
Se já fez o trabalho de listar as principais fontes de tráfego para o seu negócio, com certeza se deparou com algumas das plataformas de native ads e as possibilidades de criar anúncios nativos para o seu empreendimento. Esta é uma prática bastante válida, mas que precisa ser muito bem planejada, principalmente pelo custo para anunciar, que costuma ser mais alto do que outros modelos de anúncios.
Se estiver pensando em sair dos modelos de campanhas tradicionais em redes sociais e portais, vale a pena conferir as principais informações sobre native ads, incluindo nossas dicas de como criar campanhas com publicidades nativas.
O Que é Native Ads?
Native ads são anúncios que se fundem com o conteúdo editorial do site ou plataforma em que são exibidos. Em outras palavras, eles são projetados para se parecerem com o conteúdo ao redor deles, em vez de se destacarem como anúncios tradicionais.
Os anúncios nativos podem aparecer em uma variedade de formatos, incluindo artigos patrocinados, vídeos promocionais, anúncios de busca, postagens em mídias sociais e muito mais. Os anúncios nativos são projetados para serem menos intrusivos e mais atraentes para o público do que anúncios tradicionais.
Os anúncios nativos têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, já que muitos anunciantes perceberam que eles podem ser uma maneira eficaz de alcançar o público-alvo sem serem invasivos. Quando feitas corretamente, as campanhas de native ads podem fornecer valor para o leitor, bem como para o anunciante, resultando em maior engajamento e conversão.
Motivos Para Investir Nas Plataformas de Native Ads
As principais plataformas de native ads oferecem uma série de benefícios para os seus anunciantes, que valem a pena o investimento neste tipo de campanha.
Tamanhos personalizados de anúncios: para que os anúncios possam se fundir com o conteúdos dos sites e redes sociais, as plataformas de native ads oferecem diversos formatos de anúncio; podendo o anunciante desenvolver suas peças ou criativos com alta capacidade de personalização, o que aumenta a capacidade de atração do anúncio.
Favorece o reconhecimento da marca: a possibilidade de ser listado em grandes portais ou redes sociais é um ótimo fator para aumentar o reconhecimento da marca do anunciante, que pode inclusive se posicionar como um provedor de soluções.
Grande capacidade de segmentação: isto não é necessariamente uma novidade, mas as plataformas de native ads permitem que você realize uma série de segmentações em suas campanhas, podendo selecionar as que forem mais interessantes para a sua investida.
Controle de orçamentos: uma vez que determinar quanto deseja investir em suas campanhas de publicidade nativa, as plataformas de native ads permitem que você gerencie seus orçamentos de maneira bem prática.
As plataformas de native ads oferecem uma maneira eficaz e menos intrusiva de alcançar o público-alvo, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas.
Benefícios Dos Anúncios Nativos
Como já foi dito, os anúncios nativos são projetados para se fundir naturalmente com o conteúdo em torno deles, tornando-os menos importunos e mais atraentes para os usuários, o que significa uma série de benefícios.
Melhora a experiência do usuário: os anúncios nativos são menos intrusivos do que os anúncios tradicionais, pois se integram ao conteúdo editorial, o que melhora a experiência de navegação do usuário.
Maior engajamento: como se fundem com o conteúdo editorial, os anúncios nativos se tornam mais atraentes e relevantes para os usuários, gerando maior engajamento ou interação, o que significa mais cliques e compartilhamentos.
Aumenta a conscientização da marca: os anúncios nativos são mais propensos a serem vistos e lembrados pelo público, o que aumenta as chances de reconhecimento da marca; e como podem conter informações úteis, educando sobre um determinado tópico, os usuários sentem mais confiança na marca e nos produtos ou serviços que ela oferece.
Alcance potencializado: os anúncios nativos podem ser exibidos em uma variedade de plataformas ao mesmo tempo, incluindo mídias sociais, sites de notícias e aplicativos móveis, o que significa que eles têm um potencial de alcance maior do que os anúncios tradicionais.
Melhora o desempenho da campanha: além de poder alcançar um público altamente segmentado, os anúncios nativos geralmente têm uma taxa de cliques mais alta do que os anúncios tradicionais, o que pode melhorar o desempenho da campanha e aumentar o ROI.
Como Criar Uma Campanha de Publicidade Nativa
Na prática, as etapas para criar uma campanha de publicidade nativa são as mesmas de outros tipos de campanhas de marketing digital. E o que muda são as particularidades das plataformas de native ads, como os formatos, as dimensões e outras características que deve utilizar em seus anúncios nativos.
De qualquer forma, confira os passos para criar uma campanha de publicidade nativa numa plataforma de native ads.
- Defina seus objetivos de marketing: como aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads ou impulsionar as vendas.
- Identifique o seu público-alvo: liste quais são os interesses, comportamentos de compra e os canais que eles usam para consumir conteúdo.
- Escolha sua plataforma: escolha a plataforma de native ads que melhor se adapta aos seus objetivos, orçamento e principalmente os tipos de anúncios nativos que pretende utilizar nas campanhas.
- Crie sua mensagem: de modo que seja relevante para o seu público-alvo e ao mesmo possa se misturar com o conteúdo editorial em que será exibida.
- Crie uma landing page atraente: é essencial que você crie uma landing page que corresponda à mensagem da sua campanha e leve o público-alvo a realizar uma ação.
- Defina seus orçamentos: listando todas as suas estratégias de lances e quanto você está disposto a pagar por cada clique ou impressão.
- Monitore e otimize sua campanha: para que, se necessário, possa melhorar o desempenho e maximizar o retorno do investimento.
- Acompanhe as métricas de desempenho: como taxa de cliques, taxa de conversão e ROI; para avaliar a eficácia da sua campanha e ajustar sua estratégia, se necessário.
Para criar uma campanha de publicidade nativa eficaz, faça uma pesquisa minuciosa de seu público, garanta que sua mensagem se integre com o conteúdo editorial em que será exibida e faça um monitoramento contínuo. Sempre lembrando que para obter os melhores resultados é preciso fornecer valor para os usuários.
Campanhas de Publicidade Nativa
Num primeiro momento pode parecer simples, principalmente pelo fato de que o funcionamento das campanhas de publicidade nativa é basicamente o mesmo de outros modelos de campanhas de marketing digital. Mas não é bem por aí e uma questão muito importante deve ser ressaltada: os orçamentos das campanhas de native ads.
Os valores para rodar campanhas em plataformas de native ads costumam ser bem mais altos do que os outros tipos de campanhas de marketing digital. Este talvez seja o principal motivo do número de anunciantes ser mais limitado ou selecionado.
Se nunca trabalhou com campanhas de publicidade nativa, vale a pena pesquisar mais informações nas plataformas de native ads, mas esteja preparado para trabalhar com altos orçamentos.
Se estiver se perguntando se vale a pena investir em campanhas de publicidade nativa, a resposta é sim; mas mesmo que tenha verba disponível deve garantir que tenha toda a estrutura para rodar uma campanha quase perfeita e praticamente sem chances de erro.
Possui experiência com campanhas de publicidade nativa? Por favor, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros empreendedores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.