
Mesmo com toda a conectividade em que vivemos alguns empreendedores ainda falham nas suas investidas e chegam a acreditar que o marketing digital não funciona para os seus empreendimentos.
Como somos uma agência de marketing digital que atende clientes de todos os estilos e segmentos, conseguimos perceber quais são os motivos que levam os empreendedores a ficarem descrentes e não terem sucesso numa estratégia de marketing digital. E foi pensando nisso que resolvemos escrever esta publicação.
Confira quais são os principais erros de empreendedores e saiba o que fazer para evitar frustrações com o seu planejamento de marketing digital.
Investir Sem Compreender a Estratégia de Seu Negócio
O empreendedor quer investir no digital, pois seus concorrentes estão investindo. Mas na prática não entende como o marketing digital pode ser útil. E daí podem surgir problemas como a geração de expectativas incorretas ou até mesmo que não fazem sentido.
Por exemplo, ter um site não é garantia de estar entre os resultados de uma busca ou pesquisa no Google. E nem sempre o motivo disto acontecer estará claro para o empreendedor. Neste caso, é preciso que o mesmo entenda o que seu site representa na sua estratégia de marketing digital.
Centralizar e Não Saber Delegar Funções
É comum o empreendedor ter funcionários que passam por momentos de ociosidade e que sempre estão com tempo sobrando, e mesmo assim ainda prefere centralizar todas as demandas nele.
Em alguns casos os funcionários vão entender mais sobre marketing digital, podendo tomar decisões mais acertadas. E mesmo não entendendo do assunto o empreendedor não confia ou simplesmente não quer que as decisões sejam tomadas por outra pessoa.
Como a rotina de quem comanda uma empresa pode ser bem puxada e com pouco tempo para fazer análises e validações, projetos que poderiam estar no ar em poucas semanas acabem demorando bem mais ou nem são concluídos.
Ignorar Relatórios e Mensurações
Não é nem questão de não entender os relatórios e suas métricas. É de não ter interesse em indicadores e saber o desempenho de seu empreendimento no âmbito digital.
É uma situação bem frustrante inclusive, pois além de serem preparados de acordo com o projeto do cliente, os relatórios demandam um bom tempo para serem produzidos. Daí envia com alguns dados e observações importantes, mas é simplesmente ignorado pelo empreendedor, que parece não estar preocupado com os resultados de suas campanhas de marketing digital.
Não Saber Quais os Seus Indicadores de Desempenho
Todo empreendimento possui indicadores que são fundamentais para ter sucesso. Os empreendedores que sabem prontamente o que é interessante para o seu negócio conseguem se destacar, mas na prática isto ainda é pouco comum. Muitos ainda vão na impressão do que acham melhor, especialmente para aumentar os lucros.
Conhecer os principais indicadores de desempenho (ou KPIs) de marketing digital é fundamental para que o empreendedor consiga nortear as suas ações ou simplesmente a sua presença digital, mas ainda são poucos os gestores que desenvolvem esse tipo de trabalho.
Aceitar a Falta de Resultados
Muitos empreendedores ainda aceitam a falta de resultados nas suas campanhas (ou planejamentos) de marketing digital, inclusive ficando no prejuízo. Isto é péssimo, pois é sinal de que nem sabe o que aconteceu e muito menos o que deveria fazer para ter sucesso.
Por mais que a gente tenha conhecimentos e faça uma preparação, nem sempre as coisas vão sair como imaginado. Então é importante deixar claro que vão acontecer falhas e investidas ruins, especialmente em projetos que estão no início. Porém, o que deve ser feito é aprender com erros e seguir com uma nova estratégia, nunca aceitando resultados que lhe deixam no vermelho.
Achar Que o Offline Ainda é Melhor
No marketing digital consegue mensurar e realizar uma série de ações completamente segmentadas, mas o empreendedor ainda prefere gastar com panfletos e outras mídias offline.
Não é que o marketing tradicional não funcione, pois pode ser interessante para diversos tipos de negócio. A questão é que muitos empreendedores só veem resultados em ações offline e simplesmente ignoram o digital, sem mesmo avaliar as possibilidades oferecidas.
Lembrando que os dois tipos de marketing (off e on) podem trabalhar muito bem em conjunto, bastando saber como integrar as estratégias no seu planejamento de marketing digital.
Desistir Mesmo Vendo Empreendimentos Tendo Sucesso
O raciocínio é simples. Se conhece casos de empreendimentos que estão tendo resultados com marketing digital, o seu também pode conquistar. E a questão basicamente é saber o que fazer para conquistar seus objetivos.
É preciso que o empreendedor busque em seus concorrentes a motivação necessária para manter sua estratégia de marketing digital rodando. Principalmente porque uma das vantagens do marketing digital em relação ao tradicional é a possibilidade de realizar mudanças mesmo com a campanha ativa.
Marketing Digital Para Empreendedores
Caso você seja um empreendedor leigo em marketing digital, saiba que existem várias maneiras de aprender mais sobre o assunto e desenvolver habilidades essenciais. Confira algumas sugestões de como aprender e saber como investir em marketing digital.
Blogs e Sites Especializados
Leia blogs e sites especializados em marketing digital. Existem diversas fontes confiáveis e que oferecem recursos gratuitamente, além de frequentemente compartilharem dicas, tendências e informações valiosas.
Assista a Vídeos Educativos
Plataformas como YouTube oferecem uma abundância de vídeos educativos sobre marketing digital. Existem diversos canais com vídeos informativos para iniciantes no marketing digital.
Redes Sociais e Comunidades Online
Participe de grupos e comunidades relevantes em redes sociais, como LinkedIn e Facebook. Isso permite que você interaja com outros empreendedores e profissionais de marketing digital, fazendo perguntas e trocando experiências.
Participe de Webinars e Workshops
Muitos profissionais de marketing digital oferecem webinars e workshops gratuitos ou pagos. Essas sessões interativas podem fornecer insights práticos e oportunidades para fazer perguntas diretamente a especialistas.
Cursos Online
Existem diversas plataformas do tipo Academy que oferecem uma variedade de cursos de marketing digital para iniciantes. Procure por cursos que abrangem tópicos como SEO, mídia social, e-mail marketing e publicidade online.
Livros e E-books
Existem vários livros dedicados ao marketing digital que podem ser considerados leituras de cabeceira para qualquer empreendedor. Vale a pena fazer pesquisas e consultar guias de leituras especializados. Dentro dos canais digitais também consegue baixar e-books especializados.
Experimentação Prática
A melhor maneira de aprender é praticando, sendo a experiência prática inestimável para qualquer profissional. Comece pequeno, crie perfis em plataformas de mídia social para o seu negócio, experimente campanhas de e-mail marketing simples e monitore os resultados.
Conquiste Certificações
Considere a obtenção de certificações em plataformas como Google Analytics, Google Ads, Facebook Blueprint e outras. Essas certificações podem validar suas habilidades e conhecimentos.
Mantenha-se Atualizado
Como o marketing digital está sempre evoluindo, crie uma rotina de acompanhamento e assine newsletters, siga blogs e influenciadores relevantes para se manter atualizado sobre as últimas tendências, algoritmos e estratégias.
Contrate ou Consulte um Profissional
Mesmo que a sua intenção seja a de conduzir as ações de marketing digital de seu empreendimento por conta própria, considere a contratação de um especialista em marketing digital para orientá-lo ou consulte agências de marketing digital para obter conselhos personalizados.
Lembre-se de que o marketing digital é um campo amplo, e é normal levar tempo para se familiarizar com todos os aspectos. Esteja disposto a experimentar, aprender com os erros e ajustar suas estratégias com base nos resultados.
E então, tudo pronto para evitar todos esses erros de empreendedores e começar a investir no marketing digital de maneira assertiva? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros gestores que são leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.