17 Dicas Para Aplicar em Campanhas Google Adwords

Dicas Para Aplicar em Campanhas Google Adwords

Ao criar uma campanha no Google Adwords não é possível garantir o sucesso de suas estratégias, mas é possível seguir algumas particularidades que costumam funcionar muito bem ao trabalhar com a ferramenta de anúncios do Google. Se estiver começando a utilizar ou se estiver se sentindo travado, procurando algo que possa fazer, confira estas dicas, pois podem lhe ajudar bastante no momento de otimizar sua campanha.

Configurações

1.Conheça seus concorrentes

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Muito provavelmente decidiu fazer sua campanha de Google Adwords porque a concorrência está acirrada. Então pesquise as ações de seus concorrentes e veja como encontrar diferenciais para destacar-se. Tenha em mente que conhecer seus concorrentes aumentará sua competitividade no seu segmento.

2.Saiba qual o público-alvo

Apesar de parecer óbvio, não é tão simples de ser aplicado e muitos se perdem ou simplesmente não sabem como fazer isto. A qualidade de uma campanha está completamente relacionada com a configuração de sua audiência, onde irá exibir seus anúncios e testar a qualidade de suas chamadas. E obviamente que nem sempre irá acertar estas configurações. Mas quando está focado no seu público consegue visualizar mais facilmente possíveis erros e o que fazer para melhorar.

3.Estabeleça um target

Pode parecer brincadeira, mas é extremamente comum encontrar campanhas que não possuem objetivo! Normalmente as agências não se comprometem com metas, realizando apenas a configuração e o gerenciamento da campanha. São aqueles casos que uma campanha “roda muito bem”, mas não converte nada!

Claro que não existem garantias, uma vez que as conversões vão depender de diversos itens em que simplesmente não terá controle. Porém, quando trabalha tendo um target tem uma maneira de mensurar suas ações, sem contar que aumenta a dedicação de todos que estão envolvidos no projeto.

4.Trabalhe campanhas por tipo

É comum trabalharmos com o modelo de campanha pesquisa/display ao mesmo tempo. Mas quando pensamos em organização, visualização dos dados, otimizações, entre outras questões, este modelo acaba não sendo o mais indicado. Isto porque no momento de segmentar acaba pensando nos dois tipos e um pode interferir no desempenho do outro, prejudicando a campanha como um todo. Assim, é recomendado sempre aplicar esta organização no momento de criar suas campanhas de Google Adwords.

Dicas Para Aplicar em Campanhas Google Adwords

Orçamento

5.Configure um orçamento diário maior do que o recomendado

A ideia é estar preparado para gastar um pouco mais quando estiver apresentando bons resultados. Pode fazer isso manualmente, acompanhando em tempo real; ou então pode condicionar para que isto seja feito automaticamente pelo Google Adwords.

6.Comece com lances altos

É normal, especialmente em campanhas de baixo orçamento, que o anunciante tenha certa cautela e comece com lances baixos. O problema é correr o risco de ficar de fora das melhores oportunidades (ou leilões!) ou das palavras que mais são interessantes. Por isso é recomendado investir ao máximo, pois em pouco tempo já terá um retorno sobre a qualidade de suas palavras-chave. E com isto é possível modificar e otimizar sua campanha a tempo de garantir seu sucesso.

Palavras-Chave

7.Pague mais na correspondência exata

Quando utilizar mais de um tipo de correspondência de palavras-chave, e estiver configurando os lances manualmente, dê preferência para pagar mais nas correspondências exatas, pois costumam apresentar melhores resultados e são mais fáceis de mensurar e avaliar posteriormente.

8.Negative algumas palavras-chave

Mesmo que tenha dificuldades em encontrar palavras-chave para sua campanha, sempre pense nos termos que poderá negativar. Primeiro para evitar gastos desnecessários; e segundo para garantir uma maior qualidade da campanha.

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9.Use palavras-chave no texto do anúncio

Além de melhorar a qualidade, a palavra aparecerá em destaque na exibição do anúncio, aumentando as chances de atração (cliques).

10.Teste várias versões de anúncios

Independente se o anúncio for de texto ou gráfico crie diversas versões e faça testes. Porém, é importante lembrar que deve seguir um planejamento para conseguir coletar dados. Por exemplo, se for testar cores em banners faça isso de maneira estruturada para ter um embasamento. Modificar versões sem realizar anotações ou algum tipo de acompanhamento não adiantará muito, pois não terá as informações com qualidade.

11.Inclua uma chamada à ação (CTA) clara

Mesmo que seu anúncio seja de texto tenha aquele “clique aqui” e tente ser o mais atrativo possível. Sua campanha depende de conversões e deve incentivar isto para quem está visualizando suas peças.

12.Tenha cuidado com duplicações na sua campanha

Normalmente ficamos atentos a duplicações mais notáveis como anúncios de uma campanha estarem concorrendo entre si. Mas algumas duplicações são quase imperceptíveis. Por exemplo, mudar uma palavra num anúncio pode fazer (muita) diferença, mas também pode ser quase o mesmo anúncio; ou uma duplicação, por assim dizer. É legal ficar atento, pois fazer este refinamento pode garantir uma mensuração com maior qualidade.

Monitoramento

13.Aplique o tracking de conversões

Ao final de um período deve ser capaz de dizer o que aconteceu e qual foi o desempenho de sua campanha. Para fazer isso é preciso configurar rastreamento nos seus anúncios e páginas.

14.Monitore seu desempenho

Nem sempre é preciso ou recomendado que mexa na sua campanha todos os dias, pois se mexer demais pode ficar sem parâmetros sobre o que está dando certo de verdade. Mas é fundamental que acompanhe, diariamente se possível, suas campanhas para evitar surpresas.

Extras

15.Sempre utilize landing page

Jamais direcione seus visitantes para uma página comum ou que não está otimizada. Por exemplo, vamos supor que está gerenciando a campanha de uma loja virtual com milhares de produtos. No caso de anúncios mais genéricos que vão direcionar à página inicial (ou uma seção com vários itens) ter uma landing page pode ser bem mais interessante, pois pode colocar itens como formulários de captura e cupons de desconto em maior destaque, aumentando a conversão.

16.Pense nos acessos por dispositivos móveis (mobile)

É fundamental ter um site compatível com dispositivos móveis. Há muitos anos que este tipo de acesso supera os acessos via desktop. Isto quer dizer que o seu público com certeza irá acessar seu site através de um dispositivo móvel. Portanto, dê a devida importância para este enorme público.

17.Faça campanhas de remarketing

Se chamar à atenção já está difícil, converter está mais ainda! Portanto invista em campanhas de remarketing e em outras técnicas para manter-se na lembrança dos seus clientes em potencial.

Dica Ninja

18.Fique atento às diretrizes

O Google conta com uma série de diretrizes que podem atrapalhar e até enlouquecer a vida de muitos anunciantes. É mais do que frustrante planejar, desenvolver e colocar uma campanha no ar para que a mesma seja bloqueada. Portanto é interessante conhecer ao máximo as diretrizes do Google, especialmente se trabalha com produtos mais polêmicos como os de emagrecimento, ou então se trabalha com vendas de produtos com marcas registradas.

E aí, o que achou desta lista de dicas? Existe algo que também incluiria? Participe deixando seu comentário. Continue lendo o conteúdo do Social Ninja.

17 Dicas Para Aplicar em Campanhas Google Adwords
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