
Pelo nome já dá para ter uma boa ideia do que se trata uma isca digital, mas podem surgir dúvidas. E mesmo sendo algo relativamente simples de se produzir, muitos produtores ainda deixam a desejar e acabam produzindo iscas digitais ruins. Para que isto não aconteça com o seu empreendimento, vamos listar quais os passos necessários para que você possa produzir iscas digitais de qualidade.
Vale a pena conferir o conteúdo desta publicação porque uma isca digital normalmente é o primeiro passo para iniciar um relacionamento com os seus potenciais clientes.
O Que é Uma Isca Digital?
Isca digital é uma recompensa, que você oferece principalmente em troca do endereço de e-mail. Também pode ser o número de telefone, para envio de mensagens. A ideia é criar um canal de comunicação com potenciais clientes, que a partir do momento de inscrição (em que baixaram a recompensa) passam a ser considerados leads.
Depois de aceitar e baixar a sua isca digital, o prospect passa a fazer parte de sua lista e se inicia o trabalho de comunicação e nutrição de leads, em que você deve desenvolver um relacionamento para que os mesmos se tornem clientes.
Tipos de Isca Digital
Normalmente uma isca digital é um dos chamados materiais ricos, também podendo ser um dos tipos de infoprodutos; que contam com conteúdos mais elaborados e que servem para ajudar o prospect em algum tipo de dificuldade.
Como isca digital você pode produzir um e-book sobre algum tipo de metodologia sobre emagrecimento; ou então uma planilha de controle financeiro. Enfim, são materiais relevantes e que podem ser utilizados regularmente para consultas.
Confira alguns dos principais tipos de iscas digitais e tente avaliar quais podem ser produzidas entre as suas estratégias.
E-books: é a isca digital mais popular pela facilidade de ser produzido e distribuído. Sem contar que é simples para o usuário visualizar (ler o conteúdo). Se você quiser, pode conferir algumas dicas de como produzir o seu primeiro e-book.
Planilhas: quando for necessário realizar cálculos e controles, nada melhor do que uma planilha como isca digital. Mas é importante que seja algo completo e que a pessoa utilize regularmente para fazer consultas ou até mesmo comparações.
Infográficos: se for algo realmente bem produzido, um infográfico pode funcionar como uma isca digital. Inclusive, o Pinterest funciona como uma fonte de tráfego justamente pela possibilidade de um infográfico ser compartilhado e atrair prospects.
Podcasts: podem ser considerados uma isca digital, já que é possível fomentar uma lista de contatos, que receberão mensagens regularmente sobre a publicação de novas trilhas. Se gostou da ideia e estiver considerando esta estratégia, confira como criar um podcast.
Como Produzir Iscas Digitais
Nas opções ou tipos de iscas digitais indicamos alguns conteúdos que ensinam como você pode criar as suas próprias iscas digitais. E depois de definir qual isca digital irá utilizar na sua investida pode pesquisar por guias; mas a melhor dica para produzir uma isca digital é baixar as iscas digitais de outros empreendimentos. Principalmente porque além de conferir a qualidade do conteúdo ainda poderá analisar a sequência de mensagens e as comunicações enviadas.
Baixar iscas digitais de outros empreendimentos é interessante inclusive como inspiração, e inclusive pode analisar a melhor maneira para produzir as suas iscas digitais, além das mensagens que podem ser produzidas para a nutrição das suas leads.
Criando Iscas Digitais Para Vender Pela Hotmart
Se pretende vender pela Hotmart é essencial que você desenvolva pelo menos um tipo de isca digital, pois o mercado está cada vez mais competitivo e precisará gerar e nutrir leads para ter sucesso com o seu produto digital.
Faça uma pesquisa na plataforma da Hotmart para saber quais são os produtos semelhantes ao que você pretende lançar. Depois confira se não possuem algum tipo de isca digital e tente desenvolver algo melhor e com algum tipo de diferencial para a sua audiência.
Por acaso, já utilizou algum tipo de isca digital utilizada em seus projetos? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.