Como Remover (Completamente) o Plugin Yoast SEO

Como Remover (Completamente) o Plugin Yoast SEO

Imaginando que tenha trocado o Yoast por outro plugin de SEO, vamos ilustrar rapidamente o que deve fazer para remover o mesmo por completo de seu WordPress e até mesmo do seu banco de dados, que é para não deixar nenhum registro da instalação do plugin.

Obviamente só é recomendado realizar este tipo de tarefa depois de fazer um backup e se realmente se sentir seguro e preparado para manipular arquivos e trabalhar diretamente no banco de dados de sua hospedagem.

Como Remover (Completamente) o Plugin Yoast SEO

Removendo Pelo Painel do WordPress

A maneira mais simples de remover o Yoast SEO de seu site é através do painel do WordPress. Confira os passos:

  • Depois que acessar seu Painel clique em Plugins.
  • Clique em desativar abaixo do nome do plugin.
  • Quando estiver desativado clique em Excluir.
  • Uma mensagem perguntando se deseja deletar os arquivos do Yoast é apresentada, confirme.

Removendo Por FTP

Caso esteja sem acesso ou não consiga remover pelo painel do WordPress, pode fazer a remoção por FTP, deletando diretamente a pasta do Yoast em seu host. Este método, como é de se imaginar, não é recomendado, mas não deixa de ser uma opção. O importante é saber qual a pasta (folder) correta, conforme a imagem abaixo:

Removendo Plugin Yoast SEO

Uma vez que sabe qual a pasta é bem simples remover.

  • Faça login no seu programa de FTP.
  • Acesse [raiz do site]/wp-content/plugins.
  • Clique na pasta com o botão direito do mouse e selecione Apagar.
  • Confirme a exclusão da pasta em seu servidor.

Removendo do Banco de Dados

Já sabemos que o Yoast deixa registros no seu banco de dados. E para deletar é necessário pesquisar pelas tabelas do plugin e eliminar o conteúdo das mesmas. Assim, faça uma busca por wpseo e veja quais entradas são encontradas.

Melhor Plugin de SEO Para WordPress

O Rank Math vem se destacando entre os plugins para otimização de sites, sendo considerado um verdadeiro canivete suíço para quem deseja trabalhar o SEO no WordPress, apresentando uma série de funcionalidades bem interessantes. Se estiver removendo o Yoast por insatisfação vale a pena conhecer os benefícios do Rank Math e conferir como o mesmo pode ser o seu plugin de SEO para WordPress. O Social Ninja já fez um post com as principais informações e um pequeno tutorial sobre o Rank Math para ajudar os que estão querendo trocar de plugin. Acesse para ficar por dentro das principais funcionalidades do plugin.

E aí, como anda a estratégia de SEO de seu site? Deixe um comentário com a sua experiência, especialmente com plugins para WordPress. Continue no Social Ninja para outros conteúdos sobre otimização de sites.

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *