impulsionar nossas estratégias.

No próprio Hotmart, existem uma série de relatórios e funcionalidades dentro da plataforma que podem ser excelentes para entender suas investidas e principalmente para melhorar o que você vem fazendo, especialmente se a intenção é realizar a primeira venda como afiliado.

Faça Uma Mensuração de Todos os Seus Resultados

Partindo do princípio de que você já realiza um trabalho de monitoramento sobre o desempenho de suas estratégias, esta mensuração trata-se de um mapa geral de todo o seu desempenho.

Por exemplo, se a sua meta era realizar sua primeira venda em 30 dias, faça uma mensuração ao final do período para saber como foi. Detalhe e inclua o máximo de informações sobre tudo que aconteceu com você durante o período. É deste relatório que você vai saber em qual nível você está como afiliado.

Sempre Tenha um Plano B

Todos os dias surgem e somem produtos do mercado. Isto quer dizer que o produto que você está promovendo pode ser removido sem avisos, independente se você estiver investindo uma boa grana, além do seu tempo.

Por isso é importante ter sempre um plano B para tudo que você estiver fazendo como afiliado. No momento da escolha do produto a ser promovido leve esta questão em consideração. Pense assim: existem produtos similares e que poderiam substituir o mesmo? E o legal disso é o fato de que pode estudar um pouco da concorrência.

Ter esta carta na manga é importante inclusive para alterações no produto. Uma mudança de característica como o conteúdo ou até mesmo no valor da comissão pode acontecer. E se não lhe agradar pode simplesmente transferir suas energias numa outra direção. Enfim, o importante é estar preparado para imprevistos.

Como Realizar Sua Primeira Venda Como Afiliado

Confira algumas dicas e tópicos fundamentais para incluir no seu planejamento, para que consiga sair do zero e realizar sua primeira venda como afiliado.

Público-alvo

Para saber qual o público-alvo você deve saber quais são suas principais reclamações (ou dores).

Vamos supor que vai vender um curso que ensina como dar nós em gravatas. Para promover este produto não se deve pensar no resultado final: “Não seria legal saber dar nós em gravatas?” ou “Aprenda a dar nós como um profissional”.

Ao invés disso deve pensar nas tormentas: “Cansado de chegar atrasado por não conseguir dar nós nas suas gravatas?” ou então “Não gosta de gravatas com nós prontos, mas não sabe como fazer?”.

Depois que segue este tipo de raciocínio fica bem mais fácil pensar no tipo de pessoa que formará sua audiência, com todas as suas características como sexo, idade, profissão, interesses, entre outras questões. Desta forma, fica muito mais fácil definir qual será a linguagem de sua campanha e como fazer para atrair e conquistar o seu público.

Normalmente o produtor informa qual o público-alvo no seu material para afiliados. Procure essa informação na documentação e, se for o caso, entre em contato com o mesmo para trocar ideias e informações sobre a audiência do produto. Esse tipo de atitude é sempre interessante para desenvolver suas estratégias.

Primeira Venda Como Afiliado

Personas

Com o público definido, crie pelo menos umas quatro personas que funcionarão como guia no momento de definir quais serão as estratégias utilizadas e quais peças possuem maior potencial, ou simplesmente terão mais chances de converter.

Cuidado no momento de definir suas personas, pois não quer dizer o público-alvo. Na verdade são personificações da sua audiência. Por exemplo, ao invés de dizer “Solteiros, até 30 anos, sem filhos, etc.” deve fazer algo mais ou menos assim: “Luciana, gerente, 29 anos, não gosta de atividades físicas, etc.”.

É importante trabalhar com personas, pois facilitam tudo no momento de produzir sua comunicação, desde a linguagem até os canais a serem utilizados para transmitir suas mensagens. Sem contar que aumenta suas chances de atrair, encantar e conquistar seus clientes.

Inclua os Principais Diferenciais

O diferencial pode ser seu ou do produtor, não importa, mas é fundamental estar destacado em suas peças de comunicação. Esta prática ajuda (e muito) no momento da conversão, então deve sempre buscar os diferenciais em relação a sua concorrência.

Ah, se não gostar ou até mesmo não encontrar um diferencial de verdade, faça o seu! Uma maneira bem simples e prática de fazer isso é criando um material que seja complementar ao produto promovido.

No exemplo do produto sobre como dar nós em gravata, poderia oferecer algo que ajude a organizar o guarda roupas, entendendo que isto seria útil para quem deseja ganhar tempo.

Landing Pages

Uma das principais boas práticas ao criar uma campanha para geração de tráfego é ter uma ou mais páginas otimizadas para receber seus visitantes.

Isso é importante e interessante em diversos aspectos. Primeiro porque uma landing page bem produzida direciona o visitante à ação desejada, com poucas ou nenhuma distração. Depois porque fica bem mais prático e fácil de mensurar, podendo analisar e entender melhor os comportamentos das pessoas que acessaram suas páginas.

Anúncios

Faça no mínimo 10 variações de anúncios para serem utilizados em sua campanha. A ideia é ser persuasivo e fazer isso de diversas maneiras. Com as dores de seu público em mente, tente criar anúncios que vão despertar o interesse, sempre fazendo variações.

Por exemplo, em alguns anúncios pode ser mais vendedor (ofertando o produto de imediato), em outros pode ser mais instrutor (oferecendo dicas, inicialmente).

Teste ao máximo e faça uso de diversos CTA’s (Call To Action) até encontrar o que melhor se adapta aos seus anúncios, especialmente se a intenção é realizar sua primeira venda.

Primeira Venda Como Afiliado

Mensuração

Tudo o que você faz como afiliado só terá sentido se você fizer a mensuração de todas as suas estratégias, principalmente se a intenção é conseguir a sua primeira comissão.

Então tenha relatórios muito bem definidos, sobre tudo que você aplicou dentro do seu planejamento. Para realizar este trabalho é crucial que você saiba quais os KPIs mais importantes para ter sucesso.

Conteúdos Complementares

Agora confira algumas dicas de conteúdos que podem lhe ajudar. Todos de alguma maneira estão relacionados com o marketing de afiliados e são úteis para que você consiga realizar sua primeira venda como afiliado.

E então, se sente confiável para realizar sua primeira venda como afiliado? Espero que seja sim!

Para finalizar, caso tenha algum tipo de dúvida ou precisar de ajuda basta entrar em contato, pois terei prazer em ajudar! Continue no Blog da Social Ninja para mais conteúdos para quem deseja ganhar dinheiro online!

Talvez goste...

Deixe um Comentário

Name

Website

Comentário